Carros elétricos da China consumiram tanta eletricidade em 2023 como toda a Irlanda
Como será que a rede elétrica se vai comportar, quando as estradas estiverem repletas de carros eletrificados? Pois bem, na China, os veículos elétricos consumiram tanta energia como toda a Irlanda, em 2023.
Por não serem ainda a regra, o impacto dos carros elétricos na rede não é claro. Ainda assim, a China teve, em 2023, uma boa amostra da pressão que estes podem vir a representar.
A análise recente da BloombergNEF (BNEF) concluiu que os carros eletrificados da China consumiram tanta eletricidade das estações de carregamento públicas, em 2023, como toda a Irlanda.
De ressalvar que o departamento da agência noticiosa dedicado à investigação sobre energia juntou veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in.
Tendo 2023 equivalido a 35 terawatts-hora, este ano, a BNEF prevê que o valor aumente para 52 terawatts-hora, excedendo a procura de energia da Grécia.
Carros elétricos não destruíram a infraestrutura elétrica da China
Há discussões em todo o setor sobre o impacto dos veículos elétricos nos sistemas de eletricidade. Os dados na China, no entanto, mostram que a eletricidade distribuída pelos carregadores públicos já atinge níveis significativos, mas não conduziu a avarias generalizadas do sistema elétrico.
Partilharam os investigadores da BNEF no relatório.
De acordo com eles, já existem cerca de 20 milhões de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in a circular nas estradas chinesas. No ano passado, o país terá instalado cerca de 890.000 carregadores públicos.
No caso da Europa, a necessidade de carregar mais carros eletrificados exigirá melhorias nas infraestruturas de produção e distribuição de energia. No entanto, as entidades e governos estão conscientes disso e o caminho já começou a ser feito.
Os sinais começam a aparecer. Só vão acreditar quanto houver evidências.
Que sinais ?
Bom sinal, menos petróil fumarento mais electricidade.
E como se produz eletricidade se as renováveis não chegam?
Nuclear is the way…
A ideia é precisamente essa.
Essa gestão cabe às empresas de produção de eletricidade conseguirem um mix energético que melhor se adeque aos requisitos.
Assim, deixas de depender só de um produto com uma origem, para dependeres de um conjunto de produtos.
Esperem pela fatura…
Não é a mesma que você recebe ?
Senta-te. Porque nem tudo acontece no imediato como tu julgas. Tens de pensar mais além. E esperar.
A HERTZ uma locadora de automóveis disse que vai vender 20 mil carros elétricos da frota pq não estão sendo viável a relação custo benefício.
E a hertz Portuguesa disse o contrário.
No caso quiz referir a hertz Americana
Melhor assim do que consumir tanto petróleo como a Irlanda. Agora falta o dado mais importante…quais as fontes dessa eletricidade? Renováveis? Carvão? Gás?
Se a china consumir tanto petroleo como a irlanda, isso é que é uma reducao e um feito.
A quantidade de renováveis que a China produz dava para alimentar umas boas dezenas de Irlandas
China é basicamente electricidade a Carvão, petróleo, gás e óleo diesel.
Normal e esperado. E devem ter deixado de consumir tanta gasolina e gasólio quanto toda a Irlanda.
Ora ai está mais um numero estranho.
35 TWh para 20 milhões de veiculos.
O que dá 35 000 000 000 kWh / 20 000 000 = 1750 kWh por veiculo, isto é um valor muito alto.
17 50 kWh / 16.9 kWh/100 kms = 103.55 * 100 = 10355 kms por ano, o que está um pouco acima da nossa média.
Ainda assim o nosso consumo em 2023 foi de 50.7 tWh e temos 5 632 644 veiculos ligeiros onde 228140
são eléctricos e plugin.
5 404 504 * 1750 = 9 457 882 000 kWh
228 140 * 1750 = 399 245 000 kWh
9 457 882 000 / (50 700 000 000 – 399 245 000) = 18.8 %
Ou seja, se todos os ligeiros de passageiros de Portugal fossem eléctricos, o consumo aumentava 18.8 %.
