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Carros elétricos por menos de 25 mil euros será algo inviável a curto prazo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Carlos says:

    Os veículos elétricos são a prova clara de que existe muito dinheiro em Portugal e, acima de tudo, a prova clara de que há muita gente a não pagar os impostos devidos. O preço a que estão os veículos elétricos e, considerando o rendimento médio dos portugueses e respetivos descontos, como é possível existirem tantos veículos elétricos no país? É que estamos bem longe de ser uma Noruega a todos os níveis, nomeadamente no que diz respeito aos salários.

    • Carlos says:

      Como diz o meu contabilista: “A economia paralela em Portugal é bem superior a 60%. Se fosse denunciar o que sei e vejo diariamente ficava sem clientes caso contrário já o teria feito.”.

      • Sergio says:

        Pronto, acaba por ser hipócrita e contribuir para a fuga fiscal.
        Ele critica os clientes dele por fugirem ao fisco, mas se calhar o motivo deles é o mesmo que o dele para não os denunciar.

        O próprio governo sabe que existe a fuga e o próprio governo incentiva a essa fuga, desde que no final do dia o valor de imposto necessário para governarem esteja lá.
        Preocuparem-se com o desenvolvimento? isso é coisa de país nórdico

      • Antonio Vasco says:

        Sr. Carlos, a sua declaração é absolutamente infundada, sem qualquer justificação. Talvez você fuja aos impostos, já que dá-me tanto disso, mas a justificação de haver electricos é exactamente ao contrário, quem compra electricos é porque faz contas, anda muito no seu trabalho (porque são aqueles que podem deduzir o iva que mais poupam) e se preocupam com o ambiente.
        Quem fizer uma media de 50,000km ano, o carro electrico fica de borla em 8anos de garantia e ainda ganha dinheiro. Diga me um combustão que em 8anos , com manutenção, você perde menos de 80% do preco de compra. A diferença é abismal, o seu contabilista devia era fazer lhe as contas, em vez de fazer declarações hipocritas

        • Lopes says:

          O seu comentário é no mínimo ridículo, a justificar o grande numero de elétricos argumentando que quem tem elétricos sabe fazer contas, e os outros não, deve pensar que todos são ricos, atendendo ao valor dos carros elétricos em Portugal, para ter um elétrico tem de ter um ordenado bem avantajado, o que a esmagadora maioria não tem.

          agora quem tem carros elétricos muitos são de empresas para uso pessoal outros são pessoal bem posicionados e auferem de grandes ordenados e podem-se dar ao luxo de trocar de carro quando bem lhes apetece…

          não tente atirar área para os olhos dos outros com justificações infundadas…

        • Xixas says:

          Quem faz 50000km ano? 140km cada dia?

          • Yamahia says:

            Uber e o @JL

          • JL says:

            Conhecem algum vê que faça poucos kms ?

            Os novos não são como vocês, que de gabam de ter um veículo com 1000 kms de autonomia, mas que na realidade só o usam uma vez por ano, no resto ano criticam os ve por falta de autonomia mas vão à bomba meter 20 euros de combustível.

            Looooool

          • Sabe-se lá says:

            Talvez vendedores, canalizadores, eletricistas, malta das obras…. esses andam sempre de um lado pra outro. Mas aí já entra o dinheiro da empresa, não é de pessoa singular…

        • David says:

          Essa comparação só existe por está a comparar eléctrico vs combustão!
          Mas na realidade você não ganha nem perde… pode dizer que não gastou tanto…. Mas o valor do carro esse esfuma-se…tem o custo de daqui a 8 anos e dependendo dos km que fez com o carro ter de comprar nova bateria I que tem um custo acrescido à compra do mesmo…

          A mesma comparação, faziam as pessoas que deixavam de fumar… nunca vi ninguém ficar rico por ter deixado de fumar… apenas trabalhou em prol da saúde… o dinheiro supostamente poupado esse foi-se na mesma…

          • JL says:

            Ao fim de 8 tenho de meter bateria nova ? Então quer dizer que ao fim de 2 a 4 tenho de meter um motor a combustao ? Ja que estas coisas só duram a garantia. Lol

          • Mr. Y says:

            Quando a bateria do teu telemóvel chega aos 80% de eficiência também trocas?
            Já há marcas que dão 10 anos de garantia na bateria e a tecnologia está a torná-las cada vez mais eficientes.

