Biocombustíveis: Depois da Alemanha, Itália também quer exceção e pressiona UE
A abertura de precedentes é um caminho perigoso e a União Europeia (UE) poderá ter enveredado por ele. Afinal, depois de a Alemanha pedir uma exceção que permita a venda de carros de combustível sintético, a partir de 2035, Itália decidiu fazê-lo também, mas para os biocombustíveis.
A partir de 2035, a UE quer que apenas sejam vendidos carros novos elétricos, deixando para trás os combustíveis fósseis. No entanto, sob pressão da Alemanha, a Comissão Europeia cedeu e concordou em abrir uma exceção a esta regra: os veículos que funcionem com combustíveis sintéticos estão isentos da proibição da venda de automóveis novos com motores de combustão interna no mercado comum.
Agora, Itália também assumiu uma postura de finca-pé e anunciou que só apoiará a medida se os automóveis que utilizam biocombustíveis também forem permitidos no mercado.
Alemanha, Itália... Comissão Europeia poderá ter aberto um precedente
Numa carta enviada à Comissão Europeia, Itália escreveu que não aceitará "uma interpretação indevidamente restritiva da Comissão de 'combustíveis neutros em carbono', que inclui apenas os combustíveis sintéticos e não os biocombustíveis".
Os ministros que assinaram a carta - Matteo Salvini, dos transportes, Gilberto Pichetto Fratin, do ambiente, e Adolfo Urso, do desenvolvimento económico - propõem a permissão de qualquer combustível que, quando queimado, apenas liberta o dióxido de carbono que foi capturado durante o seu fabrico.
A posição assumida pela Alemanha e, agora, por Itália, diverge daquela que foi partilhada pelo Presidente da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, Luca de Meo:
Todos os fornecedores de primeiro nível [aqueles que fornecem equipamento diretamente às fabricantes de automóveis] estão a deixar completamente de investir em motores de combustão.
Conforme partilhou, "ninguém está a desenvolver um novo motor de combustão de raiz, na Europa", pelo que "todo o dinheiro vai para a tecnologia elétrica ou de hidrogénio". Além disso, indo ao encontro da opinião daqueles que sugerem que só serão viáveis para utilização em carros topo de gama pelo preço que lhes está associado, o também CEO da Renault revelou acreditar que os combustíveis sintéticos serão uma tecnologia de nicho.
Este artigo tem mais de um ano
A Alemanha quer uma exceção para os motores a combustível sintético e a Itália quer que se inclua o biocombustível – ambos neutros em carbono (i.é , que não emitam mais CO2 do que o capturado da atmosfera no seu fabrico).
Agora, o Presidente da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, não acredita quer isso seja solução. Os combustíveis sintéticos para pouco mais servirão do que para os carros da Fórmula 1, para quem gosta de ouvir os motores a roncar.
Este ano 2023 PT já incorpora 11% de biocombustíveis no diesel. O plano é ir incorporando cada vez maior percentagem até que em 2035/2040 se atinja a marca de 100%.
Entretanto os produtores pressionam para que a percentagem suba para 14% já este ano:
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/oe2023-produtores-de-biocombust%c3%adveis-defendem-aumento-da-incorpora%c3%a7%c3%a3o-para-13-a-14percent/ar-AA12FgPv#:~:text=A%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Portuguesa%20dos%20Produtores%20de%20Biocombust%C3%ADveis%20%28APPB%29,de%2011%25%2C%20no%20Or%C3%A7amento%20do%20Estado%20para%202023.
Eu se fosse produtor deles também queria, duvido é que você e outros estejam dispostos a pagar. LOL.
No Brasil o etanol é mais barato que a gasolina. Num lugar sério tal não seria um entrave nem teria que pagar mais, antes pelo contrário.
A imoralidade neste capítulo é que na Europa somos penalizados com taxas de incorporação de biocombustíveis tendo como objectivo menores emissões de CO2.
Em contrapartida a Tesla que polui que se farta é premiada com créditos de carbono ao ponto de só à conta do estratagema conseguir o milagre de lucros chorudos apesar dos resultados do produto propriamente dito serem negativos. É mais uma para o Timmermans explicar agora em 2023, esperemos.
Então no Brasil pagam o biocombustível, e aqui queria que fosse de borla ?
Tem boa solução, é ir para o Brasil.
E cada vez também têm menos Amazónia.
Ah, fiquei curioso, então quanto a tesla polui a mais.
Será que no Brasil usam tratores eléctricos ? Lol
Pense lá comigo,
Se o etanol custa menos 5% que a gasolina (tomando o ex. do Brasil), um depósito de 50 litros onde sejam retirados 11% de gasolina vai levar 4,5 litros de etanol. Portanto esse depósito deveria custar aos preços de hoje menos 0,39€. Mas o que acontece é que custa mais 1,785€ (taxa de incorporação de 11% de etanol, correspondente a 0,0357 €/l). Por aqui já vamos mal.
Por outro lado sabendo que a Tesla lucrou, ( com a mentira do século “emissões zero”) aproximadamente 2 mil milhões de dólares em créditos de carbono resultantes da venda de 930000 veículos em 2021 e que na UE há cerca de 300 000 000 carros CI q com a simples incorporação de 11% de biocombustíveis vão poupar 32 vezes mais emissões de CO2 que os carros da Testa, significa os combustíveis deveriam ser premiados com o equivalente a 64 mil milhões em créditos de carbono.