Só 18%? Não acredito! E os pesados?
E onde é que vai buscar a energia eléctrica?
Já para não falar no aumento brutal da capacidade instalada. Estive à meses atrás a dimensionar com um Engº Electrotécnico uma rede eléctrica com um Posto de Transformação para a instituição…….. do PT de 630KVA, cada carregador eléctrico tem de ter reservados 100KVA!!!!!!!!!!!!
Mais, os donos dos Teslas sabem que as baterias com garantia de 160.000 a 240.000km custam entre 15 e 25.000€? Dá um valor à volta de 10€ por cada 100km!!!!! Isso faz um carro diesel sem problema nenhum!!!!!! E já nem estou a falar dos custos dos carregamentos!!!!!
Desde o início coloco sempre esse problema, onde vão desencantar energia eléctrica para a electrificação?
Vai-se buscar às centrais a carvão…espanholas, já que as nossas eram poluentes!
Ou às nucleares que a Alemanha encerrou porque poluiam mais do que as térmicas a gás
Os pesados são uma pequena fatia, a fatia considerável são ligeiros de mercadorias, mas esses pouco mais consomem que os ligeiros de passageiros.
Onde vão buscar ? Aos mesmos lugares, relembro que desde 2009 a 2016 a produção aumentou 21%.
Os donos de Teslas sabem que custam bem menos que isso, se quiser posso enviar orçamento.
Além disso não duram apenas isso, também lhe posso enviar dados sobre isso, que aliás, até os tem nos artigos da pplware.
Se coloca é porque quer, porque isso já passou tudo a mitos.
“O que dá 35 000 000 000 kWh / 20 000 000 = 1750 kWh por veiculo, isto é um valor muito alto.”
Porque é que 1750 kWh é um valor muito alto? isso não chega para 9000 kms um ano. Pensa que a China é do tamanho da Amadora ó quê?
Qt às contas por aí abaixo, vê-se mesmo que são uma cábula lá da escola dos influencers elektros
Mas…Porque é que está aí a meter as motas, ciclomotores, triciclos e quadriciculos camiões e autocarros?
Vc ainda é mais intruja que o ZéBigodes! Que já está a inflaccionar os nrs. ~230000 carros? LOL
https ://sicnoticias.pt/economia/2023-01-17-Apenas-15-dos-250-milhoes-de-carros-em-circulacao-na-Europa-sao-eletricos-ou-hibridos-365e5b85
Inicio de 2023 tinha ~80 mil electrificados (BEV e PHEV) em circulação, entretanto compraram 150 mil e não venderam nenhum. Cum carago!
Sois os maiorés!
Por isso ser alto, já que a nossa média é inferior.
Eu meti os valores dos ligeiros. Não entram mostas nem pesados nem mercadorias , senão ia para os 7 milhoes.
Eu fiz as contas as existências em Portugal, não usei outros números.
Errado, segundo os dados da UVE, no final de 2023 havia esses números.
Eu acho baixo. 9000 kms/ano na China não devem chegar para nada.
Eu sei q os nrs são da UVE, qd há exageros numa informação em abono dos elektros é logo la q vou ver. lool E conferi que vc foi levado pelo entusiasmo ao consultar o 1⁰ quadro. Se fizer page down vai encontrar um outro quadro onde esse nr é alcançado com recurso a motas, ciclomotores, triciclos e quadriciculos, camiões e autocarros. Mas mesmo descontando estes itens os nrs da UVE permanecem um exagero.
Os nrs da SIC estão suportados pela ACEA que merece muito mais credibilidade que os tendenciosos da UVE.
Então mostre lá os números da ACEA com o total deles, incluindo os importados.
Os números dizem respeito a carros elétricos em circulação. Pouco importa se são vendidos novos ou usados.
Os números da SIC estão em sintonia com o último levantamento ACEA. Fui confirmar.
Então estão os números da ACEA ?
Em circulação um ano antes do artigo. Ai até acredito.
Os números da uve têm como base a ACAP, estão errados ?
