Citroën ë-C3 2024… sim, vem aí mais um elétrico abaixo dos 25 mil euros
Numa altura em que as marcas de automóveis se alinham para mostrar as novidades que surgirão no início do próximo ano, a questão que muitos condutores colocam é se os elétricos vão continuar assim tão caros. Bom, a Citroën lançou agora um teaser que indicia uma mudança dos velhos novos hábitos. Vem aí o novo Citroën C3 2024 com um preço mais "maneirinho" ao bolso dos portugueses.
Citroën ë-C3: Mais um elétrico "barato"
A rede social X e o Instagram foram escolhidas para a Citroen colocar, nesta sexta-feira passada, um ponto final no "suspense". Como tal, a marca francesa de automóveis anunciou o lançamento do tão aguardado e-C3. Portugal irá conhecer o novo elétrico na próxima terça-feira, dia 17 de outubro, pelas 12 horas.
Forget everything you know about electric cars⚡️
New Citroën ë-C3: all will be revealed on 17th October at 12 PM 👀#ëC3 #CitroënëC3 #Citroën pic.twitter.com/Ue11L6TtMx
— Citroën UK (@CitroenUK) October 13, 2023
O que há de novo?
Têm surgido algumas informações não oficiais e outras partilhadas pela própria marca. Conforme vimos na primeira foto teaser da Citroën, em julho passado, a empresa nos mostrou a frente do novo C3. vislumbrava-se uma imagem vermelha e preta, onde os faróis iluminados do novo carro elétrico se destacam, com o logotipo reestilizado no centro.
O veículo terá como base o conceito OLI, que se destaca pela utilização de materiais mais novos e leves, o que permite, não só reduzir o preço, como ainda aumentar a autonomia.
Este ë-C3 é produzido na Índia, mais concretamente, em Chennai, numa fábrica detida em conjunto pela Stellantis e pela CK Birla. Baseado numa plataforma desenvolvida pela Tata Consulting, o ë-C3 recorre a uma bateria de 29 kWh, capaz de garantir uma autonomia a rondar os 320 km.
No vídeo agora partilhado, podemos perceber parte de um detalhe do capô dianteiro o farol traseiro, passando primeiro pelo espelho lateral e pela lateral. Uma sequência de imagens do carro apresenta uma flamejante cor vermelha, indicando ser essa a cor de lançamento do novo Citroën C3.
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro usar o meu térmico com gasóleo produzido com energia renovável na sua refinação e cujo petróleo vem de um poço que tenho no quintal.
Vai pagar quanto IUC?
Carrega Kosta nas IUC viaturas poluentes, os teus votantes estão cheios de dinheiro.
…e fala-se em €25 mil como se fosse barato!
É “barato” face ao mercado global dos elétricos.
Certo… Mas o mineral custa dinheiro… Fazer um chassi de alumínio monobloco não é o mesmo preço de cartão canelado eheheh .. e baterias de 35kw Cintra as 70kw não podem ser o mesmo preço… Para o carro que é está caro
Não é bem assim. Os royalties que se pagam ainda são muito altos. Usar tecnologias do tipo auxílio à condução, testadas, certificadas, têm de ser pagas. E no início de todas as tecnologias, o preço ainda é alto e a investigação tem de ser amortizada.
Chegar ao pé de uma Bosch, uma Panasonic, uma ZF Friedrichshafen, Brembo, NXP Semiconductors, Visteon, etc… (apenas alguns exemplos de produtores de tecnologias usadas por terceiros) e adaptar à oferta de cada fabricante, custa muito dinheiro. E isso, só anos mais tarde, com a normal amortização de investimento é que se conseguem preços mais baratos. E é isso que cada vez vamos ver mais no segmento dos elétricos. Atualmente fazer um elétrico abaixo de 25 mil euros é… oferecer o essencial e mais nada. Depois é, ou ter prejuízo, ou contas certas.
…e fala-se em 25000€, num veículo produzido na Índia. Então, mas a ideia não é combater os veículos baratos da China? É, vamos produzi-los…na Índia. A ideia não é reindustrializar a Europa? Sim, mas….
Se a Europa soubesse fazer carros talvez, mas em mais de um século só provaram que não sabem.
Talvez seja melhor deixar essa parte para outros e dedicar-nos a outros sectores.
Essa é boa, “Se a Europa soubesse fazer carros talvez”.
Sim, cada vez mais de vê isso, tanto que “até têm o telhado a arder “ têm de ir para outros continentes produzir carros para lhes reduzirem o preço, quando nesses continentes conseguem fazer o mesmo por mais barato; e depois quando toca a fiabilidade estão no fundo das tabelas. Asiáticos parece que passam em quase tudo, mas perdem em alguns pormenores, realmente os europeus têm mais requinte, qualidade ou beleza nos interiores, nisso temos de tirar o chapéu. Em termos de eficiência também não são maus mas não são os melhores.
