PplWare Mobile

Em que países da Europa é mais fácil carregar um carro elétrico?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rui says:

    Portugal tem 5 bombas de gasolina por 100Km. No máximo poderá ter 5 postos de carregamento/100km. É incomparável.

  2. Andre says:

    Portugal não será certamente…

    Tive a péssima experiência de no sábado passado fazer uma viagem Porto – Algarve num Tesla model Y, que me adicionou 3h20 á viagem devido aos carregamentos, com filas de espera imensas (num dos carregadores tive 1h20 para conseguir carregar ) e desvios completamente ridiculos.

    Agradeço o facto de poder ter tido esta experiência, porque se restavam dúvidas acerca de aquisição de EV em PT, pelo menos para o meu caso em particular, estão eliminadas. Não faz qualquer sentido .. ficarei pelo PHEV nos próximos anos.

    • B@rão Vermelho says:

      Vão já alguns dizer que não sabes o que dizes, e que vais almoçar a casa todos os dias e necessitas de fazer 1000km, mas ainda não perceberam que temos necessidades diferentes uns dos outros.
      E isto m Portugal que somos um país pequeno, imagina isto por exemplo em Espanha.
      A verdade é que chegas-te ao Algarve, mas demoraste muito mais tempo, se para uns tempo não é problema para outros é.

    • JL says:

      Porque não parou nos SUC ?

      • Zé Fonseca A. says:

        devias ajudar o pessoal com um roteiro de como ir para o Algarve de EV no verão em troca de quinzenas..
        a seguir devias promover um curso no técnico, eu conheço alguns profs, consigo apoio

        • JL says:

          Não sabem usar o GPS do carro ? Estranho no mínimo.

        • Vida says:

          Eu uso a aplicação e nunca fiquei á espera para carregar, como o meu zoe faz pouco mais de duzentos kms, tenho já a viagem na aplicação para saber onde posso parar desde Alcácer do sal até Messines, existem e números carregadores, atenção, eu não faço a autoestrada toda…

          • Zé Fonseca A. says:

            “atenção, eu não faço a autoestrada toda”

            serão estes os clientes de EVs que temos em PT?
            JL tens uma amostragem?

          • B@rão Vermelho says:

            Ou seja o teu roteiro de ferias não é, castelos, palácios, praias, cascatas, mas sim posto de carregamento 🙂 🙂 🙂

            PS Estou a brincar, mas é necessário muita paciência e loucura para se fazer ferias de VE esse é o meu receio em relação aos VE, como sou ferreta a comprar carro quando comprar o VE provavelmente a autonomia também não vai ser das melhor, a minha sorte é que não faço ferias em Portugal logo a utilização do mesmo será em volta da residência e um carro a diesel como backup.

          • JL says:

            Mas as pessoas precisam de fazer a ae toda e voltar para trás ?

          • Zé Fonseca A. says:

            não sei JL, eu ainda sou do tempo que os GPS tinham uma opção “favor motorways”.. devo ser muito antigo e palerma em achar que é melhor viajar em AE

          • JL says:

            Mas ele disse que não fazia devido a isso ?

      • Andre says:

        A viagem foi feita utilizando as indicações do carro, parando nos carregadores indicados pelo mesmo. Indicações e carregadores tais que me aumentaram 3h20 considerando as filas de espera.

        Não estou a dizer que uma solução é mais válida do que outra, estou apenas a constatar que no meu caso ( único talvez, mas dúvido considerando os restantes carros ), não é sequer uma opção considerar que numa viagem deste genero o tempo poderá aumentar de forma tão drástica devido a simples “abastecimentos/carregamentos”

        • JL says:

          E o carro não indicou para carregar nos SUC ?

          • Yamahia says:

            Provavelmente o carro mandou carregar no SUC de Alcácer. O tempo de espera era sempre de 1:30H para cima. Mais o tempo de carregamento, mais ter que partilhar. Só aqui vão-se 2:30H, agora adicionalmente o ter q sair e voltar à AE. É só patético.

