Fabricantes chinesas de elétricos têm margem para sobreviver às potenciais taxas europeias
A investigação que a Comissão Europeia tem em curso poderá resultar em significativas taxas sobre os carros elétricos chineses. Segundo os peritos, contudo, as empresas têm margem suficiente para sobreviver aos potenciais aumentos aduaneiros.
A União Europeia (UE) tem a decorrer uma investigação relativamente aos modelos oriundos da China, por suspeitar que beneficiam de apoios estatais e que, por isso, apresentam-se ao mercado europeu com preços muito competitivos.
A análise, que está a ser conduzida pela Comissão Europeia e que poderá resultar em aumentos temporários das taxas já na próxima semana, procura assegurar uma concorrência justa nos mercados mundiais inundados de carros elétricos chineses mais baratos.
Apesar das medidas impostas pelos Estados Unidos da América e das potenciais regras europeias, as fabricantes chinesas parecem destinadas a prosperar.
Segundo vários especialistas, citados pelo Automotive News Europe, o número de veículos elétricos chineses importados para a Europa pode não ser significativamente afetado pelas novas taxas.
Segundo Matthias Schmidt, da Schmidt Automotive Research, por e-mail, isto deve-se ao facto de as fabricantes de automóveis chinesas terem margens elevadas associadas nos seus preços de tabela europeus.
Presumimos que poderão absorver o aumento dos direitos aduaneiros nas suas elevadas margens de lucro e que o cliente não notará qualquer diferença.
Para impactar as vendas de elétricos chineses, taxas europeias terão de ser altas
A corroborar esta opinião está um relatório publicado no final de abril pelo Rhodium Group, um grupo de reflexão com sede em Nova Iorque. Este afirmou que quaisquer novas taxas terão de ser tão elevadas quanto 50% (em relação aos atuais 10%) para terem um impacto real. O grupo revelou esperar taxas próximas dos 30%.
No mesmo relatório, o grupo analisa que "algumas fabricantes chinesas continuarão a poder gerar margens de lucro confortáveis nos automóveis que exportam para a Europa, devido às vantagens substanciais de que beneficiam em termos de custos".
Apesar de alguns acreditarem que as taxas europeias resultarão em milhares de milhões de dólares em novos custos para as fabricantes chinesas de carros elétricos, Matthias Schmidt disse que o principal impacto seria no resultado final: "Não poderão ter um preço mais elevado do que as marcas já existentes, e continuarão a praticar o mesmo nível de preços e a operar com margens de lucro mais baixas".
De acordo com Schmidt, o banco de investimento UBS descobriu que as fabricantes de automóveis chinesas têm uma vantagem de preço de 30% nos veículos elétricos fabricados na China. Assim sendo, mesmo um aumento para 25% de taxa aduaneira deixaria uma margem "estreita".
O Rhodium comparou os preços de veículos elétricos semelhantes na China e na Alemanha. O sedan elétrico Seal U da BYD, por exemplo, é vendido por 21.769 euros na China, mas por 41.990 euros na Alemanha; o compacto Atto 3 da BYD é vendido por 17.923 euros na China, mas por 37.990 euros na Alemanha.
Estas diferenças conferem vantagem competitiva à BYD e às fabricantes chinesas para, apesar das taxas mais elevadas impostas pela Europa, conseguirem lucrar com os seus carros elétricos na Europa.
– O Seal U da BYD é vendido por 21.769 euros na China e 41.990 euros na Alemanha – mais 93%;
– O Atto 3 da BYD é vendido por 17.923 euros na China e 37.990 euros na Alemanha – mais 112%
Não sei onde é que o UBS foi buscar os 25%. O que se tem falado é que, somando o subsídio da China aos fabricantes, a diferença anda pelos 100%.
Os EUA passaram os impostos sobre a importação de veículos elétricos chineses para 100% porque de outro modo não tinham efeito. Na UE o aumento – ou também é elevado ou não tem efeito. Os consumidores é que não ficam nada agradados.
Tb há aquela versão que defende que as marcas chinesas estão-se a comer umas às outras no mercado interno e que a forma de algumas sobreviverem é vender fora de portas a preços substancialmente mais altos, que é o que se tem verificado, de modo a equilibrarem as contas.
