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Brasil fecha construção da fábrica da BYD devido às condições de escravatura

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. David Guerreiro says:

    Ah e tal, os carros são mais baratos…

  2. Marko says:

    Infelizmente, nada de novo nas fábricas chinesas…e nalgumas fábricas de marcas não chinesas, que instalaram a sua produção na China, para beneficiar da mesma mão de obra quase escrava…

  3. Pedro António says:

    Uma vez comentei que os preços dos produtos chineses eram muito devidos à mão de obra barata. Uns disseram que um chinês ganhava mais que um europeu! Seja como for eles são muitos, são baratos, com poucas regalias e também com poucas exigências!

  4. O-das-CAldas says:

    Não foi encerrada uma fábrica da BYD, como o mais certo é a notícia ser lida. Foi encerrada a construção, que estava a ser feita por outra empresa – a Jinjiang Construction Brazil. Na sequência, a BYD “anunciou que cortou laços com a construtora”. A BYD também tem responsabilidades nas condições de trabalho, mas, por não ser a mesma coisa, convém corrigir no post:
    – “Foi alegado que a BYD não pagou os salários dos trabalhadores e levou os seus passaportes”, por:
    – “Operários que estavam a construir fábrica da BYD no estado da Bahia tiveram os seus passaportes e grande parte dos seus salários retidos pela construtora” (Público, 24/12)

    • Vítor M. says:

      Tu é que lês mal. Até porque diz claramente “…construção da fábrica da BYD…”

      Era importante não inventar coisas.

      Tal como diz no artigo, e bem, a Jinjiang Construction Brazil trabalhava para a BYD na construção de uma fábrica de veículos elétricos em Camaçari, Bahia. Recentemente, surgiram denúncias de que trabalhadores chineses empregados pela Jinjiang Construction Brazil estavam submetidos a condições análogas à escravidão nesse local.

      As autoridades brasileiras resgataram 163 trabalhadores que enfrentavam horários laborais exaustivos, alojamentos precários e retenção de passaportes. Em resposta, a BYD anunciou a rescisão do contrato com a Jinjiang Construction Brazil e está a tomar medidas para assegurar condições de trabalho adequadas e conformidade com as leis trabalhistas brasileiras.

  5. Pastor says:

    Só para corrigir:

    Não, a culpa não é da BYD, a culpa é mesmo dos brasileiros.

  6. João says:

    A China prospera com este tipo de exploração, ainda há quem defenda estes bandidos

  7. PorcoDoPunjab says:

    Antes de falarem destes casos, que acho muito bem que sejam noticiados, prestem mais atenção ao que se passa dentro de portas.
    O que não faltam por cá são exemplos desses.

    Fosse esse eu a mandar nesta espelunca e os responsáveis por casos destes de exploração humana além de ficarem com todos os bens irremediavelmente perdidos ainda levavam 200 chicotadas no Terreiro do Paço até dizerem onde esconderam o resto do dinheiro.
    Se não dissessem eram mais 200 e assim por diante…

  8. Tuga says:

    O meu patrão não me deixa comprar carros europeus a preço justo, obriga-me a comprar carros de escravatura, não me aumenta o ordenado.

  9. nhecos says:

    Um lembrete para aqueles que não entedem (ou fingem não entender) o que é competir em condições justas.

  10. Uddu says:

    A BYD não tem nada a ver com isto.
    Ao invés de publicarem a noticia correctamente, escrevem mentiras, seguindo a retorica da UE e os EUA.
    Na verdade, é uma empresa que foi subcontratada pela BYD que está a ser visada, e com a qual a BYD já cortou relações e suspendeu todas as obras a nível global.
    A Jinjiang Construction Brazil Ltda, está a ser processada pela BYD no Brasil e na China, onde os seus administradores irão enfrentar penas pesadas onde a pena de m**e não está excluída.
    A BYD também já garantiu o total pagamento dos ordenados aos trabalhadores, os quais estavam a ser confiscados em 60% pela Jinjiang Construction Brazil Ltda.

  11. João says:

    Sou brasileiro e isso acontece aqui no todos os lugares. Há pouco tempo as maiores vinícolas dos pais foram multadas pelo mesmo motivo. Pesquisem no Google que acham facilmente. Ps: a multinha bem baratinha.

  12. SouHumanoNaoOcidental says:

    E nós somos exemplo de quê?
    Isto é geral meus senhores.
    Na agricultura no Alentejo sabemos como são as coisas lá.
    Depois as pessoas ficam sem emprego de um momento para outro e vão para as grandes cidades onde nós aceitamos que vivam em condições deploráveis a trabalhar com salários e empregos que muitos aqui não aceitariam.
    Permitimos que salários baixos e de apenas de sobrevivência sejam utilizados em Portugal.
    Nós a par de Espanha temos muito trabalho temporário, onde a regra são salários mínimos e trabalhos instáveis.
    Porque razão a legislação portuguesa não muda de forma a que um trabalhador temporário receba um salário liquido igual ao de um efetivo na empresa onde exerce esse serviço?
    Sabem porquê isso não acontece?
    Porque a pobreza é uma decisão política e não social.
    Os governos têm a possibilidade de diminuir as diferenças entre classes sociais mexendo em areas como habitação, água, saúde, educação, energia e transportes.
    Mas não o faz.
    Portanto não somos assim tão diferentes não é?
    Querem que a pobreza e trabalho escravo termine em Portugal?
    Mandem emails, falem nas redes sociais, exponham casos de abuso para que os partidos que nos representam percebam o que desejamos para o país e alterem o futuro.

    • Tuga says:

      O meu patrão anda a matar os velhos, paga por cima da mesa e por debaixo da mesa fugindo aos impostos depois não temos SNS a funcionar em pleno e reformas baixas! afinal os portugas produzem vai é para a ganancia de alguns.

  13. semerodk says:

    A culpa é dos europeus que compram toda a porcaria chinoca. Os produtos são mais baratos (e fracos) porque há escravatura nesses países. Muitos só recebem refeições.

    Os elétricos vieram acelerar a destruição do planeta e do ser humano.

  14. jorge says:

    Portugal e Brasil sao paises satelites da China, têm de obedecer as ordens do chi…. vejam as lojas dos chinocas na Tugolandia, abertas 24/24, 7/7. 365 dias por ano, os chineses trabalham por 100 gramas de arroz dia, eu posso comprar marcas chinesas, nunca comprei um telefone de marca chinesa, so compro apple ou samsung, de resto nao compro.

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