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Maserati cancela o MC20 elétrico porque ninguém o quer

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Inculto says:

    No máximo dos máximos um Plug-in… Máximos…

  2. Joao says:

    Quem tem prazer em conduzir um carro é claro que não quer um eletrico.

    • Vítor M. says:

      Não é verdade. Os elétricos trazem outros desafios à condução.

      • André R. says:

        Sim, nomeadamente as vezes que se olha para o ponteiro do “depósito”, calcular se chega aqui e ali, onde é que temos de fazer um xixi de meia hora para conseguir prosseguir caminho com alguma bateria… Desafiante…

        • Vítor M. says:

          Isso só acontece em dois cenários: 1.º quem nunca conduziu um elétrico. 2.º quem não sabe tirar proveito das ferramentas. Fora isso, hoje já não pode acontecer isso.

          • André R. says:

            Primeiro: Já conduzi sim
            Segundo: conduzo um quase todos os dias.
            Terceiro: usar um elétrico em cidade é uma coisa, pra percorreres o país de norte a sul é outra…
            Quarta: tempo é dinheiro

          • Vítor M. says:

            já acrescentaste mais algum argumento:

            usar um elétrico em cidade é uma coisa, pra percorreres o país de norte a sul é outra…

            Esse terceiro é um erro de escolha. E vai ao encontro do meu segundo ponto. Não saber escolher. Por isso existem os elétricos e os eletrificados. Tendo em conta que a média de quilómetros diários dos portugueses ronda os 30 km, a escolha é tudo. Quando se compra um carro para o dia a dia, um elétrico chega e sobra, para quem faz diariamente Lisboa Porto, é totalmente errado escolher um elétrico.

            Escolhas erradas é dinheiro perdido, em tempo e em proveito.

          • Hacker Alhinho says:

            “fazer um xixi de meia hora”
            “não sabe tirar proveito das ferramentas”
            Soou esquisito… 😀 😀 😀 😀

          • Vítor M. says:

            Se for bem pensado, nem precisa da meia hora. Basta usar as ferramentas.

        • JL says:

          Parece que isso é apenas um hábito que a malta que não usa eléctrico.

          • Mário says:

            Vê-se mesmo que não percorres o país numa base diária de norte a sul.
            Por isso, pessoas amigas que trabalham numa firma de cuidados respiratoórios derretem um depósito de gasóleo a cada 2 dias, a fazerem médias por vezes de 400/500/600km / dia.
            Ah já sei o que vais dizer… chega a casa do doente e pede para ligar o carro á ficha.

          • JL says:

            E você percorre ? Então que idade tem o seu carro e quantos KMS tem, não se esqueça que já por aqui andou a dizer algumas coisas.

            O que é isso de 400 a 600 KMS por dia ? A sério que a fazerem isso ainda usam veículos a combustão ? Que perda de dinheiro absurda.

    • Anónimo says:

      Vê-se perfeitamente que não tens um…

  3. JL says:

    É impossível um cliente querer algo que não existe.

    • Manuel da Rocha says:

      Nestes modelos, 100%, das vendas, são feitas, 18 a 60 meses, antes da produção começar. Estes carros, NUNCA, são vendidos, pós produção. O cliente paga, escolher os 650000 extras, 2 a 5 anos, depois, recebe o carro, com o que pediu.

      • JL says:

        Mas se o carro nem sequer existia, como sabe se queriam comprar ?

        Não era mais fácil dizer que são comprados por encomenda? As encomendas abriram ?

    • sirHamiltonCampeão2025 says:

      Pois.

      Os clientes queriam Teslas de qualidade mas esses não existem. Nunca passaram do papel.

  4. MV says:

    Parece um bocado caro, não me admiro que ninguém queira pagar uma fortuna por uma trotinete.

  5. falcaobranco says:

    Estas noticias fazem-me lembrar as noticias sobre o GT-R e a sua caixa de velocidade… o verdadeiro espirito destes carros é sentirem a condução, o poder de explosão de um carro a gasolina, o som…tudo isso envolvente num carro desportivo.