Nesta conformidade, é obvio que uma talhada de + 25% iria ter o seu impacto. Ou teriam que aumentar na mesma proporção os preços por cá ou, mantendo cá, teriam que aumentar lá.
Do que se tem falado, de as taxas aduaneiras passarem de 10% para 25%, não terá qualquer efeito – os fabricantes chineses nem vão mexer nos preços. Não chega para tornar os VE europeus competitivos.
Já li artigos aqui e noutros sites e apontarem o mesmo. Os OEM chineses querem os europeus e americanos a pagar-lhes os custos das guerras no mercado chinês…não estou para isso, fabriquem em solo europeu a preços decentes e já posso ter interesse.
Ui, se os chineses tivessem apostado nos motores a combustão, hoje não haviam marcas europeias. Looooooooooool
Os chineses nunca conseguiram competir nos motores a combustão, até agora, pois não cumpriam com as normas EURO, logo estavam impedidos de circular na Europa!
Eu sei, mas se tivessem desenvolvido mais….
É que a somar às eventuais taxas europeias, ainda há os concessionários, como a Salvador Caetano, que absorvem uma parcela importante do lucro, vai restar pouca margem para os fabricantes chineses! A única hipótese que têm é serem eles próprios (se isso for possível) a venderem diretamente ao consumidor final!
Treta…leia os comentários acima!
Cedo ou tarde vão perceber que aqui a panela de ferro é a China e a panela de barro são os fabricantes alemães. E quanto mais tarde perceberem, maior vai ser a quantidade de cacos.
Negação da realidade! Ainda não soube de nenhum carro alemão que ao sair do concessionário fizesse 32km antes de ser rebocado!
Nem duma:
BMW com problemas nos tensores da corrente de distribuição
Vw nos 1.4 e 2.0 a gasolina com correntes de distribuição que partiam por vezes aos 30mil km outros à volta dos 100mil e que só foram substituídos os motores aos seus melhores clientes e aqueles que muito lutaram para que a VW reparasse!
VW nos 1.6 TDI e injectores e bombas injectoras…
Mercedes com problemas bombas de combustível (problema antigo e nunca reparado…)
Entre outras coisas que nem se ouviu falar mas que ah e tal já fez km se calhar o problema é do condutor…
Todos tiveram crises e problemas… e a preços muitas vezes exorbitantes! Um VW GTI Performance de 2013 a rondar os 55mil eur sofria de consumo de água, óleo desde os 28mil km e a marca nunca assumiu nada… etc
Renault e bicos injectores com imensos
Isso comparado com o Xiao Mi SU7 que fez 32 km a sair do stand antes de ser rebocado são peanuts, não acha!? Peanuts graves sim, mas porra são carros que ainda devem andar uns meses, anos na estrada antes de enconstarem por causa de uma varia que torna impossível a circulação.
A sua tentativa propagandista de comparar a beira da estrada com a estrada da beira não abona a seu favor!
@freakonaleash
Estou apenas a mostrar um lado que acabou de chegar ao mercado e empresas centenárias!
Apenas isso!
Estamos a criticar os VE PQ não estamos habituados ao tipo de pensamento que temos de fazer para gerir o tempo, e os estados que impingiram VE sem que houvessem carregadores públicos em.funcionamento suficientes para a população!
Mas não é só o impingiram mas o não licenciarem mais carregadores… Ou demorarem a que se possam colocar.mais carregadores…
Enfim, histórias que futuramente veremos quem estará por detrás de muitas dessas empresas…
Contudo…
Ainda dou o benefício da dúvida para uma marca que chega hoje ao mercado! Grave? Claro que sim e muito!
Mas centenárias já me custa a engolir…
Um 120D com menos de 30mil km e o motor se foi… E a marca não quis saber…
BMW alemanha depois de muita insistência ofereceu 50% para aquisição de novo motor…
Claro que é uma situação complicada essa da Xiaomi mas uma vez mais… Comprar com marcas centenárias… E que durante este tempo todo tb aconteceu de milhares incendiarem …
Eu vi um série 1 verão passado na autoestrada em chamas…
Um caso serve de exemplo para quê? Numa marca que começou a entregar carros há 2 meses ?
Acho que é mais grave uma centenária entregar em carro novo e depois de 1.5 KMS o carro parar.
