Apple Car: será que a potencial concorrência está com medo?
Não se sabe ainda como, mas a Apple vai entrar no setor dos carros elétricos e autónomos. Os indícios e os rumores são demasiados para que não venha a acontecer. Esperava-se que fosse a Hyundai a ajudar na produção, mas a verdade é que as incógnitas ainda são muitas.
Mas num mercado que está em franco crescimento, será que a concorrência está com medo que a Apple entre nesta equação?
É possível que este ano vejamos a Apple a levantar um pouco o véu das suas intenções de entrar no setor dos carros elétricos, dada a quantidade de rumores que têm surgido nos últimos tempos.
A Hyundai chegou mesmo a vir a público, de forma prematura, avançar que estaria a trabalhar com a Apple no futuro Apple Car. Contudo, dias depois, as notícias indicavam que as supostas negociações haviam sido interrompidas.
A potencial concorrência que não teme a Apple
Perante esta eminência, Herbert Diess, presidente executivo da Volkswagen, teceu algumas declarações relacionadas com o Apple Car. Numa entrevista, Herbert Diess, garante que a empresa não está preocupada com a chegada da Apple ao setor.
A indústria automóvel não é um setor de tecnologia típico que se poderia assumir de uma só vez. A Apple não vai liderar da noite para o dia
Embora os planos da empresa de Cupertino não sejam públicos, Diess disse que as suas intenções eram "lógicas". Em primeiro lugar, porque a empresa detém experiência em baterias, software e design. Depois, porque tem o fator monetário do seu lado, com muito dinheiro para desenvolver essas competências na área automóvel.
Ainda assim, não temos medo
| reforçou Herbert Diess.
A Volkswagen tem planos para desenvolver internamente o software necessário para carros autónomos, garantindo, portanto, que seja capaz de competir com empresas neste segmento concreto.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Do ponto de vista tecnológico, nem as grandes marcas conseguem chegar ao nível da Tesla e não estou a ver como é que um Apple By Hyundai vai conseguir chegar lá em tão pouco tempo. Do ponto de vista da qualidade de construção nem a Tesla ao fim destes anos todos conseguiu chegar ao nível das marcas de topo.
Penso que sem dúvida alguma a Apple deverá estar com medo de não conseguir chegar ao nível dos melhores do mercado, pois as comparações vão ser inevitáveis e qualquer defeito ou imperfeição será destacado.
Em minha opinião, estás bem enganado. Não vai ser só igual, mas melhor em grande parte dos aspectos. Não te esqueças que eles já devem ter usado e abusado do TESLA para os seus testes. Basta fazer melhor …. e diga-se de passagem wie nak deve ser difícil, pelo menos no que diz respeito aos interiores, wie bem sabemos que a Tesla tem estado alguns pontos abaixo comparativamente a outras grandes marcas.
Esses tipos a Apple são realmente muito espertos. As outras marcas ainda não tinham tido essa ideia de andar a testar os Teslas.
Todas as marcas deste mundo estudam os carros da concorrência parafuso por parafuso…
Carlos não te dou 5 anos para as marcas da Europa e são muitas passar a Tesla.
Mais 5 anos para que as marcas premium cheguem ao nível das Tesla, é muito tempo.
E conde andará a Tesla daqui a 5 anos?
Chegar ao nível da Tesla!? Isso era andar para trás!! A única coisa boa é a autonomia, o resto é porcaria!! Má construção e caros.
No meu primeiro post referi a questão da qualidade de construção da Testa que realmente não chega aos padrões das melhores marcas.
Será que a Apple que nunca fabricou um carro capaz de atingir o patamar de qualidade dos melhores?
Não acredito.
Carlos, se a Apple quer produzir através de parcerias com fabricantes de automóveis a questão de nunca ter fabricado um carro tem relevância reduzida, sendo que nada impede a Apple de ter pessoas nos seus quadros com experiência na área para gerir tais parcerias, assim como desenhar carros.