Falta aí um pequeno pormenor, só quem anda pouco de carro tem elétrico, se meteres no bolo pessoal que faz centenas de kms por dia as contas mudam
Eu meti o número KMS médio de KMS que eles rodaram, que é superior em mais de 12 % ao nosso.
Mais um sinal …
Isto é muito ecológico e sustentável, vamos a ver se a Greta pia
Pia sabes porquê? Porque não se consumiu tanta gasolina ou gasóleo.
Em PT. pelo, menos, consumiu-se bastante mais.
E isso prova o quê? Muito provavelmente está a voltar aos níveis de pré-pandemia.
Como dizes, e bem, a quantidade de veículos eléctricos a circular ainda é baixa para se notar efeitos.
Se os que têm eléctricos tivessem os anteriores carros, tinham.consumido mais.
A China tem apostado muito em parques fotovoltaicos e ainda bem o planeta agradece e a sua população também já que ainda nos lembramos a 15 anos atrás na China o ar estava cheio de fumo nas principais cidades hoje em dia já não é assim.
Também tem apostado cada vez mais no carvao.. não há milagres
Ainda à 2 anos estive a fazer escala no norte da China e à chegada a poluição era brutal notava-se perfeitamente
Hoje, com menos uns milhões de escapes, deve ter melhorado um pouco.
Preparem-se para os famosos apagões. Mas nada como por as centrais a carvão a trabalhar para produzir eletricidade. Isso sim é muito ecológico.
A gás não chegam ? Até porque são mais rápidas e eficientes a arrancar.
Não sei bem onder quer chegar com o titulo do artigo???!!!
O que interessa saber se carros chineses gastam ou não gastam muita ou pouca energia? A eletricidade é um bem que nao se pode gastar em carros? Só podemos gastar eletricidade para aquecer aguas em casa ou aquecer???? Deixem se de tretas e coloquem mais sistemas de produção de energias limpas e renováveis!!!!
Gastam 5x menos que se fossem a combustão.
Isto não me admira que ocorra num país atulhado de gente.
Fica um dado curioso, para os menos atentos como tu, aka ignorantes:
Portugal: 350 hab./Km2
China: 153,3 hab/km²
( ⊙⊙)
(a ignorância é mesmo uma bênção)
Densidade Populacional é uma relação entre espaço e quantidade de população e apenas serve para se ter uma ideia como se agrupam as pessoas.
Por exemplo AM Lisboa têm uma densidade populacional de 956 hab./km2 enquanto que Area Metropolitana do Porto têm 1 098 hab/km2. No entanto a AML possui 2.8 Milhões de Habitantes e a AM Porto possui 1.7 Milhões de Habitantes.
Assim, na AM Porto apesar de ter menos 1,1 Milhões de habitantes que a AM Lisboa, possui uma densidade populacional maior e isto apenas demonstra como estão agrupadas as pessoas pelo espaço disponível e não se existe muita população…
Desta forma o verdadeiro problema é teres encontras um dado pela internet, que nem sequer entendes do que se trata, e usares isso para validares a tua opinião…
Para teres ideia do contexto, só a cidade de Pequim tem o dobro da população portuguesa (20Milhões de Habitantes) e a RPC têm 1,4 mil milhões de pessoas:
Em termos de texto para teres uma ideia:
Portugal: 10.000.000
China: 1.400.000.000
Assim:
Se todos os Portugueses te dessem €10 tu tinhas 100 Milhões de Euros mas se todos os Chineses te dessem apenas €0.10 (dez cêntimos) tu tinhas 140 Milhões de Euros…
É esta a magnitude.
Os chineses são quase 1500 milhões, os irlandeses não passam de 5 milhões. Vistas as coisas nessa proporção, o consumo dos EV chineses é irrisório.
O ex Presidente da Toyota sempre disse e continua a afirmar o que é mais que óbvio: EVs são um scam!!!
Por isso é que deixou de ser presidente 🙂
No entanto apostou durante anos numa tecnologia que consome 5x mais.