          • Andre says:

            Yeap.. Fátima e Alcácer. O problema foi mesmo o tempo lá de espera

          • JL says:

            Errado, não tem estado ocupado nos últimos dias, mas já estou a ver que aqueles que não usam é que sabem.

            Oh, sim 2 minutos para sair da ae.

          • Zé Fonseca A. says:

            lamento pela tua experiencia Andre.. 3h de viagem a mais é perder 1 dia de férias, lamentável que os evangélicos dos EVs apregoem mentiras que levam pessoas ao engano.
            EV é e será por muito tempo algo para casa trabalho e trabalho casa, com carregador em casa e no trabalho

          • JL says:

            Mas Alcácer e Fátima não tiveram fila nestes últimos dias, já que houve instalação de postos novos.

          • JL says:

            @Zé Fonseca A portanto os evangélicos dos ice são sempre assim, acreditam em tudo desde que lhes convenha, com que objetivo, ainda estou por descobrir.

          • yamahia says:

            Não seja mentiroso. Houve imensa fila sobretudo na entrada do fds grande que por acaso coincidiu com a passagem da quinzena. Por isso vim-me embora no sábado à noite
            Se viesse ontem era outro caldinho parecido ou pior!
            Não é por nada, mas os elektros nestes dias provocam congestionamentos que só isto. Imaginam que o que ai à frente deles vai ocupar o SUC que já está cheio e com esperas grandes, então na fossanguice ultrapassam-se uns aos outros Mas ultrapassam-se muito devagar que é para não gastarem muita bateria. Só visto..

          • JL says:

            Mas houve fila onde ?

            Em que dia e a que horas ? mande foto, porque tenho aqui vários print sem filas.

            Provocam como se você não foi lá ? Explique lá como se eu fosse muito burro.

            Muito devagar ? então quer dizer que você vai à velocidade deles ? (bem, isso já sabemos pelos videos que coloca aqui).

            Agora a culpa do transito do algarve, também passou para os eléctricos, o raio dos eléctricos são culpados de tudo. LOOOOOOOOOL

            Só visto que você não viu nada.

        • Yamahia says:

          Não és o único. A Internet está repleta de queixas apesar dos SUC’s novos montados à revelia da lei.
          O @JL é apenas um sonhador que não sai de casa e portanto não conhece as dificuldades no terreno.

        • Vida says:

          Não tenho a certeza mas em Alcácer do sal, existem muitos carregadores da Tesla

      • ArkhamCity says:

        SUC tão sempre ocupados.

        Acabou o sonho molhado da malta elétrica. XD

      • Antonio Vasco says:

        Pois…era mais caro… Ou está a mentir

    • Silvio says:

      Não acredito em nada do que escreves, já com a abertura dos novos postos da Tesla com os mais recentes carregadores é sempre aviar e agora aberto a outras marcas. Eu com o meu WW ID 7 carreguei em Fátima nos postos da Tesla, sem filas, fiz a viagem de Braga a Mil Fontes sem problema.

    • Jg says:

      Porquê phev? Tem prioridade nos carregamentos? 🙂 Fica mais barato um a combustão e as autonomia são ridículas e com consumos reais menos otimizados e mais altos. Tendencialmente vão desaparecer. Quanto aos problemas a carregar até ao Algarve é falta de experiência e sabedoria em organizar os carregamentos, devia saber que todos os totós carregam antes de chegar ao Algarve.

      • Andre says:

        Olá Jg.
        Começando pelo final do seu comentário “Devia saber que todos os totós carregam antes de chegar ao Algarve”, respondendo não no mesmo vocabulário, indico apenas que sai do porto com bateria carregada, e que fiz as paragens recomendadas pela aplicação Tesla. Não é necessário um PhD para conduzir nem muito menos para carregar um EV.

        Neste caso em particular ( viagem Porto – Algarve – Porto, em periodo de férias ), mostra-se uma solução não viável para mim, considerando o tempo que acrescentou á viagem. Mas agradeço tal experiência por me mostrar uma realidade que nem sempre é fácil entender noutro tipo de comentários (nomeadamente o seu ).

