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Donald Trump reverte objetivo de Joe Biden de 50% de carros elétricos até 2030

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. tesliman says:

    ele pode reverter o que quiser mas as pessoas é que escolhem o que compram e lá muitos vão para elétricos os Híbridos plugin. Eu por exemplo não volto mais a combustão, é absurdo o conforto e poupança dum elétrico, poupo muitíssimo e atualmente poupo 5250 euros cada 100.000 km só em combustivel/energia. Logo as revisões etc falamos de uns 1500 euros ao ano. Logo em 5 anos são uns 10.000 euros que poupo e a bateria ainda estará a mais de 90%. Em 10 anos venderei o carro por um bom preço, bateria a 80-85% (logo muito boa) , e uns 20.000 euros poupados e zero fumos e oleos.

    • tasmenil says:

      O curioso é que são precisamente estas reversões que devolvem o poder de escolha às pessoas.

    • jorgeg says:

      MAAAGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    • cK says:

      Então parabéns! Eu não sou o tal primo que compra um popó a pilhas de 60 000 paus e ando a dizer por aí que poupo dinheiro no combustível.

      • JL says:

        Se comprou por 60000 comprou barato, porque além de não ter nenhum abaixo de 72 mil euros, não poupa nada, só gasta mais que gasolina, 5x mais.

        Aliás, nem sei como o abastece cá.

    • Manuel da Rocha says:

      Quem tem 70000 a 340000 euros, vivenda e ligações de 16,9kwh, pode fazer isso… só que 90%, dos automobilistas, não podem.
      Além de que, fazer 500km, demora 5 horas, num carro “fóssil”, num eléctrico, podem ser 9 horas, no mínimo, se existirem 10000 carregadores, na auto-estrada.

      • JL says:

        E porque precisa desse dinheiro todo ?

        Faz 500 KMS por dia ? Aliás, para isso nem de 10 kVA precisa.

        Aprenda a usar as unidades, porque se nem sabe usar unidades, muito menos pode acertar nos valores.

      • Antonio Vasco says:

        É só disparates sem nexo nenhum, é só querer dizer mal, compra se elétrico novo, muito bons , de 29,000 a 45,000€, moradia sim, mas ligação de 6,9kva chega e sobra a não ser que queira carregar em 3- 4 horas, fazer 580 km (faço quase todos os meses) demora 6,5h, e só faço 1 a 2 cargas conforme me apetecer . E poupo 300€/ mes, e a familia prefere de longe ir no VE do que no combustão

  2. Rodrigo says:

    Drill baby drill

    Lá se foi a teoria que o Trump ia acabar com as viaturas a combustão para ajudar o Musk.

  3. rui says:

    Não são necessárias metas para a transição acontecer, fazia sentido incentivos elevados a 10 anos, agora basta não haver impostos excessivos é suficiente, os carros estão já em muitos casos mais baratos que equivalentes a gasolina e claramente mais baratos que diesel…
    O mercado vai mover porque vai fazer sentido mover.

  4. Halnaweb says:

    Isto não desfavorece o amigo Musk?

    • rui says:

      Claro que não, o Musk sabe que a Tesla não precisa de apoios para vender e competir, a concurencia por outro lado já não pode dizer o mesmo…

    • says:

      Vais ver como dão a volta com outra medida qualquer daqui a uns meses (ou semanas). Temos de olhar para isto como olhamos para um papagaia. Parece que fala mas na verdade não sabe o que diz.

  5. JoãoAlves says:

    Nunca pensei ver um “meme” como presidente dos EUA:) Juro que não percebo o que as pessoas veêm nesta personagem…o mundo realmente está estranho….

    • Fernando says:

      De facto…
      Mas também a maioria da população norte-americana é célebre por ser inculta e mesmo idiota, à semelhança do seu atual presidente…

    • 36.71Hz says:

      Ou tens um presidente politicamente correto que só quer ser bem visto ou tens um presidente que está-se a marimbar se fica bem ou mal visto e que só quer dar boost na economia do pais. Como não como e pago contas com paz e amor, prefiro mil vezes alguém que realmente saiba economia e gestão. E falam tão mal do Trump mas as eleições foi o que se viu, até as comunidades emigrantes votaram no Trump.

