Noruega: Mercado de carros elétricos com “problemas infantis”. Tesla no topo das queixas
Da experiência sabemos que os veículos elétricos são um salto na evolução automóvel. Contudo, registamos a crítica que em termos de materiais, alguns deles, estão aquém do valor pago. Nesse sentido, as informações do mercado automóvel da Noruega mostram isso mesmo. As queixas dos consumidores face a problemas nos carros incidem em maioria nos veículos elétricos, metade dos problemas são nos Tesla.
A marca americana é apontada por ter problemas derivados da falta de maturidade no ramo da construção automóvel.
Tesla na mira dos consumidores
Não é anormal os veículos, mesmo novos, apresentarem problemas de fabrico. Seguramente não haverá marca que tenha um recorde de zero reclamações. Contudo, o segmento dos elétricos, conforme notícias da Noruega, está a registar queixas acima do que é o normal. Por outro lado, os problemas são apontados apenas à falta de maturidade na construção.
Segundo os dados de vendas no mercado nórdico, a marca americana está a vender como nunca. A Tesla tem sido importante para as pessoas que querem mudar. A Noruega é hoje um exemplo da adoção de veículos elétricos e a Tesla, depois de chegar ao país em 2012, com o Model S, vende como em poucos países.
Agora, com a chegada do Model 3, ainda existe uma maior procura, dado que o preço é substancialmente mais animador. Desta forma, em março, o novo modelo estabeleceu um recorde no mercado norueguês, com mais de 2215 registos num mês. No final do mês, o número estava a subir para umas sensacionais 5300 entregas.
Questões de reclamações
Tendo em conta o tempo de existência da marca nesse mercado, o número de viaturas vendidas e as condições de utilização, as autoridades questionam-se se a Tesla, como uma empresa relativamente nova, tem a capacidade de lidar com estes problemas e resolver em tempo útil os bugs e avarias que vão surgindo.
Estas questões são pertinentes dado que a marca está no topo quando se trata das estatísticas de reclamações feitas ao Conselho de Consumidores. Assim, de um total de 171 disputas relativas a carros novos em 2018, mediadas pelo organismo, a maioria diz respeito a carros elétricos.
E dos carros que precisavam ser mediados, cerca de metade deles - especificamente 86 casos - envolvia a marca de Elon Musk. Tendo em conta a percentagem de carros na estrada, o número de reclamações teve um pico preocupante. Em comparação, a Nissan, que vendeu cerca de 4000 carros a mais que a Tesla em 2018, apenas foi apontada em 28 casos para mediação.
Reclamações da Tesla em relação às outras marcas de carros
VW | Tesla 4,2x mais |
BMW | Tesla 2,0x mais |
Audi | Tesla 1,9x mais |
Toyota | Tesla 6,2x mais |
média | Tesla 3,5x mais |
Clientes com expectativas muito altas
A opinião do mercado, sobre estes problemas é clara. Não está em causa a qualidade dos carros, o que está em causa são problemas "infantis" e clientes com expectativas muito altas para um carro caro no segmento premium.
Isso impulsiona ainda mais os números de reclamações, explica o advogado Thomas Iversen no Conselho de Consumidores da Dinside e, ao mesmo tempo, confirma que é também o feedback que recebem dos queixosos.
Segundo Iversen, as queixas em maior número prendem-se com problemas elétricos em geral, falhas de carga e outros pontos relacionados.
Conforme podemos perceber nas palavras do advogado, a maior preocupação dos clientes é o pós-venda. O aumento das vendas da marca americana deixa os consumidores apreensivos sobre a capacidade da Tesla em lidar com os pequenos problemas que estão macular a imagem da empresa.
O que diz a Tesla sobre as queixas?
O responsável de comunicações da Tesla na Noruega, Even Sandvold Roland, referiu à publicação Bilnytt que a marca deu muitos passos no ano passado para melhorar a experiência do cliente. Além disso, o Barómetro do Cliente norueguês recentemente atribuiu à Tesla quatro de cinco estrelas. Dessa forma, a marca posiciona-se na categoria de clientes muito satisfeitos.
No entanto, a empresa de Musk acabou na parte inferior dessa tabela. De todas as marcas de carros eleitas nesse compêndio, a Tesla passou do 4.º para o 51.º lugar.
