PplWare Mobile

Europa poderá ter de aumentar taxas para travar as importações de elétricos chineses

                                    
                                

Fonte: Global & European Dynamics

Autor: Ana Sofia Neto


  1. gav says:

    Linda europa em decadência

  2. jota says:

    É a única hipótese que tem, porque se for pela qualidade ou pelos preços, não tem hipótese nenhuma!

    • João-Sousa says:

      Está a querer dizer que os carros europeus não conseguem igualar a “qualidade” dos carros Chineses?

      • iDroid says:

        Estás a querer dizer que os carros chineses não têm qualidade?

        • nhecos says:

          Os vendidos no mercado doméstico? Nem por isso. Mas suponho que para o mercado de exportação tenham outro nível de exigência na produção.

          • RPG says:

            Os que entram na Europa são sujeitos aos mesmos testes, e muitos modelos têm passado com nota máxima.

        • SouHumanoNaoOcidental says:

          Não conseguem. O exemplo mais simples é o caso da BYD. É produtor de baterias e muitas das peças de carros elétricos é feito internamente. E a qualidade dessas peças e baterias é muito boa. A competição na China tem duas componentes: qualidade e custo mais baixo. O consumidor chinês sabe ver o que é bom e mau .
          E vai ser muito difícil eles perderem essa vantagem.
          Para não alongar isto imagina a coisa assim: não existe nenhum país que em 70 anos passou de país de terceiro mundo para o primeiro e está a liderar de uma forma exemplar comparando com o Ocidente. A China, com este exemplo dos carros elétricos já podia ter morto toda a indústria automóvel mundial. O preço de um BYD é inflacionado pela própria empresa para ter uma maior margem de lucro e mesmo com essa inflação consegue ter preços mais baixos do que os carros ocidentais. Não é por causa dos tais subsídios, que a Europa também tem. Basta ver o caso da Autoeuropa em Portugal que para se instalar cá teve benefícios do governo português. E se uma empresa chinesa quisesse fazer o mesmo aqui iria haver entraves por parte UE.

          • Jf says:

            A China detém e escraviza milhões de dissidentes fazendo os trabalhar sem serem pagos. Daí os preços mais baixos

    • Yamahia says:

      Qualidade está a mais nessa frase.

  3. 0º0 says:

    Lá vem a famosa taxa.

  4. palex says:

    Isto diz muito acerca da Europa… Tem apenas uma resposta fiscal…

    • João-Sousa says:

      Abram as portas a 100% aos chineses que produzem carros com mão de obra “quase escrava” em condições que nenhuma marca europeia consegue fazer e depois queixem-se que a industria está a acabar na europa.

      • palex says:

        As “marcas europeias” são propriedade de que fundos? Quais deles não são já detidos por grupos chineses… É “só” seguir o dinheiro/capital: fabricamos muito na china e fomos enviando para lá os nossos capitais e know-how.
        Os chineses evoluíram criaram poupança e novos produtos. Agora estamos “agarrados” ao nosso credor e fabricante… Resumindo numa frase que não é minha: “os EUA eram o banco do mundo, a China é a fabrica do mundo e a Europa o museu do mundo…”

      • RPG says:

        Mas a Europa não usa essa suposta mão de obra “quase escrava” que mencionas? Algo não faz muito sentido nessa análise.

      • saul says:

        Essa conversa da mão de obra “quase escrava” é exactamente a mesma dos EuroNazis na EU.
        Gasta, inútil e sem qualquer fundamento ou prova.

        • nhecos says:

          Sim, o relatório da ONU sobre o tratamento dos Uigures em XIngXiang foi todo inventado. As fotos e videos que sairam cá para fora é tudo photoshop. Sabe o que é que está gasto? palavras como “EuroNazis”. Gastas porque são constantemente a ser usadas pelas quintas de trolls.

      • Mapril says:

        “mão de obra “quase escrava””, tem a certeza? De acordo com a Wikipedia o salário mínimo em 2018 era de US$379.77/mês em Shangai (varia com a região). Qual era o valor em Portugal nesse ano? Uma coisa é certa, as cidades chinesas são as mais modernas e avançadas do mundo. E os chineses que se veem nas ruas não têm nada aspecto de escravos…

  5. Helder Pinto says:

    Como não conseguem combater os preços deles, então vamos pelo caminho mais fácil… taxar as importações… assim ficam ao preço das marcas europeias… preços altos… é muito triste ver que uma marca fica 3 ou 4 vezes mais cara apenas para sustentar a ganância destes ladrões!

