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BYD faz recall de quase 100 mil carros elétricos por risco de incêndio! A solução é rápida

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Vilipendias says:

    Carros chineses são um perigo ambulante

  2. David Guerreiro says:

    Ah e tal, Tesla é que tem problemas, os BYD são perfeitos, são do melhor que há.

  3. Mário2 says:

    Segundo o JL isto é fake news, os carros elétricos não ardem.
    Torradeiras chinesas.

  4. Rodrigo says:

    Assim é que deve ser fazer recall quando existe problemas, existem marcas europeias/americanas que tentam esconder ao maximo os problemas reportados para não fazerem recalls.

    BYD só faz reforçar a confiança dos seus clientes com esta medida.

  5. Yamahia says:

    “Felizmente, nenhum incidente grave foi relatado até agora…”
    Não foi?
    O que não falta é exemplos de BYD’s a arder na CN, alguns com fim trágico para os ocupantes.
    No mundo Ocidenta as coisas piam mais fino e as incorformidades pagam-se na forma de multas pesadas e no limite o ban, daí o recall. Que até pode não ter nada a ver com a justificação oficial dada por parte da marca.

    • Vítor M. says:

      Por cá, tens visto alguns? Por acaso não vi ainda nenhum, mas não quer dizer que não haja. Mas tu já viste?

      • Yamahia says:

        A exportação destes modelos para o ocidente tb só começou ganhar tracção a partir de meados do ano passado. Não tenho como saber, fica td no segredo dos deuses. Soube-se qq coisa pelo chefe dos Saparadores de Lisboa mas este tb não falou em marcas. E 1 ano de BYD é pouco tempo para a coisa começar a falhar.
        Se não se fizesse nada, o quadro dantesco teria potencial para se equiparar ao q se assiste na CN e as barerias LFP que nc ardem (dizem eles) a serem recorrentemente consumidas pelas chamas.

        • Vítor M. says:

          Conclusão, estás a falar sem saber.

        • Toni da Adega says:

          Está em segredo, alguém falou em alguma coisa. Mas tenho a certeza que foram vários desta marca a arder. Lindo 😀

        • Dk says:

          Tu és teimoso…
          O recall nem tem a ver com baterias!
          https://evmagz.com/byd-to-recall-nearly-100000-evs-in-china-over-fire-risk-concerns/
          “The primary issue lies in the Column-Assist Electric Power Steering (CEPS) controller, where the capacitor on the controller’s circuit board may develop microcracks.”
          É um problema que podia afectar qualquer veículo a combustão! Que eu saiba qualquer um de hoje em dia tem direcção assistida…

          Porque afirmas tanta asneirada sem saber?!

          Esta malta Anti-EV adoram provar a falta de inteligência que têm…
          Bem, verdade seja dita, se assim não fosse, não teimavam nestes assuntos.

          • Vítor M. says:

            Ele vai já inventar uma cena qualquer e mudar de assunto 😉

          • Yamahia says:

            Eu sei o que a marca diz e já o referi. A BYD vai sempre dizer que a causa é outra.
            A culpa até pode ser dos caracóis, colocar em causa as baterias e o carro elektro é que nunca. E isso é comum a toda a indústria incluindo a facção política promotora da ME. Não é exclusivo da BYD!

          • Dk says:

            A única coisa comum aqui, é a mentalidade retrógada e negacionista anti-ev.
            Há vários tipos de malta que não consegue mesmo, e entraram num ciclo negacionista sem qualquer nexo, e nem parece que vivem no século em que vivem:

            – Terraplanistas… “a terra é plana! é tudo uma mentira pela NASA!” -> quando tudo prova o contrário, e nem tão pouco faz sentido de maneira nenhuma.

            – “Covid não existiu.. e o problema do Covid é o 5G” -> É tão estúpido que nem dá para entender como chegaram a essa relação, que em nada se relaciona;

            – Anti-EVs -> o que já se sabe. “Ah os eléctricos estão sempre a arder!” -> Estatísticas de qualquer e todo o país “ardem 10-20x menos que carros a combustão, no mesmo número de kms percorridos e com análise de 1:1 em número de carros.”, mesmo em situação de estatística de seguradoras, que são as que menos interesse têm nisso, porque se fossem perigosos, perderiam dinheiro.