Este ano, segundo o Conselho de Consumidores, os carros elétricos têm uma fatia maior. Contudo, a marca americana tem já mais de 40 reclamações, quando ano passado foram feitas 86.
Desafio para os carros elétricos
No entanto, não é apenas Tesla apontada nas estatísticas. Os carros elétricos geralmente diferem dos carros a gasolina e diesel. Assim, entre os modelos elétricos económicos, os Renault Zoe também tem problemas. Segundo referem, os clientes reclamam especialmente do ruído de alta frequência durante o carregamento, o que também é um problema "infantil".
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: YouTube
Fonte: Dinside
A TESLA tem alguma erros de engenharia básicos como o problema da água que entra na mala quando se abre a mesma.
Tenho um. Esse problema não existe. Era de uma das primeiras linhas de Model 3 e foi rapidamente corrigido
É o que dá quando de anda a copiar da VW 😀
https://www.youtube.com/watch?v=bkSuyXnCSO4
Infelizmente mesmo um model 3 não tem a mesma qualidade de interiores que as 3 grandes alemãs.
Mas também apenas fiz um test drive de 30 minutos.
Era engraçado saber quais são os pontos de queixa dos utilizadores…
Pois é…
Isso é que era.
Elétricos, como luzes que deixam de dar, a direção assistida que tem falhas, o painel desliga-se e faz reboot em andamento, o puxador das portas do Model S que não recua ou não sai, e muitos outros como sensores a dar informações erráticas etc etc etc etc
houve um que caiu no erro de fazer uma atualização de software num semáforo e ficou lá uma hora
Burrice dele, sabia muito bem e o carro avisou que ia ser imobilizado X tempo.
Os americanos, se quisessem, até merda vendiam para crescer o cabelo, bastava fazerem publicidade, e vendiam aos que se revêem nas americanisses. Eu não compro nada made in USA desde 1986.
Pensas tu eh eh eh
Não? Estás a escrever a partir de onde mesmo?
Isso é o que tu pensas… se calhar até estas a escrever isto num smartphone com Gorilla Glass.
Quer dizer que nunca compraste um PC ou MAC ou Smartphone com IOS/Android/Windows.
Tudo assmbley in China
Sabia decisão.
A única coisa que compro amaricanada são Levis e por uma questão de comodidade. Curiosamente tem etiquetas de 6 países diferentes e nenhuma é dos EUA. Mas acho que comprei os últimos pares. Cada vez estão piores.
Então ainda Nao viu o que é bom , 10 a zero aos chineses
Compra da China né!? Partido comunista chinês agradece!!
“os clientes reclamam especialmente do ruído de alta frequência durante o carregamento, o que também é um problema “infantil”. É o problema que é infantil ou a queixa?
deve ser a queixa que o problema é apenas física
Já fui dono de um eléctrico e para mim nem sequer chega a ser um problema. Qualquer CI a trabalhar faz mais barulho que o carregamento de um eléctrico (e suponho que seja no powercharge porque carregamento normal nem faz barulho)
É um problema se o carro tiver a carregar na sala ou no quarto.
A Tesla é uma criança no ramo automóvel, não tem o mesmo know-how e experiência das grandes marcas, o que lhes causa problemas nas linhas de montagem e ineficiências. Os automóveis são bons, bem concebidos, mas depois existem erros crassos na linha de montagem, e saem carros com pára-choques mal fixados e coisas assim. Os clientes atuais acabam por ser um pouco cobaias, mas infelizmente é o preço a pagar pela evolução. Quando a Ford iniciou a produção do modelo T também certamente existiam muitas queixas dos carros.
“A Tesla é uma criança no ramo automóvel,”
Ora lá esta, ainda tem muito a aprender e isso faz parte do processo. Um dos problemas é que espcalmente os clientes do Model S e X esperam uma qualidade a condizer com o preço e isso nem sempre acontece.
Sim, é verdade, mas é a única que até agora conseguiu fazer verdadeiros carros eléctricos, as outras, como VW, AUDI,JAGUAR, MERCEDES e até a BMW só conseguiram fazer carros a diesel (sem o motor) alimentados por uma bateria e com tracção electrica.
Tens de explicar isso melhor, nunca tinha ouvido essa..
