Pneus: 20% do mercado europeu já é dos chineses
A CEO da Michelin Espanha & Portugal alerta para o avanço dos pneus chineses na Europa: “A quota chinesa passou de 5% para 20%”!
María Paz Robina, CEO da Michelin Espanha & Portugal, chama a atenção para o perigoso crescimento dos pneus chineses na Europa. Um aumento imparável com que os fabricantes históricos de pneus, como a Michelin, têm de lidar num momento crucial para a indústria automóvel europeia.
O automóvel chinês tornou-se um protagonista inesperado no competitivo mercado automóvel europeu. Em pouco tempo, marcas oriundas da distante China irromperam na Europa, obtendo um sucesso surpreendente. Marcas como MG, Omoda, Jaecoo e BYD registam números de vendas extraordinários que geram preocupação e receio nas fabricantes tradicionais.
Mas não se trata apenas da chegada de automóveis e marcas chinesas. Os fabricantes de pneus também enfrentam esta ofensiva particular, que não dá sinais de abrandar. As marcas chinesas de pneus vivem igualmente um momento favorável na velha Europa. É o que sublinha a própria María Paz Robina, CEO da Michelin Espanha & Portugal, ao apontar para o crescimento acelerado dos pneus chineses.

María Paz Robina, Diretora-Geral da Michelin Espanha & Portugal desde 2019 e figura de destaque na indústria automóvel europeia.
Michelin alerta para o crescimento dos pneus chineses na Europa
Numa recente entrevista, Robina fez uma análise detalhada sobre a situação atual do mercado europeu de pneus para automóveis e dos vários desafios com que os fabricantes históricos têm de lidar. Não se trata apenas do aumento das vendas de pneus chineses — a quebra nas matrículas de automóveis novos afeta também diretamente empresas como a Michelin.
Questionada sobre a fraqueza nas vendas de carros novos na Europa e a pressão exercida pelas marcas chinesas de pneus, a diretora-geral da Michelin Espanha foi clara ao afirmar que ambas as questões representam um risco preocupante para a empresa. Ainda assim, Robina destaca especialmente a forte ascensão dos pneus chineses.
A Europa não consegue recuperar totalmente e a entrada de marcas asiáticas é muito forte. Em 20 anos, o valor do mercado de pneus duplicou e a quota asiática ou chinesa passou de 5% para 20%. É como se a tivessem multiplicado por oito.
Afirmou Robina.

A diversidade na gama de produtos é outro aspeto notável, oferecendo produtos adaptados a uma variedade de necessidades e condições de direção. Marcas chinesas como Goodride, Tracmax, Lanvigator, Sailun, Triangle... entre outras estão a ocupar a preferência do consumidor europeu.
Michelin pede igualdade de condições para todos os fabricantes
A CEO da Michelin salienta ainda a necessidade de todos os fabricantes de pneus competirem em igualdade de condições. E isso, segundo Robina, depende da União Europeia:
Os fabricantes premium na Europa têm custos, laborais ou energéticos, com os quais é muito difícil competir, por melhor que se seja. E existem exigências da UE que não são as mesmas que eles têm, apesar de entrarem aqui.
A União Europeia deve apoiar a indústria, seja qual for o setor. Não se trata de colocar barreiras, que as multinacionais não apreciam, mas sim de exigir as mesmas regras a todos para competir em igualdade de condiçõe.
Concluiu Robina.
Estaremos a caminhar para tempos difíceis?
No futuro próximo, é expectável que a presença de componentes automóveis vindos da China, não apenas pneus, mas também baterias, sistemas eletrónicos e peças estruturais, se intensifique de forma significativa no mercado europeu.
Este movimento poderá redefinir a cadeia de abastecimento, aumentar a pressão sobre a competitividade das marcas tradicionais e acelerar mudanças nas políticas comerciais da União Europeia.
A questão central deixará de ser apenas a qualidade ou o preço, passando a centrar-se na capacidade da indústria europeia se adaptar a um ecossistema global onde a China assume um papel dominante e onde a inovação e a resposta regulatória serão determinantes para equilibrar o jogo.





















