Europa poderá ter de aumentar taxas para travar as importações de elétricos chineses
Uma nova análise concluiu que a União Europeia (UE) terá de impor taxas mais elevadas do que o previsto aos veículos elétricos chineses para travar as suas importações.
O Rhodium Group prevê que a UE imponha taxas na ordem dos 15% a 30% sobre os veículos elétricos chineses importados. Porém, numa análise divulgada recentemente, a empresa afirmou que é pouco provável que essas taxas sejam suficientes para travar a concorrência da China.
Mesmo que os direitos aduaneiros se situem no limite superior deste intervalo, alguns produtores chineses continuarão a poder gerar margens de lucro confortáveis nos automóveis que exportam para a Europa, devido às vantagens substanciais em termos de custos de que beneficiam.
Lê-se no relatório do grupo, citado pela CNBC.
Esta análise do Rhodium Group surge no contexto da investigação anti-subvenções em curso na UE sobre as importações de veículos elétricos da China - investigação que o país já admitiu temer, pelas conclusões "distorcidas e pouco objetivas" que podem resultar dela.
Recorde-se que a Comissão Europeia lançou, em setembro do ano passado, uma investigação sobre a possibilidade de impor taxas, com o objetivo de proteger as fabricantes da UE contra as importações de veículos elétricos chineses mais baratos. Isto, porque, segundo a entidade europeia, estes poderão estar a beneficiar de subsídios estatais.
De acordo com a análise, empresas chinesas como a BYD podem vender carros a preços e margens de lucro muito mais elevados em regiões como a UE, em comparação com o mercado interno, apesar de pagarem uma taxa relativa aos direitos aduaneiros.
O relatório refere que a BYD terá provavelmente de reduzir os preços para atingir os seus objetivos de conquistar uma maior quota de mercado na UE. Ainda assim, uma taxa de 30%, considerada pelo Rhodium Group, daria ainda margem suficiente para o fazer.
Considerando este exemplo da BYD, "provavelmente, seriam necessários direitos muito mais elevados, de cerca de 45%, ou mesmo 55%, para produtores ferozmente competitivos". Isto, de modo a "tornar as exportações para o mercado europeu pouco atrativas em termos comerciais".
Fonte: Global & European Dynamics
Neste artigo: carro eletrico, empresa chinesa, fabricantes automóveis
Linda europa em decadência
Mesmo!
De que estamos a espera? Carros feitos com suor de escravos sem salários permitem preços mais baixos dos carros chineses ao mesmo tempo que rebentam com a indústria automóvel europeia.
É a única hipótese que tem, porque se for pela qualidade ou pelos preços, não tem hipótese nenhuma!
Está a querer dizer que os carros europeus não conseguem igualar a “qualidade” dos carros Chineses?
Estás a querer dizer que os carros chineses não têm qualidade?
Os vendidos no mercado doméstico? Nem por isso. Mas suponho que para o mercado de exportação tenham outro nível de exigência na produção.
Os que entram na Europa são sujeitos aos mesmos testes, e muitos modelos têm passado com nota máxima.
Não conseguem. O exemplo mais simples é o caso da BYD. É produtor de baterias e muitas das peças de carros elétricos é feito internamente. E a qualidade dessas peças e baterias é muito boa. A competição na China tem duas componentes: qualidade e custo mais baixo. O consumidor chinês sabe ver o que é bom e mau .
E vai ser muito difícil eles perderem essa vantagem.
Para não alongar isto imagina a coisa assim: não existe nenhum país que em 70 anos passou de país de terceiro mundo para o primeiro e está a liderar de uma forma exemplar comparando com o Ocidente. A China, com este exemplo dos carros elétricos já podia ter morto toda a indústria automóvel mundial. O preço de um BYD é inflacionado pela própria empresa para ter uma maior margem de lucro e mesmo com essa inflação consegue ter preços mais baixos do que os carros ocidentais. Não é por causa dos tais subsídios, que a Europa também tem. Basta ver o caso da Autoeuropa em Portugal que para se instalar cá teve benefícios do governo português. E se uma empresa chinesa quisesse fazer o mesmo aqui iria haver entraves por parte UE.
A China detém e escraviza milhões de dissidentes fazendo os trabalhar sem serem pagos. Daí os preços mais baixos
Qualidade está a mais nessa frase.
Lá vem a famosa taxa.
Isto diz muito acerca da Europa… Tem apenas uma resposta fiscal…
Abram as portas a 100% aos chineses que produzem carros com mão de obra “quase escrava” em condições que nenhuma marca europeia consegue fazer e depois queixem-se que a industria está a acabar na europa.
As “marcas europeias” são propriedade de que fundos? Quais deles não são já detidos por grupos chineses… É “só” seguir o dinheiro/capital: fabricamos muito na china e fomos enviando para lá os nossos capitais e know-how.