      • Miguel says:

        Se pudesse tb fugia

    • Sergio says:

      Não digo que nao tenhas alguma razão no teu pensamento, mas grande parte dos elétricos são comprados por empresas e não por particulares.
      Os benefícios fiscais para a empresa são bons e com 2 anos de uso já ficou mais em conta que um carro a combustão.

    • Jorge says:

      Não sei qual a realidade pelo restante país, mas aqui na minha zona o que vejo são VE pertencentes a empresas, as quais acumulam imensas vantagens com essa compra (ausência de impostos, de tributações autónomas, possibilidade de mais de 2 lugares, dedução da totalidade do valor do VE …).

      Apesar eu não ter intenção de comprar um VE, vejo como opção válida para empresas, assim é uma forma de estourar o dinheiro em vez de entregar os lucros ao Estado para este rebentar nas TAPs, Efacecs e outras empresas dos amigalhaços dos políticos ..

      Confesso que particulares com VE acho que não conheço nenhum … mas como repito, estou a falar de uma zona de interior.

    • Naodouonome says:

      O estado devolve o valor do IVA as empresas, IUC mais barato, devolve o IVA dos carregamentos, etc etc

  2. Baterias de Agua says:

    Pessoal tem que acelerar na producao de baterias feitas de sodio ou de agua. Mesmo que a desidade energetica delas seja menor, o que importa é a ecologia e o custo mais baixo. Mas a tesla, outras marcas caras parecem que insiste em litio, pois assim elas conseguem lancar modelos de 1000 cavalos de potencia, ou autonomia alta. Absurdo isso

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Infelizmente já se estava a prever isso. 😐

  4. Sergio says:

    Só quem andar completamente a leste do que está a passar no mundo é que teria esperança de ver eletricos nos proximos tempos a bom preço.
    Basicamente o que este senhor disse é que 3 + 3 sao 6

  5. Burro says:

    Tive que ir procurar o significado da palavra “inviável”

  6. Pedro António says:

    Quando baixarem de preço é porque apareceu uma alternativa mais viável e apetecível!

  7. Lopes says:

    Isto é simples, os valores só irão baixar quando houver massificação até lá os preços continuarão a ser pornográficos e só ao alcance de alguns…

  8. Pedro says:

    Dacia Spring. 20.000.

    • B@rão Vermelho says:

      Provavelmente o meu próximo carro, Dacia Spring, atualmente tenho também um Dacia a diesel, mas tenho de ser franco tanto comigo como com vocês, a qualidade de construção da Dacia é no mínimo discutível, já tenho 200.000Km e 0 avarias, mas pequenas coisas como arranjar os bancos, as palas solares já não se seguram a qualidade dos plásticos, ou seja nos pormenores a nível de mecânica e só colocar combustível e siga.

    • Realista says:

      * Despesas e outros encargos não incluídos.

      Mas sim, fica abaixo dos €25.000 mas também cedes em algumas coisas como a refrigeração das baterias…

      Não se pode ter tudo.

  9. Abel Almeida says:

    Bem tema dos eletricos… Como tudo no nosso pais é controverso.
    Mas deixo aqui o meu comentário para ajudar alguém que esteja com duvidas.
    Tenho um elétrico com 240km de autonomia, faço cascais todos os dias…
    Em dois anos não me deu nenhum problema…
    Poupança. Nem se fala… Atualmente com médias de 100km por dia pago ao final do mês entre 40€ ~50€ de eletricidade. Tenho garagem com um contador a parte…
    Agora para os matemáticos que façam as contas… A mim Elétrico compensa e muito.
    Mas é aquela velha questão… quem não quer não compra.
    E mais, quem vem reclamar é porque tem é dor de cotovelo.