      Vocês ás vezes não param e pensam, epah se calhar quem sofre de desinformação e idiotice sou eu?

  6. Fusion says:

    Finalmente, deixem a tecnologia evoluir por si e deixem a escolha da tecnologia ao consumidor. Quando os carros eléctricos forem realmente úteis, práticos para o cidadão médio, e se se provar que o eléctrico é uma alternativa viável, então aí as pessoas vão comprar carros eléctricos.

    Tratem primeiro de estabelecer uma infraestrutura decente, como postos de carregamento nos postes de electricidade e em todas as ruas, e carregamentos abaixo dos 5 minutos. Só então podemos começar a falar de uma troca em massa para carros eléctricos.

    Estes senhores dos governos pensam que toda a gente tem dinheiro para comprar carros novos (quando um carro a combustão dura, à vontade, 20 anos) ou que toda a gente tem possibilidade de carregar em casa.

    Tratem primeiro destas “pequenas coisas” e, depois, venham com conversas. Espero que a Europa siga o mesmo caminho.

    • Fernando says:

      E porquê que acha que um carro elétrico não dura 20 anos?
      Mitos, mitos, mitos…

      • Fusion says:

        Espero bem que sim, aliás, espero que dure bastante mais. Se leres novamente o meu comentário, verás que não era esse o ponto.

        Estava a referir-me àqueles que compraram carro, por exemplo, nos últimos 5 anos.

        Para atingires uma quota de 50% de veículos elétricos, tens de reduzir a circulação de veículos a combustão. Ora, se um carro a combustão dura 20 ou mais anos, qual seria o motivo para trocar por um elétrico? Por que é que alguém, no seu perfeito juízo, trocaria um carro que está funcional e fiável por um elétrico só porque sim, tendo ainda de pagar muito mais caro e correndo o risco de ter uma experiência pior (devido aos carregamentos)?

        Não digo que não haja quem tenha trocado por um elétrico, no entanto, metas de 50% definidas por governos não fazem sentido, pois acabam quase por ser impostas como uma obrigação.

        Esse era o meu ponto, e não se um carro elétrico dura mais ou menos do que um carro a combustão.

    • JoãoAlves says:

      Ontem já era tarde. Tem filhos? Se tiver filhos então concerteza entende que não podemos estar constantemente a adiar a transicção energética, cada vez existem mais fenómenos climáticos extremos e quem vai sofrer é a geração que cá ficar. Deixem de pensar só no imediato, vai sempre ser dificil a mudança, não há volta a dar, e quem ache o contrário só se está a enganar a si próprio.

      • Fusion says:

        Não tenho filhos ainda, mas, se tivesse, um carro elétrico seria a minha última prioridade. O dinheiro extra que teria de pagar por um elétrico dava para cobrir as despesas com creche, comida, carrinho e todos os acessórios necessários até o miúdo ser grande.

        Como não tenho fundos ilimitados, preciso de comprar o que for mais barato e vantajoso para a família. Um elétrico iria consumir uma boa parte do orçamento, orçamento esse que, se tivesse filhos, me faria falta. Para não falar que não estou disposto a ficar meia hora parado ao sol, com crianças, para carregar o carro.

        Além disso, essa história dos carros ligeiros serem os grandes vilões da poluição já não cola. Está mais do que provado que a maior parte da poluição vem das fábricas na China, dos aviões usados para fazer as famosas viagens pela Europa “só porque sim”, e dos cargueiros que trazem coisas que tanto gostamos, como as encomendas da Temu e afins.

        Se reciclássemos plástico todos os dias, deixássemos de fazer tantas viagens de avião e de mandar vir coisas do outro lado do mundo, e parássemos de trocar de telemóvel a cada dois anos, a poluição praticamente desaparecia. Portanto, não me venham com a treta da poluição dos carros, porque os motores a combustão mais recentes já são bastante otimizados em termos de emissões de gases nocivos. E poderiam ser ainda melhores, se não fosse a obsessão pelos elétricos.

        Por fim, todos os apoios à mobilidade verde para particulares e empresas deviam ser cancelados. Em vez de dar subsídios para comprarem carros elétricos, sabes o que se devia fazer com esse dinheiro? Investir em transportes públicos, triplicar a oferta, para que ninguém precisasse de usar o carro.