        Quando ao phev, não utilizo postos de carregamentos electricos para nada, sendo que apenas o carrego em casa e no trabalho. Tal, permite-me uma autonomia 100% electrica durante grande parte das minhas deslocações profissionais ( menos de 65km diários ), com a total disponibilidade do motor a combustão para os restantes periodos (fins de semana e férias).

        Espero que o comentário tenha respondido ás suas questões, mesmo que possam ser existenciais.

  3. B@rão Vermelho says:

    Ainda este fim de semana fiz mais de 1000km e só atestei porque encontrei gasóleo aditivado a 1.40€, mas conseguia fazer em viagem mais ou menos 1200km apenas com deposito.
    Em relação ao assunto alguns condutores de VE na AE, nas subidas mais inclinadas não sei se por ir fazer muitos km circulavam mais a direita da faixa e a velocidade mais reduzida, e eu reparo porque a minha velocidade me viagem é entre os 100 e os 110 kmh e nas subidas tive de ultrapassar uns poucos e por isso reparei, é um facto que também não se vê muitos VE em AE.
    Montes de carros avariados a combustão, uns com uma idade respeitada e alguns muito recentes, VE só vi um “avariado” um BMW I3 por avaria da bateria de 12 vts.

  4. Sérgio V. says:

    Eu só não percebo porque vão de férias para o Algarve. Fica mais barato o sul de Espanha. Pelo menos sempre me ficou mais barato. Algarve só lá fui 1x e nunca mais.

  5. Sergio J says:

    Andei uma semana com um elétrico por toda a Baviera. É um facto que eles têm uma rede de abastecimento, mas também tinha uma tonelada de apps diferente. Muitos operadores com diferentes forma de pagamento. Era um verdadeiro pesadelo. Mas pelo menos nunca fiquei apeado

  6. Nuno says:

    Alguns cabeçudos ainda insistem em sustentar que ter um EV é viável. faço alguns km mensais em AE com o meu carro mais novo que tem 25 aninhos, rolo sempre a uma velocidade entre os 120km/h-150km/h, nunca mais que isso, e acreditam que nao me recordo de ver um Tesla a passar por mim? eu passo por muitos, parece que vao eles a pisar ovos, que ESTRANHO, nao?? de tao bons que sao e carotes!!!!

    • JL says:

      E alguns cabeçudos ainda insistem que ter um a gasóleo que poucos KMS fazem é viável.

      Eu também nunca vi nenhum carro com 25 anos a passar pelo Tesla. Estranho.

      Mas se andam tão depressa, porque não se veem nas ae ?

      • Nuno says:

        Pode explicar? certamente Porto-Algarve, o seu Tesla nao chegava la primeiro que eu! ou seja o seu nunca iria passar por mim, se quiser experimentar e num dia bem quentinho, pode ser? nao venha defender o que nao tem defesa, por favor, OK? a maiora dos Tesla em AE andam a pisar ovos, tantos e tantos vejo assim, será que vejo mal?? ou estou a perseguir os Teslas?? No futuro nao sei como será, mas ao dia de hoje um EV é deitar dinheiro para o LIXO para a grande maiora das pessoas.

      • JL says:

        Eu não preciso de ir do Porto, já que não sou de lá. Sendo assim chego lá mais depressa.

        Então mas agora já é a maioria ?

        Se calhar vê mal sim, sabe o que é um Tesla ?

        Sim, deve ser com o Yamahia, andam a persegui-los, alegando que andam devagar, mas depois vão atrás deles, também não entendo essa.

        Tem por aqui o relato de uma viagem que fiz de casa até ao Algarve e pela nacional onde fiz médias mais altas que aquele que anda sempre aqui a dizer que faz médias altas. Porque fui pela nacional, simples, porque é mais divertido e o dinheiro da portagem dá para 2 jantares.