    • Sergio says:

      Eu tambem concordo que cada um deve ajustar à sua realidade, eu por exemplo faço 800/1000 km por mês, penso que nao compensaria.

      A minha dúvida está realmente em quem faz muitos km’s, como é o seu exemplo.
      É claro como a agua que ha uma poupança grande, mas depois passados 10 anos..
      Bateria por 10k? se quiser revender terá o mesmo poder de mercado de um automóvel a combustão?
      São duvidas a longo prazo que ainda não vejo bem esclarecidas.. gostava de ver aqui nos comentários malta que comprou teslas em 2012 e as suas contas ao final de 10 anos.

      • Antonio Vasco says:

        No meu caso, calculo que ao fim de 8 anos o carro está de graça, pago com a poupança em combustivel, imposto de selo e manutenção. Ao fim de 4 meses posso dizer que na parte economica confirmou se totalmente a poupanca esperada, ainda mais porque na altura calculei gastar 3€/100 em electricidade, mas agora gasto 90c /100, quando carrego em casa.
        Por outro lado, um casal que tenha 2carros, como é o meu caso, é logico que em todas as saídas em comum, compras, etc, usa se sempre o electrico, pelo que se faz mais km com ele,
        Agora, o que vai acontecer daqui a 8 anos , não sei, mas como já está pago, tudo o que vier é lucro, pouco que seja.

  10. Grunho says:

    Em contrapartida é possível produzir baratíssimo o veículo mais inteligente de todos os tempos, 80X mais eficiente que um carro eléctrico e com autonomias de 100, 200, ou mesmo 400 kms:
    https://www.lowtechmagazine.com/les-v%C3%A9lomobiles-electriques-aussi-rapides-et-confortables-que-les-automobiles-mais-80-fois-plus-efficaces.html

  11. Lecas says:

    Como se pode dizer que se poupa num elétrico se para o comprar gastou a mais 20000€ ?
    20000€ de gasolina equivale a quantos anos de combustível grátis?

    Como se pode dizer que um elétrico é barato e eficiente se por acaso alguma zona por baixo do carro onde está a bateria tiver uma batida o carro vai para a sucata?
    Como se pode dizer que um carro elétrico é barato se passado 10 anos tens de comprar uma bateria de 10000€?
    Como se pode dizer que um elétrico é eficiente se a manutenção é um quebra cabeças tanto para mecânicos como para o bolso?

    Como se pode dizer que um elétrico é eficaz se víveres num apartamento ou se não tiveres garagem? Os postos públicos são uma guerra á paciência humana… Ou não acrregam ou carregam mal ou estão ocupados ou tem preços imprevisíveis!

    Como se pode dizer que um elétrico é eficaz se a sua autonomia é uma palhaçada e nem para desenbaciar vidros no inverno só largam ar frio?

    Etcetc

    • JL says:

      Ena tanta invenção, então não usou números piores porquê?

      Só largam ar frio ? Que raio de eléctrico comprou ?

      • Yamahia says:

        Tem soufagem?
        Se quiseres ar quentinho liga o AC e gasta mais uns kWh que é de amigo.

        • JL says:

          Nao, têm bomba de calor, que por hora nem chega a 1kwh, num a combustão não gasta pode já faz parte dos 70% de desperdício, seja verão ou inverno.

          No verão os a combustão gasta até mais 20% só para meter frio. Onde um eléctrico com bomba de calor raramente passa dos 5 a 8 %.

          • Yamahia says:

            Desperdício de peso e espaço é o que acontece se andar atrelado a uma bateria!.

