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Como seria o mundo se só circulassem carros elétricos nas estradas?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tiago says:

    LOL.
    Estes artigos pagos pelos lobbys. Vejam o exemplo da Alemanha, que devido ao encerramento das centrar nucleares, tem que recorrer a energia produzida do Carvão.
    Agora eu digo, como teriam energia eléctrica se todos os carros fossem eléctricos? Onde iriam buscar tanta energia?

    • Rui says:

      Parece a conversa de há uns anos atras e se todas as casa tivessem eletricidade onde iam buscar a eletricidade.
      1º Deixa me dizer que fechar todas as centrais nucleares é uma péssima decisão mas pronto eles daqui a uns anos percebem isso.
      2º O objetivo é no futuro ser 100% a partir de renováveis mesmo que aumentes a utilização de eletricidade aumentas as renováveis
      3º Mesmo que demores muitos anos a ter 100% de renováveis é sempre melhor poluíres com uma central a carvão do que poluíres pelo pais todo primeiro porque prefiro respirar ar limpo a porta de casa segundo porque controlar a poluição num sitio não é difícil, se tiveres uma central a produzir 20kg de Co2 plantas arvores para consumir esses tais 20kg

      • Step says:

        Segundo a volvo um carro eléctrico na produção polui mais que um veículo a combustão até os 10anos, e muitas pessoas não têm carros com mais de 10 anos

      • Yamahia says:

        “porque controlar a poluição num sitio não é difícil, se tiveres uma central a produzir 20kg de Co2 plantas arvores para consumir esses tais 20kg”
        Esse deve ser mais um versículo da bíblia dos elektros (ver 2 x’s a mesma convicção em 2 user’s e num só artigo é dose) loolool
        Uma central para produzir a mesma energia que um motor de um carro moderno polui muito mais pois ao contrário deste, não os fósseis lá queimados não dispõem de filtros de partículas, nem de adblue adicionado, nem de incorporação de biocombustíveis, de modo a reduzir o impacto da queima!
        Qto ás arvores vejo muito poucas perto das centrais mas vejo muitas nas bermas das estradas por onde circulo!

    • Wolfheart says:

      Eu acrescento às tuas questões mais duas.

      Quais os danos ambientais que a produção de baterias para tantos carros irá causar (contaminação de lençóis freáticos, poluição visual, destruição de eco-sistemas, etc.) – https://alertalitio.quercus.pt/os-riscos-da-extracao-do-litio/

      O que fazer às baterias de tantos carros elétricos quando os mesmos chegarem ao fim de vida?

      • Gonçalo says:

        Quais os danos ambientais que a produção de baterias para tantos carros irá causar ?
        Muito menos que a extração de petróleo em alto mar, transporte, refinação e transporte

        O que fazer às baterias de tantos carros elétricos quando os mesmos chegarem ao fim de vida?
        1 Reciclar já existem empresas a fazer isso
        2 Fazer baterias domesticas estou a precisar de uma baratinha cá para casa

        • Grunho says:

          Causa danos nas contas do lobby do petróleo. E isso para eles é muito mais importante que o ambiente. Querem lá bem eles saber se as baterias são ou não recicláveis. O petróleo não é, e basta. Quanto menos reciclagem mais consumo, quanto mais consumo mais lucros.

          • Yamahia says:

            Lamento mas estás a confundir as coisas.
            -A bateria do BEV equivale ao tanque de um automóvel convencional!
            -A electricidade usada no BEV equivale ao combustível usado ns carros convencionais
            A produção do tanque polui praticamente zero, enquanto que a bateria, dependendo do tamanho, é responsável por emissões equivalente à circulação de um carro convencional durante 23 anos, fazendo a conta à média nacional que é de 9000 kms/ano/carro.
            Só por aqui o carro BEV está mais que chumbado.

            Analisando os combustíveis, em países como a Polónia a produção de eletricidade (900g CO2 por kWh) polui mais que um carro a gasóleo recente. E países que venderam o verde como a Alemanha para lá caminham.
            Para compor o ramalhete a UE está a importar pela porta do cavalo energia suja de Marrocos em grandes quantidades de MWh e pelo menos 3 estão a comer à grande da mesma gamela (Portugal, Espanha e França).
            Agora, como dizia o outro, é fazer a conta!

            Portanto a solução para ser amigo do planeta é manter o que existe e usar o mínimo possível. Fabricar recorrentemente coisas novas só piora a situação!
            Mas como já todos devem ter reparado o verdadeiro interesse nos BEV não é salvar o planeta. O verdadeiro interesse é ganhar muito dinheiro à custa de mais um embuste!

          • Grunho says:

            Os cálculos estão feitos: à saída da fábrica um BEV gastou a produzir mais 12.000 kwh que o de combustão equivalente, o que corresponde a 1100 litros de gasóleo a mais. A partir daí, é sempre a baixar a factura do CO2. Mesmo na hipótese extrema de 100% de electricidade obtida a partir do carvão, que dá 1000 gramas de CO2 por kwh, um BEV emite à volta de 150 gramas/km. Todo o parque automóvel dos USA está muito acima desse valor, se for a Ford F 150 está no dobro.

          • yamahia says:

            Quem fez esses cálculos, a T&E? loolooloolool
            Pensa assim:
            -um carro a combustão para percorrer 1000kms emite em média 100 kgs de CO2.
            -Uma bateria de BEV por cada kWh de capacidade emite 200 kgs de CO2.

            Cada vez mais a tendência é BEVs com baterias maiores em busca de autonomias razoáveis.
            Um BEV com bateria de 100kWh ja poluiu o equivalente a 200.000kms antes de por as sapatas no asfalto.

          • JL says:

            Média ? mostre lá esses valores a sério ?

            Então e o combustivel foi produzido por plantas e transportado por quem ? Deus ?

          • Antonio Vasco says:

            Yamahia, ainda não reparaste que já ninguém te liga nenhuma? As asneiras que dizes são tantas e tão disparatadas que as pessoas já se cansaram de te contrapor

          • JL says:

            Sim, estou careca de saber que não é produzido por plantas, daí a minha pergunta.

            Você insiste que eles estão errados, mas você insiste em fazer magia com o com o combustível e mete sempre todos a viver no mesmo país.

          • António Vasco says:

            Pois, á boa maneira alemã, só o Tesla 3, porque não o Mercedes , ou o Audi ,ou o BMW?
            Esses não gastam litio, só o Tesla… Aqui é muito fácil ver o lobby dos combustíveis a funcionar

          • JL says:

            Tenho aqui um model s com 9 anos, com mais de 150 mil kms, e está a funcionar, tem 94% de SoH, no dia em que fizer 10 anos, despoleta um efeito misterioso que mata a bateria ?

            Portanto mais um que foi comprado.