        • JL says:

          Duravam 20 anos.

          Não, está mais que provado que o transporte terrestre é o maior poluidor, essa desculpa dos aviões e da China também já não cola, até porque a China hoje é a fábrica do mundo.

          Filhos ao Sol ? Não sei se sabe mas pode carregar o carro e estar dentro dele com o ar condicionado ligado.

          Mas deixaram de investir em transportes públicos ? E você ia usá-los ?

          • Fusion says:

            Fica com a taça JL, nem quero…

          • JL says:

            Fico ? Porque não consegue refutar ? Sim, já sabia isso.

          • jotal says:

            O JL tem sempre razão, mesmo quando não tem.

          • JL says:

            Tem ? Onde disse que tinha razão ? Só pedi para fundamentarem.

          • jotal says:

            No entanto, o JL também não fundamentou. Pede aos outros aquilo que não faz!

          • JL says:

            Eu fundamentei, não leu, ainda lá está, pode ler, até dei soluções.

          • jotal says:

            Fundamentou… com opiniões ainda por cima enviesadas. Isso é fundamentar?
            Se isso é fundamentar então todos, todos mesmo, os que já aqui comentaram fundamentaram o que escreverem pelo que então o JL não tinha de pedir fundamentação para o que afinal já estava fundamentado. Se vale para si então vale para todos.

          • JL says:

            É, tanto que até dei soluções.

            Não sabe português ? ou quer uma composição de 20 linhas ?

            Eu fundamentei aquilo que afirmei, não aquilo que os outros afirmam.

            Tenho de pedir quando dizem que estão todos enganados, simples assim ? se há aqui um novo dado, temos de fundamentar esse dado. Entendeu ?

        • JoãoAlves says:

          Discordo de si. Não quero alimentar mais esta discussão porque já vi que tem as suas ideias pré-concebidas.

          • Mário says:

            Quem compra um elétrico só esta a adiantar o custo de combustivel… pex um eletrico custa +- 20 000€ a mais que o equivalente a combustivel… 20 000€ de combustivel dá para a vida útil toda do carro e ainda sobra.
            E no elétrico ninguém me garante que a bateria dure a 100%, eqnautno num carro a combustão sei que ele vai durar se for bem mantido.

          • JL says:

            Então quer dizer que os a combustão não custam nada ? onde posso ter um de borla ?

            E no a combustão também ninguém garante que dure 100%.

            E a bateria bem mantida não dura porque você não quer que dure ?

        • cK says:

          Finalmente o único comentário útil até agora. Parabéns @Fusion

        • Antonio Vasco says:

          Pois, é só fechar os vidros do carro a combustão menos poluente que existe, colocar lá dentro o tubo de escape por 5 minutos e vai ver o que acontece a quem está lá dentro

      • AlexS says:

        “cada vez existem mais fenómenos climáticos extremos”

        Lista aí todos os fenómenos climáticos extremo do seculo XIX….

        Ninguém consegue.

        “…it was undoubtedly a very hot spell though, as deaths (people & animals) from heat exhaustion were recorded, particularly from the agricultural areas in the east and north of England. One report at the time (from farm records in the eastern Fens), says that the temperature in the shade near London was 96 (degF), which converts to just over 35degC: ” “caution is required with all these values due to the differing instruments, exposure, accuracy of recording etc.”

        De: Weather in History 1800 to 1849 AD

      • Manuel da Rocha says:

        Problema: Precisamos de 800000000 milhões de GWh para essa mudança. Mesmo com 6500 milhões de hectares, de painéis solares, 5000 milhões de hectares, com eólicas, ainda ficam a faltar 48% de capacidade de produção energética.
        Há o problema dos, como você, que se enganam a si próprios. Vendem a ideia que a electricidade “verde” é excelente mas, não querem 50000 hectares, em volta da cidade, preenchidos por painéis solares… ou 2 reactores nucleares, .em Portugal.

    • JL says:

      É por não terem dinheiro que têm aqui uma opção mais barata.

      20 anos ? Isso é alguma coisa para um carro eléctrico, tenho um com 27.

