Carros chineses são piores ou melhores que os outros? No Euro NCAP a resposta é clara
O Euro NCAP é o organismo responsável por atribuir as classificações de segurança aos automóveis no nosso território. Um dos seus responsáveis tem a certeza de que os carros chineses não só são seguros: são mais seguros do que muitas marcas consolidadas.
Primeiro copiaram-nos mal, depois copiaram-nos bem... hoje superaram-nos
Os automóveis chineses deixaram de ser uma curiosidade para passarem a ser presença habitual nas estradas europeias. Grandes fabricantes como a BYD. SAIC (MG Motores), Geely, XPeng, entre outros, têm frotas próprias para transportar os seus veículos desde a China, mas também estão a expandir-se com fábricas em solo europeu.
Algumas marcas já abriram concessionários e, embora o mercado esteja em crescimento, poderá subsistir a dúvida: será o automóvel chinês tão seguro quanto o europeu, japonês ou sul-coreano?
A questão é pertinente, legítima e muito importante. Quem poderá dar essa resposta com toda a propriedade?
Quem tem uma resposta clara é o organismo que atribui as classificações de segurança na Europa. A Euro NCAP.

O Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) é o Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos, criado em 1997. Trata-se de uma entidade independente que avalia a segurança dos veículos novos vendidos na Europa. As suas principais funções passam por realizar testes de colisão (crash-tests), avaliar sistemas de segurança ativa e passiva, atribuindo pontuações de 1 a 5 estrelas. Esta classificação indica o grau de segurança do veículo.
As pessoas têm essa dúvida: será que tem qualidade o carro chinês?
Nas conversas com as pessoas, amigos e familiares, que não estão ligadas ao ramo, simples possíveis clientes, a conversa passa sempre pela dúvida do que é bom, do que é fiável, seguro e com durabilidade.
Na verdade, continua a existir algum ceticismo, alimentado pela ideia de que o “made in China” barato equivale a menor qualidade.
Bom, na realidade, com as novas políticas promovidas pelo governo de Xi Jinping, pretende-se posicionar o país como referência nas tecnologias do futuro, e é precisamente nas baterias e nos veículos elétricos que a China está a liderar.

A Blade Battery da BYD é uma bateria de iões de lítio com tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio), lançada em 2020. Destaca-se pelo formato fino e longo, em “lâmina”, e é usada diretamente no pack sem módulos intermédios (tecnologia CTP – Cell‑to‑Pack). É conhecida por ter uma segurança reforçada. No teste de perfuração, este componente passou o teste com perfuração com um prego, sem fogo, sem fumo e só atingiu de 30 a 60 °C na superfície, enquanto as baterias convencionais atingem de 200 a 500 °C. Resiste a compressão (rodagem por até 46 t), aquecimento até 300 °C e sobrecarga de 260%, sem explosão.
Parcerias entre marcas chineses e marcas europeias e americanas
Para lá desta liderança tecnológica, há vários fatores a ter em conta. As empresas chinesas têm formado parcerias (joint ventures) com marcas mais estabelecidas. A Geely, por exemplo, tem uma relação próxima com a Renault. A SAIC com a Volkswagen.
Ambas partilham tecnologias e objetivos, nomeadamente no desenvolvimento de veículos elétricos. Para além desta aprendizagem mútua, existe ainda a componente obrigatória da legislação.
Desde 2022, a União Europeia exige que todos os novos automóveis homologados no continente incluam elementos de segurança como travagem de emergência, deteção de fadiga, alertas de velocidade excessiva, aviso de saída de faixa ou câmara traseira com alerta de tráfego cruzado, entre outras medidas. E os fabricantes chineses também têm de cumprir.
Aliás, devido à sua perigosidade para os peões, o Tesla Cybertruck não se comercializa nem está previsto na Europa.
O Euro NCAP é claro. E além das obrigações legais, temos o papel do Euro NCAP, o organismo que realiza testes para medir os sistemas de segurança ativa e passiva.
