Nova geração de baterias de estado sólido fornecerá 100 milhões de carros elétricos
O mercado dos carros elétricos sofre ainda da "ansiedade da autonomia". Conforme percebemos pelas opiniões dos possíveis e atuais clientes dos veículos elétricos, a questão da autonomia continua a ser a maior barreira à adoção em larga escala de veículos elétricos (VE). No entanto, melhorias contínuas e significativas na tecnologia de baterias irão pavimentar o caminho para uma base instalada de VEs de 100 milhões até 2028, de acordo com a empresa de consultoria do mercado global de tecnologia, a ABI Research.
A nova geração de baterias de estado sólido fornecerá também potências de carga superiores a 500 kW.
A autonomia é um dos principais argumentos contra os carros elétricos
Para aliviar a "ansiedade de alcance", a bateria do veículo elétrico (EVB) vai precisar de uma carga mais segura, mais barata e mais rápida. Além disso, é urgente que tenha uma alta densidade de energia para um maior alcance. Conforme temos acompanhado, existem avanços contínuos na tecnologia das células, e essa evolução terá de aliviar a ansiedade e permitir que os elétricos ganhem tração de forma substancial.
Baterias de iões-lítio (Li-ion) são o padrão atual para os VEs, mas estas têm ciclos de vida curtos e têm um histórico de superaquecimento.
Investigações recentes sobre produtos químicos à base de lítio têm girado em torno do uso de diferentes baterias à base de lítio para fornecer melhor resistência ao fogo, cargas mais rápidas e maior vida útil. No entanto, embora a bateria de iões de lítio continue a progredir, serão as tecnologias de estado sólido e de lítio-silício que serão o verdadeiro divisor de águas do mercado EVB
Explicou James Hodgson, Analista Principal da ABI Research.
Gigantes do fabrico automóvel investem milhões nas novas baterias
Numerosos investimentos de OEMs, como Volkswagen, BMW Group e Daimler, foram feitos em empresas de tecnologia de estado sólido e de tecnologia de lítio-silício, incluindo QuantumScape, Solid Power, Enevate e Sila Nanotechnologies. Desta forma, estes investimentos sublinham a importância destas tecnologias para o futuro das baterias para veículos elétricos.
A única maneira de aumentar significativamente a densidade de energia é adicionar silício à bateria de iões de lítio. A abordagem atual de adicionar silício em pequenas percentagens incrementais (<10%) permitirá aumentar a densidade de energia para 300 Wh/kg nos próximos 3-5 anos.
Explica Hodgson.
Depois dos iões de lítio vira o lítio-silício
De acordo com o relatório, entre 2023 e 2025, espera-se um aumento contínuo do silício nas baterias. Nesse sentido, será atingido o ponto em que os desenvolvimentos permitam a utilização de ânodos dominantes de silício. Dada a pesquisa que está a acontecer nas baterias de lítio-silício e a crescente percentagem de silício em baterias EV, a ABI Research acredita que este é o próximo passo lógico.
As baterias de silício dominante provavelmente permitiriam densidades de energia de até 400 Wh/kg até 2025. Como resultado, a maioria dos veículos que utilizem esta tecnologia provavelmente terá potências de carga de 300 kW+.
Os ânodos dominantes de silício serão a principal solução até 2026. Desta forma, só nessa altura (na melhor das hipóteses), estas arquiteturas de baterias de estado sólido começarão ser implantadas e comercializadas. No entanto, as baterias de estado sólido permitirão densidades de energia de pelo menos 500 Wh/kg, oferecendo uma potência de carga de 500 kW+.
O lítio-silício em estado sólido são as futuras tecnologias EVB que irão melhorar o desempenho, armazenar mais energia e durar mais tempo a um custo menor. A adição de silício sozinho ao longo dos próximos 7 anos fará crescer a base instalada de EV de 8 milhões em 2019 para 40 milhões em 2025, à medida que a 'ansiedade de alcance' dos consumidores diminui lentamente.
Conclui Hodgson.
Estas descobertas constam do relatório de análise de aplicação de baterias de VEs e tecnologias de carregamento da ABI Research.
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Este artigo tem mais de um ano
Imagem: YouTube
Fonte: ABI Research
Neste artigo: bateria, elétricos, estado sólido, iões de lítio
a luta não vai ser só essa, em 8 a 10 anos com os carros 100% eléctricos.