      • Fusion says:

        Outro com os 20 anos.. onde é que eu disse que um carro elétrico não dura 20 anos? Espero bem que dure 20 anos e muito mais… Lê o comentário acima que respondi ao outro user

      • jotal says:

        Eu tenho um secador de viagem com 30 anos a funcionar perfeitamente. A única diferença é não ter rodas nem bateria mas tem motor eléctrico e, maravilha das maravilhas, funciona a electricidade. Portanto, a lógica da batata diz-me que um veículo eléctrico, dado custar duas mil vezes mais do que este meu secador, tem de durar pelo menos o dobro: 60 anos.

        Não importa se tudo o resto estiver a cair aos pedaços no rodinhas eléctrico: carroçaria e chaparia cheia de ferrugem, bancos rotos, estofos interiores a caírem de podres, tabliês e ecrãs queimados, pára-choques eficazes apenas contra mosquitos e por aí fora… pois, segundo os fervorosos adeptos, o motor e bateria vão sempre estar como novos!

        • JL says:

          Então carros bem estimados com 27 anos estão a cair aos pedaços ?

          Não vão estar novos, mas podem ser reparados, recondicionados e até trocados, o mesmo que fazem aqueles que tanto defende, a grande diferença é que realmente duram mais.

          • jotal says:

            A propósito de “reparados, recondicionados e até trocados”, quer o meu secador de viagem em troca? Também foi bem estimado e está como novo. Nunca precisou de reparação e todas as peças que tem são as originais e estão perfeitamente funcionais. Não tem ferrugem em lado nenhum, os plásticos estão impecáveis e mesmo a direcção continua levezinha sem problemas em apontar para onde quero o ar quente.
            Aposto até que está em melhor estado do que o seu estimado rodinhas eléctrico de 27 anos.

            Ah… e eu não disse nada sobre os 27 anos mas sim 60. Por o JL tanto defender a sua longevidade pareceu-me uma idade razoável a tomar como exemplo!

          • JL says:

            Está como novo quando é você a olhar para ele, mande alguém fazer esse serviço.

            O meu também tem bom aspeto.

            Então quanto aposta ?

            Mas onde comprou a custar 2000 vezes mais ?

            Pois, não deu para entender.

    • JL says:

      Já agora, a europa não seguiu este caminho, tal como os estados unidos não estavam a seguir, porque a medida não estava aprovada, convém ler antes de tecer comentários desnecessários.

  7. Max says:

    Se voltou a retirar os EUA dos acordos de Paris diz que os EUA vão produzir e exportar combustíveis fósseis à fartazana não fazia sentido manter incentivos à compra de elétricos.

    • Max says:

      Diz a Reuters que a ordem executiva de Trump também interrompe a distribuição de fundos governamentais não gastos para estações de carregamento de veículos, de um fundo de US$ 5 mil milhões. E disse que estava a considerar encerrar os créditos fiscais ao consumidor, de US$ 7.500, para compras de veículos elétricos.
      Quanto ao fim da venda de veículos a combustível em 2035, isso passa por legislação federal, pela EPA (Environmental Protection Agency) e pela legislação estadual. A ordem executiva de Biden não era vinculativa, mas a EPA tinha concedido uma isenção à Califórnia para: exigir que, até 2035, pelo menos 80% dos carros novos vendidos sejam elétricos e até 20% sejam modelos híbridos plug-in. As regras da Califórnia foram adotadas por outros 11 estados, incluindo Nova York, Massachusetts e Oregon. Trump disse também que queria que a EPA revogasse essas isenções. Claro que o presidente da EPA nomeado por Biden já era.
      Em termos simples, a “política verde” de Biden, como muitas outras, já era. Biden demoliu as políticas de Trump do 1º mandato, e agora Trump apressa-se a demolir as de Biden. Há quem lhes chame as políticas de “Legos”.

  8. João says:

    E nós na europa vamos fazer o quê?

  9. Patinhas says:

    Civilização a voltar às origens

    • Rodrigo says:

      As origens que o voto do povo é quem mais ordena, na EU tens lá uns tipos a rabiscar leis que eu não me lembro de ter oportunidade de votar para algum cargo da presidencia sim isso mesmo os americanos é que estão errados…

    • Manuel da Rocha says:

      Sempre permite gastar 900000 biliões de dólares a modernizar 20 reactores nucleares, construir 83 novos e aumentar a rede energética americana.
      Cá, em Portugal, andam a melhorar a rede energética, mesmo assim, só daqui a 60 anos, é que tem capacidade para aguentar com 80% de carros eléctricos, nas estradas.
      Ainda existem. muitas, zonas em que a electricidade só permite 6.9kwh, por habitação. Mesmo assim, na altura do Verão, com emigrantes, redes vão abaixo, quando há muito calor. Imagine 500k carros a carregar, ao mesmo tempo.