A questão que se deve colocar é como é que fabricantes, fornecedores e a Apple se irão compatibilizar dado o nível de exigência que a Apple costuma colocar em termos de qualidade de acabamento nos seus produtos.
Eu concordo contigo, e ate digo menos de 5 anos. Se olhar mos para as vendas da Tesla nos paises do Norte da Europa, vemos que a Tesla tem vindo a perder o dominio. Audi e VW estao a comecar a fazer concorrencia e a liderar as tabelas de vendas.
Para já tudo isso é secundário. Eles já possuem o mais importante, que é o nome/marca e um sem número de clientes.
Só isso basta para ser um sucesso no lançamento.
uma coisa não implica a outra, pelo contrário! O facto de ser uma marca de aparelhos electrónicos pode colocar as pessoas de pé atrás para comprar um carro dessa marca. A única verdadeira vantagem é publicidade gratuita e nível de exposição.
Contudo, o mais provável é a Apple nem sequer vender carros… bem mais provável é a Apple criar uma frota de carros autónomos, podendo as pessoas requisitar um carro como serviço de transporte. Se fizer isso consegue quebrar algumas das barreiras de entrada no mercado, e é um produto mais fácil e mais barato de vender ao consumidor.
Seja o produto que seja. Já possui nome, já é conhecida só esse facto vai atrair muitos clientes.
Maioria das pessoas vão mais atrás das marcas com mais valor. A maioria prefere um produto mesmo que inferior de uma marca de renome que outro produto mais barato ou superior de uma marca menos conhecida. Muitas vezes esses produtos até sao do mesmo fabricante.
Falou-se da KIA, se a Apple vender um carro fabricado pela KIA, provavelmente iria ser vendido por um valor mais elevado e iria dar mais confianca que um KIA. (O mesmo aplica-se a qualquer outra marca)
Toni, a questão é que a marca Apple seria menos conhecida e menos confiada no que diz respeito a carros! Seria o mesmo que achar que as pessoas iriam comprar carros com a marca Microsoft, Sony, Dell, ou variando o ramo, comprar da marca Levis, Zara, Timberland, etc, só porque gostam dessas marcas!
Seria um caso de Dissonância cognitiva… Existe uma maior barreira para quebrar de modo a convencer uma pessoa. A vantagem da Apple seria maior exposição mediática.
Já comercializar algo que é um serviço é bem mais fácil para a Apple, as pessoas já têm relação com a Apple a esse nível.
Se não tiver pelo menos 800 km de autonomia, com o ar condicionado ligado, nem vale a pena lançarem o Apple Car.
Com a fama que tem das baterias… Boa sorte
se nem conseguem manter um telemóvel ligado por um dia completo…
Nem falo do preço. Fio para carregamento vendido a parte, claro.
Será que também dá para fazer reset à NVRAM, PRAM e SMC?
será que os puxadores tambem tem id’s registados no computador do carro? assim para trocar um puxador tens de ir a uma apple garage?
Será mesmo que o carro elétrico vai ser o futuro ?
Tenho as minhas duvidas
sim, é o futuro, com ‘gerador’ a hidrogénio e motores eletricos, baterias de litio é para morrer (assim espero!) https://www.youtube.com/watch?v=W_ZbO_OA7l0&t=310s
Se não tiveram medo da Hyundai quando esta começou a vender konas, também não temem se venderem maçãs.
Adoro konas. Hyundai sempre à frente
Mas qual Apple car? O que não existe?
+1
Apple Car? quer dizer que vamos ter um model 3 ao preço de um model s!
Vais ter um carro, que precisa de um carregador específico, comprado à parte e sem jack
Outra vez arroz.
vai ser a indecisão de muitos, pelo mesmo preço, comprar um carro apple ou um Rolls Royce Sweptails ou um “Bugatti ‘La Voiture Noire’” ?? certamente irão para o apple, os outros não têm maçã, não prestam e não têm STATUS