PplWare Mobile

Em que país da Europa é mais caro carregar um carro elétrico?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. rui says:

    os 26 centimos é curioso, pois é caro demais para ser em casa, mas barato de mais para ser na rua, logo fica na duvida do que raio este artigo fala…

    • mamba says:

      É uma média… Depende e varia consoante os contratos de eletricidade que cada um tem em casa

    • Max says:

      De carregamento exclusivamente em casa. É o que diz a fonte (Switcher).

      • rui says:

        então não sei o que a malta anda a fazer, pois se temos um preço médio em casa de 26 centimos há ai malta a pagar demasiado pela energia…
        Eu ficaria surpreso se o preço médio em casa for superior a 16/17 centimos já com IVA…

    • Yamahia says:

      Isso és tu que como outros atribuem as gorduras ao frigorífico. Só andam enganados porque querem e ainda falta ali as perdas no carregamento que podem chegar aos 30%.
      Portal 26+30%= 34 cents o kWh.
      Isto a carregar em casa. Lol.

      • JL says:

        Se podem chegar, porque usa sempre esse número ? Primeiro tem de saber qual o carro, porque só existe um nessa condição e se carregar em monofásico.

    • Alpoim Calvão says:

      Basta ver os preços na eletricidade noutros países europeus, e irás reparar que 26 cêntimos é um preço normal. Exemplo ali ao lado, nos países baixos 27-30 cêntimos.

  2. Pedro P. says:

    Não retrata na verdade o que se passa na maioria dos casos esse estudo ..
    Na grande maioria, os carros são carregados durante a noite utilizando tarifas bi-horárias.

    Sendo que, na grande parte dos paises mencionados, o preço é reduzido para metade durante a noite.

    • SrBla says:

      Eu gostava que se fizesse um estudo para perceber ao certo, dos carros elétricos em circulação em Portugal quantos são de facto carregados em casa.
      Eu vejo na minha zona uma crescente busca de carregadores na rua. Exemplo ao fim de semana a partir da 8 e meia – 9 da manhã estão os carregadores todos ocupados ( cerca de 6-7) e malta a percorrer a ver se algum resta disponível. Todos estão a carregar até aos 100% +/-, a avaliar pelo tempo.
      No meu condomínio já existem mais de meia dúzia de carros eléctricos e ninguém carrega em casa (temos garagens com tomadas convencionais, mas nenhuma de carregador).
      Pessoalmente não carrego em casa porque não pago carregamentos na rua (Galp eletric/frota da empresa) e também o carro já não trazia cabo para tomada convencional….

      Fico mesmo com curiosidade de saber, porque acho que nem todos têm galps frota como eu…. E sei que nem todos têm condições de carregar em casa.

      Um estudo deste género acho que podia ajudar a perceber na realidade e quanto se paga mesmo por km em média.

      • rui says:

        A realidade é que ainda a maioria de malta com carro eletrico é empresas e muitas têm frota, a realidade que conheço de quem tem privado é carregar em casa e tipicamente bi horario, tambem conheço uns quantos com galp frota ou similar que meteram carregador mobi.e em casa para usar.
        Já agora, essas tomas convencionais facilmente servem para 90% da população, isso em 10 horas carrega 20kwh, facilmente chega para 100 a 150km de uso…

        • SrBla says:

          Sim, oiço quem diga que carrega em casa. Mas outro lado parece que vejo muito mais malta a carregar na rua.

          O tema de meter um carregador na garagem e carregar à mesma com o cartão, já pensei nisso, mas parece ser ainda um investimento avultado e ainda não consegui perceber bem como se processa.
          Se tenho mesmo de ligar ao quadro do prédio se posso ligar ao meu e mesmo assim ligar à rede mobie, bem como depois como é que é com manutenções do equipamento.

          • JL says:

            Uma tomada chega, dependendo dos kms, para quem faça até 150 KMS por dia, não precisa de mais nada.

          • rui says:

            Podes ligar a ambos se tiveres garagem fechada, se for lugar de garagem és obrigado a ligar ao quadro do predio, pois se os bombeiros cortam a energia do condominio, tem de desligar tudo o que está nas areas comuns.
            Se for ao condomino as vezes há apoios do fundo ambiental, provavlemente gastas pouco mais de 200€ depois dos retornos.