        Se fosse deitar dinheiro ao lixo não aumentavam as vendas, nem as empresas compravam, ou será que eles estão enganados e você está certo ?

        • Nuno says:

          Ahh então o problema esta no preço das portagens LOOOL, mas voce quanto deu pelo TESLA??? e agora esta com problema com o preço das portagens que dão para 2 jantares??? isto é de rebolar a rir o que as pessoas falam para defenderem um EV. Meu caro se as vendas aumentam, retire la os incentivos e depois vemos… Meta uma coisa na sua cabeça, se fosse assim tão bom, nao era preciso haverem tantos e tantos incentivos, em tantos paises para os comprarem!!!!! No futuro, ninguem sabe como será, mas ao dia de hoje, tem mais contras que prós!

          • JL says:

            Eu disse que havia problema nas portagens ? Onde ?

            Disse que dessa vez preferi ir pela nacional, estava com tempo.

            Que interessa quanto dei ? Quer mesmo comprar um carro como este com um de 25 anos ? Então porque não compara com uma scooter ? Também não é diferente no seu sentido e poupava muito dinheiro de gasóleo.

            Eu defendi o EV onde ? Você é que está a tentar defender um a gasóleo num artigo de eléctricos.

            Na Alemanha retiraram os incentivos, e continuam a aumentar.

            Por cá ainda não retiraram os incentivos dos diesel, quer falar sobre isso ?

            Então se os diesel fossem tão bons não tinham necessitado de tantos incentivos para se venderam, basta ver que os incentivos conforme têm acabado, as vendas estão abaixo de todos os outros, só ganham aos GPL, que curiosamente também estão com incentivos.

            Pois não se sabe, mas ninguém compra a pensar no futuro a longo prazo, mas sim a pequeno/médio prazo.

            Sim, os diesel têm mais contras que prós, basta comparar com os a gasolina.

          • Yamahia says:

            Ainda assim parou em Alcácer ahahahsha
            (Mas veio pela AE para fazer média de 90 kmh como todos os outros tesla looolooolool)

          • JL says:

            Não, não parei, aquilo que deixei é da viagem completa, quando vim para cima é que parei, eu expliquei tudo isso.

            Não, fui pela nacional e fiz uma média de velocidade maior que a sua, 95 kmh, ao contrário da sua de 87.

            Mas continuo à espera da média de 150 que tanto falava.

          • Nuno says:

            Caro JL, ou voce é muito novinho, ou pensa que carros com AC foram inventados agora? não é questão de chegar primeiro, nao entende? mas sim a questao que um EV nao é viavel para fazer grandes viagens PONTO, nem aqui e muito menos em paises grandes!!! O carro mais velho que tenho na minha garagem tem 30 anos e tem AC e ja conta com 535 mil km. Onde o EV é mais util é na cidade, mas na cidade, apenas uma pequena percentagem das pessoas o consegue carregar em casa, o preço que custam, nao acha serem demasiado CAROS para serem apenas viavel para andar em cidade? Pense la um bocadinho?? Nas cidades europeias sabe quando irá ter carregadores de 1MW? para carregar rapido o carro? NUNCA!!!! veja so que infraestrutura é preciso para haverem carregadores de 1MW dentro da cidade, é completamente inviável, aos dias de hoje.

          • JL says:

            Não foi inventado agora, mas há 25 anos só carros de muita alta gama os traziam, portanto não venha com a conversa de “quanto gastou no seu”.

            Exato, tenho ali um com 28 que não tem ac.

            A sério que tem um carro com 30 anos e com 535 mil kms ? e vem gabar-se que não compensa carros novos ? pois, a fazer tão poucos kms devia era realmente fazer contas para entender se compensa.

            EV é util em todo o lado, como já disse várias vezes, posso perder um pouco mais de tempo em grandes viagens que todos fazem pouco, mas perco menos tempo em viagens que todos fazem muito, portanto ainda saio a ganhar.

            Que percentagem é essa ? é que segundo as estatísticas são 95% dos que os têm, mas agora a sério, tem esses carros com essa idade na rua ?

