Alpine A290 GTS: 220 cv de pura adrenalina sustentável
Há quem o apelide de R5 Alpine, mas quando agarramos no volante A290, percebemos que há muitas e boas diferenças. É verdade que deixamos aqui o gatilho para introduzir este pequeno fantástico elétrico. E, em abono da verdade, este é o primeiro citadino Alpine 100% elétrico que fomos experimentar pelas estradas urbanas e em pista na bonita ilha das Baleares.
Alpine A290 GTS... o gémeo sobrealimentado do Renault 5?
Após meses de espera e já com apresentações feitas, o Pplware pôde finalmente fazer um test drive do primeiro citadino Alpine 100% elétrico na ilha de Maiorca, em Espanha.
O Alpine A290 é um modelo novo e único entre os automóveis elétricos, que, com a sua estética de rally e condução dinâmica, convida os fãs do desporto e da tecnologia. No entanto, o preço e o espaço exíguo podem deixar sentimentos contraditórios entre os compradores que esperam uma combinação perfeita de estética e utilidade.
Alpine A290 é uma bandeira da Renault
Se houve um protagonista claro no setor automóvel em 2024, esse protagonista foi a Renault. E fê-lo com dois grandes lançamentos: o novo Renault 5 e o Renault 4, ambos totalmente elétricos.
Estes veículos não só servem para adoçar a oferta de carros elétricos do construtor francês com um toque que os mais nostálgicos irão apreciar, como também é um pretexto perfeito para a Alpine lançar os seus respetivos modelos baseados nestes dois carros, mas com uma abordagem mais desportiva.
O primeiro deles já é uma realidade. Chama-se Alpine A290 e, como se pode ver nas imagens, é uma espécie de Renault 5 E-Tech com um tratamento específico Alpine para o diferenciar do modelo da marca-mãe.
Mas calma, isto só no relance do primeiro olhar. A opinião muda depois de o sentirmos nas mãos.
Caraterísticas técnicas e desempenho
O A290 está disponível em duas versões de motor: o modelo de base oferece 177 cavalos de potência (130 kW), enquanto a versão GTS, mais potente, atinge 218 cavalos de potência (160 kW).
A velocidade máxima é de 170 km/h, o que também corresponde à condução em autoestrada, embora o objetivo principal do veículo seja a utilização urbana.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos na versão mais potente é impressionante, mas mantém-se dentro dos limites do que seria de esperar no segmento.
Bateria, carregamento e desvantagens
O Alpine A290 está equipado com uma bateria de 52 kWh que proporciona uma autonomia de cerca de 380 km, o que é suficiente para uma condução citadina diária.
O carregamento é efetuado com uma potência até 100 kW, o que permite carregar de 15% a 80% em cerca de 30 minutos. É um bom resultado para um automóvel citadino. Não podemos esquecer que vem equipado com tecnologia V2G e V2L.
Todo o carro transpira um bom design, uma construção com declarada engenharia da fábrica de Douai.
Bons materiais e uma oferta em termos de software que é a desafiar os mais afoitos por parâmetros de corrida, informação relativa ao desempenho instantâneo, aceleração, temperatura dos travões, forças Gs e muito mais. É uma prato cheio de coisas geek!
Se a ideia é ter um carro desportivo, e combinar com carro familiar... esqueça. Não está na escolha certa.
Não é que quatro pessoas não fiquem bem acomodadas, mas o espaço não é o seu forte - nem tem de ser!
E vemos, por exemplo, a ausência de uma bagageira dianteira, a chamada “frunk”, que seria uma solução conveniente para este pequeno veículo. Mas não há espaço!
Sim, aqui tudo é muito bem aproveitado, no que toca à ocupação do espaço. A bagageira traseira, com um volume de 300 litros, é aceitável na classe citadina, mas pode ser uma limitação para viagens mais longas. Especialmente se não for apenas um casal e quiser ter um bebé nos bancos traseiros.
Este automóvel é demasiado pequeno para estes casos.