Imediatamente o serviço vai lá e atamanca aquilo mas os problemas continuam.
Isto sim, acho grave para uma marca que vende há bastantes décadas e é conhecida e reconhecida pela sua fiabilidade.
https://portaldaqueixa.com/brands/mercedes-benz-portugal-s-a/complaints/mercedes-benz-carro-novo-com-avaria-a-saida-do-stand-50604820
David, essa dos BMW com problemas nos tensores da corrente, o pessoal nem imagina as consequências que isso trouxe a milhares de proprietários.
Conforme esse motor foi rodando, o ND47, que equipava os Serie 1, os tensores alargavam e a corrente ficava solta.
O barulho da corrente era terrível, passou um por mim com esse problema e ouvia se perfeitamente.
Pessoal ia à oficina da BMW e sabem o que eles diziam? Ah e tal isso é problema do condutor, que estragou o carro, não sabe conduzir.
Sabendo eles muito bem o que se passava.
Solução era remover corrente e tensores.
Mas como meteram a corrente atrás do motor, este tinha que ser retirado para se ter acesso às peças com defeito.
Horas e horas de trabalho…
Estamos a falar de milhares de euros em reparações, que a BMW se mostrou intransigente e não reparava gratuitamente.
Aos melhores clientes faziam descontos…
Mercedes então são tipo fogareiro, estão sempre a arder.
Ninguém passa frio perto de um Mercedes, aquilo pega fogo do nada.
O outro deixou o carro na garagem, comprado novo, começou a ouvir barulho e quando lá foi estava o carro em chamas.
Lá se foi o carro e a garagem e não foi a casa porque entretanto vieram os bombeiros…
Agora imaginem aquilo num estacionamento normal, com dezenas ou centenas de carros e aquilo pegar fogo aos outros do lado e assim por diante.
É deixar arder até parar.
O que disse a Mercedes ao homem?
Ah e tal não fez a revisão aqui.
E ele respondeu que o carro tinha meses e faltava muito para a revisão programada .
Enfim, vale o que vale.
Apesar de tudo um BMW serie 1 ainda é um bom carro para quem estiver interessado em pagar 2 vezes com uma substituição de motor e ainda por cima ser insultado pelos concessionários.
Os carros alemães são como os outros. Já foram diferentes, em tempos. Os Audi’s A5 (pelo menos até 2016) quando estão molhados, ao abrir a mala, a água escorre para o interior da bagageira! Nunca vi tal coisa num carro chinês…
Eu tinha um Ford Focus e era igual, mas dizer que é um problema, então o que dizer dos VE Chineses que perdem peças como a bateria em andamento.
Os carros Chineses e as motas ainda têm muito que provar não estou com isto a dizer que não prestam é mesmo uma questão de mercado, sabemos que Mercedes tipo os 320 ou os 190 são autênticos carros de combate vamos ver se os Chineses fazem igual.
Se falares com alguém mais velho vão te dizer a mesma coisa a quando do aparecimento dos carros Japoneses as pessoas desconfiavam e agora têm provas mais que dadas, e no entanto os carros japoneses a nível de chapa não são grande espingarda.
Facto! A indústria alemã ade qualidade de outrora já era! Infelizmente!
@José nc viste um chinês que entrasse água no interior da bagageira?
Olha já aqui um:
https://www.youtube.com/watch?v=lof_yrTNByA
E um alemão a fazer o mesmo ?
https://youtu.be/9YLTgS6bdoE?si=u1uiN7Tz6f6tUccX
Se os fabricantes chineses conseguem produzir e vender VE abaixo dos 20K para mercado interno, os fabricantes europeus também deveriam… Se não conseguem/querem, então cuidado com a concorrência…
Basicamente vendem carros com prejuízo, porque o governo chinês subsidia.
A China é uma ditadura, caso não tenhas reparado se o “XIXI Pig ” disser que vais trabalhar por uma taça de arroz vais e não reclamas e pior é nem saberes o tamanho da taça, não há forma de competires com uma ditadura.
