PplWare Mobile

Drama entre Elon Musk, a NASA e a Estação Espacial Internacional pode chegar hoje ao fim

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Gonçalo says:

    Drama? O drama só se for entre a boeing e a NASA porque foi a boeing que os deixou lá presos quase há 1 ano e agora a spacex tem de os ir buscar

    • 36.71Hz says:

      Isso não cria engagement… E têm cuidado senão também ficas na blacklist do pplware e começas a ficar com os comentários “no spam”.

    • João says:

      Calma, não estragues a narrativa.

    • Manuel da Rocha says:

      A NASA deu valor a 39 acidentes graves, em 812763378434309893 testes.
      A própria equipa, que eram 53 pessoas, antes do Trump ganhar, já só sobravam 11. É que vinham 6 caracóis, vivos, a bordo. Chegaram vivos e sem qualquer problema, foram recolhidos e transportados, para os laboratórios.
      A SpaceX pediu 4000 milhões de dólares, para voar uma cápsula, extra, fora do contrato, de 10 voos. Foi isto que o Biden, não aceitou. É que, também foi pedido, 500 lugares, para, a SpaceX levar 500 pessoas, a passar 14 dias, a bordo da ISS, em grupos de 3 a 4. A NASA não quis ser babysitter.
      Já agora, a mesma equipa, usou o mesmo tipo de testes, e a Dragon falhou 48%, mais vezes, que a Starliner.

  2. Max says:

    A cronologia da coisa:
    – A missão de teste da Boeing – Boeing Crew Flight Test, para a ISS, foi lançada em 5 junho de 2025, com os astronautas Sunita Williams e Barry Wilmore. Era para regressarem 9 dias depois, mas devido a problemas de fugas na viagem de ida, a nave voltou sozinha, por decisão da NASA.
    – A 29 de setembro de 2024, acoplou à ISS a Crew-9, com dois astronautas a bordo, Nick Hague (NASA) e Aleksandr Gorbounov (Roscosmos, Rússia). A intenção de enviar dois astronautas era para que no regresso trouxesse Sunita Williams e Barry Wilmore. Devido a problemas, a NASA decidiu que os quatro voltariam na nave da missão seguinte, Crew-10
    – E é isto que se espera, a Crew-10 levará 4 astronautas para a ISS e traz os outros 4.
    Quanto às trumpices e muskices, são tantas, umas atrás das outras, que já ninguém liga. Só poderiam ter vindo mais cedo se, depois dos problemas na nave da Boeing, a Crew-9 os pudesse ter trazido, o que não aconteceu.

    • luis says:

      Não entendo. A Crew-9 que está na ISS fica lá e os tripulantes dela vêm na crew-10 que vai ser lançada e os tripulantes da crew-10 virão na crew-9 ?

      • Max says:

        Fiz confusão com as “crew”. Atualmente estão acopladas à ISS as naves da Crew-9 (que levou 2 astronautas) e da Crew-10 (que levou 4 e que vão lá ficar 6 meses).
        Sunita Williams e Barry Wilmore (da nave da Boeing que regressou vazia), Nick Hague e Aleksandr Gorbounov (da Crew-9) regressam, no dia 16, na nave da Crew-9. Os astronautas da Crew-10 regressam na nave que os levou.

        • luis says:

          Com o El Musquito a mandar já estou por tudo…

        • Manuel da Rocha says:

          A Crew10 só atraca ás 3 da manhã, de dia 16 de Março de 2025… ainda não está lá. O resto está correcto.
          Devido ao mau tempo, a NASA quer que a Dragon Crew-9 aterre no Atlântico, em vez de no Pacífico, como estava planeado. Pode atrasar, até dia 21, a aterragem. A SpaceX tem o navio, do Atlântico, avariado.

  3. MLopes says:

    “No entanto, Musk não apresentou provas da sua suposta oferta de resgate.” este é o mesmo idiota que queria resgatar as criança da gruta da tailândia recorrendo a uma cápsula! 😀 😀 😀 e depois fez uma birra…

    • 36.71Hz says:

      Nunca vi ninguém a ser criticado por tentar ajudar… Hoje em dia é se preso por ter cão e por não ter.

      • PoPeYe says:

        No caso da gruta, a solução aprensentada pelo musk era anedotica… Teriam que destruir a gruta para os retirar de la, visto que existem zonas que mal passava um corpo.

      • MLopes says:

        quando não percebes absolutamente nada de uma área altamente específica mas não te ofereces para ajudar quem percebe mas sim para substituir essas pessoas e aplicar as tuas soluções estapafurdias fica claro que não estás a tentar a ajudar mas sim a tentares alimentar o teu ego e a fazeres um stunt publicitário.
        aliás, o que digo ficou óbvio na birra posterior…

        • 36.71Hz says:

          Era melhor ter ignorado a tragédia?

