PplWare Mobile

Europa: vendas de carros elétricos superam pela primeira vez as de automóveis a gasóleo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Grunho says:

    O gasóleo é tradicionalmente o combustível dos SUVs e grandes carros de alta cilindrada da burguesia exploradora, a gasolina move os pequenos utilitários da classe média assalariada. A taxa de extinção do diesel pode e deve disparar quando a burguesia que o usa deixar de beneficiar dos 20 cêntimos de imposto a mais em litro que os utilizadores de gasolina estão a para subsidiar fiscalmente o gasóleo.

    • Gonçalo says:

      O gasoleo está mais que morto ahahah alta burguesia ahah o gasoleo teve sucesso porque era mais barato que a gasolina e o pessoal comprava para poupar no dia a dia hoje em dia já foi, e um bom carro de alta cilindrada é a gasolina não é a gasóleo ahah deves ter um ferrari a gasoleo so pode ahahhah

      • Grunho says:

        O ferrari não conta para a estatística. A burguesia exploradora que os tem guarda-os na garagem o ano inteiro e só sai no dia da concentração da alta sociedade. Na vida real anda de SUV ou limusina premium – serie 7 ou classe S.

    • PorcoDoPunjab says:

      Grunho, em pleno 2023 e ainda essa cassette da burguesia exploradora?
      Avante camarada, rumo aos amanhãs que cantam e aos prados verdes.
      O Alentejo ainda há -de ser nosso.

  2. Paulo Teixeira says:

    Um grande entendido, por sinal, em automóveis e ideologia

  3. Realista says:

    Não há volta a dar… o futuro é elétrico.

  4. João Melo says:

    O Gasóleo é praticamente um produto direto da extração de petróleo..ou seja para chegar ao consumidor polui muito mas muito menos que a Gasolina que tem que ser refinada, e nesse processo polui imenso.

    Depois há um reverso, na combustão, que é a queima dos carros a gasolina, é mais limpa(também porque usam catalisador), do que os carros a gasóleo.

    Fazendo as contas, somando e subtraindo…eu acho que devem poluir por igual..mas os carros a gasóleo consomem menos…enfim.
    O Gasóleo deveria ser consideravelmente mais barato que a Gasolina, pois é um produto que não é tão refinado como a Gasolina.
    O que vemos na prática é que o estado tem uma taxa de impostos muito maior para os carros a diesel, o que eu acho errado.As taxas devem ser iguais para os 2 casos.

    Os carros a gasóleo consomem menos que os carros a gasolina, teem mais binário, são mais douradores, e são os carros mais seguros do mundo.

    • Realista says:

      Sem esquecer que os veículos a gasóleo também necessitam de manutenção e esta é mais cara, são mais ruidosos, vibram mais e são mais caros que os veículos a gasolina…

      Para além disso os veículos a gasóleo possuem incentivos à compra pelas empresas coisa que não acontece com os veículos a gasolina, nomeadamente pela possibilidade de dedução de 50% do valor do iva em combustível.

      Também a carga fiscal em Portugal incide mais fortemente na gasolina do que no gasóleo especialmente no ISV que faz onerar a gasolina em comparação ao gasóleo e ao incidir IVA sobre o ISV faz a aumentar ainda mais a diferença de preços…

      Basta ver os preços referência que a ERSE para se ver que o gasóleo é mais caro desde a cotação e frete, descarga e armazenagem, assim como em incorporação de bio combustíveis. No entanto quando chega ao ISV faz aumentar o preço da gasolina comparativamente ao gasóleo e depois ainda vêm a dupla tributação… Assim, se as taxas fossem iguais para os dois a gasolina era consideravelmente mais barata.

    • Victor von Frankenstein says:

      Carros a gasóleo matam milhões todos os anos que respiram as partículas perigosas que saírem do seu carro seguro…

    • Zé Gato says:

      Primeiro os carros a gasóleo também têm catalisador, mais filtro de partículas, coisa que poucos carros a gasolina não tem, isto também porque é o maior contra dos Diesel são as partículas que mandam para a atmosfera.
      Depois há aqui uma questão, para as empresas deixou de dar benefícios fiscais a compra de carros a diesel Iara os seus quadros, comercias e afins. Na minha empresa a grande maioria são híbridos ou eléctricos.
      Para um particular continuo a achar que não é uma boa opção comprar um eléctrico, minha opinião obviamente!!!

    • JL says:

      Não é tão direto como diz, pode ver aqui os vários processos de produção só para sair da refinaria.