Desde que cumpram as normas europeias de segurança e qualidade, não há problema.
É normal. A Michelin pensa que é a única a vender pneus. Baixem os preços absurdos
Qualidade paga-se, também tens Bridgestone se gostas de pneus mais macios mas que agarrem
Usei muitos anos Bridgestone e Michelin.
Agora uso mais barato e Bom na mesma. Mesmas velocidades em chuva e mesmos kms mas mais barato.
Não acredito nisso. Fala por falar. Tenho familiares na indústria automóvel, e nem dados querem isso, aliás foram os primeirosa alerter-me para não cair na “cantiga” de certas oficinas.
Oficinas? Trocas de pneus em oficinas?
Percebem disso os teus familiares.
Aqui é sempre pilot sport com azoto, e quando faço muitos kms volto a encher de azoto
Quem poupa em pneus, claramente desconhece a importância destes na segurança
Felizmente os pneus é algo que se percebe facilmente a qualidade dos mesmos principalmente à chuva portanto desde que os chinocas sejam bons e baixem estes preços absurdos que estas empresas cobram está óptimo, já estava na altura destas empresas terem concorrência a sério
devem ser tão bons quanto uns toyo
No inverno a descer o freixo já se vai ver…
mas achas que estas a pagar o valor justo?
O que é o valor justo? Alguma coisa hoje em dia tem um valor justo?
Hoje em dia justo é o que cada um está disposto a dar, e o mercado ajusta-se em conformidade, os valores justos seja pelo que for acabaram no início dos anos 00s, para variar como somos atrasados só há 10 anos começamos a sentir isso
A MG chinesa? Que eu saiba é inglesa
Sim, já foi, hoje é tudo chinês. Para ir ao encontro da tua dúvida, podemos dizer que a MG nasceu no Reino Unido em 1924, mas desde 2007 pertence ao grupo chinês SAIC Motor, que detém os direitos da marca e fabrica os modelos atuais. Ou seja, a herança é britânica, mas a propriedade e produção são hoje chinesas.
É chinesa e basta entrar ou andar com um para percebermos.
Desde que cumpram não há problema.
Já uso pneus made um China a um bom par de anos e nada a apontar. Há o bom e o menos bom, é ter em atenção.
A concorrência é isto mesmo, façam preços acessíveis e não pensem só nos dividendos para os acionistas!
Com tantas marcas europeias, só têm é que se fundir numa marca gigante. Querem todos mamar e a mama é cada vez mais pequena.
na europa, o preço de tudo e mais alguma coisa continua a subir , impostos a aumentar, etc… as pessoas obviamente tem que se virar para alternativas mais econômicas…
não entendo a admiração desta gente, não é preciso ser nenhum génio para ver o que se passa! simplesmente estamos perante o inicio do colapso desta máquina politica corrupta. não é já amanhã que isto vai rebentar, obvio, mas estamos mais perto a cada dia que passa.
Pessoas estão a ficar fartas desta forma de escravidão dos tempos modernos.
tudo com fidelizações, tudo com preços astronômicos, impostos de asfixiam qualquer um …
Num outro site de noticias, ainda hoje mencionaram alguns exemplos de pessoas com profissões e ordenados bem acima da média e nem casa conseguem comprar, vão fazendo ginástica nas casas alugadas, mas pelos valores que pagam, nem carro conseguem comprar para ir trabalhar, e por aí fora …
não percebes é o ciclo financeiro, se isso acontecer vais ter cada vez mais empresas na Europa a fechar, o que significa menos empregos, menos dinheiro e menor competitividade financeira.. acredita quando te digo que a escravidão actual vai parecer-te muito melhor se alguma vez fores confrontado com falta de emprego na Europa e a tua única hipótese foi imigrar para um país asiático
Os trabalhadores da Auto Europa já estão a emigrar para a China, vão fazer VWs por metade do preço que depois são vendidos na Europa ao mesmo preço que quando eram cá feitos.