          • Yamahia says:

            @Dk comentário com argumentações infantis e a papel químico das missas elektras que todos os dias nos querem impingir.
            Tens que analisar factos e não artigos de infuencers comprados e/ou que seguem a doutrina.
            Em 2019 solicitaram à associação de bombeiros no Reino Unido “Bedfordshire Fire and Rescue Services” dados sobre incêncios em carros e apuraram ATERRADORES 1898 incêndios em carros a combustão e apenas MODESTOS 54 incêndios em carros elektros no Reino Unido. E logo os padres_elektros resolveram passar a mensagem em tudo o que era meio de comunicação social visando combater os testemunhos de incêndios em carros elektros que grassavam nas redes sociais querendo PROVÁ-LOS como enganadores

            Agora vamo-nos por na cabeça deles:
            -Pá só 54 carros elektros é que arderam em 2019 contra 1898 dos carros a gasosa e zágóleo. Vamos já desmistificar esta cena toda. Só 2.85 % dos incêndiosem atacaram os BEV’s o resto eram todos ICE. Não importa que os ICE fossem mais velhos e os que nós queremos mais novos. Não vamos fazer referência a isso!

            Agora vamo-nos sentar e fazer as contas pela nossa cabecinha:
            De acordo com dados da Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT) e outras fontes confiáveis,
            Os elektros em 2019 eram 106.000 no Reino Unido.
            Considerando que havia cerca de 38 milhões de veículos em circulação no Reino Unido, os elektros representavam cerca de 0,28% do total de veículos.
            Ou seja:
            1-Os elektros ardem na ordem dos 0,051%
            Os ICE ardem na ordem dos 0,005%
            2-Conclusão, os elektros ardem mais capisce? Deixa de acreditar nos padres_elektros!
            https://www.bedsfire.gov.uk/safety/electric-vehicles

            Tem aqui outro exemplo baseado num orgão governamental (Beijing Institute of Technology):
            China 6 000 000 elktros em 2022, 3000 Incêndios em elektros em 2022
            Taxa de incêndios BEV 0,05% (praticamente o mesmo que apuraram os da Bedfordshire Fire and Rescue Services do Reino Unido)
            Não falha!!!
            https://batteriesnews.com/7-battery-electric-cars-day-catch-fire-china-most-involved-brands/

            Tesla num honroso 5º lugar:
            https://images.wapcar.my/file1/42d6806d97a944649d27d033b32232ec_1200.jpg

            E logo começaram a levar com um agravamento no prémio de seguro, só para se porem finos:
            “Over 3,000 EVs Fires per Year in China, Insurance Premiums Leap 20%”

            Mais recentemente foi do conhecimento geral para quem realmente quer saber e não emprenhar pelos ouvidos que em Lisboa em 2023 arderam 8 elektros. De antemão sabe-se que a proporção de carros elektros/combustão em LIS é de 1 para 100.
            E de acordo com o mesmo subchefe em 2023 arderam 105 carros a combustão tb em Lisboa.
            Significa que cada combustão ardido em Lisboa arderam 7,62 elektros.
            Um valor não muito distante do já apurado no UK e na CN, onde o resultado foi 1 combustão ardido por cada 10 elektros ardidos, em ambos os países.
            Ainda mais preocupante é que os carros a combustão nestes 3 países já têm uma certa idade, principalmente em PT, enquanto os elektros são basicamente todos relativamente novos. Qd os elektros atingirem uma certa idade o risco de incêndio vai aumentar ainda mais pq as supostas protecções que envolvem as baterias vão perdendo efeito ao longo do tempo em resultado de trepidações e torções próprias da dinâmica de q automóvel!

          • Dk says:

            Queres que te leve a sério quando estamos a falar de estatísticas a nível nacional de países inteiros, e vais buscar um intervalo de dados dados por uns bombeiros de uma localidade específica e pequena do UK? Sabes como funciona a estatística?