          • Yamahia says:

            E tem o certificado de origem dessa bateria? lool
            Anda aí desde o ano zero? Não me parece:
            https://youtu.be/7_9aVzf5fC4

        • David says:

          Fala-se que na França já existe um parque enorme de viaturas eléctricas abandonadas devido a falhas/não reciclagem de baterias!

      • Eu says:

        E qual a poluição causada pela extracção do petróleo e por toda a indústria do petróleo associada, desde a extracção, transporte e transformação/refinação?

        Não é só o uso dos produtos petrolíferos que polui!

        No caso dos motores eléctricos existe muito maior diversidade de produção da energia eléctrica que os alimenta: umas fontes são poluentes, outras não são nada poluentes.
        A poluição produzida fica muito mais contida e localizada, quer para baterias quer para produção de energia, para além de que o uso da energia é muito mais racional e eficiente, sem tantas perdas como nos motores de combustão.
        As baterias após o fim de vida em veículos ainda podem ser usadas noutros sistemas de armazenamento de energia para casas e indústria. Depois disso ainda podem ser reciclados muitos dos seus componentes, evitando novas extracções mineiras.

        E, só por ser mais eficiente o uso da energia e por retirar dos centros populacionais a poluição atmosférica e sonora, esta já é uma grande conquista do uso de motores eléctricos em veículos urbanos!

        • Eu says:

          Fora isso, a manutenção dos VE é muito menos poluidora e menos frequente e dispendiosa: não tem tantos óleos, menor desgaste de travões, maior durabilidade de pneus.

          • Yamahia says:

            Até ao dia em que tens que substituir a bateria e são mais 23 anos a favor do carro a combustão!

          • JL says:

            E por havia de substituir ? já substituiu no seu ?

          • Yamahia says:

            Porque haveria de substituir o meu.
            Já uma bateria de BEV é sabido que ao fim de 10 anos estão acabadas.

          • JL says:

            Estão acabados ? Então foi isso que durou o seu ve anterior ?

            Tenho ali um com 36 e outro com 14. O último que comprei já vai com 8, e está impecável.

            Tenho ali um com 26, e outro com

          • Yamahia says:

            Tem para a troca? loool

            Vc até pode ter o carro 100 anos desde que lhe vá dando baterias novas de 10 em 10 na melhor das hipóteses, ou, se tiver azar, a cada pequeno toque de transito que afecte a bateria.
            É uma inevitabilidade da tecnologia. Mesmo sem uso degrada-se. Não me canso de dar o exemplo do TiBastos. Um carro com 10 anos e poucas dezenas de kms.
            https://www.youtube.com/watch?v=mrSVF-MTru4&t=563s&ab_channel=OcanaldoPedroBastos

          • Yamahia says:

            *dezenas de milhar!

          • JL says:

            De 10 em 10 anos porquê? Também troca o motor do seu de 2 em 2 ou 3 em 4 ? Assim que acaba a bateria ?

            Entao mas o carro do ti Bastos que é o único que não tem acondicionamento da bateria é exemplo de quê?

            Além disso ele não trocou. Mas mostre me quando trocar.

          • Yamahia says:

            Como não trocou não anda. lool

          • JL says:

            Não anda ? Acabou de postar um vídeo que mostra ele a levá-lo para casa e diz que daqui a 3 anos logo se vê.

          • Yamahia says:

            Ele levar até levou mas ia morrendo do coração. loolool
            Então qd viu que o carregador de confiança estava a dar incomunicável, já estava a fazer contas ao reboque. Vá que o outro que não deu na ida, estava a dar na vinda.
            Epá mas o tempo que se perde às voltas com isto e as sensações e os tiques nervosos que se podem perceber até num gajo que está à vontade com as câmaras é super engraçado.
            Parecem baratas tontas looolool

          • JL says:

            Ena, ganda filme, que cena.

        • Yamahia says:

          Quanto a perdas, A produção de energia numa central é menos eficiente do que um motor térmico moderno. Depois mais 15 a 30% dos kW vão para o “lixo” devido a perdas de energia na transmissão, distribuição, distância à central etc. Quanto chega a hora de recarregar o carro perdem-se mais ~15% por via da dissipação e/ou resistência. Havendo alguns modelos que desperdiçam 30% no acto do carregamento. Como é o caso do ZOE.
          Finalmente o próprio carro perde kW’s enquanto parado!

          Concluo que vos têm vendido bem a missa!
          Melhor que isto só a do gerador solar vencer em toda a linha o gerador a gasóleo!

          • JL says:

            Por acaso é mentira, uma central é muito mais eficiente, nem se compara.

            Mas ainda continua com essas tretas que não consegue provar ?

          • Yamahia says:

            “Numa unidade de geração termoelétrica, a queima de combustível fóssil produz vapor a alta temperatura e pressão, que seguidamente é direcionado para uma turbina que gera energia mecânica e subsequentemente a converte em energia elétrica. A maioria das centrais termoelétricas convencionais tem rendimentos inferiores a 40%, como se encontra esquematizado pela Figura 5.1 39.”
            https://meesi.pt/medidas-transversais/capitulo-5-producao-combinada-de-energia-mecanica-e-eletrica
            ___
            “Habitualmente, um motor de combustão interna, tem uma eficiência térmica de cerca de 40%, o que significa, que 40% da energia criada quando o combustível é queimado é transformada em movimento.”
            https://www.motorspot.pt/2021/03/01/nissan-apresenta-motor-a-combustao-com-50-de-eficiencia-termica/

          • JL says:

            Mas existem essas centrais onde ? Na Polónia quer ver ?

            Apresenta ? Onde posso comprar?

            loooooooooooool

            Portanto apresenta valores de centrais que já não existem, e valores e motores que ainda não existem.

            Que grande argumento você usa.

          • Yamahia says:

            Não fiz alusão ao motor que não existe. Esse é de 50, apenas me referi aos que existem de 40.
            Beba mais um café!

            Qt ás centrais, quem é vc para ser mais credível que o documento que aí deixei?

          • JL says:

            O próprio link que você postou tem essa referência, rendimento máximo de 60%.

            As convencionais em Portugal já foram fechadas.

            Sim, onde compro um nissan sem ser hibrido com esse motor ? é que até falam que vai ser só para gerar energia para carregar baterias, porque será ? será que é por operar sempre à mesma rotação ? coisa que num carro convencional não é possível.

            Coisa que duvido que tenha acontecido, pois o nissan com epower até acaba por consumir mais que um sem esse sistema.

          • Yamahia says:

            Que interessa este jardim à beira mar plantado ao pé do globo e do aquecimento global que é o que está em causa?
            A maioria das centrais existentes no mundo são de ciclo simples.
            Eu preocupo-me com o mundo, vc só se preocupa com a poluição localizada. Típico do egoísmo e hipocrisia associada aos defensores dos elektros, a começar pelos profs. da Noruega!
            Verifico um certo orgulho na sua proza ao dar nota que PT apenas tem ciclo combinado. Mas lá está acabou com as centrais convencionais que utilizavam como combustível o carvão e agora estamos a anhar pq temos que importar, inclusive pela porta do cavalo electricidade produzida na mesma com recurso ao carvão de uma das maiores centrais de África, El Jorf Lasfar!