Portanto que tal deixarmos esse sector e dedicarmos ao mobiliário ? Já que parece que é nisso que somos bons.
Loooool
Lê-se cada uma…
Comece a pensar nisso, porque estão mesmo a ficar para trás e essa pode ser a alternativa. LOOOL
O que tem que ficar para trás são as pandeiretas elektras
que qq xino monta e vende por uma bagatela!
Já esteve mais longe, já há cogitações para que os e-fluel possam ser produzidos com recurso a algum gás, a exemplo da electricidade. Devagarinho chegam lá!
Por acaso agora vai ficar pior para os a combustão, principalmente para os com mais de 16 anos, que ninguém os vai querer, os mais novos vão levar com outra pancada.
Exato, como o efuel era baratinho, agora vão usar gás para produzir electricidade, depois usam electricidade para produzir hidrogénio e capturar CO2, juntar tudo a trezentos e tal graus, com calor do fundo das profundezas, mais uns tratamentos quimicos para o transformar em e-agasolina e e-diesel, e pronto, até vai ficar mais barato que a gasolina normal.
Ou então, a principal, que é produzir hidrogénio com reformulação do gás natural com vapor, com enormes quantidades de CO2 libertadas, mas atenção, aproveitam logo esse CO2 metem nos catalisadores iónicos que até litio usam, juntam tudo a trezentos e tal graus, mais umas transformações quimicas e pimbas, tudo usando calor da refinaria…… mas espere lá, então de onde vai vir esse calor ? LOOOOL
Tudo isto para alimentar “lampadas florescentes” que desperdiçam 70% da energia que consomem. Os ET’s até se vão orgulhar da nossa inteligência…..
LOOOOOOOOOOOOOOOL; isto para dar umas gargalhadas não há melhor.
Tem que se resignar. O futuro não passa por baterias. Andar a esburacar o planeta e a oprimir e envenenar populações e ecossistemas não dá com nada.
Mas é isso que você está a propor, não eu.
Envenenar com quê ? com os subprodutos de toda essa tecnologia que defende ? não estou a entender, não viu já que tem emissões na mesma ? quer que deixe aqui o relatório daqueles que você só aceita em algumas situações ?
Tendo em conta que se destina à burguesia exploradora é dos mais baratos. O limite de preço de um carro para a classe média assalariada são 20 mil.
Aparentemente vem aí um carro feito de cartão forrado com fibra de vidro e montado na India. Vai ser um exemplo de fiabilidade e durabilidade, sem dúvida.
E mesmo assim vão pedir perto de 25k por uma carroça destas? Estes fabricantes de EV’s têm de fumar menos Maria Joana!
Eu quero o cheiro de petróleo logo de manhã cedo… ️
A BATERIA DE UM CARRO ELÉTRICO
500 toneladas de minério para refinar 12,5 Kg de Lítio. 3500 a 3800 litros de óleo diesel para transportar o minério. 0 Lítio é refinado por meio do uso de ácido sulfúrico. A mina de Thacker Pass, em Nevada (EUA) necessita de 75 caminhões de ácido (2 milhões e 200 mil litros) por dia. Uma bateria elétrica para o Tesla exige
12,5 Kg de Lítio, 30 Kg de Níquel, 22 Kg de Manganês, 15 Kg de Cobalto 100 Kg de Cobre, 200 Kg de Alumínio, Aço e Plástico
A produção de uma única bateria exige quantidades tremendas de energia geradas por usinas que funcionam a carvão, energia, nuclear ou gás. Se você acredita mesmo que isto seja “Energia Verde”, então todos nós temos um problemão para resolver.
Onde estão as fontes desses dados ?
Até porque essa mina não existe.
E o ácido sulfurico usado na refinação de combustíveis ? Esse nunca falam ?
Nunca viste uma mina de lithio ou de cobalto? Nem como é extraído? mas realmente vives neste mundo ou estás apenas a ser ignorante?
Eu já, há aqui uma a 2 kms. E você já viu ?
E minas de cobalto para extrair mineral para refinar combustivel, também já viu ?
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/cobalt-catalyst/
E já viu um poço de petroleo e como é extraido e refinado ?
Eu não ignorante, ao que parece você é que é, anda a espalhar falsos argumentos para se dizer conhecedor, quando essa mina nem sequer existe, é um facto, se existe um projeto para ela, é um facto também, mas desse local ainda não saiu nada, portanto os seus argumentos valem zero.
Mas enfim, o rebanho da carneirada é assim que funciona, parecem
papagaios a repetir os mesmos argumentos falsos.
Onde estão as fontes desses factos?
Fabricado na Índia e desenvolvido por uma empresa indiana – É mesmo um Renault? Pergunto eu, que não percebo nada do assunto.
Não, é um TATA disfarçado de Citroën,
Finalmente a TATA vai conseguir vender carros na UE.
Desde quando esta empresa pertence à Tata ?
Sobre a Tata, Espanha Itália e Polónia não pertencem à UE ?
