PplWare Mobile

Carros elétricos da China consumiram tanta eletricidade em 2023 como toda a Irlanda

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. há+cada+gajo says:

    Os sinais começam a aparecer. Só vão acreditar quanto houver evidências.

  2. Maria+Albertina says:

    Melhor assim do que consumir tanto petróleo como a Irlanda. Agora falta o dado mais importante…quais as fontes dessa eletricidade? Renováveis? Carvão? Gás?

  3. joao says:

    Normal e esperado. E devem ter deixado de consumir tanta gasolina e gasólio quanto toda a Irlanda.

  4. JL says:

    Ora ai está mais um numero estranho.

    35 TWh para 20 milhões de veiculos.

    O que dá 35 000 000 000 kWh / 20 000 000 = 1750 kWh por veiculo, isto é um valor muito alto.

    17 50 kWh / 16.9 kWh/100 kms = 103.55 * 100 = 10355 kms por ano, o que está um pouco acima da nossa média.

    Ainda assim o nosso consumo em 2023 foi de 50.7 tWh e temos 5 632 644 veiculos ligeiros onde 228140
    são eléctricos e plugin.

    5 404 504 * 1750 = 9 457 882 000 kWh

    228 140 * 1750 = 399 245 000 kWh

    9 457 882 000 / (50 700 000 000 – 399 245 000) = 18.8 %

    Ou seja, se todos os ligeiros de passageiros de Portugal fossem eléctricos, o consumo aumentava 18.8 %.

    • Rui says:

      Só 18%? Não acredito! E os pesados?

      E onde é que vai buscar a energia eléctrica?

      Já para não falar no aumento brutal da capacidade instalada. Estive à meses atrás a dimensionar com um Engº Electrotécnico uma rede eléctrica com um Posto de Transformação para a instituição…….. do PT de 630KVA, cada carregador eléctrico tem de ter reservados 100KVA!!!!!!!!!!!!

      Mais, os donos dos Teslas sabem que as baterias com garantia de 160.000 a 240.000km custam entre 15 e 25.000€? Dá um valor à volta de 10€ por cada 100km!!!!! Isso faz um carro diesel sem problema nenhum!!!!!! E já nem estou a falar dos custos dos carregamentos!!!!!

      Desde o início coloco sempre esse problema, onde vão desencantar energia eléctrica para a electrificação?

      • GM says:

        Vai-se buscar às centrais a carvão…espanholas, já que as nossas eram poluentes!

      • JL says:

        Os pesados são uma pequena fatia, a fatia considerável são ligeiros de mercadorias, mas esses pouco mais consomem que os ligeiros de passageiros.

        Onde vão buscar ? Aos mesmos lugares, relembro que desde 2009 a 2016 a produção aumentou 21%.

        Os donos de Teslas sabem que custam bem menos que isso, se quiser posso enviar orçamento.

        Além disso não duram apenas isso, também lhe posso enviar dados sobre isso, que aliás, até os tem nos artigos da pplware.

        Se coloca é porque quer, porque isso já passou tudo a mitos.

    • Yamahia says:

      “O que dá 35 000 000 000 kWh / 20 000 000 = 1750 kWh por veiculo, isto é um valor muito alto.”
      Porque é que 1750 kWh é um valor muito alto? isso não chega para 9000 kms um ano. Pensa que a China é do tamanho da Amadora ó quê?

      Qt às contas por aí abaixo, vê-se mesmo que são uma cábula lá da escola dos influencers elektros

      Mas…Porque é que está aí a meter as motas, ciclomotores, triciclos e quadriciculos camiões e autocarros?
      Vc ainda é mais intruja que o ZéBigodes! Que já está a inflaccionar os nrs. ~230000 carros? LOL

      https ://sicnoticias.pt/economia/2023-01-17-Apenas-15-dos-250-milhoes-de-carros-em-circulacao-na-Europa-sao-eletricos-ou-hibridos-365e5b85
      Inicio de 2023 tinha ~80 mil electrificados (BEV e PHEV) em circulação, entretanto compraram 150 mil e não venderam nenhum. Cum carago!
      Sois os maiorés!

      • JL says:

        Por isso ser alto, já que a nossa média é inferior.

        Eu meti os valores dos ligeiros. Não entram mostas nem pesados nem mercadorias , senão ia para os 7 milhoes.