      Ele é mais caro de produzir, logo devia sair mais caro ao cliente, só sai mais barato porque quem anda a gasolina paga a diferença.

      Concordo, as taxas deviam ser iguais para ambos, o que fazia com que o gasóleo fosse mais tributado.

      Neste momento já consomem praticamente o mesmo em termos energéticos, já que o litro de gasóleo tem mais energia que um litro de gasolina.

      https://www.youtube.com/watch?v=V4j2_7IFn_4

    • Grunho says:

      O gasóleo sai sempre mais caro da refinaria que a gasolina, e não é o processo de refinação que faz o preço, é a procura sazonal. O que o faz mais barato na mangueira é o imposto. E polui necessariamente mais que a gasolina porque tem um teor de carbono quase 15% superior. Um litro de gasóleo queimado são 2,64 kgs de CO2, contra 2,31 pata o litro de gasolina.

  5. Ricardo says:

    Se a maioria das marcas deixaram de fabricar e vender os diesel, qual resultado é que esperavam?

  6. o verdadeiro says:

    tanto comentário e ninguém fez a pergunta mais simples de todas, ou seja, quantos destes automóveis eléctricos são de empresas ? considerando apenas a minha experiência pessoal, 90 % 🙂

  7. Tobias says:

    De electrico para o algarve, e viva a festa.

    • Zé Gato says:

      Se fores de Lisboa é uma palhinha, o mesmo não podem dizer os proprietários dos eléctricos que moram no centro ou no norte do País. Para esses parece um regresso ao passado, em que demorávamos 7/8 horas a fazer a viagem.

      • Rui says:

        Se demorarem 7/8 horas para fazer uma viagem 1 vez ao ano e no resto do ano pouparem cerca de 1000 € diria que compensa até porque parar para beber café não é assim tão mau

    • JL says:

      É como ir de combustão, e até mais confortável.

  8. PorcoDoPunjab says:

    Não troco o meu 2.0 140cv cx auto dsg por um carrinho a pilhas
    Adoro o fumo de gasóleo logo pela manhã.

    By PorcoDoPunjab

    • JL says:

      Nem conseguia, não há cá carros a pilhas.

    • Rui says:

      Já conehci muita gente um que goste de ter cancro do pulmão é novo

      • PorcoDoPunjab says:

        Rui, vou dizer-lhe um segredo.
        Isso do cancro do pulmão é relativo.
        Tive um amigo que morreu de cancro do pulmão.
        Pesava mais de 100 kg e quando morreu se calhar nem metade desse peso tinha.
        Nunca fumou, não bebia, tipo maluco com a comida, cena de dietas, etc.
        Um dia vai de férias para África e quando regressa começa a emagrecer de dia para dia.
        Foi o princípio do fim.

        Como em tudo, tem que se ter um pouco de sorte tb.

        • JL says:

          Um cancro não se forma em 2 dias, e por vezes leva anos a mostrar sintomas.

          • PorcoDoPunjab says:

            JL, sem dúvida que não se forma em dois dias, mas o facto é que quando regressou de lá começaram os problemas.
            Antes de ir não tinha sintomas…
            Agora não me pergunte para explicar isto porque sinceramente não sei…
            Deve ter apanhado lá algo que despoletou tudo muito rapidamente.
            Só vejo essa explicação…

          • JL says:

            O cancro não se apanha.

            O que pode ter acontecido é que existem lá doenças que não existe cá, pode ter tido sintomas de alguma dessas doenças e quando foi ao médico detetaram que tinha um cancro.

            O meu irmão tem um linfoma, e foi detetado porque teve uma dor forte na zona do abdómen, algo que não tinha nada a ver.

  9. Antônio says:

    Aqui em casa, é tudo diesel. Super satisfeito!

  10. EEQTR911 says:

    Agora descontem as vendas a empresas que têm carradas de benefícios fiscais e as vendas serão mínimas.

    • Rui says:

      Mas o que é isso interessa para as marcas ? elas vendem a quem quiser comprar e o mercado das empresas é um grande mercado é exatamente o mesmo que aconteceu com o gasóleo as empresas compravam porque tinham benefícios e as marcas ganharam rios de dinheiro a pala disso com os elétricos está a ser igual

    • JL says:

      Nos a combustão também faz esse desconto ?

      Ou as empresas não compram carros a combustão ? Se sim, boa.

    • JL says:

      Já agora, também tiveram muitos e ainda têm benefícios com os diesel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.