Quando um carro obtém a pontuação máxima, isso é rapidamente utilizado pelas marcas como argumento de marketing. Certamente já ouviu falar das “cinco estrelas Euro NCAP”.
O curioso é que, segundo a Reuters, o organismo considera que os automóveis chineses não só estão ao nível dos ocidentais como são superiores a alguns modelos.
Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP, foi claro:
Esqueça a ideia de que ser chinês significa menor qualidade ou pior desempenho em segurança. A qualidade dos veículos de marcas chinesas é superior à de outros.
Com tantas marcas e modelos de carros chineses no mercado português, qual é a sua ideia sobre a qualidade destes veículos?























Já no DxoMark é a mesma coisa. Desde q paguem bem os chinos ganham sempre.
A odisseia começou com um Oneplus de qualidade muito sofrível nos aspectos analisados. Apesar disso ganhou e/ou ombreou com os 3 melhores do mercado.
Agora que nos situámos vamos a nrs:
China-cerca de 18 a 20 mortes por 100.000 veículos
União Europeia-cerca de 5 a 6 mortes por 100.000 veículos.
A diferença é que os carros que vêem para a Europa nada têm a ver com os que são vendidos na China. Capiche ?
Vêem?!
Que comparação,,,,,!!! A China tem uma população significativamente maior que a população combinada da Europa. Em 2025, a China tem mais de 1,4 bilhão de habitantes, enquanto a população da Europa é de cerca de 744 milhões. A China é o país mais populoso do mundo, e sua população representa aproximadamente 17,2% da população mundial. A população da União Europeia é de cerca de 449 milhões, representando 5,5% da população mundial.
1,4 mil milhões
1,4 biliões, bilhão, bilha grande é brazuca. Na europa, bilião é milhão de milhão, na américa (alguns países) é milhar de milhão…
Sabes o que significa “por 100.000 habitantes”?
É por 100.000 habitantes (e não veículos) e inclui condutores dos veículos, os passageiros, motociclistas, ciclistas e peões.
Os últimos dados publicados são os de 2021, da OMS: Global status report on road safety 2023 (link). Alguns países:
– Kenya: 28,2
– Irão: 20,6
– China: 17,4
– India: 15,4
– EUA: 14,2
– Portugal: 7,2
– Japão: 2,7
– Reino Unido: 2,4
Os países menos desenvolvidos têm uma mortalidade muito maior, que dependerá mais da qualidade das estradas e de outros fatores como a idade dos veículos, do que da segurança dos veículos quando novos. É curioso que os EUA não andam longe da Índia e da China.
https://www.who.int/publications/i/item/9789240087712
Mas na China quando acertas em alguém voltas atrás para te certificares que morreu
Podes ter o azar de ser julgado por um tribunal popular. E depois é tiro na nuca à saída do tribunal. Na China não se brinca em serviço.
E obrigam a família a pagar a bala (sic).
Mas já andou de táxi na China? Não? Então não sabe do que se trata.
Não é difícil haver muitas mortes nas estradas, mas isso pouco tem que ver com a qualidade dos carros até porque a maioria são muito novos.
Não é difícil ver nas autoestradas , sempre cheias, pessoas de bicicleta em contramão, pela berma da estrada. Também não é difícil ver automoveis cortar caminho em contramão, eu proprio vi-me envolvido num acidente em que o meu táxi cortou caminho em contramão e bateu de frente noutro táxi, isto dentro de uma das maiores cidades do país. E a unica regra de prioridade que cumprem são os semáforos, e mal
Quem diria Eng⁰ António.
Tinha ideia de que o povo chinês era muito disciplinado…
Mas se for com diz, descanse que por cá vamos pelo mesmo caminho ou pior. Desde que vi Ubers a descer as escadinhas da Liberdade e a descer o elevador da Glória já acredito em tudo.
Este é Uber ? Não parece:
https://www.sabado.pt/video/detalhe/condutor-engana-se-e-deixa-carro-nas-escadas-de-acesso-a-estacao-de-metro-da-casa-da-musica
Este também não tem aspeto 🙂
https://tviplayer.iol.pt/programa/tvi-jornal/63ef5eb50cf2665294d5f87a/video/651ab6870cf265bc968259a9
Deve ser. Não se percebe nada do q os amigos dele dizem.