            A bomba de calor ainda é um extra que faz parte do pacote de opcionais em muitos modelos. E pode custar até 7500,00€, por ex., para um E-tron. Não me parece que apenas pelo AC de aquecimento valha a pena (3KWh por hora COM e 8 kWh por hora de uso SEM). O Extra poderá valer a pena por outros motivos, pela poupança no AC não me parece!

          • JL says:

            Desperdicio de peso ? pesa o mesmo, ou praticamente o mesmo, um sistema de ar condicionado que não faz calor tem de ter uma ptc, que não é tão eficiente, um sistema de bomba de calor não usa ptc, é um sistema reversivel, presumo que até pesam menos, mas não consigo confirmar.

            Nalguns sim, na marca do meu não foi, e na tesla também não, foi uma troca que fizeram de um momento para o outro e até muitos não sabem que as têm.

            UM sistema de bomba de calor gasta muito menos, no arranque vai aos 3 kwh e rapidamente baixa para valores entre os 500 e os 800 wh, num carro com ela pouco se nota no consumo com o uso.

            Os teslas foram os primeiros a trazer, e isso viu-se logo no aumento da eficiência.

            8Kwh ? tá louco.. foi buscar isso a um camião ?

          • Yamahia says:

            Em relação ao peso, e como bem deveria ter reparado, estava a referir-me andar atrelado a uma bateria. Neste caso os elefantes dos EV’s como por bastas x’s já lhe referi.
            Caso ainda não lhe tenha caído a ficha, leia este artigo. https ://www.motor24.pt/noticias/carros-eletricos-podem-fazer-colapsar-parques-de-estacionamento/1595724/

            Em relação ao suposto desperdício em forma de calor nos ICE não se esqueça de que para obter a electricidade para os BEV, vc tem que recorrer a centrais térmicas muito menos eficientes e muito mais poluentes que um motor de combustão interna! Depois ainda desperdiça na rede 30 a 40% e + 15% a carregar o carro.

          • JL says:

            Os culpados são sempre os evs.

            Loool

            Menos eficientes ? Onde inventou isso ?

            30 a 40% de perdas ? 15%

            Loooooool

            Você para inventar é demais

          • Yamahia says:

            Já tinhamos falado nisso. Vc anda um bocado esquecido, começo a ficar preocupado consigo!
            … cada MWh produzido numa central termoeléctrica 20 a 40% dos kW vão para o “lixo” devido a perdas de energia na transmissão, distribuição, distância à central etc. Quanto chega a hora de recarregar o carro perdem-se mais ~15% por via da dissipação e/ou resistência.

            Depois ainda há aquela situação supereficiente que um gajo vai de férias, deixa a bateria a 60% e quando regressa vai para pegar no carro e verifica que tem a carga a zeros lololol

          • JL says:

            Que interessa falar disso, não é por inventar e dizer 20 vezes a mesma mentira que ela vai passar a ser verdade , esses valores são bem conhecidos não precisa de os inventar, tanto que uma vez usa um valor, outras vezes usa outros.

            Até pode repetir a mentira 50 vezes, o resultado vai ser sempre o mesmo.

            Aceite que doi menos.

            Daqui a pouco a revolução industrial vai dar-se novamente, a indústria vai deixar de usar electricidade para passar a usar combustíveis nas suas linhas de fabrico

            Ah Santo preconceito.

          • Yamahia says:

            Então quais são os nrs? Há perdas ou não há perdas?
            É que vc diz que não há perdas
            Só em perdas técnicas por ex. Cabo Verde desperdiça 23%
            “De acordo com dados do Plano de Desenvolvimento do Setor Energético de Cabo Verde (2019-2028), a taxa de perdas técnicas de eletricidade em Cabo Verde em 2018 foi de 22,9%”
            Isto se tudo correr bem. Porque se não correr (tempestades, reparações etc) Os nrs podem facilmente ultrapassar os 40%.
            Isto são as perdas técnicas. Depois ainda há que considerar as outras perdas as não técnicas e/ou comerciais. Mas isso é tema para outra liga

            Quanto a carregar o carro electrico, dependendo dos acessórios e equipamentos usados na função, a perda pode ir de 5% como mínimo a 20%. O Normal são os 15%.
            Mais uma vez…diga lá que não se perde nada por via da dissipação e/ou resistência…Diga que estou curioso!

