BYD faz recall de quase 100 mil carros elétricos por risco de incêndio! A solução é rápida
As questões associadas aos incêndios nos carros elétricos deixam muitos condutores e utilizadores destes veículos preocupados. Não parece existir um padrão identificado, mas os casos têm acontecido de forma recorrente. A mais recente ação vem da BYD, que fará o recall de quase 100 mil carros elétricos por risco de incêndio.
A estrela em ascensão dos veículos elétricos tomou uma decisão que preocupa profundamente os seus utilizadores. A BYD está a recolher cerca de 100 mil veículos dos modelos Dolphin e Yuan Plus. O motivo da recolha é um defeito de fabrico detetado na unidade de controlo do sistema de direção assistida elétrica destes veículos.
Como referido, os modelos afetados estão o BYD Dolphin e o BYD Yuan Plus. Este último é comercializado na Europa sob o nome de BYD Atto 3. Esta informação foi divulgada pela Administração Estatal de Regulação de Mercado da China.
A falha pode causar o sobreaquecimento de um condensador no controlador com o passar do tempo. Isto representa um potencial risco de incêndio. Felizmente, nenhum incidente grave foi relatado até agora, mas a BYD agiu com cautela e anunciou que está a tomar medidas para resolver este problema.
O recall abrange os veículos fabricados entre fevereiro e dezembro de 2023. Como parte do processo, que não terá nenhum custo para os proprietários dos veículos, os serviços autorizados da BYD irão adicionar almofadas de isolamento aos veículos recolhidos. Desta forma, a pressão no condensador será reduzida e o risco de sobreaquecimento será totalmente eliminado.
Embora a BYD esteja a crescer rapidamente no mercado dos veículos elétricos, demonstrou mais uma vez a importância que atribui à segurança do cliente. Considerando a importância das questões de segurança, especialmente nos veículos elétricos, a decisão da BYD é considerada apropriada.
Estes recalls são importantes para as marcas cumprirem as suas responsabilidades para com os seus clientes. Pode também ser uma fonte de confiança para os utilizadores. Ainda que este caso esteja circunscrito e não esteja associado ao facto de os carros serem elétricos, fica patente a rapidez com que o problema está a ser resolvido pela BYD.
Carros chineses são um perigo ambulante
Perigo ambulante são as tradicionais cá em Brasil que não fazem a maior parte dos recalls que fazem em outros lugares do mundo e aqui não fazem. As vezes só fazem quando a Justiça impoe multas.
E então, a BYD já mandou recolher aí no Brasil todos os Dolphin ‘s para análise?
Parece que vendeu bem por aí… Apertem com eles.
É que a avaliar pelas críticas do “ReclamaAqui ” nem coisas corriqueiras resolvem.
Vamos ver. Estou de olho.
Ah e tal, Tesla é que tem problemas, os BYD são perfeitos, são do melhor que há.
Segundo o JL isto é fake news, os carros elétricos não ardem.
Torradeiras chinesas.
O problema em causa nem tem a ver com o ser eléctrico ou não. É derivado da direcção assistida, componente comum a carros de combustão, e podia ter-se dado num veículo a combustão.
+1
Aquela burrice saida do fundo da massa! E depois o mario2 lembra se que afinal todos os carros têm um electricidade e podem avariar ou arder devido a falhas em determinados componentes!
Nunca aconteceu um risco de incêndio a carros a combustão…
https://auto.sapo.pt/noticias/66c580744411b707e229282f/bmw-faz-um-dos-maiores-recalls-de-2024-720-mil-carros-correm-risco-de-incendio
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/recall-da-mercedes-por-risco-de-incendio-abrange-800-mil-carros-em-portugal-sao-10-mil
https://autoesporte.globo.com/recalls/noticia/2018/06/recall-audi-convoca-a4-e-a5-por-risco-de-incendio-em-motor.ghtml
https://www.razaoautomovel.com/noticias/toyota-recall-portugal/
https://pplware.sapo.pt/motores/milhares-de-carros-da-citroen-ds-e-peugeot-com-problemas-e-apresentam-risco-elevado-de-incendio/
Assim é que deve ser fazer recall quando existe problemas, existem marcas europeias/americanas que tentam esconder ao maximo os problemas reportados para não fazerem recalls.