          • SrBla says:

            O JL podia estar calado… Se o meu objectivo é continuar a não pagar electricidade no carro, porque raio queria eu ligar o carro à tomada convencional? Faz uma confusão fenomenal vê-lo sempre a escrever porcaria só por escrever ou porque se acha mesmo muito inteligente….

          • JL says:

            Só lhe disse que una tomada chega para carregar o carro, não precisa de gastar dinheiro num carregador.

            O que me confusão é dizerem coisas que não fazem sentido.

          • rui says:

            JL ele tem cartão frota pago pela entidade empregadora, se usar a tomada 230v normal é ele que paga o carregamento, mas se colocar um box ligada a mobi.e já é a empresa a pagar, mesmo sendo na garagem dele.

          • SrBla says:

            JL, deixe de ser ignorante….
            Simples, se posso não pagar pela energia, não vou pagar (tal como você noutro artigo comentava que só paga electricidade para carros quem quer).
            Podemos fazer contas se vale a pena pagar 1500€ para instalar a wallbox comparativamente a borrifar no Galp frota e pagar do meu bolso a luz da toma convencional mais comprar um cabo para tal, por outro lado a wallbox pode sempre ser um investimento para o futuro, pois pode haver sempre a necessidade de ter de carregar mais rápido, ou dois carros em vês de um, bem como se torna mais comodo do que ir à rua….

            Mas lá está o JL acha-se sempre mais esperto e inteligente que todos…..

          • JL says:

            Mas alguém lhe disse para pagar ?

            Já não sabe o que escreve ?

            “O tema de meter um carregador na garagem e carregar à mesma com o cartão, já pensei nisso, mas parece ser ainda um investimento avultado e ainda não consegui perceber bem como se processa.”

            Só me referia a isto, se quer continuar na ignorância é consigo.

            Lá está, não entendeu, mas porque havia de pagar para ter uma wallbox?

            Você é que está a tentar ser esperto e não consegue.

          • JL says:

            Rui, eu não falei sobre o cartão, eu falei que se quiser carregar na garagem dele não precisa de wallbox.

            Eu sei que para a empresa lhe pagar os custos do carregamento tem de ter um DPC, mas é a empresa que paga na mesma.

            Na empresa temos um caso desses, onde um colega usa um carro da empresa, e optaram por colocar um contador de energia na garagem dele, o que o carro consumir a empresa paga a ele.

        • SrBla says:

          Pois no meu caso é uma box, mas está sem portão, que fica no piso subterrâneo do prédio. Tenho lá um quadro eléctrico ligado ao quadro de casa e contador…. Por isso fico sem perceber ao certo se posso simplesmente ligar à minha casa ou se é mesmo preciso andar com voltas com o resto do prédio/gestão do condomínio….

          Até porque depois penso, se estiver ligado ao do condomínio podem ainda alguns achar que então é para uso geral, mas sendo que fui eu quem vomitou o dinheiro para pagar a instalação… Achoq ue os valores de instalação que vou vendo ainda não me fizerem analisar bem o assunto e pedir orçamentos….

          • rui says:

            pois, se já tem quadro eletrico provavelmente pode usar, tem é de garantir ter lá tambem rede, seja 4G ou ethernet, mas muita vez uma powerline funciona para isso, pelo que já li anda sempre na casa dos 1200 a 1500 euros, mas tipicamente inclui tudo, mesmo que seja necessário trocar o cabo eletrico que vai do quadro da sua casa até a garagem para um mais adequado, tipicamente acima de 4.6kwh o preço sobe significativamente pois já vao usar cabos de 6mm em vez de 4mm (que potencialmente até o que já tem a aliemntar a garagem) e o cabo de 6mm duplica o preço vs 4mm para alem de ser pior de trabalhar por parte do tecnico.
            Só não recomendo a comprar com cabo e sim como os da via publica com a tomada, pois para alem de ser sempre um pouco mais barata a box, a parte mais facil de se estragar é o cabo em si e se tiver fixo implica sempre um eletrecista ir reparar…

          • SrBla says:

            Boas dicas Rui, o 4G não deve ser problema que acabo por ter rede na garagem.