Os chineses evoluíram criaram poupança e novos produtos. Agora estamos “agarrados” ao nosso credor e fabricante… Resumindo numa frase que não é minha: “os EUA eram o banco do mundo, a China é a fabrica do mundo e a Europa o museu do mundo…”
Mas a Europa não usa essa suposta mão de obra “quase escrava” que mencionas? Algo não faz muito sentido nessa análise.
Na produção automóvel europeia? Até prova en contrário duvido muito.
Essa conversa da mão de obra “quase escrava” é exactamente a mesma dos EuroNazis na EU.
Gasta, inútil e sem qualquer fundamento ou prova.
Sim, o relatório da ONU sobre o tratamento dos Uigures em XIngXiang foi todo inventado. As fotos e videos que sairam cá para fora é tudo photoshop. Sabe o que é que está gasto? palavras como “EuroNazis”. Gastas porque são constantemente a ser usadas pelas quintas de trolls.
“mão de obra “quase escrava””, tem a certeza? De acordo com a Wikipedia o salário mínimo em 2018 era de US$379.77/mês em Shangai (varia com a região). Qual era o valor em Portugal nesse ano? Uma coisa é certa, as cidades chinesas são as mais modernas e avançadas do mundo. E os chineses que se veem nas ruas não têm nada aspecto de escravos…
Como não conseguem combater os preços deles, então vamos pelo caminho mais fácil… taxar as importações… assim ficam ao preço das marcas europeias… preços altos… é muito triste ver que uma marca fica 3 ou 4 vezes mais cara apenas para sustentar a ganância destes ladrões!
Os carros chinos não estão mais baratos na UE. As marcas chinesas e q estão a extrair uma rentabilidade superior com os carros vendidos na UE.
Para nem falar na questão, que parece que ninguém se está aqui a lembrar, dos impostos que existem na Europa, dos sistemas de segurança social, das normas e quotas de CO2, ordenados mínimos garantidos (independente se são baixos ou altos), direitos laborais, feriados, fins de semana, 40 horas de trabalho e às vezes menos em muitos países e muito mais, coisas que temos implementado que, na China, e noutros países de igual ou superior gabarito político isso não existe ou se existe é simplesmente ignorado.
Querer comparar um produto feito na UE e com tudo o que acarreta e um produto na China em que passam por cima de todas as mais básicas e elementares regras e direitos e simplesmente impossível.
Deviam e taxar e se calhar até mais….
a corrida para o fundo, se não és eficiente, em vez de lutares por ser mais eficiente tens de prejudicar os eficientes para não pareceres tão pouco eficiente.
A isto chama-se socialismo, e em lado nenhum ajudou a aumentar a qualidade de vida da população.
Ya o problema é mesmo a falta de qualidade. O rigor de fabrico japonês não tem nada a ver com o chinês.
É apenas o mesmo que foi feito quando os carros japoneses entraram no mercado europeu. O que aconteceu na altura é que dentro do mesmo segmento os carros japoneses eram de muito melhor qualidade, e quando começaram a ser produzidos na Europa as restrições à importação tornaram-se uma “não questão”. Se os carros chineses forem de boa qualidade e começarem a ser produzidos na Europa, de certeza que as taxas também não serão um entrave a ganharem quota de mercado.
Tirar minhoquices dos carros e fazê-los mais baratos é que não! Lá se iam os prémios da gestão… e o zé povinho a pagar!
também eu gosto de ter coisas baratas em casa. Mas temos que ver o quadro num todo!
Li algures que o salario MEDIO ANUAL na china é de cerca 8.500 Eur. Cá no burgo o salário mínimo anual eram em 2023 10.640 Eur. O médio: 21.000 Eur. São diferenças brutais! Já para não falar nas exigências ambientais.
Estas taxas aduaneiras são também uma forma de proteger a industria Europeia.
Os primeiros a criticar as referidas taxas, serão os primeiros a criticar a falta de trabalho, por força das importações da china.
Acho piada terem em conta a mão de obra na produção de um carro, quando hoje em dia, esse é dos factores que menos peso tem no valor de um carro, especialmente nos EVs lol…
Ai sim? É tudo feito por maquinas?! A industria automóvel não se reduz à linha de montagem onde tudo é junto que nem um lego.
Deves rever todo o processo industrial do inicio ao fim. Irás ficar certamente surpreso com a dependência humana.
https://spibel.en.made-in-china.com/product/KdkTjLqCkmRN/China-Sibel-OEM-Auto-Wire-Harness-for-Vehicle-Audio-System-Byd.html
ou assim:
https://www.youtube.com/watch?v=EtylsGwj1a4&ab_channel=CABLELINKER
Os preços dos carros de qualquer marca deviam de ter alguma proporcionalidade ao salário e capacidade financeira do comprador, sendo o produtor compensado através da venda dos carros a preços mais altos e transferencias do estado de impostos. Objectivo seria ninguem ficar sem transporte e eleminar as “gorduras” que a ganancia de alguns acumulam.
Como é que os chineses têm a ousadia de fazer carros mais baratos que a Europa e com qualidade?
