Elon Musk revela o verdadeiro problema da condução autónoma
A condução autónoma tem muito que se lhe diga. Afinal, se tem estado atento, já deve ter tomado conhecimento de um ou outro acidente provocado pela desatenção do condutor que depositou demasiada confiança naquele que é uma semi-condução autónoma, o Piloto Automático. Para isso, Elon Musk tem uma explicação.
Ainda há um longo caminho a percorrer no que à Inteligência Artificial diz respeito, porque “o sistema rodoviário é concebido para redes neuronais biológicas através de imagens óticas”.
Estradas concebidas para seres humanos
É uma grande aposta da Tesla, mas não tem corrido muito bem. O CEO da empresa já chegou a avisar que a condução autónoma dos seus carros não é completamente autónoma. Por isso, os condutores devem estar alertas enquanto estão em andamento com ela ativada.
Embora seja um claro objetivo, que a longo prazo poderá ser atingido, Elon Musk revelou, através de um tweet, aquele que considera ser o problema da condução autónoma.
A major part of real-world AI has to be solved to make unsupervised, generalized full self-driving work, as the entire road system is designed for biological neural nets with optical imagers
— Elon Musk (@elonmusk) April 29, 2021
Recorrer à Inteligência Artificial para que um condutor não tenha efetivamente que conduzir é possível, mas é também muito ambicioso.
Na opinião de Elon Musk, o grande obstáculo, descodificando o que foi dito, é o facto de as estradas serem concebidas para cérebros e olhos humanos e a Inteligência Artificial ainda não estar preparada para agir em conformidade.
Elon Musk atira a bola quente
Elon Musk é visto e conhecido como um empresário ambicioso e visionário. No entanto, embora surja com uma aparente solução, coloca a culpa da falha do seu sistema num outro que já existia e para o qual ele trabalhou. Ou seja, que a estrada é feita para seres humanos, todos já sabíamos. Portanto, cabe à marca fazer jus à sua suposta promessa.
Efetivamente, seria mais fácil, para a marca, que o sistema rodoviário fosse reformulado e adaptado, para que a condução autónoma pudesse ser completamente segura. Mas é nessa dificuldade que reside o desafio, uma vez que a condução autónoma foi pensada para o nosso mundo e não ao contrário.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Gizmodo
Neste artigo: condução autónoma, Elon Musk, estradas, Tesla
É preciso que carros autónomos e estradas se vão aproximando, em nome do futuro.
tal não faz sentido porque tem por base assumir que um carro autónomo seria incapaz de lidar com imprevistos, levando a que só pudesse andar nalguns sítios – certamente ninguém está à espera que se mudem milhões de quilómetros de estradas em Portugal só porque os coitados dos carros autónomos são incapazes de “sobreviver” a imprevistos… pior ainda… mudar as ruas das cidades, comportamento de peões, ciclistas, cães, gatos…
“Ninguém está à espera que se mudem as estradas em terra batida onde os cavalos e carroças andam tão bem só porque inventaram automóveis que não se dão bem com buracos e lama”
+1
A frase dele não faz sentido… A primeira parte é um requisito/objectivo. A segunda é mmm não percebo, a constatação de um facto? Não estão ligadas, a não ser de forma rebuscada…. Mas gostei do vosso comentario XD
Conhecendo tudo o que ele diz sobre o assunto a minha interpretação é bem diferente da deste artigo. Ele está a anunciar que a Tesla está (perto de) a resolver 1 problema de AGI, porque só a ssim será possível ter carros autónomos. José Mendes, estão ligadas sim, a segunda é a constatação de 1 facto que obriga à 2a. Isto vem no contexto da tesla apostar num sistema AI 100% vision based, vai retirar radar na próxima versão que sai em Maio e não usa Lidar ao contrário das restantes apostas que se vê. Neste tweet argumenta que tem de ser assim. Com o contexto da tesla e tweets anteriores é fácil perceber. A notícia da pouco contexto.
“Está perto de resolver o problema de AGI” LOL
Eu não estava a dizer isso, uma sub parte de AGI. Mas a notícia é completamente mal redigida, era esse o meu ponto. Dão a entender que ele se está a queixar das estradas e tem 0 a ver com isso.
Ele está sim a argumentar que a única forma de ter condução 100% autónoma que funciona em todas as estradas é criar um sistema que seja baseado em visão, que é o que a Tesla está a fazer, porque , e argumenta ” as the entire road system is designed for biological neural nets with optical imagers”.
Obviamente que não está a dizer que com isso vai resolver AGI LOL. No máximo que este sistema que eles eventualmente tenham que resolver condução autónoma possa ser extendido a outros problemas.