Não, mas em 10 anos estão a migrar para o desemprego, e não são só eles, é toda a cadeia agregada que junta são quase 5% do PIB, se achas que passas bem com menos 5% do PIB.
Total 200 mil trabalhadores, 35 mil empresas.. tendo em conta que somos só 5 milhões de tugas a trabalhar.. faz lá a matemática
Pneus chineses são bons para fazer de proteção das bermas das estradas. No meu carro não quero nada disso.
Drift também… Parece manteiga ao sol…
Os Europeus só descansam quando desaparecerem do mapa a nivel economico, até lá só se preocupam com os EUA e com proibicoes.
E as tampinhas e os carros elétricos, não te esqueças.. ah e volta e meia quando começam a ficar sem dinheiro processar uma qualquer empresa big tech
Ora bem.
Ora, exactamente!
Quando os próprios europeus apenas estão preocupados em terem tudo o mais barato possível, estão a caminho da extinção, porque esta gente ou não trabalha, ou não pensa ou ambas, mas uma coisa eu garanto-vos, pagar salários na China é muito mais barato que na Europa!!!!!!
Nos EUA está lá um maluco mas que tem levado a água ao seu moínho, mete tarifas para todos os países e se uma marca quiser estar isenta, ou os EUA precisam muito dos seus produtos ou vai ter de se instalar nos States!!!!
Cá os palermas dos políticos com a mentalidade de portas abertas para tudo, vamos ficar sem nada!!!!!
No fim, quando caírmos no desemprego, vamos enviar os currículos para Pequim, aprendemos mandarin e vamos para lá trabalhar 60 horas por semana por 1 tijela de arroz!
Pois, mas dos o preço das coisas produzidas la ja nao é o mesmo.. regulacao, tarifas etc só resulta e menos desenvolvimento economico, produtos mais caros e pessoas mais pobre. É necessario produzir riqueza antes de a distribuir. Parece logico e obvio, mas nós na europa tentamos fazer o inverso por questoes ideologicas e olha que bem que tem funcionado na maioria dos paises.
A Michelin fechou 2 fabricas de pneus en França este ano para ir fabricar na China e agora vem essa anormal falar do que não sabe.
Maximizar o lucro, não reduzindo preços e até aumentá-los… Nunca em beneficio do consumidor!
Muitos comentam pedindo que outras empresas reduzam os preços, mas não percebem que grande parte dos preços baixos dos produtos chineses é subsidiada pela máquina pública chinesa, o que cria uma concorrência desleal. Depois de eliminarem seus concorrentes, eles dominam o mercado e definem os preços como querem. É preciso ficar atento a isso.
destruindo economias pelo caminho
Isso e não só. Nos cá pela Europa temos direitos dos trabalhadores, férias, licenças, baixas, 14ª mês e por aí em diante..
Depois tem a segurança no trabalho, certificações, certas normas para maquinaria e pessoal etc
O que é ótimo não me intérpretes mal, mas no fim do dia isso paga-se.
Enviar fábricas para a China que é mais “tolerante” em questões de direitos e normas, aliado ao fato que na China têm praticamente matéria-prima para tudo, acaba por compensar as empresas e ainda poupam dinheiro.
O capitalismo é ótimo, mas, ao mesmo tempo, vai acabar connosco. A Europa, coitada, não sei como vai ser nos proximos 10 anos, mas avizinham-se tempos estranhos.
Disso os “adeptos ” da China não contam! Os produtos são mais caros, mas de melhor qualidade reflectindo isso e o custo do trabalho! Os espertalhões que agora falam cospem para o ar, pois quando ficarem sem emprego cono ficaram em milhares de sectores irão torcer a orelha e viver de subsídios em Estados envelhecidis e falidos! Os ocidentais em geral envolveram-se num comboio suicida sem sequer pensar. Querem tudo dado ou barato mas um dia quando andarem em busca de pão irão ter um chicote nas costas. A boa vida torna as pessoas sem capacidade de pensar nem de sobrevivência. Continuarei a comprar europeu se possível feito em Portugal, tarefa essa hoje quase impossível. Pois enquanto houver gente disposta a trabalhar como uma máquina por uma mão de arroz, os “nossos” serão sempre vistos pela ganância como dispensáveis. Até bater à porta deles também.
