Histórico! Donald Trump vai tornar o inglês no idioma oficial dos EUA
Numa decisão histórica, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) assinou uma ordem executiva para que o inglês seja a língua oficial do país. Embora este idioma seja amplamente utilizado, nomeadamente em todos os documentos históricos do Governo, o país não tinha uma língua oficial.
A ordem executiva assinada por Donald Trump, no sábado, revoga outra, emitida pelo antigo Presidente Bill Clinton, em 2000: Improving Access Services for Persons with Limited English Proficiency; em português, Melhorar os Serviços de Acesso para Pessoas com Conhecimento Limitado de Inglês.
A ordem de Bill Clinton exigia que as agências federais e os beneficiários de financiamento federal fornecessem assistência linguística a pessoas que não falassem inglês.
Considerando a nova ordem executiva, que torna o inglês a língua oficial dos EUA, o Presidente Donald Trump não "exige ou dirige" qualquer alteração aos serviços prestados por qualquer agência, pelo caberá a cada estrutura decidir se devem ser feitas quaisquer alterações.
Uma língua designada nacionalmente está no centro de uma sociedade unificada e coesa, e os Estados Unidos são fortalecidos por uma cidadania que pode trocar ideias livremente numa língua partilhada.
Escreveu Donald Trump na ordem executiva.
Anteriormente, em 2024, Donald Trump falou sobre designar o inglês como a língua oficial do país, enquanto criticava as políticas de imigração de Joe Biden.
Temos línguas a entrar no nosso país. Não temos um único professor em toda a nossa nação que possa falar essa língua. Estas são línguas - é a maior loucura - eles têm línguas de que ninguém neste país alguma vez ouviu falar. É uma coisa horrível.
Disse, enquanto falava antes da Conservative Political Action Conference, conforme recordado pela imprensa.
A nova ordem executiva procura "promover a unidade" e "fomentar uma cultura americana partilhada por todos os cidadãos, garantindo consistência nas operações do governo e criando um caminho para o envolvimento cívico.
isso nem é um país, nem língua tem
O reconhecimento do inglês como idioma oficial era uma prorrogativa dos estados – 32 dos 50 estados tinham-nos feito. Agora:
– A ordem de Bill Clinton, de 2000, para Melhorar os Serviços de Acesso para Pessoas com Conhecimento Limitado de Inglês – foi revogada
– Mas os diretores das agências federais não estão obrigados a acabar com esses serviços de acesso 😉
Trump substituiu todos os diretores das agências federais (execeto o presidente do FED, que não pode substituir), nem precisa de escrever o que quer que façam. Senão, acontece-lhes como a agência de noticias AP – que foi banida dos acontecimentos na Casa Branca por continuar a usar a designação Golfo do Mexico.
Por isso, os media dos EUA escrevem que a ordem de Trump institui o inglês como língua oficial – e proíbe qualquer comunicação oficial noutra língua.
Estreitar o nível de conhecimento das pessoas, seja em termos de informação, cultura, idiomas, etc, sempre foi uma forma de amordaçar bocas e fechar mentes. Já não bastar banirem livros, limitarem liberdades religiosas, terem um sistema educativo e social muito segregado, uma justiça absurdamente racial e étnica. A cada passo estreitam-se mais os horizontes. Nada disto é particularmente novo nos USA nem na visão do mundo segundo donald trump, mas não deixa de ser triste. Já são um dos países mais culturalmente isolados do mundo e não vai melhorar não…
Mas pronto… God Bless Murica
E acho muito bem, o que o Trump está a fazer, queres ser americano, prova-o!
Um Brasileiro não é americano?
lol
Não, não é Americano, é Brasileiro, que pertence ao Continente Sul Americano.
Os Americanos, são Americanos, dos Estados Unidos da América (do Norte), que pertencem ao Continente Norte Americano.
“Americanos” são os vários povos nativos desde o Canadá até à pontinha da Argentina. O resto, incluindo a família trumpas, são imigrantes. Agora “Murica” é outra coisa… cambada de ignorantes.
Isso é só uma transição, qualquer dia, o idioma oficial por lá será o russo.
Eu acho mal, porque os EUA é um Pais de varias etnias..
inglês,Espanhol, e as linguas dos Indios..o Francês talvez exista, mas é como as dos Indios, é relegado para segundo plano..
Eu acho que esta medida, pode dar guerra civil, olhem a Ucrânia??
Não temos já exemplo??
Eu Percebo que o Trump não quer os EUA, com uma linguag secundaria(Espanhol), para um primeiro plano…mas olhem o que aconteceu na Ucrânia??Isso alienou muita gente, e a desgraça está a vista.
Claro, que na Ucrânia , ha muitos outros factores igualmente explosivos, como cultura,religião,etc.
Os EUA não deveria fazer isso nas Regiões Mexicanas dos EUA, não me parece correcto.
Se formos pegar no “nascimento” dos USA modernos (após a chegada de Cristóvão Colombo, já nem vou aos Vikings), temos Irlandeses, Ingleses, Alemães, Nerlandeses, Espanhóis, Chineses, Franceses, Italianos, Gregos, Russos, Otomanos, várias etnias Africanas (incluindo ex escravos) e um sei lá de outras etnias. É de muito curtas vistas uma medida destas. Por isso mesmo, havia uma certa liberdade de cada estado fazer a sua gestão. Mas o problema não se vai ficar por aqui, acreditem. Hoje vai ser a língua oficial o inglês, amanhã proíbem o acesso a outros idiomas e o seu ensino nas escolas. Depois vão começar a proibir certos atos de certas religiões.
Isto é mesmo tirado da bíblia segundo vladimir, filho de um putin e da ex união soviética.
Vamos a seguir ter gulags, quintas comunitárias e falta de pão e ovos… espera, já não há ovos, mas basta cada americano ter uma galinha em casa e resolve-se (como dice a secretária da agricultura ou lá quem era…).
O lixo a ser varrido de vez.
Para qualquer coisa ser criticada tem que ter algum fundamento 🙂
E ser inglês e não americano como língua oficial…
Money talks, a lingua oficial da america é o money! os pobres que não falem inglês estão tramados.
Amanhã quando fores ao supermercado, pede para pagar com sonhos e boas vibes a ver se aceitam…
Não precisas de ir ao supermercado. Basta teres uma galinha em casa.
E a moeda oficial será DOGE.
depois da estória do golfo do méxico fico surpreendido como é que a língua oficial não passa a ser o “americano”…
Por cá, um imbecil do tamanho do mundo, tinha pena que não falávamos PTBrasileiro.