            Eu penso muito até, dai ter mudado há muito tempo, porque compensa mais.

            Já existem vários pontos do pais com carregadores a somar mais de 1MW, acabaram de inaugurar 1 em Fátima com 3.2 MW.

            Mas não vão ter porque não lhe convém ou não quer ?

            Mas a infraestrutura já existe, não viu o artigo há uns dias que basta aumentar 3 a 13% da infraestrutura para dar para todos os veículos serem eléctricos.

            O mundo é como é, não apenas como você gostava que fosse.

            Afinal já foi quantas vezes ao Algarves este ano ? eu já lhe perdi a conta.

          • Yamahia says:

            @JL Não pode ter feito, desculpe lá. Ou então fartou-se de receber cartas de boas-vindas uns meses depois. É que teve tanto azar que foi logo dizer que o fez depois de eles instalarem os radares de velocidade média na Serra que ainda era dos poucos sítios onde se podia dar gás sem medos. Desde aí que já não dá. Lamento. Um limita a 70 durante bastantes kms e o outro limita a 90.
            Não insista e seja sincero de uma vez por todas, já falámos sobre isso.

            Entretanto estive a ver e pela Vasco ainda lhe dá menos kms em AE. Só lhe dá 227 kms até ao acesso das portagens. (A partir daí já não podemos considerar AE, temos q considerar urbano_tem que abrandar bastante nas portagens e a ponte está toda minada).

          • JL says:

            Tanto pode ter sido feito que fiz, não recebi carta nenhuma.

            Mas eu cumpri os limites dessa zona, não cumpri foi o limite da estrada fora dessas zonas, estamos a falar de um eléctrico, onde o aumento de velocidade é um ápice, logo faz médias de velocidade mais altas.

            Mas eu estou a ser sincero, não há como mentir com aquela imagem.

            Não, eu meti desde o acesso de Loures na A8, e passando pela Vasco da gama dá 256 a 260 KMS, batendo certo com a seu relato.

            https://maps.app.goo.gl/9yUC143EdmBASPtL8

          • Yamahia says:

            LOL,
            Qual foi a parte de que esse era o único sítio onde se podia acelerar e que no momento do seu relato já não se podia? looolooolool
            Vá não custa nada. Vc veio pela AE e se fez 95 já fez melhor que a maioria. É raro vê-los com média superior a 90 looolooolool

          • Yamahia says:

            Por acaso já aqui deixei um video de um Skoda 1.6 de 115 cv a dar cada aviadela a elektros com entre 200 e 495 cv que não é brinquedo:
            https://1drv.ms/v/c/dcb6174b5a250bfc/EfwLJVpLF7YggNwjXAsAAAABhXBZTTQ6Ae6pnO7NeY6bxQ
            Agora vou procurar um com 25 anos looolooolool

          • JL says:

            Eu tenho via verde, posso lhe mandar os extratos dessa altura, aliás, acho que até já enviei.

            Quanto quer apostar que não passei pela ae ?

            Não se podia acelerar ? Então nos radares é para acelerar ?

            Eu sinceramente nunca entendi esse vídeo ? Mas isso prova o quê? Cheio de pausas a passar por alguns ? Sinceramente não entendo como você usa isso como argumento, só pode ser a brincar.

          • Yamahia says:

            Pode mandar o q quiser, simplesmente a partir do momento em q instalaram os últimos radares é impossível fazer mais de 80 de média sem levar com um ou vários bilhetes.

          • JL says:

            Mas é impossível porquê? Basta que fora dessas zonas ande mais.