Sim porque se não tiver qualidade não é uma preocupação já que ninguém os compra.
Estes burocratas que dão milhões e milhões em fundos europeus as grandes marcas querem agora lixar o comprador final com mais 30% acima de todos os outros impostos que as viaturas chinesas já pagam?
O povinho é que tem que pagar aqueles tachos todos dos políticos principalmente em Bruxelas.
Com qualidade?
Não seria melhor esperar alguns anos para aferir dessa alegada qualidade? É que novo até um Citroen AX parecia bom, mas passados 4 ou 5 anos…
Só me dás razão, se não tiver qualidade a marca deixa de vender porque ninguém quer.
Os compradores hoje em dia não são tapadinhos como a 20 anos atrás eles avaliam bem antes de comprar e até fazem valer os seus direitos, logo se uma marca tentar enganar o utilizador não vai longe morre a partida.
“Mercado Livre” diz-te algo?
Caso ainda não tenhas reparado a China é uma ditadura, desde quando uma ditadura é um exemplo?
Estamos a alimentar o bicho papão que nos quer fazer mal, para mim os Chineses não vendiam nem mais um elástico para o cabelo na europa, temos de ter muita atenção a ambição da China, não olham a meios para chegar aos fins.
Sim muito cuidado com a ambição da China, quando são os americanos que fazem guerras com tudo e todos e instala bases militares por todos os países do mundo 🙂
Sim, é só olhar para o Tibete e para mapa da linha dos nove traços para perceber que a China não tem ambições…
Ambições comerciais, não são ambições de fazerem guerra nem instalar bases militares em cada país do Mundo.
Sim, as bases militares novinhas em folha nos ilhéus são miragens e os constantes incidentes as marinhas dos países da zona são apenas invenção.
Adivinhem quem é o último a pagar?
Não se metal a jeito e não invistam em criptomoedas enquanto é tempo não; não tarda taxam tudo, lembrem-se que serão sempre escravos do 25 de abril e não o contrário.
essas tb são taxadas
Só tens que deixar ficar durante 1 ano, depois é isento. É até as manas da política acordarem mal dispostas. Aproveitem enquanto é tempo.
Cada vez mais ansioso por destruir o meu inimigo, lembro-me do capitão Ahab, completamente obcecado com a baleia branca, perseguindo-a até aos confins do oceano desconhecido.
Novidades dos EuroNazis, há?
Ninguém quer elétricos por isso tem sido um fracasso se eliminarmos as vendas a empresas.
Então e as empresas são de robos ?
Já agora mostre lá que as empresas compram mais ?
Ok!.. mas há o reverso!… A China é o maior mercado do mundo seja de automóveis elétricos ou não!.. e não esquecer que 90% das baterias de automóveis eléctricos, sejam de que matcas forem, são fabricadas na China… Depois… A China está mais avançada na tecnologia dos wue os europeus… Sem falar no mercado global, livre comércio, e outras hipocrisias ocidentais… Ninguém obriga ninguém a comprar carros chineses… Se gostarem de pagar mais, nat comprem Chineses… Comorem americanos!…
Todos os golpes que a Europa tentar dar aos chineses para tentar proteger a decrépita indústria automóvel vão ser devolvidos. E em dobro.
Mais uma taxa para proteger as marca francesas e alemãs. O resto que se lixe não é!? A UE que vá para a fossa.
Os portugueses aqui nos comentarios abaixo preferem pagar gasolina ao preco do ouro lol. Enfim! Visitei a auto exposicao em beijing e posso dizer que os carros chineses estao muito mais avancados e superiores a qualquer carro feito na europa. O medo das grandes marcas europeias envolve a politica e taxas extremas , porque sabem que vao perder em termos de qualidade, tecnologia e comforto. Portugal nao tem a sua marca propria de carros e o preco da gasolina e o mais caro do mundo porque nao temos reservas de oleo nenhumas. Resta a nos dependender de corrupcao e atraso em tecnologia porque estamos dependentes do suborno e ma gerencia do nosso proprio pais. Dependentes dos estados unidos e das grandes potencias europeias para dizer nos o que e bom para o povo portugues. Enquanto que na china existe 6G nos andamos em 3G uma descrepancia de 30 anos mais atrasados do que o resto da europa.
Tens a certeza?!
https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2560132/comprou-um-xiaomi-su7-andou-39-km-e-ficou-sem-carro?
Quanto ao petróleo, PT não tem?!:
http s://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/20240423-0801-galp-descobre-poco-que-da-para-abastecer-portugal-durante-mais-de-140-anos
Quanto ao 3G fala por ti! Isso até já foi descontinuado pela operadoras, com grande pena minha pq dava melhor suporte e alcance à voz/telefone, mas OK
Quanto ao 6G, a China espera ter em 2030, tal como todos os outros. De momento não tem.
Se realmente estás convencido de que estás a falar verdade e cheio de conhecimento, não consigo compreender como conseguiste apanhar um avião para Pequim. Foram-te lá pôr?