Elon Musk está a ser pressionado para desligar os carros da Tesla na Rússia
Uma das pessoas que mais se tem destacado no meio de todo o problema da Ucrânia é Elon Musk. O homem forte da Starlink e da Tesla tem conseguido ajudar o país de Volodymyr Zelensky, quer através do acesso à Internet, quer de outras formas.
Desta vez o foco não parece estar em Elon Musk, mas sim nos seus carros elétricos. Vários utilizadores do Twitter pedem uma nova posição, com o bloquear ou o desligar dos carros da Tesla na Rússia, como medida de pressão a Vladimir Putin.
Muitas empresas têm estado a cortar laços com a Rússia, como forma de protesto e de pressão. Ao retirarem os seus serviços e produtos deste território esperam conseguir que a situação na Ucrânia seja revertida e as intensões de ocupação do país seja abandonadas.
Agora, e apenas como uma ideia possível de ser implementada, vários utilizadores propuseram a Elon Musk uma nova medida. Pedem que este desligue os carros da Tesla sejam desligados remotamente e que os utilizadores percam o acesso e a possibilidade os usarem.
@elonmusk could you turn off every single tesla in Russia?
— meinschatzi.loopring.eth (@bschatz83) February 27, 2022
A forma de abordar esta questão parece estar a ser diferente entre estes utilizadores do Twitter. Se por um lado há quem peça simplesmente que a Tesla desligue remotamente os carros, há quem defenda que deve ser criado um embargo tecnológico na Rússia.
Tanto Elon Musk como a Tesla acabaram por não responder a estes pedidos, o que não deixou claro qual a posição da empresa e do seu responsável. Provavelmente esta seria uma medida possível, mas que não será tomada num futuro próximo pela Tesla.
Can you turn off @Tesla in Russia as a sort of tech embargo?
— Fozzy Bear (@FozzyBearPDX) February 27, 2022
O próprio Elon Musk parece ser contra este tipo de medidas e revelou isso mesmo no passado fim de semana. Do que revelou numa mensagem partilhada no Twitter, recusa-se a aplicar qualquer tipo de bloqueio ou censura no acesso à Internet que a Starlink proporciona.
Mesmo sendo possível, esta seria certamente uma medida que traria sérios problemas à Tesla. Uma coisa é deixar de fornecer os seus serviços, outra coisa é tomar medidas deliberadas que possam interferir diretamente com os bens de privados, mesmo que numa zona de conflito.
Este artigo tem mais de um ano
Se querem uma dose extra de caos, desactivem os carros todos quando grande parte estiver em andamento.
Que palermice
A palermice é tanto maior quuando há familias russas com familiares na Ucrânia e familias ucranianas com familiares russos. Até aqui em Portugal há russas/os casados com ucranianos/as… é uma luta de sangue!!!
Imaginem o que estes cidadaos russos deverao sentir em relacao ao Putin
Por carga de agua deveriam ser alvo de assassinato recnológico indiscriminado?
O inimigo é o Putin n é o povo russo q n se consegue ver livre do assassino…
e a somar a isso tudo, temos os ignorantes da NATO que não respeitaram o pacto de Varsóvia e agora a culpa é toda da Rússia e etc…no Iraque os EUA destruíram tudo quanto havia, não tiveram pena dos civis nem os deixaram fugir …
E a Tesla que direito tem de desligar um veículo que vendeu e que não foi roubado?
É algum ditador? Devolve o dinheiro que custou o carro?
Pois. Eu também estou nessa. Foi pago, está pago!
Agora, cancelar venda ou entrega de novos, aí concordo! Ou desligar os postos de carregamento também….
Então estão a congelar contas bancárias, a apreender yachtes e o raio – qual a diferenca ?
Estão a congelar contas bancárias de pessoas próximas do regime de Putin, não de todos os cidadãos russos.
Se calhar porque assumem que alguém ter um tesla na Russia é necessariamente próximo do regime .
Pois, mas assumem mal.
https://i.imgur.com/Mg8ERPJ.jpg
Uma coisa é os governos dos paises fazerem isso, outra é marcas. Imagina a Adidas ir buscar todos os tennis vendidos na russia as pessoas que os compraram, é ridiculo!
A Tesla vende os carros e depois vende serviços ( estes pode suspender a qq momento as per T&C) mas o bem material não pode ser inutilizado.
Reforço governos estão a apreender bens,
marcas estão a suspender novas vendas e serviços, ninguem está a ir buscar o que vendeu nos ultimos meses na Russia.
Atencao que nao e a tesla mas o bando de iluminados habituais que fazem parte da LGBrandon administracao ( a mais corrupta e incompetente de todos os tempos).
as empresas nao tem problemas de não cumprir contratos. imbecilidade de uns e de outros, vamos falar de todos
Não o deve fazer dado que não consegue distinguir entre os carros que pertencem a apoiantes da guerra e colaboradores de Putin e os que pertencem a opositores do regime. Além disso o efeito seria apenas simbólico: para já não existem Teslas a servir como carros de combate.
Concordo. Não é a Tesla que tem de decidir quem pode usar os seus carros ou não. Até porque muitos Russos não concordam com esta guerra.
Os donos dos carros não têm culpa daquilo que o presidente deles anda a fazer.
Mas isto é estranho: é possível desligar os veículos Tesla remotamente apos venda???
Os carros são cada vez mais eletrónicos; não me surpreenderia nada.
descobriste agora? são todos.. nao e so a tesla
conseguem desligar o meu dacia sandero remotamente?
se tiver botao de emergencia e o poderes usar sem emparelhar um telemovel… provavelmente
Quando chegar a nossa vez vai ser lindo.
É só democracia espalhada pelo mundo (de certos regimes já nós sabemos o que a casa gasta agora de outros que andam sempre com a democracia na boca é de estranhar)
as pessoas que compraram os teslas não têm culpa da estupidez do putin. e se não me engano a maioria dos russos nem querem nada com esta trapalhada em que a russia se meteu.
em vez de desligar os automóveis de pessoas inocentes que há mais de duas décadas são oprimidas no seu próprio país, deveriam silenciar (se é que me entenderam :-)) os palermas que foram democraticamente (um pouco de hipocrisia :-)) eleitos para os defender, mas que se mantêm calados.
a Tesla tem de desligar os carros, mas a Alemanha e companhia continua a abastecer com gás e petróleo russo… é como a China explora a sua população em trabalho, mas todos os democratas vão lá meter a sua empresa para aproveitar a exploração … guerra só existe por culpa da NATO…