Estes são os sete melhores carros elétricos do ano para os noruegueses
O catálogo de carros elétricos tem sido alargado pelas marcas, que têm disponibilizado opções, de forma crescente. Com muitas alternativas já disponíveis, estes são os sete melhores carros elétricos deste ano, até agora, para o país líder na sua adoção: a Noruega.
Conforme já vimos por aqui, a Noruega é um exemplo no que à implementação de carros elétricos diz respeito. Afinal, as políticas de incentivo estão em vigor há vários anos, resultando numa adoção massiva de veículos movidos a bateria.
A perspetiva de sucesso é tão evidente que, em abril, cálculos divulgados pela Reuters, para os quais contribuíram analistas, mostravam que o número de veículos elétricos a bateria nas estradas norueguesas estava a caminho de ultrapassar os carros a gasolina, pela primeira vez em qualquer país.
Por ser um exemplo, a Noruega terá legitimidade para classificar aqueles que são, para si, os melhores carros elétricos. Assim sendo, a revista norueguesa Motor enumerou os automóveis mais bem classificados do mercado, por ordem de pontuação.
O KIA EV9 ocupa o primeiro lugar do pódio, com 83 pontos. Destaque para o interior espaçoso, o design e a qualidade geral, e o seu sistema de carregamento rápido, auxiliado pelo sistema de 800 V.
Depois, em segundo lugar, está o Volkswagen ID.4. A autonomia, o design e o preço apelativo, por ter caído nos últimos meses, valeram a este elétrico 82 pontos. Segundo a revista, este é um modelo muito popular na Noruega.
No terceiro lugar do pódio está, para a norueguesa Motor, o novo Renault Scenic. Com 80 pontos, destaque para a qualidade, design, tecnologia e a relação qualidade/preço.
Também com 80 pontos está o novo Audi Q6, por ser um modelo que enche, perfeitamente, as medidas aos noruegueses. "Se não fosse o fraco conforto sonoro do Q6, concluiríamos que este é um dos melhores automóveis do mercado", escreveu a Motor.
As restantes pontuações são as seguintes:
- Peugeot e-3008: 76 pontos
- Hyundai Kauai: 75 pontos
- Volvo EX30: 75 pontos
Estes são, para a revista norueguesa, os melhores carros do mercado para este ano, até agora. Esta poderá ser uma ótima referência, dado o avanço que a Noruega assegura na implementação de carros elétricos.
E aqui a melhor lista de carros a combustão:
Fim.
E ainda te dizes “não extremista” 😀
Com 8.5% das vendas a serem carros a combustão nota-se que não entendeste a piada…
Ah bom…é uma má piada apenas.
Até se podiam vender 0% que continuariam a haver melhores e piores lol
Como queira.
Por falar nisso, eu também queria trocar a minha lata a combustão por um EV9…
Pena ainda serem tão caras 🙁
Temos de ir a China comprar e traze-lo por estrada 🙂
Eu até gostava de ir e voltar, mas tenho receio da ida porque seriam 13.500km onde teria de parar a meio do caminho para mudar o óleo, filtros e sei lá mais o quê… E não sei quantos dias teria de ficar sem o carro para arranjar um mecânico.
Fica para a próxima. 😉
Levas o Twingo elektro.
Mas depois como trago os dois? O objetivo era deixar lá um…
Devias estar a promover os fumarentos da Toyota, eles precisam de ajuda
@Toni, ajuda para?
Vendas da Toyota estao a cair a pique, um dia destes comecam a fechar fabricas. Apostar forte nos Elektros dá nisto.
0,9% é a pique?
Será que foram responsabilidade dos elektros ou dos combustas?
21 e 27% de quebras na China e Japão, respetivamente, não é muito?
Eu acho q a culpa é do elektro q não anda nada.
É isso mesmo…. 🙂
Estranho. O maior fabricante do mundo não está nesta lista
A BYD não tem (ainda) grande representação na Noruega…
BYD não é o maior fabricante de automóveis do mundo
Também estranhei a Tesla não estar na tabela, a BYD não estranhei porque ainda se está a estrear na Europa.
O maior fabricante de lixo do mundo: Tesla
Os carros até se desmontam sozinhos em dias de chuva ou quando embatem contra comboios quando o Autopilot está ligado.
Cromo, é a BYD.
Engraçado que eu estive há 1 mês, 15 dias em diversos pontos da Noruega e a marca que mai vi, foi a tesla…
Antes de fazerem esses artigos deviam ter perguntado aos tugas que não têm electrico quais são realmente os melhores. Assim isso não vale de nada.
@JL a engolir sapos.
Então? Que sapo engoli ?
Dos grandes!
Tesla, who? XD
Vocês ou não sabem ler, ou andam numa de negação, onde é que a Tesla lançou um carro este ano ?
“Estes são os sete melhores carros elétricos do ano”
Eu o EV 9 já conhecia antes do highland, mas…
Conhecia antes do lançamento dele.
Nop. Já estava careca de andar por aí antes do highland.
Não.
Ora claro, assim não tens como espalhar desinformação, o artigo é sobre os noruegueses e não portugueses, que chatice não é?
