Carrinha elétrica conquista recorde mundial: 693,38 km com uma única carga
Recentemente, a Kia anunciou a conquista de um recorde mundial certificado pelo Guinness World Records, depois de a sua carrinha elétrica PV5 Cargo percorrer 693,38 km com um único carregamento e a sua carga útil máxima autorizada de 665 kg.
A variante PV5 Cargo Long Range de quatro portas, com uma bateria de 71,2 kWh e utilizada para o teste com a sua carga útil máxima autorizada de 665 kg, percorreu 693,38 km com uma única carga, estabelecendo um novo padrão de eficiência e resistência no segmento dos veículos comerciais ligeiros elétricos (em inglês, eLCV).
A viagem recorde ocorreu no dia 30 de setembro de 2025, em condições reais e autênticas, em vias públicas a norte de Frankfurt, na Alemanha, segundo avançado pela Kia, num comunicado oficial sobre o marco.
Percurso feito pela carrinha elétrica procurou replicar condições reais
O percurso foi cuidadosamente concebido para replicar a realidade diária das operações de entrega e logística: ao longo de um circuito urbano e extraurbano de 58,2 quilómetros, o PV5 Cargo enfrentou semáforos, cruzamentos, rotundas e o tráfego típico da cidade, refletindo as condições que a maioria dos motoristas de logística enfrenta todos os dias.
Mesmo que a Kia seja nova no mercado de veículos comerciais ligeiros, este recorde é uma prova da versatilidade e inovação por trás do primeiro PBV da Kia, mostrando que somos concorrentes sérios.
Afirmou Marc Hedrich, presidente e diretor-executivo da Kia Europe, explicando que o "facto de grande parte do nosso público-alvo para esta variante de carrinha poder operar durante quase dois dias úteis completos com uma única carga diz muito sobre a sua capacidade no mundo real".
Oficialmente recordista em matéria de autonomia, a carrinha elétrica enfrentou repetidamente um ganho de elevação de aproximadamente 370 metros, completando o circuito 12 vezes com a sua carga total e finalmente parando na décima segunda volta.
Condições do recorde foram analisadas meticulosamente
Ao volante da PV5 que bateu o recorde estavam George Barrow, um jornalista especializado em veículos comerciais, com foco em carrinhas, e Christopher Nigemeier, engenheiro sénior do Centro Técnico da Hyundai Motor Europe (HMETC).
O premiado jornalista tem mais de 15 anos de experiência na cobertura de veículos comerciais ligeiros e faz parte do júri do prémio International Van of the Year (IVOTY) desde 2016, representando o Reino Unido. Por sua vez, Nigemeier é formado em engenharia mecânica e fez parte da equipa de desenvolvimento do PV5.
Fiquei seriamente impressionado com a autonomia do Kia PV5: mais de 693 km com um único carregamento e com carga útil total. Não é pouca coisa, e tenho a sensação de que este recorde não será fácil de bater!
Disse George Barrow, cujo parceiro de estrada revelou ter-se tratado de um desafio "tanto técnico como pessoal".
O processo de carregamento e verificação da conformidade com as especificações de peso foi supervisionado por inspetores da TÜV Hessen e da buck Vermessung, e a viagem foi continuamente registada através de localização GPS e câmaras no interior do habitáculo.
Antes da partida, a bateria do PV5 foi carregada a 100% e tanto a porta de carregamento como o compartimento de carga foram selados até ao final da viagem de 22 horas e 30 minutos.
























Não é record. Um tesla model s fez 1078 kms. Claro que teve de fechar janelas, montar pneus de baixa resistência, andar a baixíssimas velocidades, mas fez.
https://www.turbo.pt/tesla-model-s-percorre-1078-km-num-carregamento/
Um Tesla carrega 665kg? Não leu a noticia.
E o Guiness vai homologar um record só para aquele modelo de carrinha, e só para aquele peso de carga? Qual é o interesse?
Se circular vazia, percorrerá certamente uma maior distância.
Grunho.
Veículo Comercial, com plena carga útil máxima permitida, em condições reais – não fechou janelas, não montou pneus baixa resistência, andou a velocidades “normais” para a situação urbana de entregas, parou em rotundas, semáforos e enfrentou pendentes.
Grunho.
Uma dica: “segmento dos veículos comerciais ligeiros elétricos”
Como não adorar estes comentários.
Pois não… avisa lá os senhores do Guiness que validaram o feito, que na verdade estavam equivocados.
Ler e pesquisar pelo assunto pode ajudar, mas o record não é o maior número de quilometros feitos com uma só carga em um veiculo eletrico. Falam de uma carrinha comercial, carregada até atingir o peso máximo de carga (payload) a simular como se fosse uma carrinha em circuito de trabalho.
É um bom feito, basta olhar para o consumo de uma pickup EV vazia e depois enquanto puxa o seu payload máximo.
O nome diz tudo.
Que vergonha.
600km não chega para se ganhar uma corrida de Les Mans que é uma utilização típica do condutor português.
Ui, que grande coisa. Eu faço cerca de 960km com uma “carga” de gasóleo e “recarrego” em 15 minutos para mais 960. 🙂 🙂 🙂
Fazer 960km por dia a fazer entregas em meio urbano é obra. Isso é que é trabalhar
Eu quando digo que é preciso 1000km só para ir almoçar a casa, o pessoal reclama comigo porque a piada não cola, mas afinal não é piada…
Com que carrinha e quantos kg de carga ?
Gostava de te a “carregar” em 15 minutos. Conta lá o tempo que demoras a te deslocar à bomba, abastecer, pagar e voltar. Eu adiciono ao meu carro mais 300 km de autonomia em 6 segundos ( 3 segundos para ligar à noite e mais 3 segundos para desligar de manhã) a questão é como quer ver as coisas. Garanto que se somar num ano o tempo que gasta para ir abastecer são muito mais horas de um proprietário que carrega diariamente em casa! ( Já nem falo no custo)
@Mario campeão, tira da equação o carregar em casa, porque não tens possibilidade, e argumenta novamente.
Vazia não vale. XD
Nem sequer leu o artigo, tal é o fanatismo. Looool
Deve haver aqui um qualquer engano. Então fazem 693 km com 665 kg de carga e o consumo anunciado do bicho é de 416 km, na página da Kia Portugal. Onde é que está o erro?
Não há erro nenhum. Os 416 km correspondem à autonomia oficial homologada em condições padrão para o modelo com bateria de 71,2 kWh. Atenta, condições padrão.
Os 693 km surgem num teste excecional, com carga máxima de 665 kg, condições otimizadas e percurso preparado para bater recorde. São duas métricas distintas, uma para uso normal, outra para provar um limite técnico.
E depois ?
Para uma empresa, um ve é a melhor opção, de longe. Tomara nós, os particulares, terem as mesmas condições.
É só engenheiros a dar bitaites. Nem sei como é que ainda estão em Portugal a ganhar 1500 € limpos por mês…