            Mas vou ter de pensar no assunto.
            Obrigado.

      • jorge says:

        Não consigo entender o que vai na cabeça de uma pessoa em comprar um carro eléctrico e não o carregar em casa, podendo poupar muito dinheiro. Alias, a principal mais valia desses carros é o facto de um carregamento total ser uma fracção do valor de um automóvel a combustão…

        • rui says:

          Podes comprar por outras razões, como a possibilidade de ligar AC a distancia, ou serem mais confortaveis de conduzir, atualmente a diferença de preço vs diesel não existe e gasolina com caixa automatica fica identico.

    • Yamahia says:

      Ahhh fdx já é fácil carregar um elektro e ainda vamos estar preocupados se está a fazer sol ou lua.
      BTW Para ser mais barato á noite paga TD o resto mais caro durante o dia.
      Eu fico espantado com tanta ingenuidade.

      • JL says:

        Mesmo que fosse, que não é, é quando se gasta mais energia, senão não compensa ter bi-horario.

        • Yamahia says:

          Tem dias. Qd está calor então não se gasta nada durante o dia.

          • JL says:

            Se não tiver em casa não.

          • rui says:

            Desligas a climatização quando estás fora de casa? isso é contra produtivo, epa uma semana fora tudo ok, mas vais permitir a casa toda aquecer e depois as 5 ou 6 da tarde pedir aos unidades de climatização quando está ainda um calor absurdo na rua para produzir frio? vale mais ficar sempre ligado e aquilo anda ao relatin só para ir compensando a coisa… e no inverno ainda é mais verdade pois durante o via é quando gasta menos para manter…

      • rui says:

        Tens de ver o padrão de consumo, eu no meu caso mesmo se tivesse eletrico a carregar em casa dificilmente compensa bi horario, pois apenas 1/5 do meu consumo atual é no vazio e os 2 carros cá em casa fazem em combinado 15k km ano…

      • Pedro P. says:

        Não só o carro pode ser programado para carregar durante a noite, igualmente a máquina de lavar a loiça, maquina de lavar/secar, aquecimento, etc etc…

  3. RogerioSP says:

    Sai mais caro um eletrico que um a gasolina na Alemanha….nao admira que ja ninguem queira eletricos por la!

  4. PO says:

    Importa comparar com o ordenado mínimo de cada país, por exemplo na Alemanha são 2,222 euros.

    • Zé da Quinta says:

      Isso sim, é que era um estudo sério. A comparação entre o real poder de compra de cada país europeu vs o valor médio de cada Kwh.

  5. JJ says:

    Aqui no Reino Unido, pago cerca de 6,7 cêntimos por kWh durante a noite. Normalmente, carregar a bateria custa-me cerca de 4 libras e 30 cent, o que me da para uma autonomia máxima de 435 km).

    • Yamahia says:

      Cá no burgo há quem pague 0,04€ por kWh. Vê lá tu.
      Só que não… https://simuladorprecos.erse.pt/

      • JL says:

        Eu tenho a 5.6 + iva.

      • Toni da Adega says:

        Falas tanto do mercado do Reino Unido, e sabes tanto do mercado britanico, estou curioso em que zona do pais resides. Para contradizeres residentes Britanicos só pode ser porque resides há bastantes decadas.

        • JJ says:

          South East.
          Eu não estou a contradizer, só estou a partilhar a minha experiência. Existem várias operadoras no Reino Unido com preços semelhantes. As maiores são a Octopus Energy e a E.ON Energy. Também ajuda muito o facto de as construções novas serem obrigadas por lei a vir com carregador instalado.