Potência e desempenho do A290 é desafio para o mercado
Tal como o R5, o A290 aloja uma máquina elétrica com um rotor enrolado num berço dianteiro especial. Enquanto a Renault produz 120 ou 150 cv, a Alpine aumenta para 180 ou 220 cv (para 285 e 300 Nm respetivamente, em vez de 245 Nm).
É muito interessante, mas o próprio mercado destes utilitários desportivos tem mais ofertas, o que não quer dizer que tenham esta mística. Mas há mais oferta!
O A290 conta com o seu baixo peso... para um automóvel elétrico (1.479 kg) e o seu modo de sobrealimentação temporária como trunfo para sobressair na oferta desportiva.
Quando sentimos este carro nas mãos percebemos o quanto estes números, estes tempos, fazem toda a diferença. Não é o mais rápido, mas, na estrada, ser mais leve e mais pequeno que um Mini John Cooper pode atenuar o facto de ser 0,5 segundos mais lento!
Caraterísticas de condução: inspiração dos ralis?
O Alpine A290, com tração dianteira, oferece uma excelente manobrabilidade no ambiente urbano, onde se orienta habilmente nos obstáculos e nas curvas.
O automóvel foi concebido com ênfase na estabilidade e no comportamento preciso, mas continua sem a opção de tração às quatro rodas, o que o poderia tornar ainda mais desportivo.
Além disso, o Alpine A290 inclui um botão especial de “ultrapassagem” que permite ao condutor dispor de 10 segundos de potência máxima do motor, o que confere um toque desportivo adicional para ultrapassagens rápidas.
O veículo oferece três níveis de recuperação de energia, o que facilita o manuseamento no trânsito e permite uma condução quase “monopedal”.
Preço e compromissos
O preço do Alpine A290 começa nos 38.700 euros, enquanto o modelo topo de gama do GTS ronda os 46.200 euros, o que é um valor considerável para um automóvel citadino.
Os preços tornam esta escolha mais sentimental, entusiasta, até porque, como referimos, o espaço familiar ou espaço de bagageira não é propriamente abundante. No entanto, depois de algum tempo num test drive, há argumentos que vão surgir. Depois, depende da adrenalina que entender sentir a injetar nas veias enquanto conduz este R5 com esteroides!
Tivemos a oportunidade de o conduzir em pista, no Circuito Mallorca Llucmajor, em Palma de Maiorca, literalmente num bailado de rally, com a emoção de sentir o poder da sua dinâmica.
Tem uma condução que nos passa a sensação de estarmos a conduzir em velocidades altíssimas um kart, agarrado ao piso e a desafiar o piloto que pensamos ter dentro de nós!!!
No entanto, fica no ar a pergunta: será o Alpine A290 um automóvel citadino de qualidade superior para os amantes da estética dos ralis?
Em resumo...
O Alpine A290 é, sem dúvida, uma escolha interessante para quem procura um design único e prazer de condução, especialmente em ambiente urbano.
Trata-se de um veículo elétrico com um design desportivo que proporciona muita alegria na estrada. No entanto, para o mercado português, este será um preço elevado e seguramente não será para ter um veículo apenas dedicado à emoção. E para adicionar a componente "familiar", esta não será seguramente a aposta a considerar.
Embora o A290 não seja perfeito, os fãs da estética dos ralis e da condução refinada terão uma experiência inesquecível e um luxo que normalmente se encontra nos automóveis desportivos de topo de gama.
O Carro é lindo….. pena é não ser sustentável para a minha carteira 🙁
Lindo mesmo mas partilho ali do problema do colega. Era um segundo carro que a carteira não aporta. Mas parabéns à Renault pelo carro, faz lembrar o R5 GT Turbo.
Muito bom mesmo, adorava te lo ca em casa mas é demasiado caro
Até me esqueço que é elétrico 😀
O carro é lindo, o preço é que não.
ao ver estes preços descobrimos os impedimentos que fazem ao carros chineses.
nao querem que venham carros baratos, para poder vender ao preço que querem
Verdade…
Enquanto não democratizarem o preço dos elétricos, nada feito