O carma é lixado…
Fui…
Exato, daí a necessidade de perguntarem aos portugueses que não tem carro eléctrico, quais são os melhores para os noruegueses.
O modelo mais vendido na Noruega não está na lista top… deve ser por ser muito mau 🙂
mas desde quando é que uma coisa que vende muito implica que é a melhor das alternativas?
se tivesses vivido no tempo do beta vs vhs terias percebido que o vhs era incrivelmente inferior ao beta mais vendia tanto que o sistema beta desapareceu do mercado doméstico. desde essa altura nunca mais teria dúvidas sobre este tipo de coisas.
a quantidade de fatores que influenciam as vendas de um produto são tantas e varia tanto de mercado para mercado e de subgrupo de consumidores para subgrupo que nunca se pode estabelecer uma relação entre número de vendas e qualidade
+1
Em certos paises Dacia é o carro mais vendido ou está no Top3. Será o melhor carro do mercado?
+1
É bom e barato no segmento em que se insere.
Acontece isso mas para arranjar um carregador que funcione ou não esteja ocupado…e já agora .. sabe que grande parte dos intervalos de manutenção são aos 30 000 km.
E já agora digo lhe, os elétricos são tão bons que os CTT na minha zona já andam de carrinhas elétricas e um deles diz…. Isto é tudo muito lindo, mas a carga só me aguenta metade do dia, o resto do dia ando a 40.
Estamos a falar num concelho onde do extremo do concelho até ao carregador mais próximo são 25 km
Então qual não lhe funcionou ? E já agora qual é a porta de carga do seu carro ?
Portanto pelo seu relato, o gajo dos CTT está mesmo contente, porque aquilo que fiz não faz sentido, andar a 40 não lhe ia poupar metade da bateria, mas vindo de si já sabemos que é mentira como já é costume.
E tudo o que o JL diz é verdade? Eu digo que NÃO porque o sr manda cada bacorada aqui que enfim.
O gajo dos CTT em vez de demorar 5h a fazer o trabalho dele, demora 10h em nome de uma.pseudo mobilidade elétrica…
Só falta você dizer, ah ele pode ir entregar uma encomenda ao cliente e deixa a carrinha á carga durante… 3 minutos.
Se não fosse verdade não estava a falar, não preciso de andar aqui a inventar como você.
Não, não faz, está novamente a inventar. Diga lá quantos KMS eles fazem ?
Pseudo para si que não a tem.
Não precisa de deixar à carga, até porque os CTT só fazem distribuição local.
Deixe de ser hipócrita.
Fazem distribuição local pois fazem… Mas nem toda a gente vive na cidade como o Sr. Se calhar nem conhece a periferia quanto mais.
Posso lhe dizer que do centro de distribuição ao extremo do concelho onde vivo são 35 km, fora as voltas e voltinhas que dão.
O último que veio numa carrinha elétrica (tipo Fiat Ducato mas elétrica), era meio dia e já andava a fazer contas á autonomia para o resto do dia. E como sabe os CTT nas encomendas têm horários a cumprir.
Mas há pessoas como o sr. Que acham que todos vivem num mundo encantado como o seu.
Hipócrita porquê?
Eu não vivo na cidade,eu vivo no campo, quem lhe disse que vivo na cidade ?
Claro estava, o motorista até lhe foi mostrar a autonomia e pedir uma tomada.
Enfim, depois os outros é que sao hipócritas.
Por aqui quando são 11 horas já entregaram tudo, nunca recebi encomendas da parte da tarde.
Esqueça, os CTT não e entendem nada do que fazem, só você é que entende de tudo, conhece alguém no mundo que saiba melhor sobre todas as atividades que você ?
Loooool, cada vez este homem está mais ridículo, estas coisas andam mesmo a afetá-lo.
O constante para-arranca é arrasadr para a já periclitante autonomia dos elektros.
A sério que o Mário está a dizer que os CTT também são hipócritas, ignorantes, falsos , incompetentes, e até burros ao ponto de meterem em risco a entrega de encomendas, e assim perderem clientes para outras transportadoras ?
E ainda assim eles continuam a investir na frota ?
Eu se fosse ao Mário criava um partido que se chamava “Bons Gestores”
Loool
https://www.ctt.pt/grupo-ctt/media/noticias/ctt-reforcam-frota-ecologica-com-mais-418-veiculos-toyota-totalmente-eletricos
Ah mas espere lá, então mas perder clientes para quem?
Se as outras transportadoras estão a fazer o mesmo :
https://www.dpd.com/pt/pt/dpd-investe-no-alargamento-da-sua-frota-100-el-trica-atrav-s-da-ford-pro-e-incorpora-80-e-transit/
https://www.dhl.com/pt-pt/home/imprensa/imprensa-arquivo/2023/dhl-express-renova-frota-operacional-com-veiculos-totalmente-eletricos.html
Acho que o Mário devia estar à frente destas empresas, elas não se sabem gerir.
Por acaso os CTT andam a trabalhar mal desde há uns tempos.