          Se fores ao site da E.ON, podes ler…

          E.ON Next Drive Tariff Details:
          Off-Peak Rate: 6.7p/kWh (12 am to 7 am)
          Peak Rate: 27.02p/kWh (7 am to 12 am)
          Tariff Type: Fixed, dual-fuel or electricity-only
          Availability: New and existing E.ON Next customer”

          • Yamahia says:

            https://forums.overclockers.co.uk/threads/ev-general-discussion.18829138/page-1293

            Esses preços dessa e de outras empresas estão ligados a um esquema smart tariff e não garante que o carro carregue. Depende de condições da rede, comunicação com o carro, disponibilidade.
            Tu podes perfeitamente acordar sem energia no carro, mesmo que o tenhas deixado ligado toda a noite. Se acontecer não haver excesso de energia na rede e isso acontece muitas x’s.
            Se queres um serviço fiável para evitares ter que ir a pé, pagas os 30p que é para não ficares nas mãos da empresa, não vá ela decidir que naquela noite não te carrega o carro pq não lhes é conveniente.
            https://forums.overclockers.co.uk/threads/ev-general-discussion.18829138/page-1293

          • JL says:

            Agora inventou mais uma ? já vi que nem sabe o que é intelligent smart charging, depois dedica-se a inventar que o carro não carrega. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Deixei-lhe o link, não viu?

            Está a explicar que inventei uma cena ?  Está bêbado!
            Aqui tem testemunhos do Overclockers UK,  pessoas com Tesla e Zappi/Octopus Go que acordaram com o carro descarregado, três vezes em 12 meses! Etc.
            “…We have a Model Y and a couple of times in the last few weeks have woke up to find it hasn’t bothered charging despite being plugged …”

            Mais à frente, outro:
            “…we had it 3 times in around 1 year period… where it didn’t charge the car overnight when it should have….”

            Ou seja, isto não é boato, são experiências reais.
            Se não gosta dos factos, força. Mas manipular a realidade para se sentir esperto… é que não cola.

            Não é invenção, basta um search no reddit que tb encontra este tipo de queixas já aconteceu a muita gente.

            É consequência do sistema “Intelligent Go, ou seja, se não houver condições (excesso renovável, rede calma), não carregam. Estas empresas é q decidem qd lhes é vantajoso venderem-lhe energia a 7p. Se não lhes for conveniente nem avisam e vc vai a pé para o trabalho se quiser.
            A meu ver, por segurança, é melhor optar por um carregador normal, pagar os 30p e não se preocupar tanto.
            Mesmo assim, aconselho a vir cá abaixo, às 4 da matina verificar se o carro está mesmo a carregar, não vá o diabo tecê-las loool

          • JL says:

            Então onde diz que foi devido a condições da rede ?

            Se ele tem aquilo mal configurado, é um problema, alguns até dizem como configurar para não acontecer isso.

            É invenção quando se adiciona argumentos que não constam.

            Pessoas ou apenas uma pessoa ?

            Errado, aquilo é bi-horário como cá, a partir de x horas e até x horas, o que estão ali a discutir são sistemas que têm solar e baterias, e também vendem energia, para aproveitar melhor os sistemas, é isso que é o inteligent charger.

            A meu ver para segurança é deixar o sistema configurado para que se não houver comunicação o carro carregar na mesma durante a mesma, os 30p são impossíveis, já que é só durante o dia.

            Vir abaixo porquê ? não tem o telefone que informa ? agora também vai dizer que perderam a comunicação do carro com a aplicação da marca.

          • JJ says:

            Tens alguma razão, mas isso é apenas relativo a uma tarifa chamada Intelligent Go, que está disponível apenas na Octopus Energy. E mesmo assim, não é assim tão recorrente. Há outras empresas de eletricidade e, mesmo dentro da Octopus, com outras tarifas, tudo funciona sem stress.

            Eu tenho E.ON e, em 3 anos, nunca me aconteceu isso. Mas lá está, é a minha experiência. O carregador liga-se à meia-noite e para de carregar ou quando o carro está cheio (percentagem definida por mim) ou quando são 7 da manhã, para não pagar a tarifa mais alta. Simples.

            Os carregadores são, basicamente, todos iguais, mas alguns suportam um modelo de tarifa especial e outros não. No entanto, qualquer carregador funciona em” bi-horário”.