Mas a China não é capitalista… queres tu dizer que o capitalismo não é o melhor sistema do mundo e arredores? O comunismo não era a razão de todos os males do mundo? Não íamos todos ficar pobres? Afinal estamos a ficar todos (quase todos ;)) pobres no auge do sistema capitalista? Já não percebo nada disto, então enganaram-nos?
É o que eu sempre digo, mas como somos brindados por iluminados!!!!!
Mas alguém tem dúvidas que as marcas chinesas pagam pior que as Europeias!? E que os carros são subsidiados? Aliás já colocaram aqui informação sobre a falsificação de vendas!
Vamos seguir a lógica do pé rapado, comprar mais barato (Chinês), quando virmos as marcas europeias a fecharam porque não podem competir, já vão tarde!!!!!
O Europeu acha-se superior ao mundo inteiro, é na Defesa que confiou sempre nos EUA, é no poder de compra, qualidade de vida…… tudo isso está em risco!!!!!
Continuem com portas abertas a imigrantes em limitações e a importações baratas e vamos ver onde vamos parar!!!!!! Bem podem depois os sindicatos berrar, que se as empresas fecharem as portas, não vai haver ninguém para dar nada a ninguém!!!! Vêm depois cá os chineses……
tristes de espírito!
Nem mais. Anda tudo estúpido e julgam que irão manter esse tipo de vida “ad eternum”! Dão dinheiro ao outros qye deveria servir para pagar os ordenados mais altos do mundo e com mais regalias, assim estão a dar corda a quem os irá enforcar mais tarde ou cedo. En ve, de proteger o que gerações levaram a conquistar com engenho, luta, estudo e investimento, dão de graça a quem os quer ver mais tarde ou cedo de mão estendida. Ainda por cima, leio coisas de gente qye vive num país como Portugal que não concluiu nada em termos bem estar e progresso social. É mesmo triste.
é isso é ..os gulosos da ue nao produzem nada e o que produzem pensam que é ouro,pagar bonus zilionarios a ceo’s e acionistas tá bom…quando deixarem de vender ..pagam m*****
Portanto eles são maus porque apoiam os seus é isso?
Quanta indústria teve o nosso pais, quantos apoios europeus receberam e o que fizeram? Todos se estiverem bem a marimbar e ninguém apoiou/controlou nada, ninguém apoiou os seus cada um encheu o seu bolso e depois deixou arder.
Um bom exemplo disso foi a agricultura, vão-se informar o que fizeram muitos e muitos quando receberam batuladas de dinheiro da europa para investir nos negócios deles.. deviam estar a contar que pinga-se mais depois bem que se tramaram..
Agora vão ver o que fizeram os espanhóis e facilmente entendem porque a fruta nos nossos supermercados é maioritariamente espanhola.
Vitolas, os agricultores que receberam subsídios chorudos da UE usaram-nos para comprara belos Jipes.
Mas está certo, os Jipes fazem de tractor para lavrar…
Concordo inteiramente com o comentário do PorcoDoPunjab. Antigamente, os apoios vinham através do IFADAP — agora com nome novo, IFAP — mas o processo mantém a mesma essência: o agricultor candidata-se às medidas da PAC, geralmente com a ajuda de um técnico que prepara a proposta e cobra os seus 3 a 4% do valor conseguido. Nada contra, é o seu trabalho.
O curioso é o destino do restante fundo. Supostamente, seria para melhorar a exploração agrícola — maquinaria, infraestruturas, sustentabilidade, inovação. Mas invariavelmente lá aparece sempre e obrigatório o bruto jipe no projeto. E não é um jipe qualquer: é topo de gama (normalmente da marca Mercedes ou BMW), com ar condicionado, tração às quatro rodas e, claro, jantes cromadas. Dizem que serve de trator. Talvez para lavrar o ego.