“vender a quem” a fim de 6 anos o valor de uma viatura e 50% do valor da compra (novo), sabendo que uma bateria tem um fim de vida depois de 8 a 10 anos.
O valor de uma nova bateria e muito elevado, então o carro vale que?
As atuais baterias duram ate 15 anos ou mais portanto as futuras baterias deveram durar ainda mais.
as baterias atuais da Toyota porque as outras não há experiência ….
Qual o valor de uma bateria daqui a 10 anos? O valor das baterias da Tesla já são 3x menores que há 4 anos a trás.
Noticias:
“Com a procura por carros elétricos a subir, os anúncios de usados permanecem cada vez menos tempo ativos – o que significa que a venda é cada vez mais rápida.”
Já agora um Carro não elétrico de valor superior a 40.000€ vale quanto ao fim de 6 anos?
50%
So se fala em carros elétricos. Para mim o fhturo é Nano Flow Cell.
não faz sentido falar em 100% dos carros elétricos. esse cenário não é sustentado. haverá sempre diversidade: EV, híbridos EV + Hidrogénio, híbridos + MCI.
E se usassem batcaps? hum? não?
Eu também sou Eu, mas não sou o seu Eu. O problema principal dos carros elétrico é a autonomia e também o risco de morrer o ficar queimado, mesmo sendo prudente e bom condutor. Está tecnologia que nos querem impingir a força até 2025, até antes em que começam as restrições de movimento das viaturas a gasolina e gasóleo. Querer contingência os produtores de petróleo pondo em perigo a humanidade esse é o facto real dos megalómanos do pro-eletrico. O elétrico deve de ser marurado antes de fechar a torneira do de combustíveis. O resto é SÓ MEGALOMANIA. O povo não deve ser tratado como dano colateral na implementação destas novas tecnologias de locomoção. Se pede Juízo à quem governa as nações dem tempo ao tempo.
Veremos que reparações são necessárias fazer num VE daqui a 15/20 anos em comparação com um veículo a combustível. A mim parece-me que compensa claramente mesmo aos preços actuais.
O curioso é que os VE ainda nem atingiram uma décima parte do sector automóvel e já fazem mossa de tal forma que até a minha marca actual me ligou a propor trocar um carro com 2,5 anos (novo) por outro mais novo ainda. Isto é, os VE estão a entrar nas linhas de produção e os clientes aguardam que eles cheguem ao stand. Vai haver muito stock de viaturas novas a combustível para despachar, já não falo do barril de petróleo que dizem, devia estar a 20 dólares para estar competitivo com a energia solar e eólica!
Toca a mudar mentalidades.
Entretanto os 15 maiores navios do mundo poluem mais que todos os automóveis a combustão juntos, mas ninguém se importa com isso. OK!
https://www.razaoautomovel.com/2017/03/15-navios-puluem-mais-que-os-automoveis
Mas alguém acredita que os VE actuais vêm poupar o planeta? Tenham dó e investiguem sff.
Reduz, mas não resolve…
é óbvio que os grandes navios, os aviões, a produção de cimentos e outra indústrisas são poluidores gigantescos com impactos globais muitíssimo maiores do que os pequenos veículos a combustão.
mas os ve têm algumas vantagens adicionais para além do “salvar o planeta”.
têm muito menos componentes, têm muito menos manutenção, a manutenção é mais barata, com todos os impactos sociais, económicos e ao nível da diminuição da poluição que isto representa.
são também muito mais silenciosos faendo diminuir uma outra forma de poluição, infelizmente muito desvaloriada, que é a poluição sonora, especialmente nos grandes centros urbanos.
para além disso, a sua utilização massiva permite diminuir drásticamente os níveis de poluição no interior das cidades (onde se movimentam a maioria das pessoas na generalidade dos países) contribuindo assim para uma significativa diminuição dos problemas de saúde pública (e são muitos) associados a tal poluição. e isto é verdade mesmo que a matéria prima utilizada para a produção de energia elétrica seja o carvão (o que cada vez acontece menos e a tendência aponta para que a dimuição continue)
Um carro movido a etanol 100% tem menos emissões em toda sua vida e produção do que um carro elétrico carregado numa rede a base de combustíveis fósseis.