BYD só faz reforçar a confiança dos seus clientes com esta medida.
“Felizmente, nenhum incidente grave foi relatado até agora…”
Não foi?
O que não falta é exemplos de BYD’s a arder na CN, alguns com fim trágico para os ocupantes.
No mundo Ocidenta as coisas piam mais fino e as incorformidades pagam-se na forma de multas pesadas e no limite o ban, daí o recall. Que até pode não ter nada a ver com a justificação oficial dada por parte da marca.
Por cá, tens visto alguns? Por acaso não vi ainda nenhum, mas não quer dizer que não haja. Mas tu já viste?
A exportação destes modelos para o ocidente tb só começou ganhar tracção a partir de meados do ano passado. Não tenho como saber, fica td no segredo dos deuses. Soube-se qq coisa pelo chefe dos Saparadores de Lisboa mas este tb não falou em marcas. E 1 ano de BYD é pouco tempo para a coisa começar a falhar.
Se não se fizesse nada, o quadro dantesco teria potencial para se equiparar ao q se assiste na CN e as barerias LFP que nc ardem (dizem eles) a serem recorrentemente consumidas pelas chamas.
Conclusão, estás a falar sem saber.
Não afirmei nada que não soubesse!
🙂 mandar uma baitaitada falsa e tal… não é afirmar, isso não 😉
Fica um exemplo
https://www.autoevolution.com/news/byd-showroom-burns-to-the-ground-after-one-electric-car-bursts-into-flames-234010.html
Um relatório da NTDTV indica que pelo menos, desde há 2 anos a esta parte, arderam mais 9 edificios com carros BYD.
Muitos semi-reboques que transportavam carros BYD idem:
https://www.ntdtv.com/b5/2024/05/16/a103881785.html
Adiante:
Um nr indeterminado de carros BYD ardem todos os dias nas ruas que contribuem fortemente para a diária alarmante de 8 ardidos ao dia, dado que são o elektro mais vendido.
Tal índice levou as seguradoras em 2022 a aumentarem os prémios em 20% para carros elektros. Qd ainda só ardiam 7 ao dia.
Querem BYD força! Sigam por V/conta e risco
Na Europa, ou no ocidente, já que foste tu que lançaste a pedra. Não desconverses.
Está em segredo, alguém falou em alguma coisa. Mas tenho a certeza que foram vários desta marca a arder. Lindo 😀
Não disse isso @Toni, não desconverses!
Tu és teimoso…
O recall nem tem a ver com baterias!
https://evmagz.com/byd-to-recall-nearly-100000-evs-in-china-over-fire-risk-concerns/
“The primary issue lies in the Column-Assist Electric Power Steering (CEPS) controller, where the capacitor on the controller’s circuit board may develop microcracks.”
É um problema que podia afectar qualquer veículo a combustão! Que eu saiba qualquer um de hoje em dia tem direcção assistida…
Porque afirmas tanta asneirada sem saber?!
Esta malta Anti-EV adoram provar a falta de inteligência que têm…
Bem, verdade seja dita, se assim não fosse, não teimavam nestes assuntos.
Ele vai já inventar uma cena qualquer e mudar de assunto 😉
Eu sei o que a marca diz e já o referi. A BYD vai sempre dizer que a causa é outra.
A culpa até pode ser dos caracóis, colocar em causa as baterias e o carro elektro é que nunca. E isso é comum a toda a indústria incluindo a facção política promotora da ME. Não é exclusivo da BYD!
A única coisa comum aqui, é a mentalidade retrógada e negacionista anti-ev.
Há vários tipos de malta que não consegue mesmo, e entraram num ciclo negacionista sem qualquer nexo, e nem parece que vivem no século em que vivem:
– Terraplanistas… “a terra é plana! é tudo uma mentira pela NASA!” -> quando tudo prova o contrário, e nem tão pouco faz sentido de maneira nenhuma.
