PplWare Mobile

Elétricos têm o dobro da probabilidade de atropelar peões do que veículos a combustível

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joao+M says:

    É complicado perceber esta relação/correlação.
    Maior probabilidade de acontecer um acidente com peões quando o veículo é um carro elétrico – os dados do artigo, apesar de ir até 2017 demonstram isso em acidentes por 100.000/km percorridos.

    No entanto as conclusões é que EVs provocam mais acidentes porque – provavelmente – os condutores são mais jovens, ou seja, menos experientes e porque os EVs ouvem-se com mais dificuldade do que um ICE. Aqui está a minha questão -> se uma das possiveis causas de o acidente acontecer é porque o EV é mais silencioso então o acidente acontece por causa do EV ou porque o peão está desatento? Estamos, penso eu, a falar de atropelamentos em que se atravessa a via publica (passadeiras por exemplo) ou o carro galgou, por exemplo, um passeio? Porque se o acidente acontece quando o peão atravessa a via publica então o que é o ruido provocado pelo carro tem a ver? Em criança sempre ouvi “olha para os dois lados antes de atravessar e espera os carros pararem” … Claro que a culpa “é sempre do condutor” quando existe um atropelamento de um peão mas desde que conduzo que vejo peões a “atirarem-se” para a estrada, a atravessar a olhar para o telemovel, a não esperar que o carro pare, ou a sair de trás de um veiculo maior (tipo autocarro) para o meio da via e o condutor tem de adivinhar que vai sair dali um peão distraido.

    Claro que podemos ter atropelamentos causados pela inexperiência do condutor em não controlar a aceleração e atingir um peão – por exemplo a sair de um estacionamento – mas isso pode acontecer com qualquer carro e um condutor menos experiente.

    O impacto que o ruido do carro pode ter num peão é mais impactante para um cego do que para o comum mortal que pode usar os olhos, virar a cabeça e estar atento principalmente quando vai atravessar a via (E o artigo não era sobre EVs provocarem mais atropelamentos em cegos)

    Estes estudos são importantes serem feitos e foi graças a eles que EVs têm sons “fictícios” quando estão em andamento e marcha-atrás. No entanto é importante nunca esquecer que há peões que deveriam tirar a carta para andar a pé.

  2. AlexS says:

    Ruído. Os carros a combustível serão em média mais antigos.

  3. Jk says:

    os eletricos praticamente nao fazem barulho uma pessoa so da por isso quando estao mesmo ao pe deles

  4. none says:

    Em Portugal o código da estrada é meramente decorativo, no entanto, contrariamente a muitos países por onde viajo, costumamos parar nas passadeiras.

    Na Alemanha e em França não atravesso a estrada numa passadeira sem me benzer… aqui regra geral é mais seguro. Pelo contrário, os peões em Portugal, atravessam a estrada onde bem lhes apetece! Na Avenida Marechal Gomes da Costa colocaram redes de segurança e os funcionarios dos CTT e outros até rebentam com a rede, para não terem de andar 15 mts até à ponte de travessia.

    As pessoas em Lisboa parecem pombos no meio da estrada.

  5. João says:

    Parede que fazem de tudo para estabelecer uma conotação negativa aos elétricos.

  6. José says:

    Negativamente apenas não fazerem barulho…

    Tudo resto é um carro/telm

    Já tinha dito que não fazem barulho. Supostamente havia uma “lei” que obrigava a fazerem barulho a X velocidade…. Mas parecem moscas a andar

  7. Rodrigo says:

    E era preciso estudo para chegar a essa conclusão?

  8. Rui Gante says:

    Malta e furar pneus a todos os eletricos que vejam e amadsar bem os espelhos e as portas. Comigo não tem hipoteses e ja houve um que binha defender o seu carro mas levou um corretivo e durante umas semanas não sai do santa maria

  9. Yamahia says:

    Que há muitos e cada vez mais mortos-vivos a atravessarem a estrada vagarosamente para melhor fixarem os ecrãs dos teleles, lá isso é verdade .

  10. Eu! says:

    Ultimamente tenho lido aqui vários artigos contra os elétricos…
    Será que o lóbi “dinheiro a correr” das petrolíferas já chegou à pplware?

    • Vítor M. says:

      Hehehe (ele há cada um), jovem, estás a ler apenas o que queres ler, e na interpretação que a tua cabeça interpreta. E com ilações do petróleo e o dinheiro das petrolíferas, é mesmo uma coisa da tua cabeça. Mas isso, é uma cena já tua.

  11. TdSR says:

    Os elétricos são um perigo para o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.