          • JL says:

            Lá vem a história do, então se a maioria não faz, eu também não.

            Raio de mentalidade mesquinha.

            Se se preocupasse com o mundo não defendia soluções que só vão piorar essa situação.

            É mentira, você só se preocupa consigo, tanto que refere sempre que não está para isto, não está para aquilo, de não posso ir a 150 não quero.

            Admita que é apenas mais um egoista que só liga ao seu umbigo.

            Qual preocupação com o mundo, essa é boa.

            Já agora, se preocupa tanto com o mundo, o resto do mundo também tem esses motores mais eficientes ? .

            Ah sim, então quanto importamos de África ?

        • PJA says:

          Sr. JL tem um BEV com 36 anos e a bateria está boa?

          • JL says:

            Não é 36, é 26, faz este ano, sim, está boa mas fora dele, está no meu sistema solar, há 6 anos aproveitei para lhe meter uma com 4 x mais capacidade para lhe dar outra utilização.

            Podemos fazer apostas, um tesla ? um porsche ?

    • N1ldo says:

      E onde eles iriam enfiar todo o lixo produzido?

  2. JJ says:

    É óbvio que iria melhor a qualidade do ar e resultaria em muitos e importantes benefícios mas não seria a panaceia. Os transportes são responsáveis por cerca de um quinto das emissões globais de dióxido de carbono (CO 2) e 24% se considerarmos apenas as emissões de CO2 da energia, segundo o ‘Our World In Data’.
    Mais de um terço das emissões globais de dióxido de carbono é gerado por sistemas de alimentação (fonte: FAO).
    Existem outros poluidores (que quase ninguém fala): navios de cruzeiro que, no caso português, emitem 86 vezes mais óxido de enxofre que todos os carros (fonte: associação ambientalista Zero), etc.

  3. N1ldo says:

    Seria um inferno o transito, pior que a IC19 em horário de pico de tanto carro parado e filas a perder de vista no pontos de carregamentos… hahahahahahahaha

    • Eu says:

      Pelo menos, quando os VE estão parados em filas de trânsito, não gastam energia e sempre se pode respirar sem problemas!

      • N1ldo says:

        Parados por falta de energia quis dizer… Não achei que seria difícil associar. Omg!

        • Gonçalo says:

          Mas tu vês assim tantos carros a ficar sem gasolina?? porque raio é que irás ver carros sem energia ? é como se costuma dizer ficar sem gasolina 1 vez acontece 2 vezes já é estupidez.
          Quanto as filas para carregar por mim podem estar a vontade eu carrego em casa

  4. Pedro Alves says:

    Arranjem uma alternativa energética para os navios cruzeiro, navios de carga, aviões comerciais e jatos privados, que diariamente atravessam os céus e oceanos do nosso planeta, depois sim, venham falar comigo para me convencerem a comprar um elétrico. Não tenho absolutamente nenhum peso na consciência, no que toca à crise climática que estamos a atravessar, faço o que está ao meu alcance, separação do plástico, vidro e papel, mas contra a minha vontade, pois acho que o impacto que tenho no ambiente é zero, quando o dano causado diariamente pela industria é incomparavelmente superior. Costumo dizer, vivemos num mundo cada vez mais capitalista, hipócrita e individualista. Um bom exemplo do que refiro é o tabaco, que durante décadas eram publicitado e o seu consumo incentivado, até nos hospitais se fumava, quando na altura já havia evidencias dos maleficios! Mas pronto, foi só um desabafo…

    • Mr. Y says:

      «Arranjem uma alternativa energética para os navios cruzeiro, navios de carga, aviões comerciais e jatos privados»

      Isso está a ser feito só que não é tão mediático: já começam a surgir aviões eléctricos, legislação para os portos terem carregadores eléctricos, etc.

      https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20220610STO32720/acoes-da-ue-para-reduzir-as-emissoes-dos-avioes-e-navios

      • Pedro Alves says:

        Eu sei que sim, a questão é que se “alternativa” não for lucrativa para a industria, nomeadamente para os grandes empresários, investidores e a banca, nunca será “alternativa”! Mas são sempre de louvar as iniciativas, claro que sim! Ficam bem no papel (…até 2050…) e até lá pagamos nós a fatura, talvez não nós, mas de certeza os nossos filhos e netos. Mudar o rumo climático é demasiado complexo, pois o “bom caminho” trás encargos adicionais para as empresas, novos custos e consequentemente aumentos para o consumidor final. É uma bola de neve…

      • Grunho says:

        A densidade energética da bateria de lítio é 40 ou 50 X inferior por cada kg à de 1 kg de querosene. Portanto, substituam o peso dos 25.000 litros que cabem nos depósitos de um 737 por baterias, e na hipótese de ele conseguir descolar talvez consiga voar da Portela ao Montijo ou de Pedras Rubras ao aeródromo de Espinho. Ou seja, esqueçam: no dia em que acabar o petróleo acabam os voos tal como os conhecemos.

        • Yamahia says:

          “A densidade energética da bateria de lítio é 40 ou 50 X inferior por cada kg à de 1 kg de querosene.”
          Exacto @Grunho, uma quantidade de energia ridícula por unidade de massa!!!
          E depois querem impor a tanga que os elektros são muito eficientes. Quanto mais cavo mais me rio loooloooloool

          • JL says:

            Mais uma burrice que só pode ser dita com interesses, depois diz que se preocupa.

            Que tem o peso a ver com a eficiência ?

            Então e gastar 27 kwh de energia para produzir 1 litro de combustível, para depois fazer 20 kms onde com 3 kwh faz o mesmo ?

            Curioso que você passa o tempo a defender isto.

            Quer falar de eficiência, aprenda ao menos o que é.

    • JL says:

      Então mas é diferente desses porquê ? Também não usa um veiculo só para se locomover dentro dele ?

      Sem navios como você circula ? tem poços de petróleo em Portugal ?

    • Bruno says:

      O ser humano está educado a “comer” tudo o que vê na televisão. Já não usa o cérebro para pensar. O corporativismo domina e que ninguém pense o contrário! A unica ciência exata é a matemática! A estatística é para tapar olhos. Alguém acredita que os combustíveis vão ser erradicados? Alguém acredita mesmo que o VE vão ser a solução para todos os problemas? E o pormenor do IUC, iria acabar? Onde vai o Estado compensar essa perda? E quem vai compensar a perda do imposto sobre combustíveis? Na minha opinião,os VE são mais uma caixa de pandora! Já ouviram falar no teflon? Não, pois não? Mas vamos ao que importa, quando é que há futebol?