            Quanto à Industria andar a reboque dos combustíveis, olhe que vc não anda longe da verdade. Já pensou como é gerada a electricidade? Pois é 71%, isto num pais que se referido como exemplo nas renováveis, ainda vêm dos combustíveis queimados de maneira muito pouco eficiente numa qq central termoeléctrica super poluente!

          • JL says:

            Há perdas sim, não lhe disseram já quais?

            Quer mesmo comparar redes de baixa tensão com a nossas redes. ?

            15% não tem de perdas os carros menos eficientes a carregar, que eram os primeiros zoe que usavam a primeira geração de carregadores camaleão.

            Deixe-se de disparates monumentais, a comparar a eficiência da electricidade com combustiveis, só visto, porque contado ninguém acredita.

          • JL says:

            Aqui tem, são numeros deles, que até acho baixos, mas enfim:

            “As perdas na rede de transporte totalizaram 790
            GWh, representando 1,84% da energia transportada,
            aumentando face aos 1,71% registados no ano anterior.

            Página 81:

            https://www.ren.pt/files/2021-04/2021-04-27112258_4c65f7f1-2e56-4968-a1af-585420fa64e0$$c021e4a7-cd34-4540-8dc0-61aff419af11$$1b092c7f-55ce-4469-aea7-b08ff1b8717c$$pt_pt__file$$pt$$1.pdf

          • Yamahia says:

            Mas quais ZOE quais carapuça. Isso é uma inevitabilidade da transformação da corrente AC em DC.
            A perda de energia em um carregador ao transformar energia AC em DC depende do tipo de carregador e da qualidade do mesmo. Em geral, a perda de energia pode ser de cerca de 10% a 20%.
            A perda de energia ocorre principalmente na forma de calor.
            Creio que foi a EDP que anunciou ter lançado um carregador que minimiza estas perdas embora não as anule. Faltam é compradores (até ao momento)
            https://web.fe.up.pt/~cjr/Mestrado/Cap_3%20-%20Conversao%20de%20tensao%20alternada%20em%20corrente%20continua%20.pdf

          • Yamahia says:

            Mais uma vez vc está a analisar uma consequência pela parte.
            Além do transporte de energia, vc tem mais 5 factores que podem contribuir para as perdas técnicas:

            Cito:
            “1-Perdas em transformadores: Os transformadores são usados para aumentar ou diminuir a tensão da eletricidade conforme necessário para a distribuição. Durante esse processo, ocorrem perdas de energia por meio do calor gerado pelo núcleo do transformador. Essas perdas são conhecidas como perdas no núcleo.

            2-Perdas em linhas de distribuição: As linhas de distribuição são responsáveis por levar a eletricidade das subestações de distribuição até os consumidores finais. Durante o transporte, ocorrem perdas de energia devido à resistência elétrica do condutor, bem como perdas devido a interferência magnética e eletromagnética.

            3-Perdas em conexões elétricas: As conexões elétricas, como interruptores, tomadas e conectores, podem causar perdas de energia devido a resistência elétrica e conexões soltas.

            4-Perdas em medidores elétricos: Os medidores elétricos são usados para medir a quantidade de eletricidade consumida pelos clientes. Eles podem causar perdas de energia devido a imprecisões na medição e ao consumo de energia elétrica pelos próprios medidores.

            5-Perdas em capacitores/condensadores: Os capacitores/condensadores são usados para melhorar a qualidade da energia elétrica e reduzir perdas de energia. No entanto, eles também podem causar perdas de energia devido a perdas dielétricas e resistência elétrica.”

          • JL says:

            Como sempre a inventar. As perdas do transporte já estão incluídas.

            Perdas dos transformadores são 2%.