          • Asiim says:

            O que era melhor era que ele soubesse ser capaz de respeitar os outros e ser capaz de admitir a si próprio que nem tudo o que sai da cabeça dele tem cabimento…
            O comportamento dele à volta daquela situação foi verdadeiramente asqueroso…

          • MLopes says:

            sim e não.
            do ponto de vista de doar meios para que fosse mais fácil e rápido os especialistas fazerem o que melhor sabem fazer, não não deveria ter ignorado a situação.
            do ponto de vista de se intrometer e querer forçar soluções impraticáveis, sim deveria ignorar a situação e mais valia ter estado calado do que ter criado ruído que só perturbou os esforços de salvamento.
            se fizesses mergulho em gruta e/ou mergulho de exploração em grutas perceberias

      • Manuel da Rocha says:

        O Musk ofereceu-se para lançar, a Endurance (1 das 4 Dragon), sem passageiros. Só que havia 2 problemas: Queria 4000 milhões, de dólares, pela missão, além de ser preciso coser um novo fato, para a Suny. É que a SpaceX só faz fatos personalizados, por 740 milhões de dólares, cada. Sem a astronauta, foi preciso usar uma mulher semelhante e dar 3% de margens.
        O fato ficou pronto, em Outubro. Chegou, à ISS, em Janeiro, na cargo Dragon.
        Este regresso está atrasado, pois, a SpaceX, queria usar a nova Rotation (a 5 cápsula), que terá 6 bancos, só que, o sistema electrónico e as baterias, continuam a falhar, estrondosamente. Não conseguem voar, 72 horas, e o carregamento, por painéis solares, demora 5 semanas. a chegar aos 100%. No modelo actual, a Dragon consegue carregar, as baterias, em 2 dias e, sem carga, suportam 80 horas, de voo, autónomo. A SpaceX anunciou, que a Rotation estaria pronta, em Outubro, de 2024. Agora, já se fala que, só em Julho, de 2026, na melhor das hipóteses, estará pronta e até será provável, que a 6 fique disponível, ainda este ano, pois é de 4 lugares e estará a ser acelerada, a sua construção. Podendo mesmo, a Rotation, ser adaptada, para ser a nave que vai, destruir, a ISS.

  4. Gustavo says:

    O Musk é um castiço, se as instituições gastam dinheiro desnecessariamente diz logo que são ineficientes e estão a desperdiçar dinheiro, a NASA evitou enviar outra cápsula para lá para os trazer, deixou-os a trabalhar até a próxima crew rotation e ele vem dizer que foram abandonados…LEGALIZE COMEDY!

    • Gonçalo says:

      E foram, a NASA deixou os estar sem razão era para estarem dias estiveram quase 1 ano a trabalhar ? a missão deles não era nenhuma se fizeram alguma coisa foi varrer o chão, não foi enviado nenhum material para eles estudarem 0 não tinham nada para fazer ainda se tivessem eram como o outro

      • luis says:

        E não é fácil varrer o chão na ISS… É tudo à volta …

      • PJA says:

        Se quiser ler para se informar deixo o link: https://www.cnet.com/science/heres-the-new-possible-date-nasa-stranded-astronauts-could-leave-iss/, num dos parágrafos leia o que fizeram com o tempo, coisa pouca ao alcance de qualquer um.
        Faltar ao respeito às pessoas, não lhe fica bem. Suni Williams é uma veterana com 3 missões, Butch Wilmore é piloto da força aérea e piloto de testes com 2 missões. 

      • Manuel da Rocha says:

        Eles fizeram o mesmo trabalho, como se fossem 2 tripulantes, a bordo. Os astronautas, são treinados, em 11000 milhões de áreas. Ou acha que enviaram 5000 clones, para terem feito 2 EVA, para trocar baterias, despacharem 2 tanques, de amónia e, trocarem, 6km de cabos, porque aqueles 2 não sabiam fazer nada?