  5. AiOGajo says:

    Imagina poderes estar parado no meio da VCI com a janela aberta e não levares com o fumo dos outros…
    TOP!

  6. RC says:

    “Como seria o mundo se só circulassem carros elétricos nas estradas?”
    Fácil, todas as pessoas eram ricas, pois um elétrico custa ainda metade do que a minha casa custou há 10 anos atrás.

  7. Realista says:

    – Os veículos elétricos possuem o melhor equilibro de peso entre eixos concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem potência independente às 4 rodas concretizando o sonho de sempre dos antigos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem potência instantânea concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem a melhor relação eficiência/potência de sempre concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem a melhor e mais rápida caixa de velocidades da industria automóvel concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis…

    No entanto:

    Apesar dos veículos elétricos concretizarem o sonho de sempre a nível de engenharia alguns abominam o carro elétrico porque… não faz barulho!!

    • Júlio Costa says:

      Boa consegues chegar rápido ao limite de 180 ou 190 km como são muitas… A par das acelerações que passa das forças g, zero emoção levas para um track day 0 sentimento, mas concordo cntg são ótimas para as cidades

      • Realista says:

        Paga-se mais pelas marcas premium para estas metem mais insonorização nos carros… aliás nem a buzina consegues ouvir num BMW de gama alta.

        Tu queres é que os outros ouçam o teu carro porque que vai a conduzir não quer ouvir o motor do mesmo. Lol

        • Júlio Costa says:

          Viste-me a dizer que queria algo?? Acho que não,mas se é esse o ponto normalmente levantamos a cabeça quando passa uma Ferrari por exemplo não um Tesla e sempre que passou por mim raros se queixaram do barulho. Notícia completamente falsa e paga quando acaba por dizer que os elétricos não emitem poluição, contudo não disseram que é á nossa frente.
          A maquinaria pesada de extração de minério deve ser toda a bateria por exemplo. Notícias pagas arranjam-se em todo lado.

          https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/alemanha-insiste-que-os-carros-eletricos-poluem-mais-que-os-a-diesel-ou-a-gasolina/amp/

          • Antonio Vasco says:

            Claro que sim, lê os outros artigos sobre o emprego na indústria automóvel alemã que estima que em 5 anos 40% dos empregos vai acabar

          • JL says:

            Ainda vai buscar esses artigos sem qualquer fundamento ?

            Será que eles lhe estão a pagar ?

          • Realista says:

            Eu tapo os ouvidos… se estiver a pé e passar um Ferrari a altas rotações assim como tapo se passar uma moto4.

            Só fazem ruído para os outros ouvirem e eu não quero ouvir!
            Se quiser ouvir vou para um autódromo… e mesmo assim esses usam proteções para os ouvidos.

          • JL says:

            Agora imagine se todos os carros fossem ferrari’s ? é como as motas, umas são silenciosas, outras nem tanto, ainda assim são tão poucas e já andam em cima delas devido ao barulho, radares de som, etc.

            Não incomoda e é agradável enquanto são poucos, no fim passa a ser comum e irritante.

        • Realista says:

          Eu tapo os ouvidos… se estiver a pé e passar um Ferrari a altas rotações assim como tapo se passar uma moto4.

          Só fazem ruído para os outros ouvirem e eu não quero ouvir.

          • Yamahia says:

            E na época dos V10 na F1 apagavas a TV loolooloool

          • Realista says:

            Tipo Vuvuzela…

          • JL says:

            Os teslas têm a boombox que pode escolher o som que quiser.

            Lol

          • Yamahia says:

            Ó @Realista, tira-me só uma duvida…A malta que faz questão de assistir à saga “Fast and Furious” com um sistema de som 5.1 é para os vizinhos ouvirem ?? Esses filmes são para ver sem som?

          • AíOGajo says:

            Estás mesmo a comparar um filme com um som de um automóvel a combustão?

            A ressonância de um motor a combustão é sempre a mesma ou seja, deriva dos movimentos dos pistões, já um filme não têm ressonância uniforme…

          • Yamahia says:

            É só aquela parte do surround dos motores .

          • Realista says:

            Só que aquela parte do “surround” ouves só durante 1 hora e outra coisa é ouvires o “surround” durante 6 horas seguidas numa viagem longa.

            – 1 hora chama-se divertimento.
            – 6 horas chama-se tortura.

            Chama-se a isto lei da utilidade marginal decrescente e é um conceito económico engraçado.

    • Grunho says:

      Os veículos elétricos são muito bons em cidade e estradas secundárias. Basta o facto de gastarem zero nos semáforos e filas de para-arranca. Agora, como brinquedos nas mão de aceleras são um autêntico desastre. A bateria esvazia em menos de 2 tempos e depois são horas ou quase à espera de ter autonomia. Não foram feitos para isso.

      • Realista says:

        2 horas à espera?

        Estas a falar sem saber… o meu carro só têm carregamento normal (AC) e não demora 1hora quanto mais duas!

        Não bebas água.

        • Yamahia says:

          Espera, tenho aqui um exemplo de um carro a carregar em AC num carregador do meu bairro.
          https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq8Zo9wIS6-laDwezJQ?e=9tJ1LV
          Só demora 1 dia e 1 noite ahahahahahah
          Por outras palavras, usa o carro dia sim dia não, looloooloool

          • AíOGajo says:

            3,7kWh é a velocidade de uma tomada doméstica…

            Eu tenho literalmente essa potência de carga ligando à tomada de casa (16A).

            Isso nem sequer é considerado carregamento normal quanto mais carregamento rápido ou ultra rápido…

          • Yamahia says:

            É o q se pode arranjar aqui por estes lados.

          • Realista says:

            Têm a 1km a norte três postos de carregamento rápido (22kW) no Parque da Cidade…

            Têm a 1km a sul um posto de carregamento rápido (22kW) na Repsol…

            Têm outro posto de carregamento rápido a 2km Sul (22kW) nas Piscinas…

            Têm a norte mais 2 carregadores rápidos a 2km no Loureshoping…

            É o que se pode arranjar ou é o único que lhe dá jeito publicar para tentar justificar o seu ponto de vista errado?

          • Realista says:

            Para além disso foi escolher um carro a dedo como o Jaguar E-Pace que carrega a 11kW (AC) no máximo… e ainda para mais com parâmetros de 0% a 100% LOL

            Um cenário mais realista seria ir com ele à Repsol da A9 e carregar a 100kW (DC) onde chegando lá com 20% de carga, demorava 35 min para carregar até 80% dá para mais 300km e só te custa €25. Quase metade do que custa numa combustão…

            Atirar areia para os olhos das pessoas é feio.

