Desenvolvido um carregador elétrico portátil para carros elétricos
Não deve ser uma inovação da década, mas deverá ter muitos proprietários de carros elétricos interessados. Este dispositivo, um carregador portátil, foi desenvolvido por uma start-up com um tamanho de um jerrican. Assim, para casos de emergência, quando um elétrico fica sem energia, este pode ser o socorro. Com algum tempo de carga, poderá carregar a bateria para várias dezenas de quilómetros.
A empresa americana SparkCharge concebeu um carregador que se baseia em baterias portáteis empilhadas em formato dispositivo modular.
Carregador elétrico para o carro elétrico
Chama-se SparkCharge e destaca-se da concorrência, porque se baseia apenas em baterias e, apesar disso, é relativamente portátil. Pesa cerca de nove quilos, enquanto cada módulo de bateria pesa 22 quilos, o que significa que vamos precisar de um veículo para o transportar, especialmente, porque a ideia não é transportar apenas uma bateria.
Bateria de módulos que podem ser uma opção para carregador
Graças à sua conceção modular, o carregador é capaz de suportar até cinco módulos de bateria. Como tal, não estamos perante algo que se transporta na bagageira "só por precaução".
Na verdade, este conjunto destina-se à assistência na estrada, como solução temporária. Assim, da mesma forma que podemos telefonar se ficarmos sem combustível, podemos também pedir a alguém que nos venha recarregar a bateria do carro elétrico com este carregador.
Há mercado para este carregador elétrico além dos carros elétricos
A SparkCharge diz que está a trabalhar com empresas e entidades que alugam e partilham os carros elétricos. Este dispositivo irá permitir recarregar um carro sem ter de instalar um carregador. Portanto, além de teres um carregador portátil, podes não necessitar de um fixo, com esta solução.
Cada módulo de bateria é de 3,5 kWh, o que se pode traduzir em cerca de 22 quilómetros de autonomia, dependendo do carro. A carga é rápida, podendo recarregar cerca de 128 quilómetros de autonomia numa hora.
As baterias podem ser recarregadas em três ou quatro horas, dependendo se for usada uma tomada de 220v ou 120v, e são certificadas para durar cerca de 1 000 ciclos. Já no caso do carregador, este pode durar cerca de 10 000 ciclos.
Portanto, aqui a ideia é traçar um paralelo ao cenário atual, haver um equivalente à lata de gasolina ou gasóleo como SOS. Com este dispositivo, o SOS vai em forma de bateria com energia portátil para "alimentar" as baterias dos elétricos que ficaram drenadas no meio da estrada ou num lugar que não seja possível recarregar.
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Este artigo tem mais de um ano
fantástico inventaram um powerbank para os carros eléctricos.
Já existia antes deste… chamam-se geradores. Como já vi teslas a puxarem geradores ou encostados à berma a carregarem com geradores, deduzo que esse tenha sido esse a sua primeira powerbank xD
Aí já? Tens dizer onde!
O carro tem uma bateria grande e agora tem esta mini bateria para as emergências. Fica a faltar uma micro bateria para as situações ainda mais calamitosas.
Sempre é mais digno do que utilizarem um gerador de combustão!
Mesmo!
Um Jerrycan também não é nada digno de transportar e imagino até que teria uma autonomia menor.
E quem precisa de ter usa um jerrican ? Só se for viajar para o deserto do Sahara.
Imagino que nunca devas de ter ficado sem gasolina no meio do nada…
Numa viagem para Portugal falhei uma saída que dava acesso a uma estacao de servico e voilá…
A fazer consumos de 25l/100 nao fui muito mais longe depois da saída. hehe
Mesmo, resta saber é que tipo de energia usas para carregar esse carregador.
que desperdício de recursos de lítio… quando vão perceber que o caminho são carros elétricos mas movidos a FCV?
e quem é que vai investir os biliões de euros para infra-estrutura de carregamento mais as fábricas de produção de hidrogénio? Isto sem falar nas perdas de energia por ineficiência inerentes às várias conversões de energia, e nas questões de armazenamento e localização dos postos de abastecimento.
Também estou crente nisso já que os motores eléctricos são urgentes e como tal de transição enquanto se melhora a tecnologia do Hidrogênio que evolui a passos largos.
Não acredito nisso. Um carro eléctrico com a tecnologia actual é muito mais económico de fabricar, e de mais baixa manutenção. A sua utilização assenta numa infra-estrutura já existente (rede eléctrica), que bastará apenas ser adaptada progressivamente. Um veículo eléctrico, hoje funciona com baterias de lítio, amanhã pode funcionar com baterias de outra coisa qualquer que venha a surgir (o veículos será o mesmo, e a tecnologia para novos veículos idem). Resta dizer a a produção de hidrogénio é menos eficiente, que a produção de electricidade pelos com os meios actuais.
Fazia sentido era ligar a bateria diretamente ao carro e não carregar uma bateria com outra .
“Este dispositivo irá permitir recarregar um carro sem ter de instalar um carregador.”
Como assim?
Podes usar em casa, carregares o teu carro, sem precisares de instalar um carregador fixo.
Mas os elétricos/híbridos não podem atualmente ser carregados numa tomada doméstica sem outras instalações?
Sim podem, mas boa sorte em conseguires carregar a uma velocidade decente.
Desta forma acaba por ser uma solução transversal a todos os veículos elétricos, pois basta utilizar a tomada de carregamento mais indicada. Isto porque todos os fabricantes têm sistema de baterias diferentes e nenhum permite o acesso direto, dentro da garantia, às baterias para fazer uma ligação direta.
Infelizmente perde-se alguma energia na transmissão mas é um produto que pode ser utilizado com todos os carros.
É engraçado, diria que a versão básica até cabe no frunk de um Tesla ou no compartimento da mala que alguns têm.
Valor ?
Portátil com 31, 40 ou 49 kgs? consoante os módulos? Bem, isso do carro eletrico em termos de baterias tem muito que evoluir… Eu para os meus carros tenho um Boost Charger da Noco com 22500J cerca de 4000A que dá para fazer arrancar cerca de 80 vezes carros até 10litros com um carregamento apenas e pesa 4.5kg…..
Estás a falar de um battery pack que armazena uma quantidade limitada de energia e que tem um output alto, por forma a poder fazer motor de arranque funcionar, depois de o carro comecar a trabalhar já nao está a usar mais a energia que sai do teu battery pack, pelo contrário o alternador é suficiente para carregar a bateria que está instalada e o teu battery pack também.
Aqui estás a falar de armazenar energia suficiente para conseguir carregar o carro transferir energia suficiente para o mesmo andar uns km.
Esta bateria, basicamente é como um jarrican para “desempanar” que fique na estrada. É difícil compreender uma coisa tão simples?