Design dos puxadores da Cybertruck da Tesla matou uma jovem de 19 anos, segundo os pais
Em mais um caso que alega defeitos nos modelos da Tesla, a fabricante está a ser processada pelos pais de uma jovem, que terá morrido após um acidente, no ano passado. A Cybertruck, onde seguiam quatro passageiros, colidiu com uma árvore e pegou fogo, deixando-os presos e impedindo-os de escapar.
No dia 27 de novembro do ano passado, durante o fim de semana de Ação de Graças, Krysta Tsukahara, uma estudante universitária de 19 anos, estava de visita à família, quando a Cybertruck bateu numa árvore e pegou fogo, de acordo com um relatório da polícia rodoviária da Califórnia.
Documentos judiciais revelam que o incidente envolveu quatro passageiros que, quando a energia das portas elétricas da pick-up foi desligada pelo fogo, ficaram presos dentro do veículo, sem forma de escapar.
Num processo apresentado, agora, pelos pais de Krysta Tsukahara, no tribunal superior do condado de Alameda, o design dos puxadores das portas da Cybertruck é o responsável pela morte da jovem.
Dentro do veículo, quando a eletricidade é cortada, a única forma de sair pela porta traseira é puxando um cabo que fica por baixo de um forro sob o compartimento de armazenamento da porta, de acordo com um relatório da Bloomberg.
Do lado de fora do veículo, por sua vez, as portas permanecem trancadas e os puxadores embutidos dificultam o acesso dos socorristas ao interior, conforme citado pelo The Guardian.
O design deste veículo falhou com a Krysta. Não havia nenhuma função manual acessível ou controlo de emergência para ela escapar.
Alegou Roger Dreyer, advogado que representa a família da jovem.
Pais culpam Cybertruck, descrevendo a morte da jovem como "evitável"
Segundo a ação judicial, "a Tesla foi repetida e diretamente avisada de que a sua dependência de sistemas eletrónicos de portas criava um sério risco de aprisionamento".
Conforme alegado, "proprietários, transeuntes e socorristas documentaram casos em que os ocupantes de veículos Tesla sobreviveram às forças do acidente, mas não conseguiram escapar quando a energia elétrica falhou e ocorreu um incêndio".
Na noite do acidente, um amigo que seguia a Cybertruck noutro veículo terá visto o acidente, de acordo com várias reportagens. Apesar de ter tentado salvar os passageiros, quebrando uma janela da pick-up, apenas conseguiu retirar um deles.
Numa morte que os pais da jovem descrevem como "evitável", a ação judicial alega que Krysta Tsukahara não sofreu trauma físico devido à colisão da Cybertruck com a árvore, mas que morreu por inalação de fumo e queimaduras, que ocorreram por não ter conseguido sair do veículo.
Entretanto, a família de Tsukahara está a processar o espólio do motorista, Soren Dixon, que morreu, também, no acidente. No momento da colisão, este estava sob a influência de álcool, cocaína e anfetaminas, segundo o relatório do médico legista do condado de Alameda.
Leia também:
























Porque é que os EVs ainda não têm uma pequena bateria na zona do porta-luvas para entrar em funcionamento quando a bateria principal é desligada? Basta ser usada como recurso para que o sistema desbloqueie as portas automaticamente.
Ou melhor, que assim que detete um acidente/incêndio, desbloqueie as portas automaticamente antes de desligar o sistema/bateria.
Assim é só parvo EVs com sistema lock elétrico.
porque era mais uma bateria para explodir, e ainda por cima em cima das pessoas
Uauu, que conclusão, provavelmente ainda não se deu por isso que o seu tem 3 baterias, uma a mais que este.
está tudo longe da minha pessoa e como não EVs não explodem
Ah só explodem quando são evs ? Mesmo que seja iguais. Loool
Iguais?? Então mas acima dizes que um tem mais uma bateria e agora ignora-la? LOOOL
Olha, mais uma vez, não sabe ler.
Dizer que são iguais, não diz que tem o mesmo número.
kaboom
Mais provável acontecer com o seu, tal como já se sabe, onde os híbridos são os que mais ardem, até têm mais baterias.
Estás a insinuar que quanto mais baterias maior a probabilidade de incendiar? LOLOL
Se calhar estás só a debitar afirmações sem qualquer relação…como costume.
Óbvio, se existem mais circuitos de carga e descarga. Daí os híbridos serem dos piores.
Tem relação com as estatísticas que existem.
Ok, está esclarecida a relação elétricos vs combustão então.
Não será por aí que se dê uma ignição no carro e quando lá chegar as chamas, já as pessoas estarão longe do carro.
O que é menos grave, portas trancadas e que demoram a abrir de forma manual ou ter um sistema redundante de energia para destrancar as portas automaticamente?
O sistema redundante está lá, chama-se bateria auxiliar.
Sistemas de fecho e abertura electrónica não é particularidade de ser EV, existem outros com este sistema.
Sim, existem… Mas nos ICE, o sistema não desliga em caso de acidente/incêndio, a não ser que a bateria ou a cablagem seja comprometida.
É igual, os sistemas de alimentação e segura são os mesmos. Todos os veículos têm sistema auxiliar de alimentação, normalmente se 12volts, no caso da cybertuck é de 48 volts.