        Eu fiz as contas as existências em Portugal, não usei outros números.

        Errado, segundo os dados da UVE, no final de 2023 havia esses números.

        • Yamahia says:

          Eu acho baixo. 9000 kms/ano na China não devem chegar para nada.

          Eu sei q os nrs são da UVE, qd há exageros numa informação em abono dos elektros é logo la q vou ver. lool E conferi que vc foi levado pelo entusiasmo ao consultar o 1⁰ quadro. Se fizer page down vai encontrar um outro quadro onde esse nr é alcançado com recurso a motas, ciclomotores, triciclos e quadriciculos, camiões e autocarros. Mas mesmo descontando estes itens os nrs da UVE permanecem um exagero.
          Os nrs da SIC estão suportados pela ACEA que merece muito mais credibilidade que os tendenciosos da UVE.

          • JL says:

            Então mostre lá os números da ACEA com o total deles, incluindo os importados.

          • Yamahia says:

            Os números dizem respeito a carros elétricos em circulação. Pouco importa se são vendidos novos ou usados.
            Os números da SIC estão em sintonia com o último levantamento ACEA. Fui confirmar.

          • JL says:

            Então estão os números da ACEA ?

            Em circulação um ano antes do artigo. Ai até acredito.

            Os números da uve têm como base a ACAP, estão errados ?

    • Zé. Fonseca. A says:

      Falta aí um pequeno pormenor, só quem anda pouco de carro tem elétrico, se meteres no bolo pessoal que faz centenas de kms por dia as contas mudam

    • há+cada+gajo says:

      Mais um sinal …

  5. Monthy Pyton says:

    Isto é muito ecológico e sustentável, vamos a ver se a Greta pia

  6. Rodrigo says:

    A China tem apostado muito em parques fotovoltaicos e ainda bem o planeta agradece e a sua população também já que ainda nos lembramos a 15 anos atrás na China o ar estava cheio de fumo nas principais cidades hoje em dia já não é assim.

  7. Põe debaixo do tapete says:

    Preparem-se para os famosos apagões. Mas nada como por as centrais a carvão a trabalhar para produzir eletricidade. Isso sim é muito ecológico.

  8. Antonio says:

    Não sei bem onder quer chegar com o titulo do artigo???!!!
    O que interessa saber se carros chineses gastam ou não gastam muita ou pouca energia? A eletricidade é um bem que nao se pode gastar em carros? Só podemos gastar eletricidade para aquecer aguas em casa ou aquecer???? Deixem se de tretas e coloquem mais sistemas de produção de energias limpas e renováveis!!!!

  9. Jose says:

    Isto não me admira que ocorra num país atulhado de gente.

    • RPG says:

      Fica um dado curioso, para os menos atentos como tu, aka ignorantes:

      Portugal: 350 hab./Km2
      China: 153,3 hab/km²

      • nt3c says:

        ( ⊙⊙)

        (a ignorância é mesmo uma bênção)

      • Realista says:

        Densidade Populacional é uma relação entre espaço e quantidade de população e apenas serve para se ter uma ideia como se agrupam as pessoas.

        Por exemplo AM Lisboa têm uma densidade populacional de 956 hab./km2 enquanto que Area Metropolitana do Porto têm 1 098 hab/km2. No entanto a AML possui 2.8 Milhões de Habitantes e a AM Porto possui 1.7 Milhões de Habitantes.

        Assim, na AM Porto apesar de ter menos 1,1 Milhões de habitantes que a AM Lisboa, possui uma densidade populacional maior e isto apenas demonstra como estão agrupadas as pessoas pelo espaço disponível e não se existe muita população…

        Desta forma o verdadeiro problema é teres encontras um dado pela internet, que nem sequer entendes do que se trata, e usares isso para validares a tua opinião…

        Para teres ideia do contexto, só a cidade de Pequim tem o dobro da população portuguesa (20Milhões de Habitantes) e a RPC têm 1,4 mil milhões de pessoas:

        Em termos de texto para teres uma ideia:

        Portugal: 10.000.000
        China: 1.400.000.000

        Assim:
        Se todos os Portugueses te dessem €10 tu tinhas 100 Milhões de Euros mas se todos os Chineses te dessem apenas €0.10 (dez cêntimos) tu tinhas 140 Milhões de Euros…

        É esta a magnitude.

