Moradores de Austin protestam contra o lançamento do robotaxi da Tesla
O plano da Tesla de lançar o seu serviço de robotáxi em Austin, no Texas, está a ter poucos adeptos e a gerar protestos na cidade. A fabricante de veículos elétricos tem como data de lançamento 22 de junho, mas os habitantes locais estão a manifestar-se contra o plano devido a divergências políticas e preocupações de segurança.
Protestos contra a Tesla em Austin
Tal como foi noticiado, os defensores da segurança pública e os manifestantes políticos estão a organizar protestos contra o lançamento do robotáxi da Tesla em Austin. Os membros do Dawn Project, Tesla Takedown e Resist Austin citaram problemas de segurança com os sistemas de condução automatizada da Tesla.
Entretanto, o envolvimento de Elon Musk na administração de Donald Trump e o seu trabalho no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) levou outro grupo de pessoas a juntar-se aos protestos de Austin contra a Tesla. Para mostrar aos cidadãos de Austin os problemas de segurança do sistema de condução autónoma da Tesla, o The Dawn Project levou ao protesto um Tesla Model Y, equipado com o software Full Self-Driving (FSD) da empresa (versão 13.2.9).
Na demonstração, o Model Y com software FSD terá ultrapassado um autocarro escolar com um sinal de stop e atropelou um manequim infantil colocado na frente do carro. O pacote FSD inclui manutenção de faixa, condução e estacionamento automáticos.
In 8 consecutive tests $TSLA Full Self-Driving 13.2.9 ran down child mannequins crossing the road while illegally blowing past a stopped school bus during our live FSD demo in Austin.
We’ve warned Tesla for 2.5 years. They’ve done nothing. Why isn’t somebody in jail? pic.twitter.com/56i06dAUod
— Dan O'Dowd (@RealDanODowd) June 13, 2025
Marca quer lançar robotáxi na cidade
Não é claro até que ponto este teste foi realizado em condições normais ou qual a defesa da Tesla. No entanto, vários casos de avaria do software FSD da marca no passado resultaram em colisões ou acidentes graves, de acordo com dados recolhidos pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).
Curiosamente, o CEO do The Dawn Project, Dan O'Dowd, é CEO de outra empresa que vende soluções de segurança incorporadas para fabricantes de automóveis como a Ford e a Toyota. Resta saber se a Tesla conseguirá lançar um serviço de robotáxi em Austin, apesar dos protestos dos residentes. No início desta semana, Elon Musk demonstrou a nova versão do software FSD da Tesla numa publicação no X.
As decisões de Musk sobre a DOGE alimentam a reação pública contra a Tesla. Embora Musk tenha deixado a administração Trump após uma discussão com o presidente, ainda é alvo de críticas públicas, o que afeta diretamente a Tesla. Como resultado, as vendas lentas levaram a marca a vender o seu Cybertruck com 0% de juros anuais para impulsionar as vendas .
A Tesla bem tem tentado, mas ainda não conseguiu que o FSD (a que, em 2024, mudou o nome para FSD Supervisionado) seja licenciado na Europa.
Na escala SAE, um veículo só é totalmente autónomo, em todas as condições de estrada e de ambiente, quando atinge o nível 5. Apesar de Musk, desde 2020, ter dito, repetidamente, que o FSD estava próximo do nível 5 – em 2025 continua no nível 2, que exige supervisão constante do condutor, que tem que estar sempre pronto para intervir. E vão por Teslas Model 3 e Y, com FSD, a servir de robotáxis … Acho que os habitantes de Austin têm razão para estar muito preocupados.
Completamente de acordo, devia ser até ao 9.º ano.
Desculpem, comentário no sítio errado.
Completamente de acordo
Muito preocupados por uma máquina não respeitar um sinal de paragem obrigatória. Quantos humanos o desrespeitam deliberadamente, todos os dias?!
O ser humano é a epitome da hipocrisia.
Exatamente, é uma hipocrisia ficar preocupado por o Tesla não ver o sinal vermelho, quando há condutores humanos que não o respeitam! 😉
E os condutores humanos podem atropelar uma criança que saia de trás de um carro e atravesse a rua. A questão é que um condutor humano quando vê um autocarro escolar (amarelo, típico dos EUA) fica prevenido para reduzir a velocidade e um Tesla não, como mostra o vídeo.
O problema talvez seja a máquina não saber que desrespeitou o sinal e o humano saber… há uma grande diferença…
Muito bem dito. Uma mulher que sabe pensar!
É mais grave uma máquina não respeitar um sinal de STOP. Foi programada para isso 😉
Protestar contra o crime? Nahh Protestar contra a falta de habitação? Nahh Protestar contra um avanço técnologico só porque as TV’s passam a imagem que o CEO é mau? SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM
Tesla a copiar a Waymo que já tem carros autónomos há muitos muitos anos.
O Autopilot da Tesla têm sido grande FAIL.
Este órgão de informação nunca publicou uma notícia positivo sobre a Tesla ou seu CEO…. é sempre a descompor e difamar…. acham que é assim que se transmite informação!?
Bem pelo contrário. Se há meio de comunicação que impulsionou a marca em Portugal foi o Pplware.
Vê aqui: https://pplware.sapo.pt/tag/tesla/
Agora, eu percebo que os fanáticos da marca não gostem das notícias menos boas, mas a culpa não é nossa. Se a marca cresce, nós informamos. Se perde mercado, nós informamos, se o seu líder é um problema, nós informamos. Percebo que não gostem, mas é a realidade. Ou estarei enganado? 😉
Não estou de certeza, basta ver a comunicação em qualquer parte do planeta sobre Musk.