  5. Semcem says:

    Amanhã: Rússia envia missão Soyus para trazer astronautas da EEI

    • Manuel da Rocha says:

      Pensaram nisso. Só que, a Rússia não tem, capacidade, de produzir, mais Soyuz, do que 3, anuais. Com os embargos, só tem 2 disponíveis, até ao fim, de 2025. Já para terem, as 2 Progress e o Energia, disponível, estão curtos, de tempo e dinheiro. Se a Dragon falhasse, seria, o mais provável, pois, a Soyuz, pode retirar, o racket (a unidade de carga, atrás dos bancos, da tripulação, permitindo mais 2 passageiros, virem, lá encostados. É um dos planos, de emergência, que foi delineado, pela Roscomos, e NASA, caso algo, grave aconteça. A Soyuz, tem capacidade, de sistema, de suporte de vida, para trazer 6 passageiros, por 12 horas, de voo. A Dragon, só pode trazer 4, até 14 horas de voo. É a razão, para só saírem, da ISS, já com 5 locais, de aterragem, cobertos por navios, que os recolham.
      Se a Crew-9 aterrar, no Atlântico, na manhã do dia 17 (tarde, em Lisboa), um navio, cargueiro, da marinha americana, estará 120 milhas, a oeste do Corvo, caso a nave falhe, a reentrada, no local previsto, para o Golfo do México. Assim como 4 helicópteros e 55 membros, de forças especiais, estarão, nas Lajes, prontos a descolar, em 5 minutos, caso surja o aviso que a Dragon falhou o local de reentrada e vai cair na área deles.
      Já com os shuttles era assim. Apesar do Abort Site 2, ser em Espanha, a pista, das Lajes, era o Emergency landing, tanto na descolagem, como se surgisse, algum problema, durante a reentrada, que obrigasse a precisarem, de mais 5000 milhas, para perderem velocidade.

  6. luis says:

    Drama foi o El Musquito querer sacar 100 Milhões à NASA e ainda fazer um “brilharete” de salvar os dois náufragos… Ao mesmo tempo quer poupar todo o dinheiro gasto na administração pública e já agora, foi anunciado cortes de 50% no orçamento da NASA (não quiseram queimar 100 M$) azar…

    • AlexS says:

      Então o serviço que a empresa dele não é pago? A Boeing se funcionasse também não seria?

    • Manuel da Rocha says:

      Não eram 100 milhões… eram 4000 milhões!!!
      No COTS actual, a SpaceX recebem 484 milhões, de dólares, por cada missão, humana. Nas de carga é que são 152 milhões. No próximo contrato, de carga, à boleia do Antares estar, de baixa, já se falam em 500 – 800 milhões, por cada carga.

  7. PJA says:

    O que interessa é a segurança dos astronautas, não é a politiquice barata.

  8. PTO says:

    O Elon Musk sempre foi um perfeito imbecil e um ser humano reles, a única diferença é que agora todos começam a perceber isso pelo mundo fora.

  9. luis says:

    Ouvi agora o Pivot da SIC noticias de forma imbecil “informar” muitas aspas que a missão crew-10 vai ser lançada dentro de 2 horas para ir buscar os dois astronautas americanos presos à meses na ISS. FALSO eles vêm na crew-9 que vai descer depois da crew-10 chegar à estação. Mas é tudo estúpido na SIC ?!?! Raio de tempo em que vivemos. E a discordância do Muisquito e do Trampa com a administração Biden que não pagou 100 milhões ? Se tivesse pago era despesista.

    • Max says:

      Não é só a SIC, a confusão é generalizada. Falou-se dos dois astronautas que lá ficaram quando a nave da Boeing se veio embora sem eles. E agora fala-se da Crew-10. Da Crew-9, que, em setembro de 2024, levou 2 astronautas para regressar com 4, não se fala. O facto de os dois astronautas se virem embora a seguir à chegada da nave da Crew-10 ajudou a criar a confusão.
      Vê por exemplo esta noticia da Reuters de hoje: “A NASA e a SpaceX esperam na sexta-feira lançar um foguetão tripulado há muito esperado que lhes permitirá trazer para casa os astronautas americanos Butch Wilmore e Suni Williams, presos na Estação Espacial Internacional durante nove meses.”
      https://www.reuters.com/technology/space/nasa-spacex-try-again-launch-rocket-set-bring-back-stuck-astronauts-2025-03-14/

    • Manuel da Rocha says:

      100%, dos jornalistas, traduziram os artigos, do chatgpt, que uns milhões, de influencers, publicaram em 4 sites americanos.
      Em todos diziam que era “rescue mission”. Com o pequeno pormenor, que no 73 parágrafo, havia a referência que a Dragon, que vai acoplar, esta madrugada, à ISS, é a Crew-10, não sendo a Dragon, que irá trazer, de volta, a tripulação, da Starliner, e a Crew-9.
      Assim 600000 milhões, de pessoas, online, assumiram que esta Dragon (que descolou 7 semanas depois, do previsto, devido à SpaceX, não ter conseguido, resolver, problemas, graves, na nova cápsula) é que vai trazer, a tripulação, de volta. O Trump ajudou, com aquelas piadas, parvas, nada mais simples que seguir, a publicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.