Sua afirmação é verdadeira apenas em parte.
Em primeiro lugar o etanol, contém apenas o carbono que foi retirado da atmosfera pelas plantas. or isso é considerado como carbono neutro, ou seja, sua queima não aumenta a quantidade de carbono na atmosfera.
Porém ele tem emissões sim. Para efeito de poluição do ar urbana ele é mais limpo que os combustíveis fósseis, mas contribui para a poluição do ar nas grandes cidades, enquanto os carros elétricos não tem emissão local alguma.
Em segundo lugar é importante saber como é feita a produção desse etanol. As máquinas agrícolas normalmente usam gasóleo, seria importante que usassem o próprio biocombustível, no caso óleo vegetal, que substitui perfeitamente o combustível fóssil. Qual a procedência da energia utilizada na usina de produção de etanol? No Brasil, no início da utilização do etanol veicular, nos anos 70, as usinas ainda utilizavam gasóleo e óleo combustível nas caldeiras. Posteriormente passou-se a utilizar os restos vegetais da cana de açúcar como fonte de energia. Hoje está sendo pesquisado a produção de etanol de segunda geração a partir desses restos vegetais. Outro ponto a se considerar é o uso de fertilizantes químicos, produzidos a partir do petróleo e cuja produção utiliza energia de combustíveis fósseis.
Em terceiro lugar a poluição gerada pelos automóveis movidos a etanol não se restringe ao combustível. O óleo lubrificante do motor e do câmbio e os demais lubrificantes necessários a esses veículos, devido ao maior desgaste no motor e necessidade de sistemas de transmissão complexos, são derivados de petróleo. Além disso o maior número de peças leva a consumo de energia (normalmente oriunda de derivados de petróleo) para sua produção.
Por fim é bom lembrar que a própria energia dos carros elétricos pode ser produzida a partir de biocombustíveis em substituição aos combustíveis fósseis, não havendo portanto contraposição entre carros elétricos e biocombustíveis.
todos os carros poluem e têm emissões, incluindo os veiculos elétricos. as emissões não acontecem todas ao mesmo tempo …. os EV têm muitas emissões no fabrico, na produção da energia elétrica, no curto ciclo de durabilidade das baterias …………. TODOS OS CARROS POLUEM PODEM É NÃO POLUIR AO LADO DO UTILIZADOR
Tens que mudar mentalidades em tudo não é só no que respeita ao carro.
os carros elétricos são como os frigoríficos se durarem 5 anos já é bom.
O crude de petróleo sabemos que é resultante da transformação dos componentes orgânicos
ao longo dos tempos logo, estará em reprodução ao nível do subsolo profundo.
Será que poderemos considerar reciclável?
O lítio e o silício são minerais de origem???
Após a sua retirada do solo e transformados como se processará a sua reconversão e reposição no solo?
Se alguém souber grato ficarei pela partilha.
Boas férias.
O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre; 26 a 28% da crosta terrestre é composta de silício. Em abundância na crosta terrestre o silício fica atrás apenas do oxigênio, que compõe quase a metade de toda a crosta. – in Wikipédia
Sim mas… e a questão da sua reposição?
Por muito que seja um dia esgotará se não houver renovação de stock.
É a LEI Implacável da NATUREZA.
Cumprimentos
Cuidado com o uso de oxigénio. Um dia irá esgotar….
Como se sabe há planetas onde o dito já não existe.
O petróleo leva milhares ou mesmo milhões de anos a produzir e advém da decomposição de matéria, ou seja, na prática não é algo que se possa dizer renovável. Sendo o silício um mineral, está praticamente em pé de igualdade com o petróleo, ou seja, na prática também não é renovável. De todo o modo, se o silício existe em incomparável maior abundância que o petróleo e este já anda a ser utilizado massivamente há décadas e ainda se adivinham várias outras de utilização, como deve compreender seria sempre um recurso incomparavelmente superior ao petróleo. Por outro lado, o petróleo é o elemento principal do combustível atual enquanto o silicio seria um dos elementos destas novas baterias, usado apenas numa única vez, quando da produção das mesmas. Dito isto, neste caso o silicio quase poderia ser considerado inesgotável, apesar de não ser. É a lei implacável da lógica e matemática. Cumprimentos
Com os meus cumprimentos agradeço a gentileza da resposta.
