PplWare Mobile

Como um engenhoso transformou a bateria do seu BYD em energia doméstica contra apagões

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Gonçalo says:

    Já quero fazer isto cá em casa há muito tempo o problema é arranjar alguém que perceba disto que tenha vagar para um bocadinho de bricolagem

  2. Rui Peixeiro says:

    O Tiburcio não veio descobrir a pólvora e nem é preciso esperar pelo seu “tradutor energético”, pois já há até projetos Open-Source, que por 25€ compra-se um LilyGo T‐2CAN e resolve o problema de comunicação entre o Canbus da bateria e o do Inversor.

    https://github.com/dalathegreat/Battery-Emulator

  3. Paulo Dias says:

    Para quê usar as baterias de um carro se já temos soluções como o SigEnergy Storage com Gateway?

    • Rui Peixeiro says:

      Felizmente, já vão existindo muitas soluções para armazenamento de energia e com os preços a reduzir, no entanto a solução com uma bateria de carro, pode ser muito mais económica, caso se consiga adquirir a bateria por um bom preço.
      No OLX já aparecem baterias de 20 ou 30kwh por cerca de 1000€, pode menos de 3000€ baterias de 50 ou mais kwh. Por estes preços, o kwh fica mais baixo que os 100€ de média das baterias solares.

    • KidsGraça says:

      A resposta está no texto:
      “Mesmo com 70% a 80% da capacidade original, estas baterias continuam adequadas para aplicações como habitações, edifícios industriais ou redes elétricas, reduzindo o desperdício tecnológico e prolongando a vida útil dos componentes e das matérias-primas que lhes dão forma.”

    • Realista says:

      O mais apelativo nas baterias de um automóvel é a capacidade porque com o preço de uma bateria usada adquires 4x mais de capacidade do que uma solução para casa.

      O problema é que as baterias para habitações trabalham de forma diferente e uma bateria de automóvel usada desgasta-se mais rapidamente neste cenário, por isso é necessário pesar os prós e os contras.

      • luisa says:

        Não, nao se desgasta mais…

      • Rui Peixeiro says:

        Concordo que os perfis de carga diferem, mas o sobredimensionamento joga a nosso favor. Se compro 4x mais capacidade pelo mesmo preço, a bateria raramente precisa de descer abaixo dos 50% para alimentar a casa.
        Menor profundidade de descarga (DoD) traduz-se diretamente em mais ciclos de vida. Além disso, as potências de descarga numa casa (raramente acima de 5-7 kW) são residuais comparadas com os 70+ kW que a mesma bateria entregava ao motor do carro. Também os ciclos de carga serão mais lentos, com uma temperatura mais confortável. No fundo, a bateria trabalha muito menos para entregar o mesmo resultado.

      • Trotichico says:

        Se for de química LFP ou sódio, penso que seja negligenciável os ciclos completos. Acho que isso de gastar se mais depressa é relativo

    • Gonçalo says:

      Porque com o preço de uma bateria domestica compras 5 ou 6 de um carro.
      E uma bateria de um carro para um casa é trabalho muito leve a bateria vai durar anos e anos sem qualquer problema

    • JL says:

      Maneira de aproveitar baterias de carros que vão para sucata.

  4. JL says:

    Sinto-me engenhoso. Heheh

    • B@rão Vermelho says:

      @JL, tenho andado a ver este sistema, https ://www.deyestore.com/pt-pt/products/deye-balcony-power-plant-with-storage-ae-fs2-0-2h2
      O que achas?
      Obrigado mais uma vez pela tua ajuda

  5. Toni da Adega says:

    Sai mais barato aproveitar o deposito de um carro.

  6. Yamahia says:

    Aos anos que se vêm destes engenhosos mas, tirando o @JL, nunca mais se ouve falar deles depois do 1⁰ video/relato.

  7. Ricardo says:

    Tens noção do que dizes bebe água

  8. Artilheiro says:

    O gajo está com má cara. Não deve dormir, à vários dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.