Por tanto disparate que disse e fez é que foi mandado para canto…
Simples, não vai haver produção eléctrica suficiente para tanta demanda, camiões autocarros… Ou importamos energia de centrais a carvão ( o que é um antagonismo) ou construímos centrais nucleares. Não há outra solução.
Talvez de aqui a alguns tempos passe a ser o contrário, os VE ficam em exclusividade nos pesados e os ligeiros passam outra vez a gasolina ou gasóleo
Basta querer, planear e diversificar. Temos tantos recursos à disposição e tecnologias por onde apostar. Sabiam que nos Açores a energia é quase toda produzida com uso a diesel? Ilha vulcânicas onde existem várias e famosas receitas gastronómicas confecionadas no solo quente (há uma central em S. Miguel, creio mas de longe usa-se muito mais diesel). E ainda não fomos capazes de aproveitar essa energia para gerar eletricidade e para aquecer as casas. Nem aproveitar os ventos ou marés e correntes do mar.
A Islândia tem 2 redes de água. A água quente e a água fria. Muitas casas são aquecidas por uma rede pública de água quente. A energia é praticamente toda gerada com geotermia. Basta querer.
Claro que no continente não temos grande eneria geotérmica. Ou temos? Porque não equacionar uma central térmica em Chaves? Mais painéis solares, mas umas torres eólicas, umas estações de marés… Acho que já chegámos aos 18% que precisávamos, não?
Aliás… um dos grandes problemas do nosso país é que só gostamos de obras gigantes. Temos uma enorme dificuldade em fazer vários pequenos projetos. Temos visto com a energia eólica e a solar que os projetos pequenos (ou não tão pequenos, mas sempre bem mais pequenos que uma barragem ou uma gigante central) têm tido bons resultados. Além de não haver uma concentração muito grande, o que ajuda em caso de problemas. Mas também têm sido essencialmente os privados a mexerem-se (e acho bem que assim seja). Mas não há grande planificação por parte das entidades competentes. Até mesmo para licenciar um pequeno parque eólico é um autêntico circuito de obstáculos. Curiosamente, um pequeno privado tem sempre mil e um problemas. Um grupo grande consegue sempre, até alterando PDMs (e não vamos falar de data centers, ok?)
Temos muito por onde roer. Desde telhados fotovoltaicos, geotermia (que é pouca mas melhor que nada)… Calma.
No Reino Unido (por exemplo) ví uma casa que era aquecida apenas e só com algumas centenas de tubo enterrados a um ou dois metros de profundidade no quintal da mesma. A casa nunca baixava dos 16ºC no inverno e com um gasto pequeno em eletricidade com a bomba circuladora. E não estamos a falar em zonas com geotermia.
Sinceramente ainda não percebi qual é o problema das pessoas. Se me perguntarem se eu acho que os VE são a solução ideal eu digo claramente que não, não são. Mas podem muito bem vir a ser a única. Quer seja porque queremos um planeta mais limpo , saudável e seguro (desastres climáticos) ou porque simplesmente o petróleo acaba ou fica a preços intangíveis para os comuns mortais, bem que os VE podem vir a ser a única solução. Espero bem que possam surgir outras e que o hidrogénio verde seja uma verdadeira solução economicamente viável, até para concorrer com os VE.
A farsa dos EVs está condenada. Os governantes bem os tentam impingir.
Então porquê, explique lá ?
Nada contra carros elétricos mas está claro que não vão ser a salvação do planeta. Vai ser preciso muito mais eletricidade, as famosas “renováveis” claramente não vão chegar e o investimento nelas alguém tem que pagar e já sabemos como é o Zé Povinho quando a eletricidade aumenta 1% . Depois temos as baterias, vamos ver o que acontece quando esses carros tiverem 10 anos, quem os vai comprar sabendo que vai ter que em breve desembolsar um dinheirão para novas baterias.
Já sei, a salvação são 2 tecnologias que gastam 5 e 10 x mais eletricidade, não é ?
Ficam bem mais chatos quando o combustível aumenta 1%.