Mas o que se passa é que nesta UE de malabaristas os CI ainda são mais penalizados de cada vez que reduzem as emissões
“Gasóleo: incorporação de 11% de biocombustível, correspondente a 0,0592 €/l
Gasolina: incorporação de 11% de biocombustível, correspondente a 0,0357 €/l”
https://www.ense-epe.pt/biocombustiveis/sobrecusto-da-incorporacao-de-biocombustiveis-na-fatura-detalhada/#:~:text=Gas%C3%B3leo%3A%20incorpora%C3%A7%C3%A3o%20de%2011%25%20de%20biocombust%C3%ADvel%2C%20correspondente%20a,de%2011%25%20de%20biocombust%C3%ADvel%2C%20correspondente%20a%200%2C0357%20%E2%82%AC%2Fl
Para onde vai esse dinheiro? Mais uma incongruência para o Sr. Timmermans explicar.
Já que fala na Amazonia, grande parte dela está a ser devastada pelo abate de arvores cuja madeira é ideal para o fabrico das pás das eólicas. https://brasil.elpais.com/economia/2021-11-24/as-turbinas-eolicas-que-desmatam-a-amazonia.html
Mais uma vitima da electricidade dita verde que destrói tudo o que apanha pela frente!
Quanto ao que polui um Tesla ou qq outro BEV é certo que polui mais que qq CI da mesma gama desde a fase da produção até ao fim do ciclo de vida. E nem é preciso entrar na equação com a reciclagem que é mais uma falácia. Já vimos isso, não vou estar a repetir contas.
Não entendi, mas estamos no Brasil para considerar o mesmo preço ?
Mentira do século ? então mas os fabricantes que compraram esses créditos ficaram todos contentes, portanto para eles não é mentira nenhuma, senão não pagavam milhões, você pagava milhões por uma mentira ?
Então mas os biocombustiveis não têm emissões ? essa é nova. LOOOL
Pás de madeira LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Então mas espere lá, agora já não quer sinteticos feitos de energia eolica e solar.
Se há quem não entenda sou eu.
Aquela eletricidade verde que serve também para produzir sintéticos e hidrogénio ? ah espera, só que necessita de 10 e 5x mais. LOOOL
Pois essas nem vale a pena meter, já sabe bem onde comete os seus erros.
LOL
*digo 5,5 lts custa mais 1,964€ taxa incorporação.
https://www.dw.com/pt-br/demanda-europeia-de-biocombust%C3%ADvel-incentiva-desmatamento/a-19299612
https://reporterbrasil.org.br/2022/10/europa-compra-combustivel-verde-do-brasil-mas-ignora-ligacao-com-desmatamento/
https://wwfbr.awsassets.panda.org/downloads/potencial_de_producao_sustentavel_de_biocombustiveis.pdf
https://outraspalavras.net/outrasmidias/milho-novo-combustivel-da-devastacao/
Entende agora porque me preocupo tanto com a eficiência ? esta é a palavra mais importante em tudo o que nos rodeia.
Biocombustível é tudo menos neutro em carbono. É preciso usar combustível fóssil para fazer as plantações, as colheitas, o transporte para a refinação, e no fim dela para levar o combustível aos postos. Tudo isso emite CO2. E muito. Às tantas mais ainda do que o próprio combustível que ele vai substituir. Quem ainda acredita no bullshit do biocombustível que veja bem este videozinho:
https://www.youtube.com/watch?v=fbjs_OsTs38
Além de se usar terrenos de cultivo, na prática é tirar comida da boca das pessoas, por isso mesmo é proibido na Europa o seu cultivo, apenas podem ser usados com origem resíduos.
@Grunho. Não emite mais que a mineração, e transporte necessários para o fabrico de eólicas e painéis. Disso pode estar certo.
Sendo que grande parte dos bio é obtido a partir de restos de outras industrias.
@JL Deixe lá que destruir o Barrocal e a Mata do Paraísos para plantar painéis solares é que é fixe!
Assassinar a fauna e flora das montanhas e não contentes com isso ainda vir para a orla marítima destruir dunas e avançar mar adentro dando cabo dos bancos de pesca que restam para plantar eólicas, tb é muito fixe!
Você é que defende essa ideia, já que defende soluções desperdiçadoras de energia.
Não olhe para mim, olhe sim para sim.
Já se está a ver onde isto vai chegar, todos querem exceções, depois a UE cria regras apertadas para essas exceções, e pronto, PROBLEM SOLVED. LOL
Mais um sonho molhado eheh
Veja as notícias e o que dizem em todos os parágrafos, quando até refere que são para motores novos, e numa nova classe. LOL.
Pois se são os novos motores pós 2035(queriam eles lol)que estão em causa qual é mesmo a dúvida?
A dúvida é que são motores que só podem funcionar com eles.
Dúvida nenhuma.
Sao motores porsche e ferrari, para uma produção que terá de ser menor de 10 000 unidades ano.
Será que conseguem vender assim tantos ? Lol
Não vai ser apenas para Porsches ou Ferraris. Vai ser para todo e qq motor CI que não arranque quando alimentado a gasolina ou gasóleo!
Errado, o argumento da Alemanha foi esse.
Criou-se a excepção com a Alemanha,agora vai ser tipo uma carambola.
E muito bem. Quanto mais tempo o Timmermans levar a sair do armário, pior! https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
A malta espera mas não desespera, quem parece já estar a desesperar é ele.
Ui, vai ser o dieselgate parte 2.
Se os tiverem no sitio é o q vai acontecer.
Então é melhor ficar na gaveta. LOOOOL
O Totalitarismo da UE nunca sequer deveria ter existido em primeiro lugar.
Tem sempre boa solução, viajar para boa. Há muitos a querer vir para cá, deve ser por isto ser tão mau.
Portugal está à espera de que para pedir o mesmo?
O que Portugal tem a ganhar com isso ?
Portugal muito, o senhor nada.
lol
Portugal faz parte dos países que se opõem ao fim do fabrico de carros com motores a combustão em 2035.
Errado, Portugal foi convidado para a reunião.
Bons sonhos.