  10. Grunho says:

    Os chineses são quase 1500 milhões, os irlandeses não passam de 5 milhões. Vistas as coisas nessa proporção, o consumo dos EV chineses é irrisório.

  11. Vasco says:

    O ex Presidente da Toyota sempre disse e continua a afirmar o que é mais que óbvio: EVs são um scam!!!

  12. Paulo Gomes says:

    Simples, não vai haver produção eléctrica suficiente para tanta demanda, camiões autocarros… Ou importamos energia de centrais a carvão ( o que é um antagonismo) ou construímos centrais nucleares. Não há outra solução.

    • B@rão Vermelho says:

      Talvez de aqui a alguns tempos passe a ser o contrário, os VE ficam em exclusividade nos pesados e os ligeiros passam outra vez a gasolina ou gasóleo

    • says:

      Basta querer, planear e diversificar. Temos tantos recursos à disposição e tecnologias por onde apostar. Sabiam que nos Açores a energia é quase toda produzida com uso a diesel? Ilha vulcânicas onde existem várias e famosas receitas gastronómicas confecionadas no solo quente (há uma central em S. Miguel, creio mas de longe usa-se muito mais diesel). E ainda não fomos capazes de aproveitar essa energia para gerar eletricidade e para aquecer as casas. Nem aproveitar os ventos ou marés e correntes do mar.
      A Islândia tem 2 redes de água. A água quente e a água fria. Muitas casas são aquecidas por uma rede pública de água quente. A energia é praticamente toda gerada com geotermia. Basta querer.
      Claro que no continente não temos grande eneria geotérmica. Ou temos? Porque não equacionar uma central térmica em Chaves? Mais painéis solares, mas umas torres eólicas, umas estações de marés… Acho que já chegámos aos 18% que precisávamos, não?
      Aliás… um dos grandes problemas do nosso país é que só gostamos de obras gigantes. Temos uma enorme dificuldade em fazer vários pequenos projetos. Temos visto com a energia eólica e a solar que os projetos pequenos (ou não tão pequenos, mas sempre bem mais pequenos que uma barragem ou uma gigante central) têm tido bons resultados. Além de não haver uma concentração muito grande, o que ajuda em caso de problemas. Mas também têm sido essencialmente os privados a mexerem-se (e acho bem que assim seja). Mas não há grande planificação por parte das entidades competentes. Até mesmo para licenciar um pequeno parque eólico é um autêntico circuito de obstáculos. Curiosamente, um pequeno privado tem sempre mil e um problemas. Um grupo grande consegue sempre, até alterando PDMs (e não vamos falar de data centers, ok?)
      Temos muito por onde roer. Desde telhados fotovoltaicos, geotermia (que é pouca mas melhor que nada)… Calma.
      No Reino Unido (por exemplo) ví uma casa que era aquecida apenas e só com algumas centenas de tubo enterrados a um ou dois metros de profundidade no quintal da mesma. A casa nunca baixava dos 16ºC no inverno e com um gasto pequeno em eletricidade com a bomba circuladora. E não estamos a falar em zonas com geotermia.

  13. says:

    Sinceramente ainda não percebi qual é o problema das pessoas. Se me perguntarem se eu acho que os VE são a solução ideal eu digo claramente que não, não são. Mas podem muito bem vir a ser a única. Quer seja porque queremos um planeta mais limpo , saudável e seguro (desastres climáticos) ou porque simplesmente o petróleo acaba ou fica a preços intangíveis para os comuns mortais, bem que os VE podem vir a ser a única solução. Espero bem que possam surgir outras e que o hidrogénio verde seja uma verdadeira solução economicamente viável, até para concorrer com os VE.

  14. VTPC213 says:

    A farsa dos EVs está condenada. Os governantes bem os tentam impingir.

  15. Joao Magalhaes says:

    Nada contra carros elétricos mas está claro que não vão ser a salvação do planeta. Vai ser preciso muito mais eletricidade, as famosas “renováveis” claramente não vão chegar e o investimento nelas alguém tem que pagar e já sabemos como é o Zé Povinho quando a eletricidade aumenta 1% . Depois temos as baterias, vamos ver o que acontece quando esses carros tiverem 10 anos, quem os vai comprar sabendo que vai ter que em breve desembolsar um dinheirão para novas baterias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.