Nunca percebi muito bem: para que serve um jipe a um agricultor? Não há tratores? Não há veículos utilitários mais adequados? Ou será que o jipe é só o símbolo do sucesso subvencionado?
Dá que pensar… e talvez seja esse o verdadeiro cultivo: o da imagem.
«…mas sim de exigir as mesmas regras a todos para competir em igualdade de condições». Qual igualdade de condições»? Vão exigir que as empresas chinesas, paguem férias, amamentação, parentalidade, que não possam despedir, que trabalhem 35 horas como as europeias?
Precisamente!
Há evidências que estes seres não entendem!
Algum dia uma empresa Alemã, com impostos muito mais pesados e salários elevadíssimos, vai conseguir competir com uma chinesa!?!?!!
Basta repararem no seguinte, onde é que estão as empresas de Inteligência Artificial instaladas? Uma coisa eu garanto, não é na Europa!!!!!
Nem mais!
Os carros elétricos vêm quase todos com pneus de fraquissima qualidade chinocas.
Pessoal isto é muito simples.
Nos pneus não se poupa.
A melhor prova de q os pneus chinos não prestam é os próprios carros chinos terem passado a montar pneus de marcas consagradas.
Num aparte, na minha opinião, GoodYear Eagle F1, HOJE GoodYear Eagle F1 Asymmetric
Sempre!
Nc senti necessidade de dar o salto para Michelin Pilot Sport. Pelo q não sei se serão melhores ou piores.
Uma coisa tenho a certeza, os Michelin são muito caros e dificilmente farão a diferença.
Já agora, deu-me a curiosidade.
Já tinha passado por todas as consagradas (excepto Michelin) e parei nos Eagle F1.
Os Dunlop SportMaxx adorei ao início mas depois de meio piso foram uma desgraça.
O teste confirma o saber de experiència feito. Ainda bem que nunca gastei o excedente nuns pilot sport pois ficava sem mais dinheiro por menos produto
https://www.autobild.de/produkttests/sommerreifen-test-225-45-r-18-22559249.html
Acho que muitas pessoas estão equivocados sobre quem é a China. A China sempre foi grande, tal como a Índia. Nós todos juntos (UE) não ultrapassamos os 450 M. A China mais Taiwan são 1430 M.
Se querem perceber em termos económicos uma comparação entre grande e pequeno é só comparar Portugal com Alemanha.
É claro que a China vai dominar. Porque os números assim o demonstram tendo em conta a evolução da China desde 1980 até agora. É o maior crescimento econômico que já se viu. Nenhum país fez tanto em tão pouco tempo.
A 1a genialidade da China foi criar o mandarim para que todos falassem a mesma língua. Isto facilita.
A 2a genialidade foi a China ter sido dominada pelos ingleses e japoneses e os chineses não desejarem nunca mais ser dominados por outros povos.
A 3a genialidade é a prudência dos chineses. Eles são pacientes e muito maduros. Os 5000 anos de história trazem sabedoria. Se a China fosse um país Europeu já teria destruído o Japão ou Inglaterra pelo que esses países fizeram a China.
A 4a genialidade é que a China quer ser auto sustentável. Os chineses sabem, por exemplo, que se o consumo de carne de vaca aumentar no seu país, haverá problemas a nível mundial. Sim Eles pensam nessas coisas. E para evitar conflitos que mais tarde iriam afetar a China estao a tentar produzir carne de vaca em laboratório.
A 5a genialidade é o partido único no país que permite controlar o país principalmente os ricos, ou seja, não permite que os ultra poderosos influenciem a política e gestão do país. Ao contrário das democracias que são dominadas pelos ultraricos.
E ao contrário do que se pensa o Partido Comunista tem um chefe mas o mesmo é eleito dentro de um comitê e se sair da linha é posto de parte. Decisões com grande impacto são tratadas dentro do partido e não apenas pelo presidente.