Não percebe nada do que dizem, mas diz serem amigos, certo….
Se não fossem amigos não estavam ali a tentar safar a situação.
Acha mesmo que um carro daquela idade é tvde ? Loool
Onde está a placa de tvde.
Já agora, eu ouvi também alguém a falar português.
Já ouvi algures que a Bolt está-se a borrifar para a idade dos carros.
O tempo o dirá… Não há carro novo pior que outro… Há carro ineficiente e que se apaixona por mecânico…
As 5 estrelas falam por si, de facto parace que eestas marcas evoluiram muito, pois para obter este resumtado no EuroNcap tiveram que passar por rigorosos testes de segurança
De repente deixam de aparecer modelos a combustão com 5*.
O lobby climático é terrível.
Ou os carros a combustão são menos seguros ? Nunca tiveram notas altas.
Méquié? looolooolool
Pelo menos desde 1999, O que nao faltam são modelos a combustão com 5*
Hoje o que se passa é que se o carro não tiver um tablet já não ganha 5* quando se fossem honestos issoO deveria ser um factor penalizador.
A fruta está podre. Está mais q visto, infelizmente.
Na vida real onde se morre mais por km percorrido é nos elektros.
5* é uma coisa, notas de segurança altas é outra.
Antes pelo contrário, para ter notas altas tem de ter sistemas de segurança.
Não é porque os deixa mais seguros.
Você é que está podre.
Deve ser por serem mais rápidos e fazerem mais kms.
Um carro que obtenha 5 estrelas EURONCAP em 2010 não é o mesmo que 5 estrelas obtidas em 2025.
Pois não @Realista, falta o tablet e as cunhas.
@JL já mostrei que determinada marca de elektro é onde se morre mais por cada km percorrido.
Agora se quiser ver, os elektros veem-se envolvidos em mais acidentes com culpa q os térmicos. Cerca de 4% mais.
https://www.repairerdrivennews.com/2024/10/09/european-study-finds-evs-have-4-more-at-fault-claims-than-ice-vehicles/
Os elektros são tb mais perigosos para peões e ciclistas, devido ao peso acrescido a comparar com um semelhante a combustão.
Em resumo. Os elektros deviam ser banidos da estrada e não andarem com teatros deste tipo junto de Euro Ncaps e quejandos sempre a tentarem enganar as pessoas.
Se todos os carros de 2025 obedecessem aos critérios de avaliação de 2005 todos os carros tinham 5 estrelas, apesar de serem tecnologia se segurança ativa e passiva inferiores…
Por exemplo, não era obrigatório em 2005 um veículo ter sistemas passivos de segurança como a travagem de emergência. Assim um veículo de 5 estrelas de 2025 também teria 5 estrelas em 2005, no entanto um veículo de 2005 já não teria 5 estrelas…
E em 2026 o sistema de classificação vai mudar outra vez onde dará ênfase aos sistemas DMS (driver monitoring systems) coisa que um veículo de 2015 praticamente não possui.
Portanto não, não tem nada a ver com o tablet ou com as cunhas, simplesmente os critérios vão mudando à medida que os carros vão sendo aprimorados.
* apesar de serem tecnologia se segurança ativa e passiva superiores…
Esse estudo nem mostra números reais, apenas faz previsão, na verdade até diz o contrário, que os EV e HIBRIDOS, NÃO SE ESQUEÇA DOS HIBRIDOS, têm menos acidentes.
Então e porque não banir os hibridos ? é que estão no mesmo estudo!!!
@Realista
Depende dos critérios. Travagens de emergência são um perigo (vide travagem fantasma dos tesla) etc
E falta-lhe botões básicos na condução.
Desses nem um teria 5* em 2005.