    • paulo+g. says:

      Prefiro só me preocupar em ver se tenho algum carro que venha na minha direcção, mesmo em modo eco, despacha-se rapidamente (esse é o poder da eficiência).

  6. Rui says:

    E carros chineses, alguém quer?

    “Made in China 2025 fails miserably! Produces vast of industrial waste. EVs a total investment scam.”
    https://youtu.be/lpT3jRIXnnw?si=Pkum5XPKYFE8SnnC

  7. Mendes says:

    Continuem a pensar que o mercado e o futuro são carros elétricos. Enganem-se a vocês próprios, que depois a realidade encarregar-se-á do resto ….

    • JL says:

      Que prova tem que não são ? As marcas também andam enganadas?

      • Manuel da Rocha says:

        4 europeias, já anunciaram 80% a 100%, de corte, na produção de EV, além de 722000 postos, de trabalho, na produção de, novos, EV, já foram cancelados. Só na Alemanha são 380000, em 4 fábricas, que, a construção, foi cancelada. Na França, também há 5 que estavam em fase de aprovação, que foram suspensas.

    • MLopes says:

      não há dúvida alguma de que o futuro são os carros elétricos.
      provavelmente também alguns carros de topo destinados apenas a alguns privilegiados a utilizarem combustíveis sintéticos a preços absurdos por litro.
      agora que a a tecnologia atual de baterias não tem pernas para ser o futuro diddo também me parece que não há grandes dúvidas, para mal do @JL que terá que ser novamente reevangelizado e cerá o seu maravilhoso tesla obsoleto isto se até lá não lhe gravarem umas suásticas nas portas

  8. fait says:

    Os elétricos são excelentes opções para daily. Quando se começa a falar de superdesportivos, o cliente tipo desse tipo de carros vai resistir até ao fim.
    Por muito defensor que eu seja da tecnologia de carros elétricos, sou também um petrolhead, e é óbvio que um desportivo sem o ronco do motor perde logo 50% da piada.

    • Manuel da Rocha says:

      Mesmo para o dia a dia, só para quem vive em vivendas. Quem mora, em apartamentos, não dá.
      Seguros, que sobem 4000%, só por ter carregadores, poder precisar de 4 horas, para carregar, as baterias, numa bomba. Uma reparação custar 70%, do preço do carro e demorar 8 meses… não chama ninguém.
      Foi, por isso, que a empresa, onde trabalho, está a acabar, com os eléctricos. Não valem o esforço, muito menos, o custo. É tudo lindo, até ao primeiro problema técnico, além das BRUTAIS, subidas, no preço dos seguros, das casas e espaços, em que a ideia “dos 500000%, de poupança e melhorar o ambiente”, desaparece.
      Até 2026, acabam-se, os eléctricos, aqui. Só remover 2 carregadores, do armazém, da empresa, dá poupanças de 7500 a 15000 euros, anuais, nos seguros, do espaço. Assim que os outros 2 forem, o que se poupa, no seguro, compensa, muito largamente, o que se gasta, no gasóleo/gasolina.
      O mesmo para os prédios, que queiram montar carregadores, em que o seguro, do condomínio, pode disparar 50000%, ou ninguém querer segurar, mal aconteça algum acto, de vandalismo. Com garagens, o valor é semelhante.

      • JL says:

        Mas sobem 4000% onde ? No seu íntimo ?

        Seguro do condomínio? Loooool

        Mas acha que alguém acredita nos seus disparates ?

      • PTO says:

        Porque raio é que o seguro de uma casa/condomínio tem de ser agravado por ter lá um carregador para um carro elétrico?
        Qual é a argumentação da seguradora para isso?
        E já agora, que seguradora é essa?

  9. Antonio Vasco says:

    Claro que é o futuro, não há outra tecnologia com futuro garantido que não seja este, os combustíveis tendem a acabar, é a lei da vida, e serão cada vez mais caros. Além disso o clima vai obrigar todos a renderem se á evidência, e como não se faz uma rede de abastecimento eléctrico de um dia para o outro, nem baterias supereficientes que permitam no minimo 600km de autonomia real, o melhor é uma pessoa ir se adaptando

    • Manuel da Rocha says:

      Em 1997, o GPL também seria “o futuro, de 100% de todos os veículos móveis”. Hoje, nem 2%, do mercado tem.