E porque é que as fechaduras das portas hão-de ser eletrónicas?! Porque é que não podem ser como as tradicionais?! Modernices…
Assumir que isso é um problema dos veículos elétricos é só parvo…
O meu carro é elétrico e tem travão de mão manual. Quando foi a última vez que viste isso num carro?
Já o meu carro anterior que era a combustão, ficou sem bateria de 12v e ficou bloqueado no local porque o travão de mão era elétrico.
Teve que vir o regulador chinês a obrigar a que:
– os fechos interiores das portas eletrónicos têm que ser também alavancas mecânicas para abertura manual das portas. Só assim deixa de morrer gente por não encontrar o fecho mecânico da porta, mais ou menos escondido nos Tesla, quando o eletrónico não funciona e ficam fechdos dentro do carro – ou seja, quando a bateria se esgota ou em caso de acidente. E não venham com histórias que “O sistema da Tesla é mais seguro para os meus netos que vão no banco de trás que assim não conseguem abrir a porta” – o fecho centralizado de portas já existe há muito tempo, não é preciso andar a esconder a alavanca para a abertura manual de portas.
– do lado de fora os fechos deixam de ser embutidos (e com diferentes forma de pressão para os soltar).
É só génios na Tesla e nos reguladores que autorizam estes crimes. Teve que vir o chinês.
+1
Em caso de acidente, todos os mecanismos eletrónicos, que se possam colocar poderão falhar.
Em meu entender nenhum veículo devia ser comercializado se não cumprisse 3 premissas para mim básicas.
1 – Sistema de abertura de portas interior e exterior não eletrónico
2 – Vidros laterais que se partam com facilidade.
3- Obrigatoriedade de existência no interior do veículo, e com fácil acesso, martelo para quebrar vidros e cortar cinto de segurança.
o ultimo ja e obrigatorio aqui na holanda.
Já é estúpido ter uma cybertruck e ainda é mais estúpido ter um drogado a conduzir. Mas ainda consegue ser mais estúpido, uma garota de 19 anos deixarse ser conduzida com estas red flags. Mas no mundo de chamar as atenções, vale tudo. Agora virem com processos contra a Tesla, é mesmo de “americans”.
Facto é que “americans”, burros, também não falta por cá.
O que tem que ver o acidente ter sido causado pelo condutor com o facto de que os que iam dentro do carro não conseguirem abrir as portas quando se incendiou – nem os que estavam de fora do carro, e as pessoas arderem dentro do carro?
Tal como aconteceu com o jaguar a gasolina no Algarve ?
“ Causas do acidente: O veículo despistou-se, possivelmente após uma curva sinuosa, e caiu cerca de 30 metros numa ravina, resultando no incêndio:
Que sabes tu mais? As pessoas estavam em condições físicas para abrir as portas e não conseguiram porque estavam bloqueadas?
Afinal o que queres provar, ó enguia?
Quer provar que é do mais desonesto que por aqui anda, como se dúvidas restassem LOLOL
E neste caso estavam ?
Desonesto como ? não entendi ?
Se entendesses alguma coisa é que era de estranhar 😀
Desonesto porquê ?
Mas como sempre não tem argumentos.
Calado eras um poeta, e se fosses viver fora da internet era um favor que fazias a muita gente.
Estou a ser diferente do José em que aspecto ?
Quilo são puxadores ou varetas para ver o óleo? 🙂 🙂 🙂
Alguem que já tenha tido contacto com várias marcas de electricos que me responda ao seguinte, os carros electricos sãpo todos assim nas alavancas para abrir as portas?
Honestamente, qual a pancada com a Tesla e os puxadores? Colocar puxadores normais como sempre houve e há nos carros é assim tão complexo para eles?
Ou só colocam tudo electrico e automatico para serem edgy e “disrruptivos” no que toca aos carros que fazem?
Qual é o problema ao certo para alem das pessoas não lerem o manual de segurança ?
Vai a uma tesla ver a dificuldade de o abrir por dentro, tens 5 formas mecânicas no total que não dependem de energia.
Já não ha paciencia para esta luta da comunicação social contra a tesla e a falta de sentido critico das pessoas.
Acham que não ha processos em curso contra outras marcas nos US ?
Portanto é normal os pais deixarem uma criança conduzir um carro com 600 cavalos mas depois não conseguiram explicar onde eram as aberturas de segurança ?
Musk, O Doido, pensou esse carro para Marte? Só alguém treinado poderia encontrar puxadores manuais escondidos nas portas.
Não é só no Cybertruck. Neste vídeo aos 00:02:30 vê lá onde está a abertura manual de portas do Tesla Model 3
https://www.youtube.com/watch?v=YFAeMOC18i0
Podem vir com as teorias que quiserem, mas a meu ver, há coisas, que têm de permitir a operação manual e estar no local, onde é normal estarem.
As marcas, em primeiro lugar, têm de se reger, pela segurança, só depois pelo design.
Não entendo como é que carros, com este tipo de insegurança, são aprovados, pela EU.
Até a China já teve mais visão, que a EU.
No Brasil os bombeiros tiveram treinamento especial para abrir carros blindados. Então, qual a diferença para o que está acontecendo agora?
https://cb.es.gov.br/Not%C3%ADcia/corpo-de-bombeiros-militar-realiza-treinamento-de-resgate-veicular-em-carros-blindados
Há diferença. Um vem de fábrica; o outro não.
O primeiro erro foi comprar um Tesla. Ainda por cima o flop do Cybertruck…