@JL eu repito devagarinho:
“…r, os elektros veem-se envolvidos em mais acidentes com culpa q os térmicos. Cerca de 4% mais.
https://www.repairerdrivennews.com/2024/10/09/european-study-finds-evs-have-4-more-at-fault-claims-than-ice-vehicles/ …”
Onde se morre mais por km percorrido é numa marca de carros elektros.
Os elektros matam mais peões e ciclistas devido ao peso excessivo a comparar com um semelhante a combustão.
Para mim chega-me. Nem uma estrela merecem. Deviam ser banidos.
Uma andorinha não faz a primavera.
Por outras palavras, sistemas de travagem desenvolvidos com problemas não é causa para se extrapolar que todo o sistema é defeituoso. A usar o teu argumento seria o mesmo que referir que como a Peugeot tem carros a combustão com defeitos graves no motor então isso significa que todos os veículos a motor possuem defeitos graves…
E sim um carro de 2025 passaria com 5 estrelas em 2005 porque em 2005 não se analisava a inexistência de botões físicos. Essa exigência foi alterada para os testes mais recentes…
Portanto só me dás razão na tua argumentação.
🙂
Há muito que a China deixou de ser o país dos lavradores. O tigre chinês está aí para dominar o mundo.
Com a ajuda das tarifas Trump – 50% sobre o Basil (em abril tinha anunciado 10%), 30% sobre a UE (tinha anunciado 20%), os mesmos 30% sobre o Canadá (antes os produtos abrangidos pelo acordo de livre comércio EUA-México-Canadá gozavam de isenções ou reduções), 25% sobre o Japão e a Coreia do Sul (antes, anunciou 24% e 25% respetivamente), e outros. Para entrar em vigor a 1 de agosto, se não lhe voltar a dar o TACO (Trump always “chicken out”, se acobarda)
É claro que os outros países se têm que virar uns uns para os outros, favorecendo a China.
Comprem carros, vestuário, calçado, comida, etc. tudo chinês e depois admirem-se e queixem-se por não haver postos de trabalho na Europa.
Por mim, carros chineses, nem dados os quero, já basta ter que comprar telemóveis e computadores chineses, sempre que preciso.
É bom relembrar, que a China produz tudo e mais alguma coisa, sem respeitar direitos humanos, sem respeitar o ambiente, não se preocupam nada com a poluição, vejam que até vão criar mais centrais a carvão para produzir eletricidade.
Por isso, sempre que possível, nem que tenha que pagar mais por isso, compro fabricado em Portugal ou fabricado na Europa.
Eu vivo na Europa e não na China!
Comprem tudo o que é chinês e depois admirem-se e queixem-se de não haver trabalho na Europa.
Por mim, carros chineses elétricos ou não, nem dados os quero.
Mas então as marcas europeias irem fabricar na China para tu comprares mais barato… isso está certo, verdade? Isso vale!
As marcas europeias irem à China para serem mais lucrativas, também vale, certo? As marcas europeias desviarem a produção da Europa para solo chinês para conquistarem o mercado lá chinês, também dá emprego cá, verdade?
Não está certo! Não vale não, a menos que mencionem no artigo, MADE IN PORTUGAL ou MADE IN UE.
Como consumidor, sou livre de escolher, não ??
Ou será que tenho de seguir o rebanho ??
Se calhar estás no rebanho. Se não vejamos, o que tens vestido, tem parte Made in China, Estás a usar um smartphone Made in China. Comes e bebes produtos que foram embalados em embalagens fabricadas com máquinas Made in China, transportados em transportes Made in China e colocados em armazéns onde muito do que lá existe de logística é Made in China. O teu computador é Made in China, a internet que usas é transportada e fornecida por dispositivos Made in China, os eletrodomésticos da tua casa são Made in China (se não tudo, grande parte deles)… não estou a perceber que raio de escolha queres tu fazer. Mas sim, tu és livre de te enganares, se te sentes melhor…. siga!
Tenho um MG HS híbrido. Excelentes acabamentos, conforto, 100km autonomia eléctrica, em auto estrada com consumo misto faz menos de 4l/100 e uma boa dezena de milhar de euros mais barata que propostas de nível semelhante europeias.