PplWare Mobile

Acidente fatal com Xiaomi SU7 traz receios sobre a tecnologia de condução autónoma

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. 36.71Hz says:

    Vou só apreciar a hipocrisia agora dos comentários ou falta deles 🙂

  2. Tobias says:

    Era interessante ver a percentagem de acidentes causados em modo autopilot vs condução manual 😀

  3. sirHamiltonCampeão2025 says:

    Aprendam a conduzir! Estas tecnologias são uma treta.

    • 36.71Hz says:

      O erro humano é o mais frequente, no dia em que tudo seja autónomo, os acidentes vão desaparecer praticamente.

      • Eu says:

        Gosto da tua sintonia.
        No dia que seja tudo autónomo? Quem, o carro?? Só se for, porque o humano, afinal será o menos autónomo.
        Eu apenas acho que quem não gosta de conduzir, tem dores nas costas, ou simplesmente não sabe, não pode proibir os outros de o fazer.
        Devem sim, andar de transportes públicos e têm o problema resolvido.

        • 36.71Hz says:

          como assim menos autonomo? um carro é para te levar do ponto A ao ponto B.
          Eu sou um petrolhead, de momento tenho um 208 gti com 280cv, e gosto de fazer as minhas serras e sentir a rotação, porém a idade é outra e já vejo as coisas de outra forma.

        • JL says:

          As pessoas não gostam de conduzir, gostam é de pilotar.

      • freakonaleash says:

        Aí é que está o busílis da questão da condução autónoma, esta só funcionará corretamente se todos os veículos na via publica forem autónomos e em comunicação permanente de dados de telemetria com os veículos na proximidade.

      • sirHamiltonCampeão2025 says:

        Realmente o Autopilot tem sido um sucesso…NOT! Tanto acidente devido aos erros do sistema/câmeras.

    • JL says:

      Porque o ser humano não aprende a conduzir é que se tomou outro rumo…

    • Realista says:

      O problema da condução autónoma começa com as pessoas que pensam que sabem conduzir…

  4. Ivo says:

    Nos últimos anos, tenho observado um aumento significativo no número de acidentes evitáveis relacionados ao uso do sistema de autopilot em veículos elétricos. Essa situação tem sido amplamente noticiada, levantando sérias preocupações sobre a segurança desses sistemas.
    Não confio no autopilot, pois parece que, apesar das promessas de segurança e eficiência, a realidade é que muitos motoristas ainda dependem excessivamente dessa tecnologia, o que pode levar a decisões perigosas. Por exemplo, houve casos em que o autopilot esteve ativo durante acidentes fatais, o que sugere que o sistema pode não ser tão confiável quanto se espera.
    Diante disso, acredito que devemos ser cautelosos e considerar a possibilidade de evitar o uso de sistemas de autopilot até que se prove que são realmente seguros e eficazes. A segurança nas estradas deve ser sempre a prioridade, e a confiança em tecnologias que ainda apresentam falhas pode ser um risco desnecessário.

    • Realista says:

      Isto acontece devido a um desvio das noticias e acontecia o mesmo com os incêndios em carros elétricos onde um evento raro causa mais impacto que um evento comum já que os veículos a combustão ardem todos os dias…

      • Marcos says:

        Ora nem mais o jornalismo, não os jornalistas porque esses tentam seguir a ética mas a sua imparcialidade está comprometida pelos ordenados, quem paga é que dá e manda seguir o guião. Tal como aqui só chega notícias do que se passa nos estados unidos, enquanto na Rússia e da China não sabemos nada do que se lá passa
        Um minuto de silêncio para quem acredita na imparcialidade da comunicação social

  5. Max says:

    “A Xiaomi detalhou que o sistema detetou um obstáculo na via e emitiu um aviso, devolvendo o controlo da direção ao condutor segundos antes da colisão.” Noutro lado diz-se que o acidente ocorreu de 1 a 3 segundos depois do condutor assumir a condução, o que foi insuficiente para impedir o carro de embater no muro da autoestrada em obras.
    Ou as obras na autoestrada estavam mal sinalizadas, ou um condutor em condições normais tinha evitado embater no muro.

  6. falcaobranco says:

    Eu já disse algumas vezes, independentemente da marca, este tipo de sistema não devia existir, devia ser completamente abolido.

    A pessoa tem que ter consciência que está a conduzir um carro e não o carro a conduzir a pessoa.

    • Luís+C::!" says:

      Podemos afirmar que são auxílios à condução!
      Com a devida diferença, a direção assistida o ABS, … são elementos que vieram minimizar os acidentes, estes “sistemas” são mais uns.

      Daqui a uns anos, olharemos para os carros com condutor, como quando conduzíamos os cavalos na sua “carroça”.