    • Yamahia says:

      “…os combustíveis tendem a acabar…”
      Nem pensar nisso é bom. Todos os anos aparecem novas reservas e sabe-se de muito mais. No limite vai-se buscar a reservas que se encontram em águas profundas, outrora julgadas inacessíveis. Já há tecnologia para isso. Há ainda areias betuminosas e xisto betuminoso com fartura que podem ser processados para obter petróleo.
      Já para não falar dos sintécticos!
      Mais depressa acabam as matérias-primas para as baterias! Aliás, já esteve mais longe e já se verifica crise no cobre ainda com a procissão no adro.

      • JL says:

        Sintéticos ? Nem por isso, os painéis solares e turbinas são veneno.

        • Yamahia says:

          Para capturar carbono da atmosfera para que precisa de espelhos e ventoinhas ?

          Para o H2 para que precisa de espelhos e ventoinhas ?

          E porque não ter esperança no H2 branco?

          Tire as palas.

          • JL says:

            Para produzir a electricidade suficiente, são 27 kWh por cada litro de combustível.

            Já viu algum h2 branco a ser explorado ?

            Portanto tem palas por algo que não existe.

          • Yamahia says:

            Isso é vc q está a pensar no H2 “Verde”
            Eu ia de cinzento nesta fase e baixava as emissões para 2027 com uma incorporação de apenas 30% de incorporação nos combustíveis existentes.

          • JL says:

            Com cinzento não baixa emissões nenhumas, só aumenta.

            Se fosse assim já o tinha feito, verde ou cinzento ou azul já existe há muitas décadas, tal como os sintéticos.

          • Yamahia says:

            Baixa pois.
            Vc só precisa de 0,48 kg de gás para produzir as 120 grms de hidrogénio necessárias para obter 1 litro de combustível sintético juntamente com os 2.5 kgs de CO2 que capturou da atmosfera.
            Esses necessários 0,48 kg de gás natural queimados em conjunto com água apenas emitem 1,32kgs de CO2.

          • JL says:

            Onde é que inventou esses números ?

            E o resto da energia ?

          • JL says:

            Já agora 1 litro de combustível leva 400 gramas de hidrogénio.

          • Yamahia says:

            “Cê” é louco???
            Quer dizer, um litro de gasolina pesa 740 grms e o hidrogénio que é a coisa mais levezinha pesava logo mais de metade looolooolool
            “Hydrogen in 1 litre of petrol:
            – Petrol has an approximate density of 0.74 kg/L (740 grams per litre).
            – Chemically, petrol consists of molecules such as octane (C₈H₁₈), which contain 18 hydrogen atoms per molecule of carbon. Approximately 15% to 16% of the weight of petrol comes from hydrogen.
            – Therefore, 1 litre of petrol contains approximately 111 to 118 grams of hydrogen”

          • JL says:

            3.5 kg de CO2 + 0.5 kg de H2 + 27.5 kg de electricidade.

            Portanto tendo em conta que na electricidade vinda do carvão são 900 gramas por kwh, isto nos deus números, já vamos nos 24.75 kg CO2 por litros, se um carro consome 5 litros, quer dizer que por cada 100 KMS, são 123.75 kg de CO2, se isto é uma diminuição, eu chamo-lhe um grande aumento.

            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0013935124000677

          • JL says:

            Não é 27.5 kg de electricidade, lol, mas sim 27 kWh.

          • Yamahia says:

            Yup, com carvão é trocar 6 por meia dúzia.
            Mas o gás, que era o aliveterado para chegar às 95 grms por km com 30% de incorporação nos combustíveis actuais, emite metade do carvão.
            Portanto resolvia a meta imposta pelos lunáticos até 2027.

            Seria, como soi dizer-se, um must-have ou matar 2 coelhos com uma cajadada.