Até parece que nunca ouviste histórias de pessoal na China que são fechados dentro de fábricas e têm de trabalhar e viver em condições desumanas, se tiveres na disposição de trabalhar assim vais ver que os construtores europeus também conseguem ser competitivos
A questão no final do dia vai ser: quem tem 40K euros para comprar um VE europeu/americano? Pelo que percebi dos canais oficiais deo sector automóavel, a “primeira vaga” de compradores (empresas e consumidores mais abastados) já compraram os seus VE e agora o mercado está a recuar neste segmento… Não conseguimos ser ecológicos e “abastados” do dia para a noite”… A China leva a dianteira, tem: maão-de-obra, tecnologia e capital!
@Palex
Falamos de VE… Mas todo o veículo está extremamente caro!
Um Toyota Yaris começa pouco abaixo dos 25mil o básico… O Yaris mais equipado ultrapassa 30 mil eur!
O Tesla vais barato está nos 40mil… E o interior e igual no mais barato como no dual motor…
Apenas a comparar… Que está tudo CARO! IMENSAMENTE CARO
Acho que as marcas europeias têm de mudar o modelo de negócio, ou a forma como vendem veículos ou como apresentam os seus produtos ao mercado europeu!
Testei um Model Y, Model 3, Model Se um Polestar 2, um novo Renault Mégane…
E para já o modelo melhor é mais prático para conduzir é o Model Y, sendo que o Model 3 é igualmente prático mas pequeno SUV é mais prático, o S é um luxo, mas na minha opinião a diferença de preço para o Y e o 3 não vale… embora o virar do ecrã é extremamente prático!
O mais bonito é o Polestar 2 Performance…
Mas o info entertainment não é nada prático nem no Polestar nem no Renault!
Brevemente irei experimentar o Peugeot 3008, e o Ionic 5…
De nada serve se o info entertainment for complicado para encontrar o que se pretende durante a condução…
Apesar de algumas funções nos tesla serem funções que se irão usar esporadicamente, na verdade é que configurar o volante, bancos electronicamente e pelo preço pedido… é um ponto a favor no momento da compra…
Na minha opinião o 3008 pelo preço pedido a única coisa que leva vantagem é o da altura ao solo, estamos todos a caminhar para mais velhos e sair de um carro mais baixo fica mais complicado.
Eu não compro carro ao preço que a Tesla pede pelo Model 3, mas em VE pelo preço pedido é a melhor opção quanto à estética partilho da tua opinião do Polestar é para mim o mais bonito e o novo Megane também está muito bem conseguido.
Em relação ao 3008…
Apesar de não estar mau…
Olhinho no seguinte vídeo
https://youtu.be/GyPo4oTFL0E?si=6mwZIiiF8VGCpP9h
Minuto 14:27
O mesmo acontece com um Megane eléctrico que estou a testar… Coisa que não consigo compreender … E no Peugeot 3008 se forem ver o preco o mais barato começa nos 46mil eur…
Quanto ao Megane!
Bonito por fora… Já o resto… Pelo preço pedido e a gama onde se insere e com quem compete… Deixa a desejar! E muito
Quanto ao Polestar…
Na minha opinião falha no info entertainment e no preço… Comparado a um Tesla!
Ganha apenas por ter mais reparadores oficiais Volvo disponíveis… Mas é tb uma marca com alguns problemas financeiros ultimamente…
Mas demasiado caro para o que oferece…
Não há volante regulável electronicamente, deixando assim a possibilidade de ter memória para espelhos bancos e volante independente do condutor que utiliza… Por exemplos … E para carros que passam os 50mil e o mais equipado a rondar os 70mil… Já estamos num patamar de luxos…
E pronto … Para o que oferece… Muito caro… Mesmo para um nórdico e sinônimo de qualidade ..
Mas os chineses aqui também não vendem abaixo de 20K…nem estão interessados nisso…vá com a exceção do Dacia Spring, fabricado na China a mando de uma empresa europeia!
De acordo com o artigo vendem o mesmo modelo na China abaixo do 20k e na Europa a 40k… Se eles conseguem no mercado interno os europeus também deveriam conseguir…
A Europa preferiu desindustrializar, agora paga a fatura.
A Europa?
Todo o mundo está a pagando a factura…
A China se fechasse portas… Queria ver…
Querem alterações climáticas, flores, unicórnios, ambiente, energias renováveis, etc, etc…..?
Vá…paguem e não budem.