  7. sapaofendida says:

    Foi bug, será corrigido no próximo firmware. Mantenha o carro conectado à internet para fazer o update de firmware e não interrompa o processo. LOLOL

  8. Marcos says:

    Errar é humano, se a condução autónoma é feita por humanos tbm pode ter erros. Aqui o que está mal é ser a máquina a decidir qdo devolver a condução autónoma, tem de ser o condutor a ter a autonomia de ter a condução controlada por si e qdo e não ser a máquina a decidir. Se o condutor tivesse recebido a condução autónoma qdo precisou e não ter de esperar pela devolução da máquina, a velocidade de embate podia ter sido menor…..
    É importante a automatização mas mantendo sempre o princípio
    “Primeiro o homem, depois a máquina”
    A máquina é para auxiliar o homem e não o contrário

  9. Paulo says:

    Engraçado que com os outros carros elétricos não morreu ninguém.
    Contem quantas pessoas morreram com o secador? Pois. Quantos morreram com um Tesla no mesmo tempo de vida do Xiaomi?
    Podiam dar mais estatísticas, pois enquanto escrevi este texto morreram umas centenas com cancro nos pulmões e não ninguém lhes mete o cigarro na boca.
    Vamos todos morrer, é um facto, só não sabemos como.

  10. PorcoDoPunjab says:

    Quem quer conduzir de forma autónoma que vá de Táxi ou Uber.
    Assim pode ir fazendo outras coisas enquanto o carro vai a andar.
    Confiar nestas tecnologias é de uma burrice que se paga caro, como foi o caso.
    Isto já aconteceu tb com teslas.
    O mais ridículo é que as portas trancam e as pessoas não conseguem sair…

  11. AA.Gumane says:

    O sistema de condução autónoma da Xiaomi deve ser ‘descendente directo’ de Pilatos. Perante um caso bicudo, arranja uma solução simples: lavar as mãos, devolvendo o controlo da condução ao condutor.

  12. David Guerreiro says:

    Ah, e tal os Tesla são uma porcaria, o FSD é uma porcaria, os chineses é que fazem tudo bem, barato e do melhor que há. Vê-se…

  13. Marcos says:

    A nível de carros os europeus e japoneses são os melhores, e os estados unidos para além de nos comprarem carros, compram nos muitas coisas e os europeus vão lamber as botas aos chineses, depois dizem que a culpa é do Trump. Nós devíamos era de agradecer aos americanos porque nos compram e a pagar bem……

  14. yamahia says:

    É bom que os secretariados da UE ponham os olhos nestas ocorrências e metam a obrigatoriedade das ajudas à condução num sítio que eu cá sei.

  15. Andreas Noack says:

    Portem-se bem e não sejam insurgentes, porque no futuro o vosso carro irá ser o vosso homicida.

  16. PJA says:

    Estes sistemas deviam ser completamente banidos, até existir uma tecnologia completamente segura. Um ser humano cometer um erro é algo aceitável, uma máquina é completamente inaceitável. 
    Os seres humanos perante sistemas automatizados têm tendência a se relaxarem e perderem a concentração, isto acontece até com pilotos de aviões civis, e mesmo militares, e por isso recebem treino específico.
    O sistema ter passado o controle para o condutor 2 segundos antes do embate parece nos dizer que o sistema não se apercebeu do perigo.
    Outra situação e aqui atribuo a culpa à Xiaomi, este sistema está pode ser ativado a 116KM/h! Os responsáveis da Xiaomi não acham que esta é uma velocidade excessiva demais para um sistema que exige a intervenção a qualquer momento do condutor.

  17. Rui says:

    Os 2 grandes tabus dos carros elétricos:

    – Aceleração descontrolada
    – Combustão espontânea

    Os sistemas de piloto automático só deveriam funcionar se todos os carros fossem autónomos. Isso é que seria ‘inteligente’.

  18. a says:

    Sabem uma coisa não dá para fazer omoletes sem ovos, como não dá para conduzir sem mãos nem pés, depois dá-se nisto. Raça de macacos a pensar que voa.

  19. Marcos says:

    A máquina não é feita por Deus, o sistema automático não é feito por Deus, não podemos polarizar só a máquina ou só o homem, a máquina e o homem em conjunto é que melhoram a segurança, o homem não pode lavar as mãos e deixar tudo no autónomo e a máquina tbm não pode lavar as mãos no momento crítico e atirar a batata quente para o homem….
    A máquina não pode substituir o homem, têm de trabalhar em conjunto e enquanto não se convencerem disso pouco adianta discutir de quem é a culpa. Em conjunto podem melhorar a segurança e evoluir

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.