            Carvão nem nos elektros resolve pois em países como a Polónia e na maioria das x’s na Alemanha, o elektro acaba por emitir o dobro somente qd em circulação a comparar com um combustão actual.
            Com gás, o elektro emite igual qd em circulação.

            Portanto sintéticos com captura de CO2+H2 cinzento obtido com gás é muito melhor opção para fazer mover carros tendo em vista cumprir metas lunáticas. Por enquanto ainda não precisa ser verde para acompanhar elektros neste quesito.
            Para sermos justos, se um dia os elektros andarem todos a electricidade “verde”, então sim, podemos pensar no H2V para igualar nas emissões nos sintécticos.
            No entanto teremos que ver como estará o processo de fabrico das baterias e posterior descarte

            Para concluir eu só estava a informar o Sr Eng.º que os combustíveis não se vão esgotar e uma das soluções é exatamente a captura do carbono.
            Portanto se a urgência for continuar a locomover-se, o munto tem muitas opções inesgotáveis. É apenas uma questão de adaptação.

          • JL says:

            Errado, com carvão é trocar 6 por 40.

            Então mas reduz como se tem mais emissões na produção ?

            Nos eléctricos resolve, já que eles consomem pouco.

            Então mas é melhor opção para ter 8 vezes mais de emissões ? Interessante.

            Para concluir já viu que a solução é aquela que existe.

          • JL says:

            Mas iguala as emissões como se um consome 4 a 5x mais que o outro ? Além de que no fabrico continuam a ser piores.

          • Antonio Vasco says:

            Yamahia, isso é bonito na teoria, a Toyota l and com isso já mais de 20 anos, mas quando se chega aos números practicos vai tudo por água abaixo, é tudo a desenvolver, a estudar, etc, nemdaqui a 20 anos teriamos , se é que teriamos, algo funcional.
            Por outro lado, as vantagens dos eléctricos, já aqui sobejamente falso, são tantas que não vejo outra tecnologia possivel de vingar que não a electrica.
            Unico inconveniente, uma vivência diferente com o automóvel, obriga a um planeamento na viagem, mais o conforto do seu uso compensa esse esforço

          • Yamahia says:

            @JL, com o Hidrogénio produzido com carvão já não se chama cinzento, mas sim castanho ou negro.
            Mas mesmo com carvão o que iria acontecer é que iria emitir o mesmo que a gasolina, apesar da captura. Portanto neste caso, analisando a coisa pelo prisma do CO2 não valeria a pena de todo.

            Mas continuaria a valer a pena se houvesse falta de petróleo. Essa é a verdadeira questão que refuta a ideia inicial do Sr. Engº sobre a eventual escassez de combustível em pouco tempo.

            E tudo o que suportou os relatos até ao momento gira em torno do H2 cinzento.

            Se for para desconversar, então tb pode fazer hidrogénio com recurso à biomassa e dessa forma as emissões já terão que ser consideradas nulas.
            E não nos podemos esquecer do branco que terá o mesmo efeito, esse sim verdadeiras “zeroEmissions”:
            https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.adr3418

            @Engº Há lugar para todos, o futuro da mobilidade não depende exclusivamente dos elektros, embora estes possam fazer parte dela, sem problema. Cada um no seu lugar.
            O que está mal no meio desta história toda é o radicalismo.
            Ainda agora a Toyota anunciou um novo motor a combustão pequeno e muito eficiente com a vantagem de papar tudo:-Gasolina, gasóleo, hidrogénio e sabe-se lá mais o quê.

          • JL says:

            Não iria emitir o mesmo, já lhe apresentei as contas, iria emitir 8x mais.

            Se houver falta de petróleo não há carvão, então vão alimentar as máquinas como ? com eletricidade ?

            Biomassa ? então mas cortar árvores para meter painéis é mau, mas cortar árvores para queimar e transformar em combustível já é bom ?

            Mas não existe hidrogénio branco, isso é como falar de baterias de estado sólido.

            Um motor pequeno de 400cv ? deve ser um motor que consome muito pouco, deve ser como os motores dos tanques, consomem tudo, o problema é que não são eficientes com nenhum.