          • Yamahia says:

            É o único que dá para vir a pé para casa e depois voltar sem perder muito tempo.
            Nos outros tinha que chamar o Uber para me despachar lool
            (parque da Cidade está a 2,4 kms. Era a minha passeata preferida com os cães qd queriam obrigar-me a ficar em casa no tempo do Covid eheh)

          • Yamahia says:

            Tb estudei a hipótese do DC até 80% aqui a 5 kms e ficar lá na seca à espera que o bicho carregasse.
            Era só até 80% mas mesmo assim uma hora ainda é muito tempo para desperdiçar na minha vida. Ainda se houvesse lá um grupo de malta que quisesse fazer uma peladinha no ringue do Encarnação…
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq8cWP_a2PzUwrE15KQ?e=LZljL4
            E depois com o dinheiro do carregamento eu fazia 900 kms com a minha menina e no i-Pace só fazia 400.
            Isto assim não dá com nada!

          • JL says:

            Carro que consome 4 litros, muito bom smart esse.

          • Yamahia says:

            5 litros+ descontos do Pingo Doce=1,2€ o litro, duhh. Sempre a repetir a mesma coisa!

          • JL says:

            Qual desconto,?? depois chama os outros de rebanho e vem com a tanga de descontos, deixe lá que paga mais caro pelos produtos que compra.

          • Yamahia says:

            Pago nada. Antes pelo contrário.
            Qd não têm preços competitivos ou outros descontos que compensem a diferença, não vou lá!
            Não nasci ontem amigo!

          • Realista says:

            É preciso sair da AE para recarregar o carro mas sair da AE para ir ao pingo doce para usar um cupão não é um problema??

            Isso é só dualidade de critérios LOL

          • António Vasco says:

            Mas sair da AE para quê? Todas as areas de serviço da AE têm carregadores, e, se os Yonity são caros, os Galp e parecidos são bem baratos, carrego a 8c /kw, até os 80%
            Só os Ionity são caros pra burro (60c/kw em Abril) e os Tesla também são carotes (44c)

          • JL says:

            Os da tesla sao a 35 cêntimos das 0:00 as 20horas, 39 cêntimos das 20 horas as 24h.

          • Yamahia says:

            @Realista…what???? loooloool
            Qures ver que nas AE não há BP’s

          • JL says:

            Tem ? onde ? na A8 ?

          • Realista says:

            LOLOL

            Diz-me uma BP numa AE a vender ao mesmo preço que dentro de localidades… hahahaha

            Até por uma garrafa de água te cobram €2 lol 5

          • Yamahia says:

            A A8 é demasiado pequena para gastar sequer 1/8 do depósito @JL lol
            A A1 tem pelo menos 2
            @Realista o carro combustão não precisa dessas bombas de AE q por sinal são um roubo, não só pelo preço que praticam nos combustíveis mas tb e sobretudo nas sandochas. Para alem disso a qualidade tb não os abona, tirando as sandochas de leitão na BP da Mealhada que até se papam. eheh

  8. Lelo says:

    Seria um Mundo mais silencioso !

    • Yamahia says:

      Na realidade o que incomoda mais é o ruido de rolamento. e nisso os BEV são mestres. A obesidade não perdoa!

      • JL says:

        A sério ? então os ve não usavam pneus especiais? também são para ser mais silenciosos, mas se quiser podemos testar.

        • Yamahia says:

          Especiais? Anti-ruido, é? Pensei que o serem especiais era para aguentarem o peso extra, logo borrachas mais duras, logo mais ruido duhhh
          Tá a ver aqueles pneus próprios para as carrinhas, que se identificam com a letra C (de carga). Pois são esses. Mais barulhentos. A 150 ng atura aquilo eheheh

          • JL says:

            Errado, qual borracha mais dura, a características mais importante é ser mais silencioso, porque como não temos o barulho da casa das máquinas é extremamente desagradável ter pneus barulhentos.

            Lá está você com o peso extra, os carros mais pesados nem são ve’s, como já vimos.

          • Yamahia says:

            O BEV é sempre bastante mais pesado que o seu equivalente a combustão.
            Não compare alhos com bogalhos!

            É desonesto vir comparar meninos do asfalto com os pesos pesados do TT.
            Tem que comparar com o equivalente electrico que no caso do Land/Range ainda não tem.

            Mas tem o Hummer que a gasolina pesa 3.175 kg e o mesmo modelo elétrico pesa uns singelos 4.103 kgs (QUATRO MIL E CENTO E TRÊS QUILOS). Uma TONELADA a mais, coisa pouca!!!

          • JL says:

            TT ? Dede quando um suv com aquela altura ao chão vai para TT ?

            Não tem, até um model X lhe faz frente e é um caro com muito mais utilização por menos peso.

            Hummer a gasolina ? Que é isso ? Onde posso comprar.

            Mas vai continuar com a treta de um ev faz mais barulho ?

            Enfim, as coisas que se leem por aqui.

          • Yamahia says:

            Compare mas é o X com o Qashqai , não merece mais que isso looloool

            Qual é a dúvida do Hummer a gasolina vs Hummer EV?

          • JL says:

            Um X com um qashqai ? só pode estar a brincar. lool

            Duvida ? Hummer a gasolina já não existe há 13 anos logo não se pode comparar.

          • Yamahia says:

            Existem a pontapé. Quantos quer?

          • JL says:

            Pois existem, com 13 anos, quem quer um bicho desses a consumir 25 litros aos 100?

          • Yamahia says:

            Há malucos para tudo, um UTV da Polaris consome 27 e é dos mais fraquinhos.

          • JL says:

            25 a andar ao domingo em alcatrão, há aqui um perto, vejo o na estrada uma vez por ano.

  9. MF says:

    Continuem com os vossos fumarengos…com o meu BEV consigo circular com 1/10 do custo dos vossos ICE.
    E pago 0,10€ por kw. Se pagasse 0,02 era como se andasse de graça.

  10. David says:

    Factos…
    Independentemente de discutirmos e guerrilhas even quem quer quem não quer…
    Haverá a mudança… provisória ou não, haverá essa mudança para eléctricos…
    Verdade que a combustão polui em todo o lado os eléctricos a poluição e mais centralizada e mais fácil de controlar…
    Mas a extração de lithium é altamente prejudicial basta ver em Portugal o exemplo…
    Contudo um grave problema é que as baterias têm uma duração útil de vida, e com o tempo vai deixando de fazer os km que fazia quando novo! E chega o dia em que temos de mudar de bateria e custa o preço de um carro… ou mudança de módulos e que custa tb caro… mas o carro velho a ser reparado já tem anos, desvalorização em cima etc… será justificável mudar de baterias? E entregar o carro para a aquisição de outro… valerá zero pq carro eléctrico sem bateria não anda…
    Acidentes, muitos deles mínimos… mas se danifica a menina coisa mas baterias… sucata pq é considerado que a reparação tem um custo superior ao valor comercial do mesmo na data em questão…
    É lindo carregar em casa… menor custo enquanto tudo funciona bem… mas é que tem apartamentos, ou não têm garagem nem acesso a carregar …
    Ups, esqueci de carregar… vou a pé pq carregar tem um tempo superior ao que a malta tem disponível devido a N razões…

    Não sendo velho do Restelo e com vontade de experimentar por vezes vejo-me preso em responder as minhas N questões…

    Que há vantagens e desvantagem em ambas as tecnologias? Sim… temos de avaliar muito bem a situação na hora da aquisição … só acho que não deviam obrigar as pessoas… sem que tudo esteja relativamente implementado e respondido… afinal de contas, um VE custa metade do que muitos lares…

    • Júlio Costa says:

      Verdade, cada um que avalie a sua situação e seja feliz com a sua escolha, sem imposições taxas e taxinhas.