Um exemplo de que o partido ouve a população foi quando os chineses saíram para a rua pedido o fim das restrições na altura do COVID. O partido comunista podia ter usado a força para manter as restrições no entanto fez o que a população pediu. E o resultado foi que morreram muito mais pessoas. E a população compreendeu o porquê das restrições de deslocação imposta pelo governo chinês.
Qual o erro da Europa?
Não ter as mesmas normas para todos os países da união. Apenas uma constituição, normas financeiras e económicas iguais.
Um exército apenas. Coisas assim.
E qual a vantagem da Europa? A educação na Europa é bastante elevada e há várias correntes de pensamento. É a zona económica com maior diversidade de pensamento. Basta ver a Airbus como exemplo.
Entre o erro e a vantagem temos alguns problemas que nos afeta o crescimento
1- natalidade baixa
2- Muitos idosos
3- recursos naturais esgotados
4- egocentrismo europeu motivado por conceitos religiosos e consequências do passado hegemónico de alguns países como Inglaterra, França, Itália e Alemanha
5- ausência de dois países europeus de peso como a Rússia e Turquia que nos permitem ter mais recursos naturais e humanos para sermos realmente competitivos.
Você mistura alhos com bugalhos!!!!!
Meu caro a UE (não é toda a Europa, essa são 700 milhões de habitantes), com os seus 450 milhões de habitantes tem a 2ª maior economia do mundo!!!!!
A UE não é um país, é um conjunto de 27 países!!!!!
Para haver 1 só exército, teriam os Estados de abdicar a favor da UE de autonomia. Acha que a França vai abdicar das suas FA a favor da UE? E vai entregar-lhes as armas nucleares que tem?
Sobre a Turquia e a rússia (minúscula de propósito), você acha positivo termos 2 países ainda com mais poder que a Alemanha? Sabe que têem mais habitantes, não sabe? Só os 2 países teriam um poder imenso!!!! Além de que eu não vejo como é que conseguíamos acolher um país Muçulmano na UE. Seria o fim da UE!!!!!
E já agora, como a rússia e Turquia são muito mais pobres que Portugal, quer dizer que de um dia para o outro perdíamos todos os subsídios! Estamos preparados para isso? Basta olhar para qualquer obra feita neste país, quem é que paga a maior factura (Câmaras, Estado, Instituições públicas, empresas……..
A China cresceu muito porque há uns palermas na Europa que acham que a indústria poluí e temos de proibir a indústria…….. que a China soube aceitar!!!!!!!
Não aprendemos!!!!!
Continuemos de fronteiras escancaradas para pessoas e mercadorias e depois queixe-nos que é quase impossível viver na Europa porque não há casas, as que existem são muito caras, ………
Que conversa de chacha! Conhece ao.memos a História chinesa? Não deve conhecer. Deve sim ouvir e ler muito sobre as directivas de propaganda do PCC!
Já aqui disse e volto a dizer, está a acontecer com a Europa o que aconteceu com o império romano.
Mas é que é tal e qual…
Os Chineses produzem coisas ruins e coisas boas.
As boas são mais caras, lógico.
Portanto, se as pessoas compram o mau e barato à espera de qualidade, pois, aí complica.
Em relação a pneus, desde que descobri Hankook, só vai disso.
Bons e preços acessíveis.
Para a minha maneira de conduzir são mais que qualificados.
Michelin está ao preço do ouro e Continental idem aspas.
É escusado tentar as pessoas fazer entender isso, todos querem marisco ao preço do tremoço.
Concordo plenamente contigo! Só queria retificar este pormenor: o preço do marisco varia bastante, desde opções mais acessíveis como ameijoas até opções mais caras como lagostas e santolas. Por isso, prefiro usar a expressão ‘querem lagostas e santolas ao preço de tremoço’ para ser mais preciso.
Ameijoas baratas só se forem as do Vietname.
Prefiro ameijoas, mas têm que ser legítimas, da costa portuguesa. Se forem da Ilha de S. Jorge, melhor ainda.
Fica bem!
Nunca na vida me venderão um pneu ou um carro chinês!