          • Yamahia says:

            Vá dormir, loool
            8x’s + como se apenas emite o dobro do gás?

            Se acabar o petróleo, acaba o carvão por alma de quem?

            Abater arvores para biomassa por alma de quem, qd têm aos pontapés resíduos orgânicos a apodrecer em lixeiras já sem espaço? E ainda mais resíduos industriais que se não forem aproveitados conspurcam ainda mais o ambiente? Tem os resíduos das podas de árvores e arbustos necessárias nas cidades , tem os resíduos das colheitas agrícolas, tem uma imensidão de resíduos fruto da limpeza das matas e florestas.
            É evidente que se se concretizar o sonho molhado elektro de acabar com a floresta para plantar painéis vai ser mais difícil

            É claro que existe H2 branco e em quantidade que dá para obter energia para todo o sempre.
            Tem aí um artigo científico a explicar e nem assim lhe entra, eheheh

            E não sejas invejoso, o motor da Toyota é um 2 litros muito compacto e vai consumir muito pouco, apesar dos 400cv para a produção e da afinação de 600 para a competição. E também há uma versão ainda mais compacta de 1.5l que atinge os 250 cavalos. Portanto, está tudo bem. Só possível graças ao pistão curto, uma técnica apenas ao alcance de quem realmente sabe fazer automóveis e não gasta todos os recursos em delírios com as baterias.

          • JL says:

            Não viu o estudo ? Visse.

            Mas qual gás ? Eu não falei em gás.

            Por alma de não haver nem máquinas, bem combustíveis, nem muitas outras elementos necessários para o extrair, a não ser pela força humana de braços.

            Biomassa é lenha, o que têm e podem queimar já queimam, esteja descansado.

            E isso tudo chega para quê? Alimentar meia dúzia de veículos ?

            Mas existe onde ? Mostre lá onde o estão a usar h2 branco ?

            Pois vai, motores de baixa cilindrada e muita potência sempre foram famosos por consumirem pouco. Loooooklll

            Depois os outros é que andam iludidos…

          • Antonio Vasco says:

            Yamahia, o que promete a Toyota já eu desconsidero ha muito tempo, estou farto de ouvir promessas não cumpridas, já percebi que é uma manobra para estar sempre nas bocas do mundo, mas o que vendem na realidade é sempre do mesmo, sentaram se em cima do êxito do hibrido e desde aí não apresentaram nada de novo, ainda usam a porcaria da caixa CVT. Santa paciência

          • JL says:

            A Toyota pratica o um marketing que tem um nome estranho, na prática trata-se de entreter os clientes com promessas de novidades enquanto vai vendendo o que tem, e só avança quando as vendas caiem.

          • Yamahia says:

            @Calma Engºº
            “https://toyotacaetano.pt/2024/01/12/toyota-gazoo-racing-revela-novo-gr-yaris-no-salao-de-toquio-2024/
            “…Nova opção de Transmissão Automática GAZOO Racing “Direct Shift” de oito velocidades desenvolvida com os ensinamentos do desporto motorizado…
            Isto não é para meninos!

          • Antonio Vasco says:

            Quanto custa esta pequena maravilha? Quanto gasta aos 100? Acha que faz uns 200,000km sem revisões? Ou 100M? Ou 50M ? Ou sequer 25Mkm? E quanto faz de 0 a 100km? Carregado com a familia + 4 malas?
            Fique lá com esse que eu fico com o meu Y.

          • Yamahia says:

            Calma…calma @Engº, só estava a informar que a Toyota usa mais cxas além da pacífica CVT. O temperamento das feras não vem agora ao caso.
            Pode adicionar ao rol das opções a ZF 8HP, fabricada pela ZF Friedrichshafen montada no Supra, tb utilizada pela BMW, Audi e nos extintos Jaguares para machos.

            Obviamente para os “puristas” está sempre disponível a tradicional cxa manual.
            Muito outros modelos não usam CVT, a Toyota não vive só dos Hybrid.
            E tb é errado afirmar que a CVT não evoluiu; alguns modelos já usam a direct shift-CVT que é uma evolução.