      • JL says:

        Se não sabe usar as unidades , porque se mete a inventar ?

      • Antonio Vasco says:

        Se houver 500.000 carros acarregar permanentemente todos os dias do ano durante 8 horas , ainda assim consomem cerca de 12% da produção nacional de electricidade,numeros de 2023.
        Não me parece que haja assim grande problema, mas estou sempre pronto a aprender com quem sabe e não ponha zeros por ai fora. Sabe o que sao 8mil milhões de Gwh ? Não tem uns zeros a mais, talvez?

  10. Pastor says:

    Se não gostam, metam de lado. A geração woke electrificada tem que ser castigada e este é apenas o primeiro passo.

    • JL says:

      Exato, é isso que a geração woke a combustão não entende, nem há razão para isso, já que nunca foi castigada.

      • jotal says:

        O JL a fabricar realidades…

      • Mário says:

        Este ainda acha que o kwh vai ser de borla…
        daqui a uns anos estamos a pagar o kwh a 1€ e todos se vao lembrar ou não quando tinhamso o kwh a 0.15€

        • JL says:

          Os que eu produzo já são.

          Nessa altura o gasóleo vai estar a 7 euros ?

          Mas não é isso que é de esperar ? nunca ouviu falar em inflação ?

          • Mário says:

            E quando chove? Ah já sei os seus paineis até de noite produzem…. São paineis de silicio aditivado? Claro, os seus são tudo, os dos outros nunca são nada. Só você é que tem o melhor.
            E você come silicio ao pequeno almoço? é que os malvados dos agricultores insistem em usar tratores a gasoléo em vez de elétrico.
            Ouvi dizer que iam instalar carregadores elétricos no meio das marinas de arroz para carregarem as ceifeiras…. trabalham 15 minutos param uma hora para carregar.
            E deixe de distorcer o dicurso dos outros em prol de um fanatismo que é só seu.

          • JL says:

            Quando chove limpa-os.

            Tem de ler com atenção, eu disse: “os que eu produzo já são”

            O resto é o seu blá blá blá do costume.

          • Manuel da Rocha says:

            Quem é rico pode pagar 600000 euros por painéis solares, baterias e estações de carregamento rápidas, além de ter a instalação para 126kwh, só para carregar o carro.
            90% da população não pode…

          • JL says:

            E precisa de tanto dinheiro para quê? Não usou a unidade milhões desta vez ?

          • Mário says:

            Não é só Bla Bla. Sabe que o gás natural se não for usado para produção de energia tem de ser queimado nas torres? Sabe que se tirasse a taxa de CO2 o gás natural era mais barato que as renováveis. Continue com a ladainha.
            Depois queixe se que fica sem emprego porque não há economia na Europa. Ah já sei, não lhe afeta porque você vende cenas que mais ninguém vende

          • Mário says:

            Graças ao pseudo ambientalismo da Europa estamos onde estamos. Os marroquinos tbm pensam no CO2. E claro…. Nós armados em ambientalistas e os outros a queimar CO2. E depois choramos que não temos competitividade porque andamos sempre a arranjar taxinhas

          • JL says:

            Não há economia na Europa ? Então porquê?

            Não, essa é a parte que é aproveitada, e antes não era, o GPL é gás de petróleo liquefeito, proveniente da refinação de combustíveis.

          • JL says:

            Mas o Mário está a perder a competividade ? É devido ao aumento dos combustíveis ?

