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Comboio movido a hidrogénio bate recorde depois de cerca de 2800 km sem paragens

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. says:

    Acho boa solução, até para acelerar o crescimento de novas linhas. Não sendo necessário ter infraestrutura elétrica para alimentar o comboio, consegue-se estender linhas mais rapidamente e com um custo bem menor. É curioso, faz lembrar os velhos tempos do vapor ou dos comboios diesel (ainda os há). Basta encher o depósito a intervalos predefinidos. Falta saber se é economicamente viável, coisa que o hidrogénio ainda não convence. Mas havendo massificação do seu uso, também pode haver descida dos custos de produção e armazenamento.

    • Blackbit says:

      Enquanto não se conseguir produzir hidrogénio a baixo preço (produzi-lo a partir de electricidade é muito caro) esses testes não passam de testes e não conseguirão passar para o plano industrial.

      • Ra says:

        Concordo que produzir hidrogénio com recurso à eletricidade seja algo caro no entanto há alguns fatores a considerar:
        – A densidade de energia por kg é maior do que as baterias e conforme se vai usando esse peso vai sendo eliminado (ao contrário das baterias que têm o mesmo peso quer estejam carregadas ou não);
        – O custo de aquisição de grandes equipamentos acaba por se mais barato porque em vez de ter uma bateria muito cara, tem antes um depósito + células de hidrogénio + medidas de segurança que acabam por ser mais baratas que a versão a bateria;
        – A recarga demora virtualmente o mesmo que a versão a diesel, ao contrário dos elétricos a bateria (logo está disponível mais cedo para a próxima viagem);
        – Há alturas em que o preço de energia é irrisório (hoje é um desses dias). Essa energia pode ser transformada em hidrogénio e ser armazenada durante semanas ou mesmo meses, o que em grande escala não é caro de se fazer. Há também a possibilidade de se comprar de outros países que tenham produção excedentes de produção energética e vendam o hidrogénio como um sub produto;
        -Embora a insfraestrutura para lidar com o abastecimento de hidrogénio seja cara, a empresa deixa de precisar de lidar com potências contratadas de energia absurdas (como nos comboios elétrico) e ter de pagar essa energia a preço de horário de pico, que é o que acontece na maioria dos elétricos (sempre nos elétricos comuns com uso de catenárias e parte das vezes no caso dos que têm bateria). Poupa-se no preço do kw de energia e na infraestrutura (potência contratada, distribuição de energia, manutenção dessa infraestrutura,…) ;
        -O diesel também não é barato e a manutenção de um equipamento com um grande número de peças móveis também é dispendiosa. Aliado a isso a oscilação do preço do diesel depende do preço nos mercados internacionais, o que não é tão relevante no caso do hidrogénio. Está barato no exterior (compra-se). Está caro no exterior (produz-se hidrogénio internamente). No caso do diesel nem há essa possibilidade de escolha.

        Feitas bem as contas, há situações em que possa fazer sentido. É tudo uma questão de viabilidade económica. A mesma empresa pode usar um comboio com captação de energia elétrica, um a baterias e outro a hidrogénio, tudo depende de €€.

        • JL says:

          Neste comboio reduziu quanto peso ? 200 a 300 kg ?

          É que por exemplo num toyota mirai que pesa mais que um model 3 e tem a mesma autonomia, quando fica com os tanques secos perdeu 4.9 a 5.2 kg.

          Este comboio também tem uma bateria muito cara, e depois tem fuel cells que fazem as baterias parecer 15 a 20x mais baratas, isto sem contar com os tanques de hidrogénio.

          Errado, na versão de 460 kms de autonomia demora 30 minutos a abastecer, agora imagine quanto demora neste que tem mais autonomia, tudo bem que o fez a uma média de 60 kmh.

          O hidrogénio pode ser armazenado mas com grande perdas, logo à partida tem uma perda de 30% na conversão, depois tem as perdas de pressurização, e as perdas nos tanques.

          Se deixa de lidar com despesas de potência contratada, como produz hidrogénio para um comboio que gasta 5x mais eletricidade ?

          Por acaso não poupa nada, já que gasta muito mais energia, e ainda tem toda a manutenção dos sistemas de produção que são bem caros.

          Sim, há situações em que faz sentido, em linhas não eletrificadas onde estejam dispostos a pagar bem 10 a 15 x mais pelo transporte do que converter essa mesmas linhas ou do que usar locomotivas a diesel.

          • Grunho says:

            O H2 é muito pior que baterias, que por sua vez são muito piores que electricidade alimentada por catenária. Pontualmente pode fazer sentido onde electrificar a linha férrea sair muito mais caro.

      • says:

        Mesmo que o hidrogénio seja mais caro, uma celula de combustivel pode ser bem mais barata que um conjunto de baterias. Bastaria o carro ter uma bateria pequena meramente para equilibrar o sistema.

        • JL says:

          O facto é que não são baratas, até porque usam mineiros bem mais caros e raros que as baterias, um deles só é 30x mais raro que o ouro.

          • Carlos says:

            Esquece a platina porque a Mercedes já tem células com uso de porcelana/cerâmica.

          • JL says:

            Não, não tem, a platina continua a ser um elemento essencial nas fuel cells tal como o cobalto.

            Pode dizer que reduziram o seu uso, com o aumento da temperatura, o que as deixa com menos eficiência e menos durabilidade.

  2. José Marques says:

    É mais sustentável do que as baterias

  3. Yamahia says:

    Nice, está encontrado o sucessor para a linha do Tua.

  4. PJA says:

    Aqui está um veículo em que o hidrogénio pode ser útil.

  5. José says:

    Sem dúvida a única forma de preservar a espécie humana e o planeta.

  6. Manel says:

    A produção de hidrogênio (não verde) para combustível exige grande quantidade de petróleo. A principal forma de se produzir hidrogênio atualmente é através do processo de reforma a vapor, que utiliza combustíveis fósseis como o gás natural e o petróleo como matéria-prima.
    Daí todo esta esta agitação à volta do Hidrogénio. O lobby do petroleo nao perdoa..

  7. Hugo says:

    Certamente ninguém se lembra dos testes nucleares de hidrogênio….

  8. Antidogmata says:

    Os tontinhos ficam sempre excitados com notícias destas. Pelo menos aqueles que não têm qualquer noção sobre as inúmeras condicionantes da utilização do hidrogénio como “energia” (sobretudo para a mobilidade).
    Um comboio a hidrogénio faz tanto sentido como um comboio a baterias, ou seja, nenhum. Numa plataforma de mobilidade com trajeto fixo e predefinido, o investimento na eletrificação da linha através de cantenárias estaria recuperado em meia dúzia de viagens em comparação com os custos de desenvolvimento, aquisição e manutenção de um equipamento movido a hidrogénio.
    Poderia fazer mais sentido no setor do transporte rodoviário ou marítimo, mas ainda assim tem mais contras do que prós.
    O hidrogénio não é nem nunca será uma solução equilibrada e muito menos sustentável.

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