      • JL says:

        Cada um que avalie ? então mas quando estão doentes (espero que não) também avaliam o vosso estado de saúde e depois fazem a prescrição de acordo com isso ?

    • JL says:

      Basta ver Portugal ? então mostre lá a poluição provocada pelas minas que existem em Portugal à décadas.

      Tem de mudar de bateria ? então no seu já mudou ?

      Custa caro ? quanto ?

      Muitos ? acidentes ? tem a certeza ? não quer ir ler a noticia e ver qual ou quais as marcas que têm mais problemas por ainda não disponibilizarem a informação.

      Desde quando é que a bateria acaba ao entrar na garagem ? vê-se logo que nunca testou nenhum.

      Olhe o meu está com 50%, e amanha vou dar uma volta de domingo com a família, nem sequer o vou carregar.

      Agora concordo consigo, há vantagens e desvantagens, mas passou ao lado de todas.

  11. PorcoDoPunjab says:

    No dia em que todos os carros forem eléctricos vou ter a rua cheia de extensões e vou ficar às escuras porque a central não vai aguentar e vai abaixo.
    Assim sim, poupa se energia…

  12. David Guerreiro says:

    Para mim, a grande vantagem seria o silêncio, e isto a juntar ciclomotores/motociclos elétricos. As nossas cidades têm uma quantidade de ruído infernal devido a alguns automóveis/motas, e isso iria melhorar muito a qualidade de vida dos habitantes.

  13. Jose says:

    Eu gostava muito de ter um eletrifico, com uma autonomia muito boa, mas infelizmente é pouco provavel que alguma vez consiga devido aos seus valores, pelo menos para já.
    Agora, estes são apenas números médios, mas quem achar que de todo não correspondem à verdade, altere e faça as contas:

    Energia para a produção:
    – Automóvel Elétrico: 15,000 – 20,000 kWh
    – Automóvel Diesel: 10,000 – 15,000 kWh
    – Automóvel Gasolina: 10,000 – 15,000 kWh

    Energia para operação durante 10 anos (supondo 15,000 km por ano, consumo médio de 20 kWh/100 km para elétricos, 5 L/100 km para gasolina, e 5.5 L/100 km para diesel):
    – Automóvel Elétrico: 15,000 km/year * 10 years * 20 kWh/100 km = 30,000 kWh
    – Automóvel Diesel: 15,000 km/year * 10 years * 5.5 L/100 km * 9.7 kWh/L = 80,175 kWh
    – Automóvel Gasolina: 15,000 km/year * 10 years * 5 L/100 km * 8.8 kWh/L = 66,000 kWh

    Emissões de CO2 durante a produção (supondo 9 kg CO2/kWh para produção de eletricidade, 2.92 kg CO2/L para diesel, e 2.31 kg CO2/L para gasolina):
    – Automóvel Elétrico: 15,000 – 20,000 kWh * 9 kg CO2/kWh = 135,000 – 180,000 kg CO2
    – Automóvel Diesel: 10,000 – 15,000 kWh * 9 kg CO2/kWh = 90,000 – 135,000 kg CO2
    – Automóvel Gasolina: 10,000 – 15,000 kWh * 9 kg CO2/kWh = 90,000 – 135,000 kg CO2

    Emissões de CO2 durante a operação durante 10 anos (supondo 0.45 kg CO2/kWh para eletricidade, 2.68 kg CO2/L para diesel, e 2.31 kg CO2/L para gasolina):
    – Automóvel Elétrico: 30,000 kWh * 0.45 kg CO2/kWh = 13,500 kg CO2
    – Automóvel Diesel: 15,000 km/year * 10 years * 5.5 L/100 km * 2.68 kg CO2/L = 22,005 kg CO2
    – Automóvel Gasolina: 15,000 km/year * 10 years * 5 L/100 km * 2.31 kg CO2/L = 17,325 kg CO2

    E agora os totais:

    Energia total consumida (kWh):
    – Automóvel Elétrico: 15,000 – 20,000 kWh (fabricação) + 30,000 kWh (operação) = 45,000 – 50,000 kWh
    – Automóvel Diesel: 10,000 – 15,000 kWh (fabricação) + 80,175 kWh (operação) = 90,175 – 95,175 kWh
    – Automóvel Gasolina: 10,000 – 15,000 kWh (fabricação) + 66,000 kWh (operação) = 76,000 – 81,000 kWh

    Emissões totais de CO2 (kg):
    – Automóvel Elétrico: 135,000 – 180,000 kg (fabricação) + 13,500 kg (operação) = 148,500 – 193,500 kg
    – Automóvel Diesel: 90,000 – 135,000 kg (fabricação) + 22,005 kg (operação) = 112,005 – 157,005 kg
    – Automóvel Gasolina: 90,000 – 135,000 kg (fabricação) + 17,325 kg (operação) = 107,325 – 152,325 kg

    Grande abraço.

    • Jose says:

      Antes de ser crucificado, não vetei estes valores, são valores dados com 3 perguntas à inteligência artificial da moda. Por isso, vale o que vale, os dados cortam em setembro de 2021.

    • yamahia says:

      Sou capaz de aceitar esta estimativa para a electricidade , embora na Polónia (e outros paises de leste, africa etc o valor a considerar seria o dobro. O que implicaria que o BEV poluiria mais mesmo considerando apenas a operação.
      “Emissões de CO2 durante a operação durante 10 anos (supondo 0.45 kg CO2/kWh para eletricidade, 2.68 kg CO2/L para diesel, e 2.31 kg CO2/L para gasolina):
      – Automóvel Elétrico: 30,000 kWh * 0.45 kg CO2/kWh = 13,500 kg CO2
      – Automóvel Diesel: 15,000 km/year * 10 years * 5.5 L/100 km * 2.68 kg CO2/L = 22,005 kg CO2
      – Automóvel Gasolina: 15,000 km/year * 10 years * 5 L/100 km * 2.31 kg CO2/L = 17,325 kg CO2”

      • JL says:

        Ahh ainda seria o dobro ? tipo 18 kg por KWh ?

        Ele error de proposito, e você continua a fazer o mesmo.

        Mas pronto, quando é para o mal, VIVEMOS SEMPRE NA POLÓNIA.