            Perdas das fichas ?
            Quando existe perda na ficha você substitui logo a seguir, porque ela queima.

            Perdas nos medidores ? Deve estar a gozar, só pode, os medidores nem sequer têm conecçao física com os cabos.

            Os condensadores em ac sao usados, curiosamente para aproveitar energia. Nunca ouviu falar em reactiva ?

            Enfim. Daqui a pouco a rede eléctrica também se perde pelo escape. Loooool

          • Yamahia says:

            Se vc não é o @António, embuche mais esta:
            Carro elétrico tem perda de até 30% durante a recarga em tomada residencial lolololol
            https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/elektromobilitaet/laden/ladeverluste-elektroauto-studie/

          • JL says:

            Pois podem, o facto é que não têm, como vê nem a 10% chega quando se usa os equipamentos recomendados.

          • JL says:

            Ah, não se esqueça que ai já estão as perdas por carga, gestão de temperatura e até os 12v, isso no seu são logo pelo menos 12% que vão vida da carteira.

        • Antonio Vasco says:

          As perdas na linhas de transmissão em AT são cerca de 4%, em BT são cerca de 7,5%, englobando perdas nas linhas por aquecimento e na transformação de AT para BT .
          As perdas na alimentação dos carros depende muito da instalação, uma boa instalação, com circuitos bem dimencionados , vai dos 5 aos 10%.
          Mas o que nos interessa é o preço do produto final, ou julga que não há perdas na transformação do petroleo em bruto para gasolina final? Há, muito mais do que na eletricidade.
          E depois não se esqueça que não temos petróleo, mas temos muito sol, muito vento e muito litio,portanto tudo o que produzirmos é nosso, o dinheiro fica aqui, não vai para árabes ou afins.
          Lamento a sua desinformação

        • Antonio Vasco says:

          Não sei se sabe ler o estudo que me enviou, porque lá diz que as perdas por transformacao AC-Dc vai de 0,4 a 0,8% , consoante o tipo de ligação.
          Cabo Verde? Mas nós estamos em Portugal, por acaso você é cabo verdiano?
          Porque não usa dados de Portugal, ou Espanha , ou outro pais europeu? É só ir á enciclopedia Internet

          • JL says:

            Porque são aqueles que lhe convém, é sempre assim, habitue-se.

          • Yamahia says:

            Eu não lhe respondi a si @António. Ou vc @ mais um clone do RC, JL etc?
            E o que é que tem a ver se eu estou em Cabo Verde ou na Cochinchina?
            Eu disse-lhe que as perdas poderiam ir de 20 a 40% não lhe disse onde. É uma realidade.

            Já agora fique-se com esta:
            Carro elétrico tem perda de até 30% durante a recarga em tomada residencial
            https://insideevs.uol.com.br/news/610533/carros-eletricos-recarga-tomada-domestica/#:~:text=Carro%20el%C3%A9trico%20tem%20perda%20de%20at%C3%A9%2030%25%20durante,Por%3A%20Dr.%20Stefan%20Leichsenring%20Traduzido%20por%3A%20Julio%20Cesar

            Para os mais técnicos, fica aqui tb a origem dos dados:
            https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/elektromobilitaet/laden/ladeverluste-elektroauto-studie/

          • JL says:

            Vê afinal sempre lhe disse que o zoe a carregar em monobásico era o menos eficiente.

            Estão aqui os disparates que você tentou vender, não tente remediar:

            “Em relação ao suposto desperdício em forma de calor nos ICE não se esqueça de que para obter a electricidade para os BEV, vc tem que recorrer a centrais térmicas muito menos eficientes e muito mais poluentes que um motor de combustão interna! Depois ainda desperdiça na rede 30 a 40% e + 15% a carregar o carro.”

            Mas agora apresente ai os números para os combustíveis, para nos rir-mos um pouco, eu dou um palpite, desde a extração até ás rodas, se tiver 8 % de aproveitamento já é muito. E sim, isto aprende-se em sistemas de energia.