          • JL says:

            Aqui tem, foi no dia 21 Setembro se 2024, a única passagem nesse dia foi do carregado para Vila Franca de Xira que são meia dúzia de KMS para evitar aquela parte de Carregado-Vila Franca pela N10 e entrar na ponte de Vila Franca.

            https://ibb.co/2YYtvdq9

        • Nuno says:

          Estou à vontade para falar, porque em casa tenho tanto gasolina como gasoleo, com uns bons anos e como lhe falei, em AE nunca vi até aos dias de hoje, um EV passar por mim e parece que o barrete lhe serviu para vir logo espernear. Eu com um carro com 25 anos faço Porto-Algarve, Porto-Madrid e quero ver se existe um EV que chegue ao destino primeiro que eu! atençao sem nunca baixar dos 120 para baixo e nunca passar os 150 para cima e AC ligado porque faz CALOR! Este meu carro tem 25 anos, porque se for um com a mesma idade do seu EV com estas caracteristicas, dava-lhe meia hora de avanço, que mesmo assim chegaria primeiro ao destino. Eu tinha vergonha de ter um carro novo ou com poucos anos, EV, custando uma pipa de massa e depois em AE levar um baile tal! Mas isso sou eu, cada um tem o que gostar, o que quiser e o que achar que é o melhor para as suas necessidades, pelo valor que quiser gastar. Agora o que me faz ficar louco é virem defender EVs relativamente ao que ja existe ha decadas como sendo a ultima batata do pacote.

          • JL says:

            É a sua palavra contra a minha, nunca vi um carro com 25 anos a passar por mim, portanto o barrete veio de si.

            Mas o que interessa se chega primeiro ou não ? é como as crianças que têm de ficar sempre na frente ? É que só nessa distância é que consegue levar vantagem, coisa que eu duvido que você faça com um carro com 25 anos, dai eu ter dito que nunca vi nenhum.

            Carro com 25 anos e AC ligado ? a maioria deles nem tem, e quando tem está avariado, é o que mais se vê são eles de janela aberta.

            Dava o mesmo tempo de avanço, não fazem melhor. Eu tinha vergonha era de vir comparar falar de carros com essa idade para um artigo de eléctricos que fala em carga, mas pronto, já sabemos o que casa gasta.

            Mas quem veio defender o que quer que seja ? você é que veio defender o seu diesel, mais ninguém.

        • Nuno says:

          Um carregador 3.2MW em Fátima??? consegue comprovar esse disparate? tem ideia do que é ter um carregador de 1MW dentro de uma cidade?? agora fala-me que em Fatima existe um com 3.2 MW??? a cidade de fátima pode ser dos milagres, mas acho que isso já é DEMAIS!!! Continua a falar do que nao sabe, aqui em casa tenho carros com uns bons anos SIM mas todos de gama alta, por isso todos tem AC e muitas coisas mais que muito carro de hoje não tem!!! Mas se realmente quiser passar vergonha vamos fazer uma viagem Porto-Faro e depois vimos como ficamos, é simples. Um dos carros que tenho cá em casa leva 90 litros de gasoleo, ja estarei a vir para o Porto ainda voce nao chegou a Faro, nao diga disparates por favor!!! Para a sua realidade o seu EV pode fazer todo o sentido, nunca discutirei isso, mas para a generalidade das pessoas nao faz sentido nenhum, ZERO, embora algumas ainda possam pensar que SIM.

          • JL says:

            Não é carregador, é conjunto de carregadores, o que quer dizer que potência instalada para pelo menos 3 existe, e só naquele local…

            Consigo, é só lá ir e ver, e o que não faltam são dezenas de locais com a mesma potência, esse foi o seu ponto, quando ao carregador em si, só faz sentido haver e instalar no fim de haver carros que suportem, para já o máximo em Portugal é de 400MW.

            Tanto sei, que estive lá na segunda feira.

            Sim, coisas que muitos já não têm porque não faziam sentido, o que fazia manteve se.

            Portanto não me venha com a história do “quanto gastou” sendo que tem um de alta gama.

            Mas eu disse que fazia a viagem mais depressa que você do Porto a Faro onde ? Não me lembro de ter escrito isso ? O que disse foi que de onde moro a Faro faço a viagem mais rápida que você do Porto, e mesmo que morasse mais acima, pouco me interessa o tempo de uma viagem que faço muito menos, já que na grande parte do ano faço as viagens e perco menos tempo que você.