        • Yamahia says:

          Quem falou em viver sempre na Polónia? O que conclui em em relação à sua enorme sua pegada inicial é que em determinados países o BEV não recupera nada em países como a Polónia ou recupera quase nada em países como a Alemanha!

          • JL says:

            Você.

            Hum, a afinal não é tão mal. Loool

            Mas diga-me, como é que gasta 30 MWh em 150 mil kms ?

          • Yamahia says:

            Está a baralhar a coisas.
            Não fui eu que disse isso. Nunca falei em consumos de kWh mas sim em emissões de CO2
            Vá ver melhor. Mas antes beba um cafezinho a ver se acorda!
            Para as emissões de CO2 foram consideradas 450 gramas CO2 por cada kWh de electricidade produzida, É um mix correcto. Apenas acrescentei que na Polónia e países semelhantes é o dobro e que estranhamente a Alemanha, os autodenominados verdes, para lá caminha!

          • JL says:

            Você é que escreveu os 30 mwh.

            Não, não é o dobro é um pouco mais que 450, aliás, já deve andar nesses valores.

            Esteja descansado que com efuels só aumenta isso em 10x .

            https://www.irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Statistics/Statistical_Profiles/Europe/Poland_Europe_RE_SP.pdf

          • Yamahia says:

            Fdx, escrevi onde? loooloool

          • JL says:

            – Automóvel Elétrico: 30,000 kWh * 0.45 kg CO2/kWh = 13,500 kg CO2

          • yamahia says:

            Não fui eu que escrevi mas isso está certo, qual é a dúvida?
            20 kw/h aos 100 dá 200 kw/h a cada 1000,
            Portanto ao fim de 15.000 km tem os 30.000 kwh.

          • JL says:

            Pois, também está mal, a média é menor e já conta com as perdas.

          • Yamahia says:

            A média para andar dentro da normalidade é 20 kw/h não me venham com histórias e a IA tá correcta.
            E a electricidade que vc paga é efectivamente mais do que aquela que lhe entra na bateria e essa a IA não está a contabilizar!

          • JL says:

            Onde foi buscar essa média ? Aos seus cálculos enviesados?

            A média em Portugal é 16.9 kWh/100 kms ja com as perdas, calculado pelo regulador que vende a energia, portanto já conta com as perdas.

          • Yamahia says:

            Não fui buscar a lado nenhum é o que vejo e a pancada na generalidade dos carros até é maior.
            E depois foi a IA do @Jose que confirma a regra.
            Desde do inicio que lhe falo nesses valores , não é de agora. Agora foi a IA do @Jose loool

            Agora está a vir ao de cima algo que vcs sabiam mas abafavam. Ou seja as perdas por dissipação e/ou resistência e tb o condicionamento da temperatura da bateria no acto do carregamento.

          • JL says:

            Ele provavelmente foi buscar a si.

            Enfim.

            Quer mesmo falar de perdas ? Para isso tem de falar combustão, esses sim, são os reis das perdas.

          • JL says:

            Sabiam e abafavam ? Looool

            Nem tinha reparado.

            I

          • Yamahia says:

            Ele explicou que foi perguntar a uma IA, sabe o q é?

          • Yamahia says:

            Qt a perdas pode falar á vontade q os elektros perdem sempre.
            A V/religião é q escreve o contrário e o rebanho acredita.

          • JL says:

            Ah ok, então se foi tem toda a razão, quem sou eu para duvidar de uma IA. LOOL

            Quem disse que não tem perdas ? ter tem, e já estão contabilizadas, já que quando se paga elas estão incluidas na factura.

            Tal como as outras tecnologias, com perdas muito maiores.

          • JL says:

            “A V/religião é q escreve o contrário e o rebanho acredita.”

            Então a vossa religião está cheia de ódio porque nos pagam essas perdas ? não, esteja descansado, eu pago a energia no contador de casa, e não a que o carro indica.

            Você paga a gasolina que o carro indica que tem ? ou aquela que a bomba indica ?

            Argumento da treta.

      • JL says:

        E o combustível mais uma vez, CAI DO CÉU.

        LOOOOL

        • Yamahia says:

          A electricidade tb não!

          • JL says:

            Entao porque calculam as emissões da produção da electricidade e não calculam as emissões da produção do combustível ?

          • Yamahia says:

            Isso são outras contas. Não se faça de sonso.
            Mais uma vez nesse ponto a electricidade fica a perder, porquanto o gás não sai do poço e vai directo para a central. O gás tem que ser refinado. E o refino do gás é muito mais prejudicial para o efeito de estufa do que o refino do petróleo, principalmente pelas megatoneladas de metano que o processo liberta para a atmosfera, com um potencial de aquecimento global cerca de 25 vezes maior do que CO2, durante 100 anos!!!!
            O carvão ainda hoje responsável por cerca de 40% da produção de electricidade no mundo tb precisa de tratamento/refino antes de chegar à central e consiste na britagem e moagem, lavagem, separação magnética, secagem e pulverização. Todos estes processos representam mais 350 gramas por kWh de electricidade produzida.
            Petróleo/óleo diesel/diesel terá que ser considerado o mesmo que considera para o refino da gasolina ou gasóleo.
            Atente no entanto que os seus queridos BEV precisam de subprodutos desse refino. Nomeadamente alcatrão para as estradas, tintas e diluentes para a pintura e plásticos para os interiores, para choques etc

          • JL says:

            Gas refinado ? Loool

            Sabe o que é gás natural ?

            Gas metano é gás natural. Oh Santa

            As emissões de gás metano que fala é nos poços de extração, e nas refinarias que não o aproveitam, procure por emissões fugidias, são 7% do total. E não , não são libertadas, são queimados já por causa disso, nunca viu aqueles queimadores por cima das plataformas petrolíferas a deitar chamas? É isso, em tempos optavam por libertar, hoje são queimados porque são menos prejudiciais, queimados quando não têm como o gastar ou armazenar.

            Não invente, isso está tudo calculado.

            Nas suas contas fica sempre a perder.

          • Yamahia says:

            Lá tá vc com ataques de amnésia. Sempre para o lado que lhe convém.
            “Natural Gas
            Methane’s contributions to global warming

            Natural gas emits less carbon dioxide than coal and other fossil fuels. This has led to widespread support for replacing other fossil fuels with methane, the main component of natural gas. There’s only one catch—methane is actually a far more potent greenhouse gas than carbon dioxide.”
            https://www.greenpeace.org/usa/fighting-climate-chaos/issues/natural-gas/
            O Gás é muito pior que o carvão para o efeito de estufa e consequente aquecimento global.
            A pouco disse que a 100 anos é 25x pior, agora veja que a 20 anos é 100x pior. Portanto sejam homenzinhos e acabem com o gás na produção de electricidade, só dessa forma conseguirão atingir os ditos ambicionados objectivos em 2050.