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia qual é mesmo o tarifário que utilizas no UK? Curioso em saber qual a tua experiencia.

            Octopus Go até é normal perder carga, o sistema pode exportar energia para a rede através da bateria do carro. É uma opcao.
            Octopus é que possui muitas opcoes até pagar 0p para carregar…

            Mas a maioria das tarifas carrega e paga, nao falha, os precos rondam 7 a 9p/kWh.
            @JL Adoro este pessoal a inventar historias doutros paises quando provavelmente nem residem lá 😀

            @JJ moro no SW conheco bem a realidade, mais de 50% da vizinhanca possui EV e carregadores na driveway. Ninguém tem razao de queixa. E quando a estacao hinkley point comecar a funcionar ficará melhor. A infraestrutura está praticamente concluida.

          • Yamahia says:

            Outro:
            https://www.reddit.com/r/OctopusEnergy/comments/1k9pbns/intelligent_octopus_go_not_charging/

            E tem mais uma. Eles pagam uma diária para terem electricidade no local (~50p dia). Para terem off-peak mais barato, sujeitos aos constrangimentos que já vimos e que têm origem no facto de estarem ligados à app do fornecedor, aumentam-lhe a diária. Eles chamam a isso “standing charge”

            Em resumo:
            Se depende MESMO do carro todas as manhãs…
            Usa tarifa normal com controlo total
            Wallbox com agendamento manual

            Se pode ser flexível…
            Usa a tarifa inteligente e poupa.
            Wallbox ligado à app do fornecedor ( no entanto a app é que decide qd carrega dentro do off-peak)

            @Toni não é preciso lá viver. É só apreciar a experiências de quem lá vive e precisa do carro elektro carregado todas as manhãs.

          • JL says:

            Se precisar do carro carregado, basta tirar desse modo, mas segundo o dizem ali é problema de compatibilidade entre a comunicação do carregador com o sistema do cliente.

            Onde eles falam em preços ?

  6. POca_Rgarlic says:

    É mais barato atestar o depósito de combustível.

      • Yamahia says:

        Está perigosamente a caminhar para a paridade e isso tem um nome:
        -Renováveis!!!

        Aliás, na Alemanha, já é de facto mais caro carregar um elektro em casa do que combustão na bomba!

        • JL says:

          Ou não.

          Então os carros a gasolina na Alemanha consomem 4.2 litros e os a gasóleo 4.46 litros aos 100 kms ? especialmente se andarem nas Autobahn. LOOL

          • Yamahia says:

            A última vez que vi, os combustíveis rodoviários eram mais baratos lá do que cá.
            Um elektro na Autobhan ainda sai mais caro a comparar com os combustas. Mais me ajuda.

            E isso não é uma realidade em mais países da UE pq certos governos, onde o terrível lobby elektro é mais influente, teimam em enterrar milhares de milhões de € por ano no sector elektro para conter o preço da eletricidade.

          • JL says:

            Ah espere, mas agora o globalfuelprices já não está certo ?

            Desde quando é mais barato lá do que cá? Nunca foi.

            Claro que sim, na autobahn os combustas até usam regenerativa para serem mais poupados.

            Naqueles países da UE que só existem aliviados que depois são copiados por países do outro lado do planeta ?

            Se não contivessem o preço da electricidade ainda mais pagavam no combustível, afinal usam mais electricidade que os outros.

          • Yamahia says:

            Ainda está:
            Preços da gasolina, 16-Junho-2025
            1,683 na Alemanha
            1,693 em Portugal
            https://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/
            Para a semana fica pior.

            Claro que um elektro sofre muito mais a altas velocidades que um combustas. Mas ainda tem dúvidas? É melhor tirar as palas.

          • Yamahia says:

            As refinarias não precisam da electridade da rede. E, casos como a de Sines, usam pouco. Cerca de 1% do que consomem.

          • JL says:

            Antes pelo contrário, os q combustão é que sofrem mais, aumentam muito mais o consumo em altas velocidades.

            Não tenho dúvidas, só certezas.

          • JL says:

            Tanto precisam electricidade da rede que foi o que se viu, refinaria durante o apagão e mais uns dias.