            Então se faz sentido porque havia eu de trocar de veículo ? Não faz para si não compre, agora não venha defender a sua realidade num tópico que nem tem nada a ver com aquilo que defende, isso é apenas ridículo.

            O que é a generalidade das pessoas ? Fala pelos outros também ? Ou impos-lhe as suas vontades ? Já me viu alguma vez a dizer que estes dão para todos ? Ou viu me a dizer que para a generalidade das pessoas dá? Que eu saiba ainda vivemos em liberdade de escolha.

            Cada um pensa como quer e escolhe o que quer, não é você que lhes vai convencer do contrário, ainda mais quando usa argumentos que só se aplicam a si.

        • Nuno says:

          Caro JL, quando falamos de carregadores de 1MW é para carregarem um EV mais rapido, o que interessa que a soma de cerregadores de uma zona dê um total de 3.2MW? vale nada isso, o tempo de carregamento irá ser o mesmo, isso apenas espelha que existe maior numero de carregadores, mas todos lentos na mesma. ter um de 1MW ou ter 10 de 100KW, sao a mesma potencia, mas de resultados bem diferentes! Tenho varios carros de alta gama SIM, mas tem todos 20 anos para cima, nao me custaram uma pipa de massa! todos juntos nao comprariam um Tesla 3 Base novo!!! E sim para a generalidade das pessoas nao conseguem carregar em casa, quem viva em cidades! Lisboa, capital do pais, que percentagem de pessoas consegue carregar em casa? certamente que uma percentagem bem reduzida. Para a sua realidade pode ser o ideal, para a maiora das pessoas nao é, embora algumas pensem que é! E até lhe digo mais, quem tera coragem de comprar um EV com 160 mil km ou mais de 8 anos? desejo sempre boa sorte! olhe um Mercedes com 8 anos e 160 mil km é quase um carro NOVO!

          • JL says:

            Nas cidades não precisa de carregar rapidamente, mas sim em estrada ou autoestrada.

            O que interessa, refuta aquilo que disse que não há infraestrutura.

            O tempo de carregamento vai ser o mesmo num carregador de 250mw ou 1 mw se liga lá o mesmo carro, está limitado pelo carro e não pelo carregador. No entanto já existem em Portugal muitos de 350mw e alguns de 400mw capazes de carregar entre 10 a 20 minutos os carros que já os suportam.

            Tiveram de custar, afinal carros de alta gama custam uma pipa de massa.

            Então como quer comprar carros em segunda mão se ninguém os comprar novos ? Gostava de saber como faz isso ?

            Mostre um estudo que diga que a generalidade não consegue carregar em casa.

            Segundo o ine e desde que façam algumas alterações na instalação são cerca de 57%, portanto a maioria.

            Embora algumas pensem, portanto você pensa melhor que elas. Loool

            Eu comprei, vários até, só comprei um que trazia 92 mil KMS, mas até nisso são melhores que os a combustão, bem mais seguro, porque até o carro diz o estado da bateria, ao contrário dos a combustão que não dizem o estado do motor, da caixa e outros componentes vitais.

            Eu também desejo boa sorte a quem compra um a combustão com alguma idade, pois alguns são autenticas bombas relógio.

          • Yamahia says:

            O meu Windows Phone, ao fim de anos tb dizia que a bateria estava óptima. Simplesmente não estava loool
            Comprei uma na Amazon de um fabricante alemão e até tinha uns mHa a mais para evitar as cópias chinesas que proliferavam, mas tb já foi à vida.
            A este propósito, estou-me a lembrar do outro que o carro tinha 3% que deviam chegar para 50kms mas nem para 10m, pum, parou e deixou desgraçado agarrado. (ModelX)

          • JL says:

            O seu Windows phone não é um carro, não tem bms como os dos carros.

            Esse model x provavelmente levou um reset no bms o que resetou os valores acumulados, e só voltam a estar certos ao fim de 4 ou 5 cargas.