          • Yamahia says:

            Dos combustíveis ou dos impostos?
            Assim é fácil mas nem assim. 😛

          • Antonio Vasco says:

            Tem pouco a ver uma coisa com a outra, a prova é que os chineses são muito mais ambientalistas do que os europeus, cada matrícula de combustão custa de 3,000 a 9,000€ e demora de 3 a 6 meses, para os eléctricos é zero, e no entanto são tremendamente competitivos, os eléctricos lá andam de 10,000 a 30,000€ , mas os 30000 são de grande luxo. Portanto, o ambientalismo não custa mais dinheiro, o problema são que as marcas europeias estiveram a marimbar-se para a investigação de eléctricos, e agora estão a sofrer as consequências

          • Yamahia says:

            Sr Eng⁰, caso ainda não tenha reparado, o tipo de carros que está a crescer a olhos vistos na CN, são PHEV com depósitos de combustível gasolina monstruosos.

            Por outro lado, a CN tem na mão a matéria prima para baterias e tudo fará para a rentabilizar.
            Nada a ver com consciência ambiental até pq os elektros são mais nocivos para o ambiente.

          • JL says:

            Os impostos ainda não aumentaram.

          • JL says:

            O que não falta no mundo é materia prima para baterias, parece que já é mais abundante que petróleo que está sempre a aumentar e a descer.

          • Antonio Vasco says:

            Isso de serem mais poluidoras é na sua cartilha, vá lá andar nas ruas das cidades maiorese vê logo a diferença, tanto na poluição do ar como no ruído , agora o céu é azul dantes era sempre cinza.
            As doenças respiratórias diminuíram 60%, vi isso num programa da TV.
            E está enganado em relação aos PHEV, na última vez que lá estive apanhei uns 20 taxis, eram todos EVs. E nas estradas da cidade (não fui para o campo) eram quase todos electricos

          • Yamahia says:

            Sr Eng⁰, atente no seguinte:
            “BEV (Battery Electric Vehicles): Foram vendidos 5,4 milhões de unidades, representando cerca de 23% do total de vendas de automóveis ligeiros.PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles): Foram vendidos 3,7 milhões de unidades, representando cerca de 16% do total de vendas de automóveis ligeiros….”
            PHEV em 2024 subiram mais de 80%, BEV’apenas qs 8%.
            (ambos representam 39% do mercado)

            A BYD, que detém mais de 40% do mercado vendeu 1,7 milhões de BEV e os restantes 2.6 milhões eram PHEV. Invertendo claramente a tendência verificada em 2023.
            O que é que acha q está a acontecer aqui?
            Para o ano os BEV vão ser engolidos pelos PHEV.
            Tem dúvidas?
            Adicione o facto do gov chino ter acabado de retirar o subsídio aos BEV.

          • Yamahia says:

            “Os impostos ainda não aumentaram.”
            Não? Tem piada… ontem vi gasóleo na GOLPE da av India a mais de 1.8 o litro.
            Que passa-se então?
            Faz falta aqui um Trump, ontem já era tarde.

          • JL says:

            Não foram os impostos, desde o início do ano estão iguais, o que se passa, é que Portugal não é produtor.

          • JL says:

            E quantas vezes os phev já tinham sido engolidos ?

            Se forem bem usados são alternativas a considerar, mas como costumo dizer, são a transição para puros ve.

          • Yamahia says:

            Qual quê… os preços litro ES vs PT chegaram a estar praticamente em paridade. Este governo é que começou com desculpas do género do vamos aumentar a taxa do carbono (imposto greentretas) mas os preços ficam iguais pq o petróleo baixou. Ninguém vai ser penalizado!
            Fez esta cantiga 3x’s e somente no último semestre lá r@pin@ram ao pessoal 15 cents por cada litro+ o IVA é preciso não esquecer.
            Não satisfeito, No início do ano, toma lá pimba com mais 3 cents por cada litro, mais uma vez, a que acresce o IVA é preciso não esquecer
            Agora lá pq o petróleo aumentou uns cêntimos no barril, foi logo mais 6 cents em cada litro de gasóleo. Pq não seguiu a mesma lógica de quando aumentou em função da baixa do petróleo?! Pois gente de bem e honesta parece que só do lado de lá da Fronteira. senão vejamos:

            Ontem:
            GOLPE AV. DA INDIA
            https://www.maisgasolina.com/posto/423/

            GALP MURCIA ES
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/5581
            Esta diferença de +0,446€ significa o quê?
            Adicionando + 4 cents que é o valor do gasóleo antes de impostos ES vs PT, totaliza uma diferença de imposto de 0,486€/litro.
            Não, 0,486€/litro não imposto, é um rico panorama para os boys.