          • Yamahia says:

            É o que dá confiar na rede para manter sistemas mínimos. E para isso é 1%
            Outras refinarias pelo mundo nem querem ouvir falar na rede

            Esteja descansado que tínhamos combustível para 3 meses . E se não houvesse mandávamos vir.
            Gás para a electricidade é que parece que só há para 15 dias

            Qt ao impacto da velocidade, um elektro a 150 kmh mama uma bateria de 83,9 kWh em 153 kms,
            https://observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/ enquanto que um combustas a 150 kmh um depósito de 70 litros dá para mais de 1000 kms
            https://youtu.be/XaqGjQGFf6E?t=152
            É só essa a diferença

          • JL says:

            Mas onde se pode confiar num sistema mal configurado ? E de compatibilidade duvidosa ?

            Não tínhamos nem para 1 semana, porque depois iam todos encher a casa com combustível.

            Errado, ele não andou a 150 KMh, isso é mais uma das suas invenções e num a combustão a fazer a mesma média de velocidade, o consumo é muito superior.

            Média de 7 litros aos 100 ? Onde? Nos seus sonhos ?

          • Yamahia says:

            Está tudo documentado. Deixe de sonhar VC. Veja o vídeo.
            Aliás nem era preciso ver eu sou a prova provada que 70litros fazem mais de 1000 a 150. Aos anos q lhe mostro isso. Chego a Almeria com ≈870, a reserva ainda não acendeu, tenho para as volinhas durante a semana toda e só reabasteço no regresso e não é com um bidon.
            VC é q teima em comer muito queijo qdo os assuntos desmontam as suas missas

          • JL says:

            Então agora já consome 9 ? primeiro era 7.

            Mas está documentado onde ? não vejo ai nenhuma média de velocidade, pode dizer onde ela está ?

            Você segundo os seus testemunhos é a prova que não faz, quando até a fazer média de 87 kmh, consome mais que o wltp, coisa que um tesla mais velho consegue fazer a uma média de 95 kmh.

            Nunca mostrou nada, muito menos com média.

          • Yamahia says:

            Onde é que vê 9 litros seu @alucinado?! 😛

            Não sei qual o WLTP da minha carrinha. nem quero saber. Qd comprei não havia essas mariquisses. Só diziam qt gastava em cidade, em estrada e em AE e lá nisso ainda hoje cumpre. Portanto meta o WLTP num sítio que eu cá sei LOL

          • JL says:

            Pois, tem razão, quando vai a 150 kmh marca 9.6 litros aos 100, com isso deve fazer uns 130 kmh de média na melhor das hipóteses, ainda lhe falta muito para os 150 kmh.

            É simples , veja numa mais nova, a sua é sempre pior que uma nova.

          • Yamahia says:

            Além de @alucinado agora tb é zarolho?
            O consumo instantâneo é indicado pela barra. Nunca mais aprende eheh

          • JL says:

            A média está lá, 9.6 l / 100 KMS, isto é uma média, não há como enganar, a barra é o instantâneo.

          • Yamahia says:

            Exacto. A barra mostra o consumo instantâneo e esse é o que realmente interessa se quisermos perceber quantos litros vai gastar aos 100 km, caso mantenha aquela velocidade constante. Neste caso, indica 6,9 L/100 km.

            Não sabe o que ele andou a fazer antes para ter média geral de 9.6. Pode ter andado a ripar em pista. Pode ter puxado em Autobhan até ao limite ≈ 230kmh durante bastante tempo. Não tem como saber pq não mostra.
            Muito simplesmente, esse dado não lhe serve para nada se não souber o que o carro andou a fazer antes, como é o caso. Sem esse contexto, é só um número solto, sem utilidade prática.

          • JL says:

            Ah o consumo instantâneo é que interessa ? LOOOL

            Eu pensava que era aquele que se faz em média durante 100 kms.

            Mas é que mantem aquele consumo ? não há curvas, não há subidas, não há descidas, ah espere, ele não regenera o movimento, não há transito , não há entradas e saidas da AE.

            Nesse contexto o meu faz menos de 20 kwh.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.