Tesla inicia oficialmente a fase de testes dos seus veículos autónomos em Austin
A Tesla deu início oficial à fase de testes dos seus autónomos em Austin, no Texas. Este desenvolvimento surge poucos dias antes do lançamento previsto do serviço comercial na cidade.
A nova abordagem da Tesla em Austin
Durante meses, a Tesla debateu o lançamento de uma frota de veículos de condução autónoma para transporte de passageiros em Austin, no Texas, agendado para junho.
Esta iniciativa representa uma alteração significativa face à promessa de longa data da empresa de disponibilizar capacidades de condução autónoma não supervisionada em milhões de veículos comercializados desde 2016.
Em vez disso, a Tesla planeia agora operar uma pequena frota interna, com software dedicado e otimizado para uma área geograficamente delimitada de Austin, complementada por um robusto sistema de teleoperação.
Elon Musk, CEO da Tesla, tem vindo a anunciar o lançamento do serviço para junho, embora subsistam algumas dúvidas. O próprio Musk admitiu que a Tesla apenas iniciou os testes do sistema sem condutores de segurança no final de maio.
Em contraste, a Waymo, antes de lançar o seu serviço em Austin no início deste ano, testou o seu sistema - já operacional sem condutor noutras cidades - durante seis meses com condutores de segurança e outros seis meses sem eles.
Até recentemente, a Tesla não constava na lista de "Operadores de Veículos Autónomos Conhecidos em Austin" (Known AV Operators in Austin) no website oficial da cidade. Contudo, essa situação alterou-se. A Tesla foi agora adicionada à lista, figurando na fase de "Testing".
A Waymo permanece como a única empresa listada na fase de "Deployment". Não é claro se o website está desatualizado em relação aos programas de teste ou se a Tesla apenas iniciou oficialmente os seus testes de condução autónoma na cidade neste momento.
Histórico regulatório
No passado, a Tesla contornou os requisitos de comunicação de testes de condução autónoma ao classificar o seu sistema como um Advanced Driver Assistance System (ADAS) de nível 2, mantendo assim a responsabilidade total no condutor.
Nos últimos meses, veículos da Tesla com matrículas de fabricante e condutores ao volante têm sido avistados a circular em Austin. Contudo, sem alcançar a fase de "Deployment", a Tesla não estará autorizada a cobrar por viagens aos clientes, ao contrário da Waymo.
Resta a expectativa de que a Tesla tenha conseguido otimizar significativamente o seu sistema Full Self-Driving (FSD) para a área geograficamente delimitada de Austin e que imponha limites de velocidade. A versão pública atual do FSD regista uma média preocupante de aproximadamente 800 km entre desativações críticas.
A remoção do condutor de segurança, nestas circunstâncias, poderia aumentar o risco de acidentes graves. Embora a teleoperação possa mitigar alguns riscos, qualquer atraso na intervenção remota pode também revelar-se perigoso.
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E são os famosos robotáxis? Pelo, que se sabe são model X e Y de uma frota da própria empresa, operados remotamente em caso de necessidade.
Acima Model Y e S.
Querem copiar a Waymo.
Já viram que o Autopilot está uma nódoa e por isso é melhor testar numa pequena área geográfica.
Pelo que vejo, a Tesla é a Apple dos carros. A Apple não foi a primeira a lançar um smartphone, nem um leitor de mp3, nem um tablet. Mas quando o fez, muita desta imprensa criticou, porque faltava isto ou aquilo, ou porque é demasiado caro e para o que oferecia. Ainda me recordo, não tinha flash, não tem video chamadas, não tem teclado.. enfim. Depois aos poucos o mercado mostrou a esses críticos que não têm visão, e que o que trazia era outras coisas novas. Além disso, hoje por causa da política e talvez até de algum esbanjamento/investimento chinês, há muita agenda noticiosa anti-musk.
Seja como for, a Tesla apresenta uma frota pelo mundo como ninguém de veículos a fazerem milhões de km e a coletar dados que melhoram o IA todos os dias. Os carros recebem updates constantes e são no fundos todos eles robotaxis. Pesquisem no youtube por FSD e vejam o nível que está..
Atenção, a Tesla tem que ser muito paranóica em relação à segurança logo no início, porque qualquer azar, a imprensa irá fazer um estrondo.. estão mortinhos para que aconteça algo para poderem fazer os seus clickbates e a concorrência chinesa irá pagar bem para que essas notícias se prolonguem por semanas ou meses até tentarem meter no inconsciente das massas que é melhor comprar outra marca. Mas o tempo se encarregará de fazer o melhor produto vencer. Foi sempre assim.
Para terminar deixo aqui uma previsão: Dentro de uns meses, o FSD estará disponível em muitas cidades dos estados unidos e dentro de 2 anos também na Europa. Nessa altura, com um update, todos os proprietários de um Tesla podem clicar num botão e fazer o seu carro trabalhar como robotaxi para o dono, mas nesse momento, irá sair uma legislação que proibirá isso, por motivos de proteção da classe trabalhadora do setor. Essa batalha irá ser longa, mas daqui a 8 a 10 anos, o robotaxi irá prevalecer, porque custará poucos cêntimos por km. Isso trará maior mobilidade e novas oportunidades para muitos negócios novos nascerem e outros prosperarem.
Boa análise.
Acho que é mais uma reza. Os verdadeiros crentes na Tesla são assim. Os pais, que já ouvem isto há mais de 10 anos é que são herejes.
Se fosse reza não passava a noticia.