    • Yamahia says:

      Os carros chinos não estão mais baratos na UE. As marcas chinesas e q estão a extrair uma rentabilidade superior com os carros vendidos na UE.

      • Rómulo+Santos says:

        Para nem falar na questão, que parece que ninguém se está aqui a lembrar, dos impostos que existem na Europa, dos sistemas de segurança social, das normas e quotas de CO2, ordenados mínimos garantidos (independente se são baixos ou altos), direitos laborais, feriados, fins de semana, 40 horas de trabalho e às vezes menos em muitos países e muito mais, coisas que temos implementado que, na China, e noutros países de igual ou superior gabarito político isso não existe ou se existe é simplesmente ignorado.

        Querer comparar um produto feito na UE e com tudo o que acarreta e um produto na China em que passam por cima de todas as mais básicas e elementares regras e direitos e simplesmente impossível.

        Deviam e taxar e se calhar até mais….

  6. andre says:

    a corrida para o fundo, se não és eficiente, em vez de lutares por ser mais eficiente tens de prejudicar os eficientes para não pareceres tão pouco eficiente.
    A isto chama-se socialismo, e em lado nenhum ajudou a aumentar a qualidade de vida da população.

  7. nhecos says:

    É apenas o mesmo que foi feito quando os carros japoneses entraram no mercado europeu. O que aconteceu na altura é que dentro do mesmo segmento os carros japoneses eram de muito melhor qualidade, e quando começaram a ser produzidos na Europa as restrições à importação tornaram-se uma “não questão”. Se os carros chineses forem de boa qualidade e começarem a ser produzidos na Europa, de certeza que as taxas também não serão um entrave a ganharem quota de mercado.

  8. Paulo says:

    Tirar minhoquices dos carros e fazê-los mais baratos é que não! Lá se iam os prémios da gestão… e o zé povinho a pagar!

  9. Carlos says:

    também eu gosto de ter coisas baratas em casa. Mas temos que ver o quadro num todo!

    Li algures que o salario MEDIO ANUAL na china é de cerca 8.500 Eur. Cá no burgo o salário mínimo anual eram em 2023 10.640 Eur. O médio: 21.000 Eur. São diferenças brutais! Já para não falar nas exigências ambientais.

    Estas taxas aduaneiras são também uma forma de proteger a industria Europeia.

  10. X says:

    Os preços dos carros de qualquer marca deviam de ter alguma proporcionalidade ao salário e capacidade financeira do comprador, sendo o produtor compensado através da venda dos carros a preços mais altos e transferencias do estado de impostos. Objectivo seria ninguem ficar sem transporte e eleminar as “gorduras” que a ganancia de alguns acumulam.

  11. Rodrigo says:

    Como é que os chineses têm a ousadia de fazer carros mais baratos que a Europa e com qualidade?
    Sim porque se não tiver qualidade não é uma preocupação já que ninguém os compra.

    Estes burocratas que dão milhões e milhões em fundos europeus as grandes marcas querem agora lixar o comprador final com mais 30% acima de todos os outros impostos que as viaturas chinesas já pagam?

    O povinho é que tem que pagar aqueles tachos todos dos políticos principalmente em Bruxelas.

    • João-Sousa says:

      Com qualidade?
      Não seria melhor esperar alguns anos para aferir dessa alegada qualidade? É que novo até um Citroen AX parecia bom, mas passados 4 ou 5 anos…

      • Rodrigo says:

        Só me dás razão, se não tiver qualidade a marca deixa de vender porque ninguém quer.
        Os compradores hoje em dia não são tapadinhos como a 20 anos atrás eles avaliam bem antes de comprar e até fazem valer os seus direitos, logo se uma marca tentar enganar o utilizador não vai longe morre a partida.
        “Mercado Livre” diz-te algo?