“…Baseado numa plataforma desenvolvida pela Tata Consulting, o ë-C3…”
Portanto não é da Tara.
O amigo para umas coisas é um grande sabão que aqui anda, noutras faz-se de parvo… LOL
Não deve saber o que é uma parceria entre empresas.
Onde disse que não havia parceria ? Não sabe ler ?
Pelo menos não é chinês. Loooool
É francês vai dar ao mesmo…
Não, é indiano. Vai dar ao mesmo. Livra.
Não é franco\indiano que vai dar no mesmo…
Gostei da parte ” abaixo dos 25.000€” pois deve ser mesmo verdade deve, ligeiramente abaixo dos 35.000€ acredito mais…
+1
E dar esse dinheiro por um carro com bateria de 29 kWh? Sério?
29 kwh em autoestrada não dão sequer para 200 kms.
Depende da eficiência dele.
Com sorte chega a Leiria com 5% de carga.
Ena, também já adivinhou o consumo dele ? Também consome 30 kWh ?
A 35 já existe com baterias maiores.
LOL, este modelo vai ser agora lançado segundo a noticia a um valor abaixo dos 25k€ o que eu duvido no final de levar a carga de impostos que Portugal tem… e você vem dizer que a 35 já existe com baterias maiores, não pense um bocado antes de comentar não…
Está-se a falar deste modelo de C3 e não noutros modelos já no mercado…
Renault ZOE – com bateria de 50 kwh 36250€ com negociação facilmente fica nos 32 a 33 mil.
Mazda CX-60 35 kwh – 34 620€ e ainda não tem o desconto que anunciam de 9 mil euros.
Peugeot E-C4X 50 kwh – 35 595 €
Fiat 500e 37.3 Kwh – 34 030€
MG 4 – 51 kwh – 32 990€
Opel Corsa EV 50 kwh – 33 870 €
Chega ?
Duvida você é daqueles que é simplesmente parvo só porque sim certo, está bem explicito, se não consegue compreender, talvez seja melhor voltar para a escola com o seu brinquedo a pilhas…
Qd é que essas cenas começam a pagar ISV?
Parvo parece ser você, eu só justifiquei aquilo que disse, ninguém o mandou meter na conversa só para ser parvo.
Como posso ir para a escola com brinquedo a pilhas se não existem por cá ?
LOOO, nem de carros percebem, quanto mais….
@yamahia, se não têm cilindrada nem emissões, como pagam ISV ?
Pelo peso e potência e consumo, por exemplo. Ontem já era tarde.
Potência porquê ? isso não faz o menor sentido, já que há carros bem potentes que são mais eficientes que outros com menos.
Pela eficiência sim, pelo peso não, senão quem fica prejudicado são os a combustão, além de que não faz o menor sentido.
Há-de chegar o dia. Ou então criam outro. O IUV-imposto s/uso do veículo, que seria o mais justo
Exato, eles vão criar impostos e desincentivos para os ve, ou seja, vão dar uma volta de 180 graus, e incentivar os a combustão, já começaram por reduzir os impostos nos mais velhos…. Ahhh pois não…..
https://www.youtube.com/watch?v=8JH-fG-e4v0
Fiquei enjoado ao fim de 30s de ver o vídeo… A ideia foi boa mas não a execução.
Devo precisar de óculos.
É que pela foto do carro fico com a ideia que não consigo entrar lá para dentro.
Parece o carro do cão maluco Mumbley, saia do carro e deamanchava-se todo e quando chegava perto assobiava e o carro montava-se num instante.
O carro é lindo! Parece uma caixa de sapatos, mas não vou comprar; ia lá tirar a possibilidade do Custa me esmifrar impostos inventados à pressa. Vou continuar com o meu automóvel com motor térmico e compro um ar condicionado.
Portanto outro BEV do segmento B ao preço de um ICE do segmento C. Por mim podem apodrecer nos stands!
Com essa bateria de smartphone e aeronimamica de uma bacia vai fazer quantos km? Ahahahahah
Mesmo.
Acho que podem fazer um carro elétrico a custar 10 000 euros. Se a bateria só der uns 100km, de pouco ou nada vale. Dizer que faz 300km sabemos bem que se fizer 200 é uma festa…portanto, menos poeira para os olhos.
O problema é que qualquer trampa sem necessidade de carta tipo papa reformas já ronda esses valores, um carro digno do nome, anda tudo por 3x esse valor…
8 mil euros é o valor de um papa reformas ?
São mais caros até.
https://carrosecia.pt/ligier-js60-suv/
Exato, pelo menos os a combustão.
Deixa andar cada vez mais radiação electromagnetica altamente saudavel como agora qualquer um compra qualquer coisa desde que a multidão diga isto e que é bom quando o reverso da moeda surgir vão dizer que não os avisaram , sim agora vivemos num mundo onde as moedas só têm uma face a outra ninguem conta nem se fala.
Então estes carros funcionam com ondas de eletromagnéticas enviadas por antenas ? Desconhecia. Looool