          • Yamahia says:

            @JL não tente fugir com o rabo à seringa lool
            Olhe bem para o que vc disse:
            “15% não tem de perdas os carros menos eficientes a carregar, que eram os primeiros zoe que usavam a primeira geração de carregadores camaleão.”

            Até para mim os 30% de desperdício foram uma surpresa- Julgava que em média não se ultrapassassem os 15% afinal até passa e bastante lool

            De resto não baralhe as coisas .
            1-Há este desperdício evidente que pode chegar a 30% no carregamento doméstico.
            2- Há um desperdício tb grande nos PCR e PCUR’s (10 a 20% por via
            da transformação da corrente alternada para corrente contínua)
            3-Há o desperdício desde a Central até ao ponto de carga que em PT está calculado nos 9.1% (9,1%. De acordo com estudos da EDP Distribuição, as perdas técnicas em Portugal distribuem-se da seguinte forma: -Transporte da energia: 4,4%, Linhas de distribuição: 1,4%, Conexões elétricas: 0,7%, Medidores eléctricos:0,5% e Perdas nos capacitores: 2,1%
            4-Há o desperdício superior a 70% da transformação do fóssil em kW (se quiser ir pelo caminho dos 70% que os térmicos desperdiçam em forma de calor.)

            Tudo isto no melhor dos cenários para a electricidade. Pois se houverem intempéries que afetem as linhas, pode contar com desperdícios maiores.

          • JL says:

            Errado, eu falei em 15% e acertei, já que só em pequenas potências ele é menos eficiente. Você é que vê um numero alto e pronto agarra-se a ele.

            Mesmo que os seus números fossem verdadeiros, que não são, pois a edp junta tudo e você volta a somar tudo, como de costume, Como é o caso das perdas dos condensadores ? mas afinal onde estão os condensadores ? não é no carregador do carro ? LOOOOL

            Disparate atrás de disparate.

            Os PCR são os mais eficientes, já que não funcionam com baixa tensão, ou também não sabe isso ? as puxadas para PCR são de 1200v, essas são as que têm menos perdas. Os transformadores são os equipamentos mais eficientes que existem, têm um rendimento de 98% quando transformam de uma tensão alta para baixa, o mesmo não acontece no sentido inverso.

            Não invente, isso fica-lhe mal.

            As contas da EDP distribuição ? então mostre lá os links para confirmar.

            Errado, as térmicas de ciclo combinado têm um rendimento acima de 55%:

            “Uma instalação de ciclo combinado pode atingir rendimentos variáveis entre 55 e 60% (para a presente central Page 7 Central Térmica de Ciclo Combinado de 800 MW em Sines Estudo de Impacte Ambiental – Resumo Não Técnico Página 7 prevê-se um rendimento global de 57%), comparativamente superiores aos rendimentos de 33 a 40% usuais em centrais de ciclo simples”

            https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA1504/RNT1504.pdf

            Quer mesmo continuar a comparar uma tecnologia que é 10x mais eficiente desde a fonte até ás rodas ? enfim.

            Daqui a pouco nas fabricas e nas nossas casas vamos começar a usar combustiveis em vez de eléctricidade, já que essa é muito ineficiente. LOOOOOOOOOL

          • Yamahia says:

            Um vc é um perigo. Já tá todo baralhado no caminho da rede lool

          • JL says:

            Você é que se baralhou, ou então tentou baralhar os outros.

          • Yamahia says:

            Tenha juizo a eficiência de um moderno motor diesel é maior do que a eficiência de uma central termoelétrica a diesel, quando comparados pela mesma quantidade de energia produzida.

            Em média, a eficiência de um motor diesel moderno pode chegar a cerca de 40-50%, o que significa que cerca de 40-50% da energia contida no combustível é convertida em energia mecânica ou elétrica. Já a eficiência de uma central termoelétrica a diesel pode variar bastante, dependendo de vários factores, como a idade da central, a tecnologia utilizada e a qualidade do combustível, mas em geral pode ficar em torno de 30-40% na melhor das hipóteses.