    • B@rão Vermelho says:

      Caso ainda não tenhas reparado a China é uma ditadura, desde quando uma ditadura é um exemplo?
      Estamos a alimentar o bicho papão que nos quer fazer mal, para mim os Chineses não vendiam nem mais um elástico para o cabelo na europa, temos de ter muita atenção a ambição da China, não olham a meios para chegar aos fins.

      • Rodrigo says:

        Sim muito cuidado com a ambição da China, quando são os americanos que fazem guerras com tudo e todos e instala bases militares por todos os países do mundo 🙂

        • nhecos says:

          Sim, é só olhar para o Tibete e para mapa da linha dos nove traços para perceber que a China não tem ambições…

          • Rodrigo says:

            Ambições comerciais, não são ambições de fazerem guerra nem instalar bases militares em cada país do Mundo.

          • nhecos says:

            Sim, as bases militares novinhas em folha nos ilhéus são miragens e os constantes incidentes as marinhas dos países da zona são apenas invenção.

  12. Sara Paixão says:

    Adivinhem quem é o último a pagar?
    Não se metal a jeito e não invistam em criptomoedas enquanto é tempo não; não tarda taxam tudo, lembrem-se que serão sempre escravos do 25 de abril e não o contrário.

  13. gav says:

    Cada vez mais ansioso por destruir o meu inimigo, lembro-me do capitão Ahab, completamente obcecado com a baleia branca, perseguindo-a até aos confins do oceano desconhecido.

  14. saul says:

    Novidades dos EuroNazis, há?

  15. TdSR says:

    Ninguém quer elétricos por isso tem sido um fracasso se eliminarmos as vendas a empresas.

  16. Mario Moreno says:

    Ok!.. mas há o reverso!… A China é o maior mercado do mundo seja de automóveis elétricos ou não!.. e não esquecer que 90% das baterias de automóveis eléctricos, sejam de que matcas forem, são fabricadas na China… Depois… A China está mais avançada na tecnologia dos wue os europeus… Sem falar no mercado global, livre comércio, e outras hipocrisias ocidentais… Ninguém obriga ninguém a comprar carros chineses… Se gostarem de pagar mais, nat comprem Chineses… Comorem americanos!…

  17. Grunho says:

    Todos os golpes que a Europa tentar dar aos chineses para tentar proteger a decrépita indústria automóvel vão ser devolvidos. E em dobro.

  18. Nirelle says:

    Mais uma taxa para proteger as marca francesas e alemãs. O resto que se lixe não é!? A UE que vá para a fossa.

  19. pedro says:

    Os portugueses aqui nos comentarios abaixo preferem pagar gasolina ao preco do ouro lol. Enfim! Visitei a auto exposicao em beijing e posso dizer que os carros chineses estao muito mais avancados e superiores a qualquer carro feito na europa. O medo das grandes marcas europeias envolve a politica e taxas extremas , porque sabem que vao perder em termos de qualidade, tecnologia e comforto. Portugal nao tem a sua marca propria de carros e o preco da gasolina e o mais caro do mundo porque nao temos reservas de oleo nenhumas. Resta a nos dependender de corrupcao e atraso em tecnologia porque estamos dependentes do suborno e ma gerencia do nosso proprio pais. Dependentes dos estados unidos e das grandes potencias europeias para dizer nos o que e bom para o povo portugues. Enquanto que na china existe 6G nos andamos em 3G uma descrepancia de 30 anos mais atrasados do que o resto da europa.

    • Yamahia says:

      Tens a certeza?!
      https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2560132/comprou-um-xiaomi-su7-andou-39-km-e-ficou-sem-carro?

    • Yamahia says:

      Quanto ao petróleo, PT não tem?!:
      http s://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/20240423-0801-galp-descobre-poco-que-da-para-abastecer-portugal-durante-mais-de-140-anos

      Quanto ao 3G fala por ti! Isso até já foi descontinuado pela operadoras, com grande pena minha pq dava melhor suporte e alcance à voz/telefone, mas OK
      Quanto ao 6G, a China espera ter em 2030, tal como todos os outros. De momento não tem.

      Se realmente estás convencido de que estás a falar verdade e cheio de conhecimento, não consigo compreender como conseguiste apanhar um avião para Pequim. Foram-te lá pôr?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.