          • JL says:

            Essa diferença significa que não andaram a subsidiar carros e carros combustíveis e não precisam de gastar tanto para ter combustível nas bombas, estou farto de dizer isso, pode ir por.essa europa toda,.onde encontrar parque com mais carros diesel do que gasolina e o gasóleo mais barato que a gasolina, têm todos os combustíveis mais caros.

          • Yamahia says:

            Endoidou de vez? Como o mais barato?
            Dos países da UE apenas 6 têm o gasóleo mais caro que PT. Ponto !!!! A maioria deles com diferenças residuais:
            -França+2 cents, Irlanda+2 cents, Países Baixos+4cents, Itália + 4 cents e Bélgica + 6 cents
            Dinamarca é um caso à parte sobretudo devido ao alto custo com a mão de obra (salário mínimo 3.750 euros)
            Nós aqui em PT como temos um salário mínimo estratosférico (820 euros) a comparar com o de Malta (€854) temos que pagar 50 cents a mais em cada litro de gasóleo. Deve ser isso.
            Cada uma…

          • JL says:

            Exato, tudo países diesileiros.
            É inevitável, para se ter gasóleo barato, tem de se ter gasolina mais cara, como a não consomem a gasolina, têm de a dar, e como não produzem gasóleo que chegue, têm de o importar, mais claro que isto não há.

          • Yamahia says:

            Deixe-se de tretas. Até a Noruega, que é produtor, tem o gasóleo mais barato q a gasolina.
            O q acontece é q Portugal carrega nos impostos s/combustíveis rodoviários como ninguém face ao rendimento, tanto no gasóleo como na gasolina.
            A meu ver devia de alinhar com Malta, não lhe parece?
            Já todos percebemos a razão desta carga desproporcional. Escusa de inventar mais desculpas.

          • JL says:

            Pois tem, e é mais caro que Portugal e todos os outros, foi o que eu disse.

            Claro que carrega, tem de meter combustíveis caros mais baratos que os mais baratos de produzir, isso tem um custo.

          • Yamahia says:

            Porr*, já tem dos gasóleos mais caros da UE, com a carga de impostos ao nível dos mais ricos da UE, e ainda quer carregar mais?
            Vc não bate bem declaradamente.

            E olhe que eu não estou a defender a “minha dama” que, bem vistas as coisas, sou capaz de andar mais a gasolina, (incluindo as motas na equação) que a diesel e muito raramente abasteço gasolina fora de PT, diesel pode acontecer 3 a 4 x’s por ano. Portanto a nível pessoal seria para lado que dormiria melhor. No entanto percebo.
            Para concluir, mudando as agulhas para a gasolina, apenas 4 países da UE a têm mais cara que PT:- Itália, Grécia, Dinamarca e Países Baixos.
            Dinamarca já expliquei porquê e a Grécia todos sabemos porquê. Portugal é que não se percebe o porquê, tirando claro está o 3.3 mil milhões que todos os anos são entregues a título gracioso ao sector elektro!

          • JL says:

            Mas não é o mais caro da Europa, tem bem mais caros.

            E só depende do quanto impuseram de diesel, quanto mais a rodar mais caro ele é.

            Isso é mentira, não foram entregues 3.3 mil milhões todos os anos, e mesmo que entregassem, só aliviava o preço dos combustíveis.

          • Yamahia says:

            Já lhe disse quais eram os países da UE com o gasóleo mais caro que PT. Eu repito:
            -França+2 cents, Irlanda+2 cents, Países Baixos+4cents, Itália + 4 cents e Bélgica + 6 cents e Dinamarca.
            Os outros 21 são todos mais baratos, alguns substancialmente mais baratos.
            Não há como esconder. Estamos no limite superior apesar dos salários no limite inferior.

            Qt aos subsídios à electricidade é 3.3mil milhões ano. Até o gás para a electricidade levou mais de mil milhões. De resto é a prostituição a q se assiste nas renováveis.
            Não me restam dúvidas do porquê da carga fiscal sobre os combustíveis terrestres. Até há pouco tempo rendiam 11 mil milhões e agora com este aumento no ISP dizem que vai adicionar mais 4 mil milhões à receita.
            É fartar vilanagem!!!
            Curioso é como UK q padece com a mesma mama em torno das renováveis, tem os combustíveis mais baratos que PT.
            É só ter 2 dedos de testa para perceber o q se passa aqui.