            Quanto ao gráfico de número de fogos por marca, sabes que esse gráfico é apenas relativo a carros eléctricos, por isso não vai aparecer marcas de motores a combustão…
            Obviamente que a BYD é a que tem mais incêndios, deve de ser a que mais vende lá… A Tesla a 5a com mais incêndios, provavelmente é a 5a que mais lá vende… Nem olhei para números, mas nem vale a pena, porque isto nem tem ponta por onde pegar!

            Quanto ao resto das estatísticas, dizeres que os eléctricos têm probabilidade de arder 0.05% e os ICE 0.005%, nem vou comentar, porque não tem ponta de verdade.

            Nem te vou mandar mais links, porque não vale a pena.

          • Yamahia says:

            Yá @Dk, a Auto Insurance Az é que são os mais melhores bons e verdadeiros do mundo e são todos uns seres incorruptíveis pq dizem que os elektros ardem menos. lool

        • Dk says:

          PS: nem sou fã da BYD como construtor automóvel. Mas há que ver as circunstâncias antes de mandar bitaites para o ar, e afirmar coisas disparatadas como realidade absoluta, mas sem o mínimo senso de realidade, só porque sou contra ou a favor de algo.

  6. SergioA says:

    Alguem viu as fotos dos chineses a fazerem fotos detalhadas no Innotrains (feira dos comboios).
    Pois, o mesmo se aplica aos carros (que tambem deve haver fotos dos copiancos).
    Boa sorte nas vossas escolhas.

  7. mesmo says:

    mais vale recolher agora e dar seguimento do assunto que ter desastres…

  8. Vitor says:

    “irão adicionar almofadas de isolamento”
    Isolamento térmico para se o condensador arder evitar que o resto arda, não resolveram o problema, apenas minimizaram..

  9. Miguel says:

    Adoro os comentários um tanto racistas desta notícia, que, como é hábito hoje em dia, ignoram o facto de que todas as empresas de automóveis – até aquelas que consideramos ‘seguras’ – já tiveram falhas e recalls no passado. O país de origem não é um diferenciador pessoal. Se não se sentem seguros com a BYD, não comprem; se não se sentem seguros com os Teslas, não comprem.

    • Vítor M. says:

      Não são racistas. Aliás, nem podem ser, quando as pessoas estão a vestir coisas feitas na China, comem com materiais feitos na China, conduzem com carros feitos na China, usam telefones feitos na China, trabalham com computadores feitos na China… são bons clientes das lojas dos chineses… não é racismo, é só falta de noção, pouca informação sobre o mercado global e muita vontade de dar uma opinião, por mais disparatada que seja.

      O que é certo, sabe, é que estes mesmos que criticam, quando vão às compras 😉 olham sempre para a etiqueta. Não, não te enganes, não é para o local de fabrico, é para o preço. Querem lá saber onde são feitas as calças que tanto gostam, ou o carro que melhor lhes fica nas mãos.

  10. papa arrroz says:

    porra estou farto de chinesisses! até me detesto quando sei que estou directamente ou indirectamente a levar com um produto deles! a culpa é dos mancamulas de bruxelas

    • joao says:

      A culpa é do capetalismo que cavou a própria cova. Quiseram dar de espertos e fabricar onde era mais barato. Os chinas aperfeiçoaram-se a agora estão na frente. Agora segurem esse rojão.

  11. João-Sousa says:

    É um simples problema de “carro normal” e são esses que me fazem pensar muitas vezes antes de comprar um carro feito e principalmente desenvolvido em determinadas geografias, porque um carro não é nem será só motor e baterias.
    Em questões especificas de EV’s algumas marcas chinesas levam anos de avanço.

  12. Rita Pacheco says:

    Fiquei impressionado recenetemente pelo conforto e qualidade dos byd. Dito isto jamais trocaria o meu model Y por um carro chines

  13. Realista says:

    Nunca um carro a combustão teve um recall por risco de incêndio…

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