            Portanto veja bem o desperdício que é por um carro eléctrico a mexer: 60 a 70% de perdas na geração de energia na central, 10 a 40% de perdas na distribuição e 5 a 30% no carregamento.
            PQP, ainda querem fazer disto o futuro. Que lixo!!

          • JL says:

            Eu tenho juizo, por isso mesmo é que disse o que disse e até lhe mostrei provas, alguma vez um motor controlado por um pé que pouca ou nenhuma formação tem sobre eficiência, tem mais eficiência que uma instalação preparada para tal ?

            LOOOOOL quanto ao resto só dá mesmo para rir com esses argumentos, enfim, quando o preconceito se sobrepõe ao conhecimento, é isto que dá.

            Diga isso aos empresários, que eles vão a correr comprar motores a diesel para as suas linhas de produção. LOOOOOOOL

        • Antonio Vasco says:

          Mas para quê matar a sua cabecinha com tantos números? Olhe que isso pode fazer lhe mal.
          No final da questão só interessa um número, das 22 às 8h da manhã carrego a 5c, portanto faço 100km por 90c . Com perdas ou sem perdas, este número é que interessa, o resto são cantigas

          • Yamahia says:

            Carrega a 5c? Até pode carregar a zero! Carrega enquanto a maior parte da população aguentar continuar a ser estropiada. Qd já não for possível sugar mais acabou-se.
            Entretanto, com a brincadeira perdeu 15000€ em 3 meses. Teria sido suficiente para muitos 100km, mais concretamente para 214 285,7kms. Ás x’s quem tudo quer, tudo perde!

          • JL says:

            Ena, a fazer contas com smarts novamente ?

            Voltamos a falar sobre iso quando os outros fabricantes também baixarem os valores dos deles, sim, porque é inevitável, e alguns já anunciaram que o vai fazer, esquisito a tesla ser uma marca sem escrúpulos mas incomodar todos.

          • Yamahia says:

            O Smart anda a gastar bem (5 lts/100) já não quero loolool

          • JL says:

            Não precisa, só que para fazer 200 mil gasta mais coisas.

    • Antonio Vasco says:

      O Lecas não faz a mínima ideia do que é um eléctrico, ou então é um Fun boy dos combustão, de certeza que tem um daqueles fumarentos artilhados, tipo Seat Ibiza, com “abufadeiras” a fazer muito barulho… Eheh

      • Yamahia says:

        O Lecas tem razão. E só peca por defeito. Por ex a bateria nao arranjas por 10k.
        E o que é que o tuning tem q ver com isto?

        • JL says:

          Não? Estou para receber uma de 44 kwh por 3200 euros.

          • Yamahia says:

            Já disse para a revender ao TiBastos. Ele compra-a por 10k e vc ainda lucra 6,8k !
            https://youtu.be/mrSVF-MTru4

          • JL says:

            Ele não deu preços finais, falou num intervalo de valores, para varias capacidades, o valor mais alto era para a bateria de maior capacidade, que neste momento são 62 kwh, mas claro que você foi logo buscar o maior valor que encontrou.

            Eu não falei que era nova, tem 50 mil kms e está com 97% de SOH.

            Ele falou em nova, claro que é mais cara, e quem faz o serviço também cobra a parte dele.

  12. Bib'ó says:

    É conversa! Está aí o Spring com uma bateria de 27 Kwh e faz tudo o que os outros fazem.

  13. MC says:

    O artigo é “interessante”…
    Por um lado a WV diz que não vai haver por muito tempo, mas por outro já estão a fazer um que vai custar menos de 25.000, a lançar brevemente.
    Por outro lado já existem vários modelos no mercado com preços inferiores a 25.000€.
    Mesmo em Portugal existem 2.
    Ou seja o que o artigo diz é falso.

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