Mmmm o meu comentario tem mais a ver com a parte de Inteligencia Artificial. Um metodo que seja “unsupervised” só quer dizer que uma pessoa não teve de estar a dizer ao metodo, olha se vires isto, faz aquilo, caso a caso. O “vires isto” que acabei de refirir pode ser puramente com base em 1, 2 ou 10 cameras, com base em radar, lidar ou o q quer que seja. Não tem a ver com os dados que sao fornecidos ao método (que é a segunda parte da frase).
Pode fazer mais sentido com todas as outras tweets, mas do ponto d vista de AI, a frase não faz sentido sozinha.
Certo, o teu comentário é válido no contexto isolado de este tweet, mas esse é o problema de tweets (e do Elon Musk que é péssimo comunicador).
A frase em si isolada é bastante confusa, ou sem sentido , e fácil de interpretar de forma completamente errada, como este artigo o fez.
Por isso é que estava a adicionar o contexto que falta para interpretar correctamente o que ele quis dizer.
E absurdo pensar que uma civilização de seres absolutamente dependentes,até para limpar o rabo, alguma vez possa conceber veículos completamente autónomos.
A notícia tira ilações erradas.
O que se pode concluir da afirmação é que a AI vai ser melhorada para ficar 100% funcional em estradas concebidas para humanos.
Quem o diz é quem também diz que o homem não foi feito para conduzir. Se fosse, não existam tantos acidentes 😉
Que comentário mais desinteressante, esperava algo com mais conteúdo e nível por parte de um jornalista. O Zé Fonseca tem toda a razão no que diz , a notícia é absurda, interpretou completamente ao lado a afirmação. Quando vão escrever uma notícia podiam dar-se ao trabalho de estudar um pouco o contexto para tentar contribuir com informação de qualidade em vez de ser só lixo.
Mas mesmo sendo assim simples, não percebeste? Agora imagina algo mais complexo e estruturado. Se não percebeste o que disse, que é uma frase muito usada para estimular a condução autónoma, esquece, nunca irás perceber o conceito por trás do que disse Elon…
Como jornalista estás a falhar na tua missão, mas tudo bem 😉
Não, a missão não é chegar a todos (isso é utópico), a missão é chegar ao maior número possível e, principalmente, aqueles que querem ser informados e que estão dispostos a abranger outros pontos de vista. Os sabichões, esses não precisam de ser informados, esses já sabem tudo 😉
Eu até percebo o uso preferencial das câmaras, contudo não percebo a retirada do radar. o radar podia ser sempre uma mais valia, há situações em que a visão é prejudicada, até para humanos, e o radar podia ser um bom complemento. Se o sistema pode até ser melhor do que uma pessoa, não tem porquê tentar apenas igualar a visão de uma pessoa.
É muito mais fácil treinar apenas visão. Vamos ver no que dá.
Mais fácil é, mas é um erro capital quanto a mim. De que vai servir por exemplo, em dias de nevoeiro? O radar sempre podia dar uma ajuda nessas situações, mesmo sem estar em modo autónomo, apenas como auxiliar à condução.
+1
Sim é 1 ponto interessante, acho que no futuro vão acabar por incluir outros sensores. ele comentou e explicou o racional de esta decisão, Não foram estas as palavras mas 1 resumo hiper simplista seria algo do género, o radar tem pouca informação e neste momento atrapalhava mais do que contribuía.
Não sou propriamente um fã do Elon Musk (opinião para o qual ele se estará borrifando, obviamente), mas também me parece que as “conclusões” neste artigo estão falharam completamente o alvo.
Dos muitos já artigos que li, na imprensa internacional, o alvo é exatamente o contrário: é complexo, sim, mas acredita piamente que a Tesla está no caminho certo e não que “atira culpas” para “outros”. Confesso que se me apresenta, com alguma dificuldade, o modo como se possa chegar a tal conclusão. Depreendo que seja uma dificuldade intrínseca minha!
Elon Musk entulha e influencia as trocas financeiras mundiais: PayPal, Bitcoin; Elon Musk entulha o mundo com estradas e veículos de condução autónoma: The Boring Company, Hyperloop e Tesla, Elon Musk entulha o Espaço com satélites Starlink e viagens SpaceX; Elon Musk, Elon Musk entulha os campos com painéis solares e baterias de lítio: SolarCity ; Elon Musk entulha os nossos cérebros com Neuralink e OpenAI. Qual vai ser o próximo comprimido? Não tenham cuidado com este gajinho não… mais dia menos dia tem o mundo na mão e ninguém vai fazer nada.