– “Covid não existiu.. e o problema do Covid é o 5G” -> É tão estúpido que nem dá para entender como chegaram a essa relação, que em nada se relaciona;
– Anti-EVs -> o que já se sabe. “Ah os eléctricos estão sempre a arder!” -> Estatísticas de qualquer e todo o país “ardem 10-20x menos que carros a combustão, no mesmo número de kms percorridos e com análise de 1:1 em número de carros.”, mesmo em situação de estatística de seguradoras, que são as que menos interesse têm nisso, porque se fossem perigosos, perderiam dinheiro.
@Dk comentário com argumentações infantis e a papel químico das missas elektras que todos os dias nos querem impingir.
Tens que analisar factos e não artigos de infuencers comprados e/ou que seguem a doutrina.
Em 2019 solicitaram à associação de bombeiros no Reino Unido “Bedfordshire Fire and Rescue Services” dados sobre incêncios em carros e apuraram ATERRADORES 1898 incêndios em carros a combustão e apenas MODESTOS 54 incêndios em carros elektros no Reino Unido. E logo os padres_elektros resolveram passar a mensagem em tudo o que era meio de comunicação social visando combater os testemunhos de incêndios em carros elektros que grassavam nas redes sociais querendo PROVÁ-LOS como enganadores
Agora vamo-nos por na cabeça deles:
-Pá só 54 carros elektros é que arderam em 2019 contra 1898 dos carros a gasosa e zágóleo. Vamos já desmistificar esta cena toda. Só 2.85 % dos incêndiosem atacaram os BEV’s o resto eram todos ICE. Não importa que os ICE fossem mais velhos e os que nós queremos mais novos. Não vamos fazer referência a isso!
Agora vamo-nos sentar e fazer as contas pela nossa cabecinha:
De acordo com dados da Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT) e outras fontes confiáveis,
Os elektros em 2019 eram 106.000 no Reino Unido.
Considerando que havia cerca de 38 milhões de veículos em circulação no Reino Unido, os elektros representavam cerca de 0,28% do total de veículos.
Ou seja:
1-Os elektros ardem na ordem dos 0,051%
Os ICE ardem na ordem dos 0,005%
2-Conclusão, os elektros ardem mais capisce? Deixa de acreditar nos padres_elektros!
https://www.bedsfire.gov.uk/safety/electric-vehicles
Tem aqui outro exemplo baseado num orgão governamental (Beijing Institute of Technology):
China 6 000 000 elktros em 2022, 3000 Incêndios em elektros em 2022
Taxa de incêndios BEV 0,05% (praticamente o mesmo que apuraram os da Bedfordshire Fire and Rescue Services do Reino Unido)
Não falha!!!
https://batteriesnews.com/7-battery-electric-cars-day-catch-fire-china-most-involved-brands/
Tesla num honroso 5º lugar:
https://images.wapcar.my/file1/42d6806d97a944649d27d033b32232ec_1200.jpg
E logo começaram a levar com um agravamento no prémio de seguro, só para se porem finos:
“Over 3,000 EVs Fires per Year in China, Insurance Premiums Leap 20%”
Mais recentemente foi do conhecimento geral para quem realmente quer saber e não emprenhar pelos ouvidos que em Lisboa em 2023 arderam 8 elektros. De antemão sabe-se que a proporção de carros elektros/combustão em LIS é de 1 para 100.
E de acordo com o mesmo subchefe em 2023 arderam 105 carros a combustão tb em Lisboa.
Significa que cada combustão ardido em Lisboa arderam 7,62 elektros.
Um valor não muito distante do já apurado no UK e na CN, onde o resultado foi 1 combustão ardido por cada 10 elektros ardidos, em ambos os países.
Ainda mais preocupante é que os carros a combustão nestes 3 países já têm uma certa idade, principalmente em PT, enquanto os elektros são basicamente todos relativamente novos. Qd os elektros atingirem uma certa idade o risco de incêndio vai aumentar ainda mais pq as supostas protecções que envolvem as baterias vão perdendo efeito ao longo do tempo em resultado de trepidações e torções próprias da dinâmica de q automóvel!
