Estas 5 marcas chinesas estão a fazer um brilharete na Europa
Uma análise detalhada do desempenho do mercado automóvel europeu durante o primeiro semestre do ano mostra que, apesar de as matrículas terem diminuído, no geral, as marcas chinesas continuam a crescer, assim como as vendas de carros elétricos a bateria, que ultrapassaram, pela primeira vez, o milhão de unidades.
Dados da JATO Dynamics, publicados este mês, mostram que o mercado europeu de automóveis novos entrou em recessão, em junho, com as matrículas mensais a caírem 4,4% relativamente ao ano anterior, para 1.250.868 unidades.
A análise do 28 mercados europeus revelam que a queda nos registos foi mais acentuada nos seguintes países:
- Itália (-17%);
- Bélgica (-16%);
- Alemanha (-14%).
Entretanto, a França (-7%) e a Suíça (-6%) registaram, também, quedas notáveis, ainda que menos expressivas, e a Roménia testemunhou uma queda colossal (50%).
Segundo a JATO Dynamics, os resultados negativos de junho seguem meses de instabilidade no mercado europeu de automóveis novos, com os números de matrículas acumulados no ano a totalizarem 6.844.426 unidades: uma queda de 0,3% relativamente ao ano anterior, ou 17.728 unidades a menos do que no primeiro semestre de 2024.
Conforme explicado por Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, "os preços persistentemente elevados, as tensões geopolíticas e económicas com os parceiros comerciais da Europa e a realidade do mercado pós-pandemia estão por trás do declínio".
Com a contração do mercado de automóveis novos na Europa, a concorrência intensificou-se, em grande parte em detrimento das fabricantes europeias, japonesas, coreanas e americanas.
Por sua vez, a participação de mercado das marcas chinesas no primeiro semestre de 2025 quase dobrou em comparação com o período correspondente em 2024, atingindo um novo recorde de 5,1%.
O volume das marcas chinesas aumentou, segundo os dados, 91%. No acumulado do ano, estas marcas ficam um pouco atrás da Mercedes, com 5,2% de quota, e à frente da Ford, com 3,8%. Combinados, os nomes chineses superaram a Mercedes, em junho.
Na Europa, este brilharete está a ser impulsionado por cinco nomes: BYD, Jaecoo, Omoda, Leapmotor e Xpeng.
BYD está a fazer um caminho notável na Europa
A BYD, particularmente agressiva na sua estratégia de preços, registou 70.500 unidades no primeiro semestre de 2025, num aumento de 311% relativamente ao ano anterior.
Só em junho, a fabricante chinesa registou 15.565 unidades, entrando no top 25 das marcas mais vendidas e superando a Suzuki, a Mini e a Jeep.
A par disso, o BYD Seal U foi, juntamente com o Volkswagen Tiguan, o híbrido plug-in mais vendido, na Europa, em junho, e o terceiro no primeiro semestre.
Entretanto, a Xpeng ocupou o lugar de marca chinesa de automóveis de gama alta mais bem-sucedida, na Europa, até agora em 2025, com 8338 unidades registadas no primeiro semestre do ano.
Segundo a JATO Dynamics, o seu crescimento foi impulsionado pela forte procura pelo SUV G6, que representou 5615 desses registos.
A análise conduzida pela JATO Dynamics - Chinese car brands continue their ascent, outselling Mercedes in June and Ford in H1 - está disponível aqui.
























Portanto, nada que um gajo com a 4ª classe já não saiba.
Então mas onde anda o yamahia para dizer que os hibridos é que estavam a aumentar mais.
Quer dizer então que o Model Y continua a ser o carro mais vendido da Europa.
Desculpe?
Nem é preciso ir aos HEV (eles nem fala nisso), bastam os PHEV os patinhos feios da europa que crescera 40% enquanto os BEV apenas 15%..
O Model Y não foi o carro mais vendido na Europa. Foi apenas o 1º dos últimos (bev’s) LOL
Não é o que mostra o artigo.
Foi o carro mais vendido segundo a jacto dynamics, repare bem:
https://20190729.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hub/20190729/hubfs/Top%2025%20bestselling%20BEV%20models-4.jpg?width=1000&height=982&name=Top%2025%20bestselling%20BEV%20models-4.jpg
Além disso, os bev foram os que tiveram uma maior subida, veja melhor:
https://20190729.fs1.hubspotusercontent-na1.net/hub/20190729/hubfs/European%20car%20regs%20June%202025.jpg?width=800&height=660&name=European%20car%20regs%20June%202025.jpg
1 artigo mostra os carros registados. podemos concluir que Y manteve o mesmo registo, mas o id.7 aumentou, logo, não aumentou as vendas. O 2 artigo mostra que os suv tiveram maior aumento de novos registos, ao passo dos bev
Nem eu disse que tinha aumentado, aumentaram as vendas de todos, o model y até baixou no semestre.
Já tinha visto e o model y apenas foi o modelo mais vendido dos BEV.
Muito longe dos 10⁰s à geral.
Em relação aos PHEV mantenho q subiram bem mais. 40% contra 15% dos BEV.
E está vai ser a tendência uma vez q descolagem dos tradicionais 7%.
Já agora os PHEV sao tb os grandes impulsionadores das marcas Chinas. Nomeadamente no grupo Gelly ( único grupo chino q entrou no top 10) que só vendeu 37% de BEV.
Não, os phev subiram 24% e os bev 25%.
Isso foi no semestre.
No mês foi 40 contra 15 a favor dos PHEV (E, repito, esta vai ser a tendência daqui para a frente)
Os chinos já viram que não se safam com BEVs e passaram a apostar forte nos PHEV. Até EREVs já andam aí.
Inclusive já se fala que a BYD já está a desacelerar a fabrica na Hungria pelo menos no que ao sector BEV diz respeito)
Então mas espere lá, sendo phev e erev já não há problema se é chinês ? LOOOL
“Apenas 15%” 15% é crescimento positivo, quer dizer que se venderam mais. Nada mau para um produto mau que ninguem quer e que é um Flop. Qualquer negocio que tenha 15% de crecimento ao ano é considerado um crecimento sólido
Estão a ser impingidas pelos olhos a dentro, como tudo o resto. Comigo não contem. Comparei uma marca europeia e sem ligações aos chineses comunistas. Não dou dinheiro a quem nos trata pelas costas como “o inimigo” e se enche à nossa conta para um dia vir impor as suas regras diabólicas! Os chineses que aturem isso. Não nos tratem a todos como pacóvios!
A Ford deu uma valente coça nos chinos mas ninguém fala disso. Não convém.
A Ford está a cair num poço. Sim os resultados ainda são positivos mas continua a cair. Desde saída de mercados como a Índia à umas décadas, Brasil na última década e centenas de milhares de recalls nos EUA o cenário não é animador.
Mais me ajudas.
Caro Yamahia. aqui está a “valente coça” que está a descrever: https://www.revistacarros.pt/diretor-executivo-da-ford-conduz-um-xiaomi-su7-e-adora-o/
https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/por-que-o-ceo-da-ford-disse-estar-assustado-com-os-carros-chineses/
https://revistacarro.com.br/ceo-da-ford-elogia-carros-chineses-de-novo-muito-superiores/
Quer mais alguns links?
Falando nisso ainda ontem vi um Mustang Mach‑E
Quando os fabricantes europeus vendem carros descartáveis, do género dos pure tech, ninguém precisa de impingir nada a ninguém.
Então qual é o seu chinês ?