          • JL says:

            Usa ou vai usar ? Como se uma caixa de fósforos de 60 mil euros fosse o carro do povo. Lol

            Fora o Aygo x não encontro mais nenhum, além dos desportivos que não seja híbrido.

      • JL says:

        Sem cobre como produz sintéticos?

  10. Anung says:

    Nem os Rimac conseguem vender.
    Os milionários querem lá saber de carros electricos superdesportivos.

  11. B@rão Vermelho says:

    Em comparação o GT2 Stradale com preço a começar nos 433k € e com edição limitada de 1914 carros estão a vender como pãezinhos quentes.
    Já “discutimos” por aqui para quem realmente gosta de carros o barulho faz parte integral da experiência, o resto é conversa.
    Este é o tipo de carro que separa os homens dos garotos e provavelmente alguém com uma crise de meia o que quer é ser visto e por isso o barulho ser tão importante 🙂 🙂 🙂

    • Anung says:

      Os clientes destes carros não querem saber dos custos de combustivel e muito menos perder tempo em carregar ou planear.

      Querem apenas uma experiência desportiva do seu agrado. Tanto que o GMA T50 é aspirado e com caixa manual.

  12. São Pedro says:

    Marcas como a Jaguar, Aston Martin, Ferrari que não pertencem a grandes grupos, como acontece com a Porsche, Lamborghini ou Maserati ainda terão mais dificuldades para se impor no mercado dos eléctricos. Os motores síncronos e assíncronos, com escovas ou sem escovas, a variação de frequência, já à muito foram inventados. Potências elevadas também não falta. Espero que se reinventem.

  13. Nuno says:

    Ainda existem por aqui alguns cegos que nao sabem fazer contas, a defender os electricos!!!
    Se o electrico é o futuro, nao parece… mesmo nos transportes, quero ir de Lisboa ao Algarve de Comboio pago 3x mais do que se for de Autocarro… ou o comboio nao é electrico?? ou o Autocarro nao é a combustao??

  14. sirHamiltonCampeão2025 says:

    A Maserati já anda em declínio há mais de 30 anos.
    A aposta em elétricos foi outro prego para o caixão da marca.

    Quem tem dinheiro quer carros a combustão/híbridos.

    Os pobres irão ficar com a sucata elétrica.

    • JL says:

      Os culpados são sempre os eléctricos.

    • Antonio Vasco says:

      Mas então os eléctricos não os carros caros? Cá para o norte quem tem dinheiro compra eléctrico, mas se é aquele rapazinho novo que quer dar nas vistas, compra um com 2 abufadeiras e a fazer muito ronco, de preferência devagarinho e a fazer muito barulho, porque se aceleram mais um pouco, ou vão para a parede ou para a morgue

  15. Ricardo Silva says:

    @André R.
    Primeiro, já conduziu e não gosta, compre outro, ninguém é obrigado a comprar eléctrico, as gasolineiras agradecem.
    Segundo: conduz um quase todos os dias, mas não sabe utilizar, compre um fumarento porque não é obrigatório andar de VE.
    Terceiro: usar um elétrico em cidade é uma coisa, pra percorreres o país de norte a sul é outra… cidade ou mesmo de 100km dia que aquilo que a maioria dos utilizadores de carros fazem.
    Para percorrer o país todo é preciso saber usar um VE e sobretudo querer poupar, não é o seu caso.
    Quarta: tempo é dinheiro, sem dúvida que tempo é dinheiro, você deve ganhar “milhões” por ano para conseguir percorrer o de norte a sul todos dias e gastar milhares em combustível, já deve ter pago em meia dúzia de anos o preço de um bom eléctrico.

  16. TFSI says:

    Tenho um TT rs 2022, um R8 e uma moto guzzi , nunca na minha vida os trocaria por um electrico fousse qual fosse , essas propagandas sao iguais aos covideiros resultado nao deu em nada foi tudo um embuste…
    P.s so uso shell V-power ou BP 98
    Se tou contente? Suoer….ainda da pra “brincar com uns teslas”

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