CATL, fornecedor da Tesla, revelou bateria para 400 km de autonomia que carrega em 10 min
A CATL, a gigante chinesa de baterias e principal fornecedora da Tesla, revelou o seu mais recente produto que visa resolver as limitações de carregamento e autonomia dos veículos elétricos: uma bateria para 400 km de autonomia que carrega em 10 minutos.
Tesla poderá receber uma bateria "movimento divino"
A bateria, apelidada de Shenxing ou "movimento divino", é capaz de recarregar até 400 quilómetros de autonomia em 10 minutos, disse Gao Han, diretor de tecnologia da divisão de veículos elétricos (VE) da CATL, num briefing de lançamento na quarta-feira.
Isso significa que os veículos movidos pela Shenxing podem permitir que um carro elétrico vá de Lisboa até ao Parque Natural Peneda-Gerês (cerca de 400 km) após apenas 10 minutos de carregamento rápido. A produção em massa deste importante componente deve estar em andamento até o final de 2023, com o envio começando em 2024.
Shenxing chama a si o título de ser "a primeira bateria LFP de carregamento super rápido 4C do mundo". LFP significa fosfato de ferro e lítio, um tipo de química de bateria que a Tesla utilizou amplamente em 2021 para os seus carros de menor alcance no lugar do níquel-cobalto-alumínio.
A China é uma grande defensora da LFP, tecnologia que liderou o mercado global de baterias para VE com uma participação de 35% no primeiro trimestre, de acordo com a empresa de pesquisa SNE.
Chineses dominam o fabrico
Este tipo de bateria é conhecido por seus preços baratos e estabilidade química, embora tenha uma densidade de energia menor do que outros tipos de bateria, o que é um obstáculo para os VE.
O crescimento extraordinário do CATL foi impulsionado por um boom dos elétricos na China nos últimos anos. Mas esta indústria está a desacelerar à medida que os incentivos e apoios fiscais do governo encolhem, como consequência de um abrandamento económico pós-COVID.
Enquanto isso, os fabricantes de baterias baseados em Fujian enfrentam a concorrência feroz da BYD, a gigante chinesa de veículos elétricos que também fabrica a sua própria bateria. No primeiro trimestre, a BYD seguiu a CATL em segundo lugar, com uma participação de 16,2% do mercado global de baterias VE.
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Por acaso não é a primeira, nem com essas caraterísticas, a A123Systems já tem essa tecnologia desde 2005, foi e ainda é usada nalguns veículos como GM Volt, Fisker Karma, e alguns hibridos como o Toyota Prius gen 3 que foram equipados com packs de 5 kwh e sistema plug in.
https://a123batteries.com/product_images/uploaded_images/26650.pdf
Neste artigo os que estão sempre a dizer mal dos carros eléctricos, nem piam…
10 minutos é o tempo que demoram a ir de casa até à bomba para abastecer…
O veículo a combustão têm os dias contados (ainda vai andar por aí, mas cada vez vão ser menos).
Será que o Highland vem com esta bateria em vez da M3P LFP??? Bolas agora já não sei se esperro ou não …. É bastante a diferença no carregamento. Fonix :/
É possível que venha a usar no fim de confirmar as suas potencialidades, a tesla costuma ter algum “cuidado” com as novidades.
Eventualmente acredito que sim, mas numa fase inicial é altamente improvável , tendo tambem em conta que os modelos iniciais ja estão em produção de baixa escala e deverão ser anunciados no fim de setembro como tudo indica. Por outro lado a tesla tem aqueles contratos todos a prevenir a escassez de recursos para o lado deles, o que pode indicar que eles poderão utilizar a tecnologia mal tenham a oportunidade de a testar extensivamente. Ainda mais falando na Europa , devemos ter esse modelo que tenciona com estas baterias mais cedo do que nos estados unidos. Concluindo , devera ser um grande hit , ficarei igualmente atento .
Espera pelo final do ano da graça de 2023 com o Tesla Y a receber o título de carro mais vendido do mundo que tu vais ver:) isto não tem precedentes um carro de segmento D+….mínimo 45 mil euros… A sério… Destronar os carros mágicos da Toyota os que não usam cabos nem fontes de energia externas, basta andar com o carro para carregar. Isto vai ser uma paulada directa no mercado ice que está a vender cada vez menos carros todos os meses… É cada martelada.Princpilente no maior mercado do mundo, a China, palpita me que muitos para 2025 vão abandonar esse mercado porque não vendem, a Jeep já foi, a Mitsubishi idem aspas, Honda para mim e a próxima, início do ano perdeu mais de 20 por cento.
O mercado chinês oferece placa de matrícula de graça se for EV e ainda dá um incentivo, se for.ice pedem de 10 mil a 12.500 USD pela matrícula. Para o ano o mercado Chino passa dos 50 por cento de EV para 2025 mais penso que poderá andar nos 60 por cento…. Quero ver dos.legacy quem fica.
se os carregamentos rápidos não degradarem demasiado a bateria, 10m é excelente
Mas quem é que fala mal dos carros a pilhas de metais pesados nao renovaveis alimentados por energia a carvao e/oi renovaveis que por sua vez também com curta esperança media de vida e também recheada de metais pesados?
SIm, os a pilhas usam alguns metais muito raros, pesados não sei quais são, devem estar a falar do chumbo que os a combustão também usam.
No entanto os mais recentes veiculos eléctricos com baterias já nem usam chumbo na bateria de arranque.
Sabes que para produzir gasolina e gasóleo também é preciso metais raros não sabes?!
Metais raros como cobalto são necessários para produzir combustíveis fosseis… no entanto já existem baterias que não necessitam desses metais.
Pois é… pois é…
Desculpa lá, mas eu sou do tempo em que a gasolina TINHA CHUMBO!!!!
Blá Blá Blá…
Podem inventar as desculpas que quiserem mas os eléctricos estão a vir…
Ninguém para o futuro…
A gasolina tinha chumbo mas ainda precisa de cobalto para ser produzida…
Para além disso os combustíveis fosseis ainda precisam de Manganés, Lantânio, Cério e outros metais raros.
Virem com essa lenga-lenga dos metais raros é atirar areia para os olhos, porque para produzir combustíveis também é necessário uma grande quantidade desses metais raros e ninguém se queixa disso.
400 kms num tesla são à volta de 72 kwh. Carregados em 10 minutos, são a uma potência de 432 kwh. É uma performance espetacular, mas por outro lado não dá saúde nenhuma às baterias. Como diz o outro, não tentem fazer isso em casa!
São baterias com menor resistência interna, ou seja, estão preparadas para isso.