          • JL says:

            França tem gasóleo mais barato que gasolina, dai serem caros também, e os outros também, nos paises onde os combustiveis são mais baratos, o gasóleo é ao mesmo preço e até mais caro que a gasolina, tão claro como a água:

            https://www.erse.pt/media/rytji5rh/2t2024-boletim-pre%C3%A7os-ue-27.pdf

            Então mostre lá onde foram 3.3 mil milhões de euros ?

            https://cnnportugal.iol.pt/eletricidade/tap/uma-tap-na-eletricidade-portugal-importa-3-279-milhoes-de-euros-em-tres-anos/20241014/670d7ea0d34ea1acf26f72ec

            11 mil milhões ? falhou outra vez, essas lavagens cerebrais nas missas a combustão estão a deixa-lo doente.

            São cerca de 3.1 mil milhões de euros, e cuiroso que tem vindo a baixar…..

            https://bpstat.bportugal.pt/serie/88878

            Já agora, a eletricidade tem ISP:

            https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/portaria/2011-169830584

            Se é 1 euro por MWh, em 2024 pagou 51.4 milhões de euros em ISP.

  11. Filipe says:

    Sinceramente, preferia veículos elétricos a hidrogénio em vez de ser a bateria.

    • Max says:

      Muito caro e não há redes de carregamento.

    • JL says:

      Por quê? A gasolina está barata demais e os eléctricos a bateria tem autonomia a mais ?

    • Joao says:

      Sem duvida a melhor aposta, utilizar a infraestrutura de gasolineiras que temos e adaptar tanques a hidrogenio, e tempos de abastecimento iguais aos da gasolina.
      Seria, na minha opinião, a alternativa com menos “senãos” na logistica de abastecimento, no entanto não acredito que vá para a frente, o “Big Money” já está nos electricos.

      • Max says:

        Em tempos falava-se, por graça, da “eletricidade em pó”, para usar onde não havia eletricidade. O teu hidrogénio é do tipo “hidrogénio em pó”. Já te deste ao trabalho de ler alguma coisa de como pode ser produzido e o custo?
        E continua a ser um carro elétrico – só que em vez de carregar a bateria, a eletricidade é produzida através de hidrogénio no depósito, o que também torna o carro muito mais caro.

      • JL says:

        As gasolineiras atuais não dao para hidrogénio, ou esqueceu-se que é um gás e deve ser armazenado a 700 bar no carro e 200 a 300 na estação de abastecimento ?

        Mas não são iguais, nem lá perto, alguns chegam a demorar horas.

        10 carros em fila numa estação a funcionar demorar 4.5 horas a abastecer.

      • JL says:

        Já agora, são eléctricos na mesma e também usam baterias.

  12. Stanley says:

    Será que ele embarca na ideia do hidrogênio?

  13. Sivino mendes says:

    Depois de ter saido da organização terrorrista da OMS e dos acordos mafiosos de paris pode começarem contar as aldrabices do clima, do covid e por aí vai .
    O medo já paira nos USA e na UE por isso andam todos a apelar a saida do facebook e dos insta ….. a verdade assusta sempre.

  14. PJA says:

    Está a ser coerente com aquilo que tinha prometido. Trump nunca foi sempre contrário aos subsídios para os BEV, o sector era fraco nos EU, com estas medidas vai ser mais dicil.

  15. Yamahia says:

    O Trump é q os topa.

  16. Manuel da Rocha says:

    Uma coisa, que não percebo é que há biliões a criticar, por sair dos acordos de Paris. 99,999991%, das medidas assinadas, nunca foram cumpridas. Ainda pior que os “países desenvolvidos”, usaram, esse acordo e o de Osaka, para aumentar a dívida, dos países africanos e asiáticos. Nunca foi explicado, porque razão o Congo tinha direito a emissões de CO2 iguais à França, com 5,6% da população. A razão era para movimentar dinheiro e a França limpar dívidas antigas, trocando por novas.
    Se ninguém cumpre, qual é o problema de saltar borda fora?

  17. natebul says:

    Faz muito bem! Viva a gasolina!

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