A grande virtude do ser humano é a sua capacidade de adaptação às circunstâncias desenvolvendo novos métodos para no ambiente ir vivendo.
O grande Anton Lavoisier nos deixou um legado, em Lei ainda não desmentida, que nos pode dar algum conforto.
Porém devemos todos e a cada momento procurar agradir o menos possível a NATUREZA que nos suporta e alimenta.
Dada a hora desejos de bom apetite ´de um bom fim de semana.
Reciclágem -Processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade.
Minerais podem ser reciclados e reutilizados para o mesmo tipo produto ou produtos completamente diferentes.
Que a parte do petroleo é que é reciclavel?
Pura e simplesmente isto é apenas negócio de milhões seja que tipo de energia for os senhores donos disto tudo(sempre os mesmos)estão se borrifando para o planeta.., milhões e milhões isso é o que importa
A autonomia vs tempo de recarga! Há muito que digo serem esses os pontos fundamentais dos VE’s!
Para produzir as baterias em muito maior escala, quais serão os danos ambientais? Por exemplo, a extração de lítio abre buracos imensos, pois a extração é tipo pedreira… A solução atual é transitória, mas tudo o que seja esburacar, extrair, arrasar não é “amigo do ambiente”. Os combustíveis fósseis quando apareceram também pareciam “inofensivos”. Que mal faria ao planeta 100, 1000, 10000 carros?…
Eu sempre vejo essa conversa de que a mineração do Lítio é danosa ao meio ambiente. isso é uma meia verdade utilizada para formar uma falácia completa.
Sim, a mineração do lítio, assim como a do ferro, do cobre, do alumínio ou qualquer outra mineração é danosa ao meio ambiente. Pode ser feita de forma mais responsável ou totalmente irresponsável. Infelizmente praticamente toda a mineração é feita de forma irresponsável. Isso não é culpa do lítio nem é diferente para qualquer outro material. A causa é a insanidade do sistema social em que vivemos, onde o lucro e o dinheiro são colocados como os valores maiores, que regem toda a sociedade.
A mineração do Lítio não é e nem será causadora de problemas, até porque utiliza-se pouco lítio nas baterias. Os automóveis elétricos por outro lado, utilizam muito menos peças e componentes que os seus correspondentes a combustível. A mineração de ferro (ou alumínio, a medida que este substitui parcialmente o aço nos veículos atuais) poupada com o menor uso de peças compensa em larga escala e com sobra, o lítio que é utilizado nos automóveis elétricos.
Se tivesses uma mina de lítio à porta de casa não tinhas esse discurso.
Se eu tivesse qualquer mina de qualquer mineral à porta de casa eu ficaria muito consternado. Qual é a diferença de ser lítio, ferro, ouro ou manganês. E se fosse um poço de petróleo à porta da sua casa, será que você não mudaria o seu discurso?
Se eu tivssse uma à minha porta colocava-a em exploração e com o rendimento me alojava em local bem aprazível.
Então mas os carros a combustão também usam bateria e ninguém se preocupa com as pedreiras de lítio.
São de chumbo. Ainda mais prejudiciais à saúde…
até o carros elétricos têm uma bateria de chumbo igual a todos os outros
Eu, a algo em torno de 5 anos atrás, pedi patente de um sistema que torna o carro elétrico com autonomia quase ilimitada podendo rodar facilmente 5 mil km sem uma única parada e, MELHOR COM +/_ 1 QUINTO DAS BATERIAS QUE OS ATUAIS USAM…………..Mandei email para a Mercedes….conclusao: está sendo lançado está em teste na Europa como se fosse projeto deles é lá o Governo investiu 500 Milhões de Libras…….
Me passaram a perna mas eu tenho documento com o selo do governo Federal que comprova.
Treta. Mostra-me evidências para poder reproduzir e podemos falar.
Não me parece que seja possível, até por uma razão de segurança!
Nunca vi bactéria no estado gasoso nem no líquido
quantas baterias já abriu?
Na verdade quando a Toyota tiver baterias de 500kw de estado sólido, o meu carro vai ter 4.500 km de autonomia ……..
diria antes 3.000 km de autonomia