          • Yamahia says:

            *Há

          • JL says:

            Então mas o que acabei de dizer ? o metano é o gás que é queimado, depois deixa de ser metano, por isso o queimam nos poços e na refinação quando não é capturado.

    • JL says:

      9 kg CO2/kWh ??? onde inventou isso.

      YYYAAAAAMAAAAAHIIAAAAAA está aqui alguém pior que você.

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    • Antonio Vasco says:

      Grande esforço de cálculo, mas premissas erradas:
      Um VE equivalente a um gasto de 5L de gasolina ( 5,5 L de diesel? Não há engano? + do que a gasolina?) gasta 15 kwh, não 20.
      No cálculo final parece que o carro a gasolina gasta cerca do dobro em relação a um VE (30kw contra 66kw). Posso garantir-lhe que, mesmo com as descidas de preço da gasolina , eu gasto em € 8 x menos no VE em relação a um carro equivalente

  14. Yamahia says:

    Mudar todos os carros para BEV’s não é a solução para diminuir emissões. Facto que qq pessoa com 2 dedos de testa consegue ver a milhas.
    Fica aqui mais um estudo, neste caso da universidade do Michigan a dar suporte às evidências:
    https://news.umich.edu/full-electrification-of-uber-and-lyft-vehicles-would-provide-only-modest-benefits-to-society-study-shows/

    • JL says:

      Isto é mau ?

      “Electrification of Chicago’s ride-hailing fleets would reduce lifetime greenhouse gas emissions by 40%-45% when compared to gasoline-powered vehicles. The reduction is largely due to the greater efficiency of electric vehicles.
      Health impacts from local air pollution would increase an estimated 6%-11% per trip, on average, due to higher concentrations of local pollutants (such as sulfur dioxide, nitrogen oxides and particulate matter) from fossil fuel-burning power plants.
      Extra driving to and from charging stations would increase traffic-related harms to society (congestion, crash risk and noise) by 2%-3% per trip.
      Overall, full electrification of ride-hailing would reduce total harms to society by about 3% per trip.
      A 3% reduction in costs to society translates to about $1.5 million per year in savings for the city of Chicago. To put that number in context, ride-hailing is estimated to generate $4 million to $5 million in revenues per day in Chicago.”

      • Yamahia says:

        A dedução deste estudo da universidade do Michigan responde directamente à questão colocada no título deste artigo do Pplware.
        Achei curioso. É uma conclusão com 3 dias apenas, portanto resposta mais actual é impossível

        Por outro lado, não deixa de ser curioso que uma instituição que sempre se bateu pela implantação dos elektros, venha agora reconhecer que não vale a pena, que tal mudança não vai trazer benefícios no que diz respeito às emissões de carbono.

        Reconhece que a substituição de todos os atuais veículos “taxi”, por veículos elétricos eliminaria as emissões de gases de escape em 45%, mas o benefício global para a sociedade continuaria a ser reduzido – apenas 3% por viagem, em média. Porquanto tal solução implicaria um aumento de 11% nas emissões vindas das centrais de produção de energia elétrica. Além disso, com a falta de postos de recarregamento, a procura desses postos faria aumentar a probabilidade de trânsito, engarrafamentos e consequentes acidentes.

        • JL says:

          Redução do custo.

          Aumento de emissões porque ? Então afinal diminui?

          E é só dos táxis, imagine com o resto.

          • Yamahia says:

            Então e por 3% vale a pena destruir todo o parque actual e voltar a contruir novo parque?
            Haja bom senso, só para as baterias o mundo intoxicava-se por completo.

          • JL says:

            Destruir porque ?

            E voltar a construir porque ?

            Mas eles já calculam essa parte. A redução já contempla o seu fabrico.

            Lá está outra vez a premissa de que o combustível e os motores a combustão nao precisam de ser produzidos.

          • yamahia says:

            Escusa de dar voltas e reviravoltas.
            O importante a reter nesta matéria é que uma instituição que defendia com unhas e dentes a ME foi confrontada com dados das suas próprias pesquisas e concluiu que NÃO VALE A PENA.

          • JL says:

            Onde é que dizem que defendiam e onde dizem que não vale a pena ?

          • Yamahia says:

            Defendiam e para conferir basta ver artigos anteriores!
            E provavelmente vão continuar a defender, para o confirmar teremos que ler os seguintes eheh.

            “A new study from researchers at the University of Michigan and Carnegie Mellon University estimates that the overall benefits to society of switching ride-hailing vehicles from gasoline to electric would be very modest—on average, a 3% gain per trip”
            Não é solução para diminuir emissões, logo não vale a pena!

          • JL says:

            Onde fala aí em emissões. O seu inglês é incrível.

            Então porque dizem que é uma pequena vitória ?

            Porque é só nos táxis.

          • JL says:

            Quando poder deixe aí provas de que defendiam.

            Se defendiam porque escrevem coisas como:

            Os eléctricos vão fazer mais kms para carregar.

            WTF ?

            É precisamente o contrário, já que o eléctrico pode carregar literalmente em qualquer lado, já que a sua infraestrutura ocupa muito menos espaço e usa menos recursos.

          • Yamahia says:

            Consequência lógica do menor poder de alcance. Duhhh

          • Yamahia says:

            Qt aos artigos anteriores, clique no logotipo da instituição q eles aparecem.

          • JL says:

            Menor poder de alcance ? que isso tem a ver, são os únicos que conseguem carregar onde trabalham.

            Aparecem ? o único artigo que vejo lá sobre este assunto é este.

    • Antonio Vasco says:

      Todos nós já sabemos já muito tempo que você é o único neste mundo com 2 dedos de testa, todos os governantes deste mundo, que estão a implementar um crescente uso dos VEs desde o polo norte ao polo sul, são todos uns atrasados mentais e uns vendidos ao capitalismo, prontos a tornarem a nossa vida futura um inferno, de poluição e de alterações climáticas extremas

      • Zé Fonseca A. says:

        Sou da mesma opinião do yamahia, só mesmo quem não sabe fazer contas de somar acredita nas balelas que vos são impostas.
        É mais benéfico para a vossa carteira, isso é certo, mas deixem-se de falsas ideologias, a pegada ambiental da extração de lítio apenas seria 100X pior que a extração petrolífera, já para não falar nos resíduos mesmo acreditando na falácia da reciclagem.
        Acordem para a vida.

  15. PJA says:

    Continuo a dizer a mesma coisa, estou à espera de uma rede carregamentos igual à da Noruega.

  16. gambuzino says:

    Enquanto não houver uma revolução tecnológica nos carregamentos de EV nas bombas, as viaturas EV nunca serão mainstream.

  17. Eu says:

    Tantos Velhos do Restelo que ainda não se acreditam nos Descobrimentos já feitos e nos que se vão fazer no futuro próximo!

  18. José Josafá says:

    Como seria o mundo sem os combustíveis fósseis usados nos aviões, nos navios e nos carros do mundo todo?

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