BYD está “apenas a começar” na Europa: marca quer triplicar a sua quota de mercado
A força com que a BYD chegou à Europa deixou as fabricantes "da casa" em estado de alerta, principalmente, para a necessidade de uma concorrência mais feroz. Apesar do receio das europeias, a chinesa revelou que está "apenas a começar" e que os planos passam por triplicar a sua quota de mercado em matéria de carros elétricos.
A BYD não é uma empresa nova, estando a sua presença na China cimentada. Porém, a Europa conheceu-a de perto apenas em 2021, pelas portas da Noruega. Desde aí, o crescimento tem sido notório.
Numa entrevista à Automotive News Europe, Michael Shu, o CEO da BYD Europa, afirmou que a empresa está a descobrir "como os europeus reagem" à tecnologia, aos produtos e aos serviços da marca. Afinal, o mercado europeu é muito diferente de outros mercados automóveis importantes, como a China ou os Estados Unidos, pelas várias legislações e línguas.
BYD planeia crescer na Europa, conquistando aos poucos
Embora tenha admitido que o aumento das vendas levará tempo, a investida da BYD está "apenas a começar". Afinal, o CEO espera que a fabricante chinesa ganhe quota de mercado ainda este ano.
O objetivo passa pelos 5% das vendas de carros elétricos na Europa, mesmo antes do início da produção na Hungria, cuja atividade começará antes de 2026. Esta infraestrutura tem capacidade para construir 150.000 veículos por ano, com a possibilidade de duplicar este número para 300.000.
Segundo o executivo, assim que a produção começar, a BYD estará "mais perto dos clientes, a oferecer entregas mais rápidas", e a promover a confiança na marca, pois será "Europa para Europa".
Ainda na entrevista, Shu explicou que o "produto da BYD é premium, o nosso preço é mainstream, por isso chamamos-lhe premium acessível".
A próxima geração de EV e PHEV da BYD deverá chegar ao mercado europeu ainda este ano, com o Seal U.
Uma das principais soluções é não entregar a venda a concessionários que fazem aumentar o preço em pelo menos 10.000€!
Já percebi que não conhece minimamente o mercado, pois esses 10000€ só se for em gamas muito altas e mesmo assim, não sei.
No entanto se tiver um problema no carro já é bom ter um concessionário para o resolver…
Não é nas gamas mais caras, esses “pelo menos 10.000€ a mais” começa logo no Atto 3!
Não há bons mecânicos sem ser em concessionárias?
Há bons mecânicos em todo o lado, mas num carro com 500k de garantia, quando tiver de trocar alguma coisa, vai ter de ir ao concessionário para ter o problema resolvido rapidamente.
“se tiver um problema no carro já é bom ter um concessionário para o resolver”
Se tiver um problema no carro precisa é de uma oficina!
Não é do concessionário! Esse serve para o que disse o Jota. Pedir mais (do que o valor verdadeiro) para depois ‘negociar’ para um valor mais justo (mas que obviamente esteja acima do valor da viatura – tem de se pagar a electricidade, os funcionários, a comissão do vendedor, …, ou o concessionário fecha!)
A grande maioria das oficinas oficiais têm mecânicos medianos. Os bons montam tasca por conta própria. Além de que nas oficiais, pouco arranjam. Basicamente trocam peças segundo a tabela de mudas. Mesmo que seja só abrir e limpar (e mesmo que a peça esteja boa) trocam porque a tabela diz para trocar. E claro, com preços aberrantes nas peças e na mão de obra. Lembro-me uma vez num concecionário VW/Skoda, a mesma oficina e os mesmos mecânicos terem preços diferentes conforme a marca. Isto para não falar no óleo a 75 euros cada litro na mercedes (já tem anos) e o mecânico “não oficial” que sabia mais de Smarts que a mercedes toda tinha óleo Liqui Molly que não chegava aos 10 euros o litro. O óleo da mercedes devia ser de vacas leiteiras dos alpes Alemães.
Pontos fortes tem eles:
– Motor Garantia 500.000Km ou 5 anos
– Bateria 8 anos sem limite de KM
– 5 anos de revisões grátis
– Bateria LFP (pode ser perfurada que não explode)
A BYD está a tornar-se numa marca global e não tarda nada começa a ganhar a confiança de muitos compradores.
Exactamente, sem dúvida.
Enquanto não tiver uma rede de assistência por todo o país sem espera absurda de peças, como acontece no Reino Unido, é marca que não me interessa. Apartir do momento em que os carros são produzidos cá, aí sim já terá interesse…mas acho muito bem que hajam muitos alpha e beta testers endinheirados dispostos a correr o risco de ficarem a pé enquanto esperam por uma peça! Um bem haja a todos!
Premium acessível?
O mais barato custa 30k sem as despesas de transporte e restantes taxas.
Ahahahahah, que cromos.
Antes do final do ano já vão ter ofertas bem abaixo disso e de toda a concorrência e este comentário vai envelhecer bem.
Duvido muito que o Dolphin desça ao preço (já nem digo por baixo) do eC3!
Quando se faz um estudo de mercado é necessário levar em conta o somente que existe disponivel hoje. O que vai existir no futuro é irrelevante, se assim fosse todos os carros (ou outros produtos) que existem actualmente já estavam completamente ultrapassados.
Bem, é Premium. Ou queres lagosta a preço de tremoços?
Eu por mim fico-me pelos tremoços, mas chega bem.
Para já não mas daqui a pouco tempo vai ser a maior marca mundial de vendas de veículos eléctricos. Não tenho a mínima dúvida. O que esta marca está a crescer, é impressionante.
Que venham, que está tudo caro e a malta anda a ficar pobre.
Muito bem dito.
Só lamurias….
Software Chinese num carro meu nunca!
A BYD é concessionada pela Salvador Caetano…