Se calhar foi por causa das carrinhas elektras, não vejo outra causa que possa explicar uma degradação tão grande na qualidade do serviço.
@Yamahia,enganou-se, o para arranca arrasa é com a autonomia dos a combustao, já que continuam a trabalhar mesmo parados e nas travagens só queimam energia.
Claro que foi, vindo de si não podia ser outra coisa.
Se o para-arranca fosse mau para os elétricos, achas que fazia sentido existirem híbridos?!
Aliás, eu troquei um gasóleo por elétrico precisamente por causa do para-arranca onde o elétrico é muito mais eficiente.
Por falar em híbridos, sempre achei estranho os híbridos estoirarem com uma bateria de 19.7 em 80 kms. E tu?
Nunca vi nenhuma rebentar nesses KMS, mas pronto.
Se tem uma bateria de 20kW e só dá para 80km significa um consumo de 25kWh/100km… Agora imagina o consumo em combustível de um carro que possua um consumo deste calibre.
E certamente não sãos os teus mágicos 2.5L/100km e andaria mais próximo dos 10L/100km. Aliás a minha 2.0 tdi gasta 14L/100km no para-arranca…
Não venhas com tretas.
@JL olha o meu carro a carregar na rua
https://www.facebook.com/share/qdSo6aKu1ZxvoSjn/
E lá por as empresas transportadoras estarem a transitar por elétricos, não significa que estejam a fazer uma boa opção
E porque essas mesmas empresas não têm camiões elétricos? Ah pois… Porque não podem parar de 400 m 400km para carregar.
@JL você sofre de dunning Krueger só pode. Você sabe tudo, já recomendei ao meu patrão falar consigo aqui no fórum porque você ia fazer poupar milhões.
Então a vender carros elétricos….
Você é que é o sabe tudo aqui do fórum, então de elétricos e anti petróleo, antigamente andava de burro, ou de burra.
Então além de bom gestor agora também é especialista em doenças ? Qual é a a sua especialidade ?
Pois estão a vender, por isso é que alguém está a comprar m.
Não, você é que sabe tudo, aparece sempre com cada história mirabolante
Ah andava ? Deve ser por isso de anti-electrico sabe quase tudo.
Precisamente por antigamente se andar de carro a combustão uma pessoa sabe quando alguém diz que gasta 3L/100km a 120km que está enganar…
Ng tem culpa q tenhas comprado um autocarro.
É a primeira vez que me dizem que o meu antigo Civic 1.4 a gasolina era um autocarro…
Isso é um híbrido.
Ah não ?
Então em compro um artigo, no ano a seguir reforço a compra e não estou a fazer uma boa opção ?
Deve ser o próximo investimento, já os há com 800 kms.
Portanto só é boa opção aquilo que o senhor acha que é.
Obviamente que não, mas nem 8 nem 80…. você tem uma teoria… petroleo = m*****
eletrico = DEUS, tudo o resto não interessa, mas quando pagar a alimentação muito mais cara por politicas da treta em querer eletrificar tudo e mais alguma coisa, nem que seja a sacrificar ainda mais as pessoas….
Porque somos todos verdinhos, mas desde que a poluição fique no quintal do vizinho… fique bem e continue com essa arrogância mirabolante…
Obviamente que sim, basta olhar para o carro.
Onde falei mal do petróleo ?
Não interessa porquê?
Você está cada vez mais ridículo.
Já parece uma criança mimada.
Mário, essa do Facebook é top.
Tb tenho uma de minha autoria um dia q passei em Camarate:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbE5rCQmNU9-P_WQMA
Looolooool
Ui, esse ali até pode matar 5 pessoas só de estar aí.
Andavam putos a brincar na rua pá. Mas “prontes” tassss bem. loolool
Então e depois ? Os putos não brincam em casa onde também há fios?
Cabos pendurados representar um risco de queda ou tropeções, tanto para os moradores quanto para pedestres. Além disso, a exposição prolongada às intempéries pode danificar os cabos e causar curtos-circuitos ou incêndios e mortes. E portanto está td bem
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcra1TRVdNoQvCgFlOqg
Vá lá pedir ordem à Câmara para pendurar o cabo e vai ver a corrida em osso q leva
Oh claro,.são os primeiros cabos a aparecer na rua.
Estes cabos são feitos para estarem na rua.
https://i0.wp.com/electrek.co/wp-content/uploads/sites/3/2023/04/chargearm-nl-ev-charger.jpg?w=1500&quality=82&strip=all&ssl=1
Resolvido… Qual é o próximo choro?
Boa Realista, agora vão dizer que é muito perigoso passar electricidade por cima da cabeça das pessoas.
Comparar instruções profissionais com extensões do Leroy
atiradas da janela ligadas a uma tomada sem qq segurança e sujeitas aos caprichos das intempéries. Boa Joe.
Até onde já chega a falta de senso que motiva tanta cegueira.
*instalações
Instalações profissionais:
https://d1mnxluw9mpf9w.cloudfront.net/media/3307/4×3/1200.jpg
… Qual é o próximo choro?
As extensões não funcionam a carregar carros, na ponta tem de ter sempre o evse, ou como alguns chamam de carregador.