  7. JL says:

    Mais uma expansão da Tesla, Mealhada conta com mais 20 stalls, totalizando 40, passa a ser o maior hub de carga da península Ibérica.

    • Nuno says:

      E continuam as tretices, mas voce acredita que realmente 57% das pessoas de Lisboa conseguem carregar um electrico em casa? Nunca na vida o INE ou algum estudo encomendado iria dizer o contrario, ou seja, a verdade! Mas voce conhece Lisboa? mas alguma vez 57% das pessoas podem carregar um carro em casa, Lisboa cidade, nao falo em arredores! Um EV com 150 mil km e um Mercedes com 150 mil km, mas alguma vez sao a mesma coisa??? Nos dias de hoje, uma bateria NUNCA dura mais que um motor a combustão, voce acredita em tudo o que o “vendedor” lhe conta, tudo… come tudo com batatas. Se o INE disser que 70% das pessoas que vivem em Lisboa conseguem carregar o carro em casa, voce acredita tambem, so pode acreditar quem nao conhecer Lisboa. Venha até Lisboa e veja onde as pessoas moram.

      • JL says:

        Tem de começar a ler o que eu escrevo, eu disse que 57% das pessoas tem possibilidade para o fazer, basta fazerem as alterações caso necessário.

        Nunca na vida porque você não quer ?`

        O censos é um estudo encomendado ? enfim.

        Claro que não são a mesma coisa, o ev é muito melhor.

        Se nunca dura mais porque dizem que dura ? é o que não faltam são dados sobre isso, mas agora a sério qual teve e não durou ?

        Eu acredito porque uso.

        Você é que come tudo com batatas, e já agora não sou vendedor de nada, sou de TI.

        Mas eles não disseram nada disso, você é que está a inventar.

        Para quê ir até Lisboa, eu trabalho em Lisboa, já foi alguma vez a Lisboa, já que diz que é do Porto.

      • Yamahia says:

        O @JL confunde lugares de estacionamento com garagem. Inclusive desconhece que há lugares de estacionamento na rua. É uma luta antiga.

        • JL says:

          Se eles os juntam, é porque são a mesma coisa, são lugares de estacionamento dentro de um garagem de condomínio.

          A luta é apenas sua na negação, aliás, como é em quase tudo o que seja eléctrico, basta ver o.argumento em cima de um diesel que consegue ir alguns segundos a 200.

          • Yamahia says:

            Se perguntar a um residente da Av Elias Garcia se tem lugar de estacionamento, ele vai dizer q tem apesar de não ter garagem nem qualquer lugar de parqueamento.
            Um dia tive q ir tratar de um assunto ali na zona e descobri isso e ia sendo da pior maneira:
            -Depois de andar a pé para trás e para a frente à procura da máquina dos tickets estando quase…quase para desistir e borrifar-me no assunto, finalmente encontrei e perguntei numa pequena loja onde era a máquina e lá fiquei a saber q ali era SÓ para residentes. (epá essa para mim é nova, pensei. Sabia que residentes tinham privilégios, nomeadamente não pagar mas agora o estacionamento no espaço público tb passou a ser deles. Boa!!!! looolooolool)
            Saí do lugar e fui para o 1⁰ subterrâneo q me apareceu a pagar o bom e o belo. No caminho pude observar como andavam 2 ou 3 carros da BT a patrulhar o estacionamento. Chiça, do q me livrei, pensei. Olha se tivesse um elektro e pagasse a tal subscrição anual de estacionamento à EMEL? Confiante teria ido à vida e qd chegasse ou tinha o carro bloqueado (100€) ou pior, já tinha sido rebocado (200 ou 300€).
            É por estas e por outras que adoro Lisboa (NOT, já lá vai o tempo)

          • JL says:

            O que conta é se a habitação tem ou não lugar de estacionamento próprio, e não se tem na rua.

            Lugares da EMEL não são lugares de privados. Bela história.

        • Nuno says:

          Mas o JL acha que em Lisboa, mais de 50% tem chances de carregar um electrico em casa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.