Queres que te leve a sério quando estamos a falar de estatísticas a nível nacional de países inteiros, e vais buscar um intervalo de dados dados por uns bombeiros de uma localidade específica e pequena do UK? Sabes como funciona a estatística?
Quanto ao gráfico de número de fogos por marca, sabes que esse gráfico é apenas relativo a carros eléctricos, por isso não vai aparecer marcas de motores a combustão…
Obviamente que a BYD é a que tem mais incêndios, deve de ser a que mais vende lá… A Tesla a 5a com mais incêndios, provavelmente é a 5a que mais lá vende… Nem olhei para números, mas nem vale a pena, porque isto nem tem ponta por onde pegar!
Quanto ao resto das estatísticas, dizeres que os eléctricos têm probabilidade de arder 0.05% e os ICE 0.005%, nem vou comentar, porque não tem ponta de verdade.
Nem te vou mandar mais links, porque não vale a pena.
Yá @Dk, a Auto Insurance Az é que são os mais melhores bons e verdadeiros do mundo e são todos uns seres incorruptíveis pq dizem que os elektros ardem menos. lool
PS: nem sou fã da BYD como construtor automóvel. Mas há que ver as circunstâncias antes de mandar bitaites para o ar, e afirmar coisas disparatadas como realidade absoluta, mas sem o mínimo senso de realidade, só porque sou contra ou a favor de algo.
Alguem viu as fotos dos chineses a fazerem fotos detalhadas no Innotrains (feira dos comboios).
Pois, o mesmo se aplica aos carros (que tambem deve haver fotos dos copiancos).
Boa sorte nas vossas escolhas.
mais vale recolher agora e dar seguimento do assunto que ter desastres…
“irão adicionar almofadas de isolamento”
Isolamento térmico para se o condensador arder evitar que o resto arda, não resolveram o problema, apenas minimizaram..
Adoro os comentários um tanto racistas desta notícia, que, como é hábito hoje em dia, ignoram o facto de que todas as empresas de automóveis – até aquelas que consideramos ‘seguras’ – já tiveram falhas e recalls no passado. O país de origem não é um diferenciador pessoal. Se não se sentem seguros com a BYD, não comprem; se não se sentem seguros com os Teslas, não comprem.
Não são racistas. Aliás, nem podem ser, quando as pessoas estão a vestir coisas feitas na China, comem com materiais feitos na China, conduzem com carros feitos na China, usam telefones feitos na China, trabalham com computadores feitos na China… são bons clientes das lojas dos chineses… não é racismo, é só falta de noção, pouca informação sobre o mercado global e muita vontade de dar uma opinião, por mais disparatada que seja.
O que é certo, sabe, é que estes mesmos que criticam, quando vão às compras 😉 olham sempre para a etiqueta. Não, não te enganes, não é para o local de fabrico, é para o preço. Querem lá saber onde são feitas as calças que tanto gostam, ou o carro que melhor lhes fica nas mãos.
+1.
porra estou farto de chinesisses! até me detesto quando sei que estou directamente ou indirectamente a levar com um produto deles! a culpa é dos mancamulas de bruxelas
A culpa é do capetalismo que cavou a própria cova. Quiseram dar de espertos e fabricar onde era mais barato. Os chinas aperfeiçoaram-se a agora estão na frente. Agora segurem esse rojão.
É um simples problema de “carro normal” e são esses que me fazem pensar muitas vezes antes de comprar um carro feito e principalmente desenvolvido em determinadas geografias, porque um carro não é nem será só motor e baterias.
Em questões especificas de EV’s algumas marcas chinesas levam anos de avanço.
Fiquei impressionado recenetemente pelo conforto e qualidade dos byd. Dito isto jamais trocaria o meu model Y por um carro chines
Nunca um carro a combustão teve um recall por risco de incêndio…
… nas últimas 24 horas.