Somente mereces uma resposta, o problema nao sao os erros de construção alguns “crassos”, o problema é o preço do produto, que nao justifica os erros. Comparar um Tesla com um T, e eu percebi a intençao, é passar um atestado de “estupidez”, quer aos engenheiros da Tesla, pois nao apreenderam nada nestes 100 anos, e aos consumidores, pagam e nao podem “bufar”, dizer a verdade acrescento eu, o Tesla nao vale o que custa nem pouco mais ou menos, o resto nao sao tretas, é PUBLICIDADE.
Água nos faróis traseiros, borrachas estaladas, pintura casca de laranja, folgas anormais nas portas, ruído do vento nas janelas em excesso, problemas elétricos, bugs no sistema operativo, erros nos sensores dos bancos, falhas na direção assistida, muitos ruído parasitas, fechos das portas de fraca qualidade, etc etc etc etc
São alguns que podemos ver nos fóruns Tesla e nas queixas que são reportadas aos centros de assistência.
Boa tecnologia de baterias, bons motores, boa tecnologia de sensores e autopiloto mas tudo o resto é material fraco, muito fraco.
Em grande parte esse resto muito fraco curiosamente é de fabricantes da alemanha …
https://s3-prod.autonews.com/s3fs-public/CA116489730.PDF
O que importa se é material alemão, chinês, ou americano, hoje em dia vivemos num mundo globalizado e tudo depende sim do preço e não do país onde é feito. Se pagas mais podes ter um produto com mais qualidade, se queres barato então levas com algo mais fraco. É sempre assim aqui ou na Malásia.
Por acaso vi há uns dias um vídeo mas era de falha de design (pesquisar por tesla design flaw) em que, em caso de chuva, ao abrir a mala do carro a água caia para dentro da bagageira, molhando tudo no seu interior. A ser verdade é o que podemos chamar de “falha infantil”.
Esse problema não existe há muito tempo. Posso confirmar
Aconteceu nos beta version.
O meu Ford Mondeo Mk4 hackback de 2010 faz o mesmo.
Cai água para dentro da mala. Não é muita mas é chato.
Sempre tive uma dúvida relativamente aos Teslas, pois vejo um interior minimalistas. Como é em termos é conforto e experiência de utilização? Não esquecer o preço alto que estamos a pagar. É com esses que is de comparar.
É do melhor que já vi. Tenho 3200km e nem 15€ gastei ainda em eletricidade. Maioria em lugares públicos onde não se paga. aceleração instantânea, autopilot e afins, são uma experiência como comparar um iPhone com um Nokia
,,,e a bateria dos nokias dura, dura, dura,,,,
A questão de não pagares pelo combustível é uma falsa questão. Não se paga por enquanto, mas muito em breve irás começar a pagar, quando todos os contribuintes começarem a ver que somos nós todos que andamos a pagar isso.
O Autopilot só deve ser usado em autoestrada. Na minha opinião devia estar bem explicito para o exterior quando os carros estão em condução automática ou não
Mas a minha dúvida refere-se ao conforto dentro do habitáculo, porque parece-me tão despido, tão cru. Por isso, pergunto a quem tem, se o conforto é equivalente a um série E da Mercedes ou a um série 5 da BMW. Reparem que pelo preço já nem estou a perguntar aos utilizadores do Serie S ou 7.
Para uma marca tão recente não tem assim tantas mais queixas que as outras marcas…
Este site também tem uma falha infantil de não se poder partilhar nas redes sociais. Resta a alternativa básica de copiar o link directamente no navegador. Quando puderem agradecia que rectificassem. Cordialmente.
Boa tarde de Mattos. Não conseguimos replicar esse problema, ao tentar partilhar, usando os botões das redes, aparece direito, Contudo, por vezes, surge alguma dificuldade em partilhar, mas isso tem a ver com o Facebook e o seu sistema. Não temos culpa disso. Mas agradecemos o seu reparo.
Pois o Facebook tem algumas restrições e depois cria problemas. Já reparei que os americanos são super protetores das suas invenções mas gostam muito de copiar dos outros. Mas não gostam de partilhar conhecimento com os outros. O Facebook é um exemplo disso A Apple outro é mais há, que restrigem as suas apps ou tecnologias, mas gostaram de usar as tecnologias abertas que havia quando desenvolveram as suas invenções. Isso é feio por isso eu não uso esses produtos que criam barreiras e que restrigem direitos de utilização. Como protesto deixei de usar o face, e não compro produtos da Apple. Sou a favor do código aberto e de software sem restrições de utilização.
Caro De Mattos Sébastien, em que redes sociais não consegue partilhar sem ter que copiar o link? No final dos artigos tem sempre o atalho para tais partilhas.
Tem a ver com o addblock ou outro que estejam a utilizar.
Testei agora, desligando o uBlock e os atalhos de partilha aparecem, com o uBlock ativo os mesmos desaparecem.
Ah, ah. Agora que há notícias de Teslas, por qualquer razão, em todos os lados (imitação da Apple), surge a pedrada no charco. Nada que a Tesla não venha a resolver, mas 6x mais queixas que a Toyota, não é para qualquer um. Isto é que é obra. Mas as modas têm o seu preço e quem sofre é o utilizador.
Normal haver menos queixas onde se vende menos esses carros.
A Nissan vende mais e tem significativamente menos reclamações.
Boa, os meus parabéns, chegou o contraditório aqui a casa, finalmente alguém começa a descrever a verdade, seja ela qual for, neste caso dos Tesla, sao bons…sim talvez, sao caros, sim…(para mim que nao sou jogador de futebol e ganho pouco), tem avarias, sim e muitas, nao se justifica tal, e nao aceito argumentação de juventude de produto e de métodos de produção. Entendem que estes factos fossem aceites, era a constatação de puro amadorismo de quem faz, produz, desenha os Tesla ?
Criar uma marca com notoriedade a nível mundial, custa uma pipa de massa, e nao faz sentido deitar tudo a perder com um produto de “menor, ou mesmo muito baixa qualidade”, pois pode-se enganar muita gente, algum tempo, mas nao para sempre, e assim que a concorrência entender vai pegar nestes argumentos (defeitos) para potenciar as suas próprias vendas.
Qualquer produto, nos dias de hoje é testado EXAUSTIVAMENTE, durante MUITO tempo e em TODAS as condições de ambiente, e atmosféricas antes de ser lançado para o mercado, mas no caso da Tesla, como estamos a falar do “espaço ou mesmo Marte”, quando cá chegam abaixo, vem cheios de defeitos e de avarias, deve ser da reentrada na atmosfera terrestre. Esperemos melhorias de procedimentos e menos “gato por lebre”.
Gato por lebre? É mais burrice do comprador, isso sim !
A Tesla tá muito bem conceituada devido ao seu motor, mas nada mais… Só um maluco é que dá 90K por um motor.
O design de interior é suposto ser o mais minimalista possivel, mas dar 90K num carro assim? Eu não daria. Não sou maluco a esse ponto.
Por mais um pouco é ir buscar o novo porsche e ai sim, é bem gasto o dinheiro, porque não tas simplesmente a comprar um motor.
Model 3, primeiro estranha-se depois entranha-se e nunca mais consegues parar.
A Noruega é um caso único na Europa em termos de parque automóvel eléctrico que representa uma quota perto dos 50% .
Defeitos e problemas são normais existirem nos automóveis, até em marcas nipónicas que tem uma fiabilidade muitíssima elevada tem problemas /defeitos.
Em Portugal quem possuir um Tesla para requerer uma assistência tem que deslocar a Espanha, que algo incompreensível.
Voltando ao caso da Noruega, o governo da Noruega está a ponderar taxar os carros eléctricos (iuc) pela quebra de receita de impostos….
https://www.marketwatch.com/story/in-norway-electric-cars-outsell-traditional-ones-for-the-first-time-2019-04-01
“Agora,com a chegada do Model 3,ainda existe uma maior procura,dado que o preço é substancialmente mais animador.Desta forma,em Março,o novo modelo estabeleceu um recorde no mercado norueguês,com mais de 2215 registos num mês.No final do mês,o número estava a subir para umas sensacionais 5300 entregas.” Pudera,com o que ganha na Noruega !! Com um salário mínimo mensal de praticamente 3000 euros quem não compraria este veículo elétrico !! Num país de luxo onde a expectativa média de vida chega aos 82 anos nada é de admirar.Tomara eu lá estar.Nem que fosse a andar a varrer as ruas,palavra de honra. 🙂
Para mim o maior problema É Começarem a Arder.
Mas que é isso ao pé de água nos fatos, etc.
A varrer ruas ganhavas um bocadinho menos …Talvez uns 2500 limpos por mês , a fazer 37.5 horas por semana
Não conheço o estilo de vida lá, mas comparando com o de cá… onde é que eu assino? 😀