Alemanha volta a ser do contra… quer evitar ou atenuar as taxas sobre os elétricos chineses
A decisão da União Europeia (UE) relativamente à imposição de taxas adicionais sobre os carros elétricos chineses não foi consensualmente aceite, em especial pela Alemanha, que alberga algumas das fabricantes que poderão ser mais prejudicadas. Assim sendo, o país procura evitá-las ou atenuá-las.
Quando a UE decidiu que a venda de carros de combustão interna seria proibida a partir de 2035, a Alemanha refutou, exigindo uma exceção para os veículos que utilizassem combustível sintético neutro em emissões de CO2. Em 2023, o Ministério dos Transportes da Alemanha explicou que o país não estava a rejeitar a proposta europeia, mas antes a melhorá-la.
Agora, e após criticar e mostrar-se contra a restrição do comércio automóvel, uma vez que o país está a beneficiar dos negócios na China e poderá competir com as fabricantes do país asiático, se o comércio continuar a ser "justo e livre", a Alemanha volta a retaliar uma decisão europeia em matéria automóvel.
Conforme avançado pelo Automotive News Europe, citando fontes conhecedoras do assunto, o Governo alemão está a trabalhar no sentido de impedir - ou, pelo menos, atenuar, caso não seja possível suspender totalmente - as novas taxas da UE sobre os veículos elétricos chineses.
A Alemanha acredita que ainda há espaço para um acordo com os chineses antes de as taxas entrarem em vigor a 4 de julho. Além disso, acredita que tem aliados dentro do bloco que poderão concretizar este pedido. Segundo as fontes, um acordo depende da China, mas também da UE.
Logo após a decisão da UE, o ministro alemão para a Economia, Robert Habeck, afirmou que "existe agora uma oportunidade para tentar e, esperamos, conseguir travar" a ameaça de uma escalada de taxas em espiral.
O ministro deslocar-se-á à China, durante esta semana, e tenciona discutir a questão com os responsáveis governamentais locais.
Acho muito bem eu quero comprar um carro chinês full extras por 10k€ e não um VW com os extras base por 50k€… Isto na EU cada vez mais se caminha para o abismo….
Que se dane a UE. E que se dane com F maiúsculo. De qualqyer modo já está condenada a implodir no dia em que o zé lenços apresentar a conta dos estragos para obrigar os contribuintes europeus a pagá-los. E mesmo antes desse golpe do baú do zé lenços a única hipótese de os consumidores portugueses terem acesso a um EV é mesmo o made in China. Alemão ou francês nunca comprarão, fora uma meia dúzia pertencente à burguesia exploradora.
Malditos imperialistas. Vamos construir um muro para os europeus não fugirem!
Camarada as contas e a dívida da Ucrânia são bem conhecidas e são geridas com os credores existentes e ,prevejo eu, o mais certo é seja sujeita a um corte da mesma sem penalizações acordado entre todas as entidades.
A Rússia gostaria de ter acesso a este tipo de créditos mas devido às suas ambições imperialistas arrisca-se a serem-lhe vedados os mercados com real interesse mais cedo ou mais tarde.
Tudo ilusão…
Grunho o tipico miudo de 14 anos sem atencao que fala mal do sitio de onde vive…também deve falar mal dos pais que o sustentam mas depois não vai para a Russia ou China que tanto apregoa porque? Porque la ninguem o atura
Exato
Onde é que anda esse carro chinês full extras por 10k€?…também quero um!
Se tiveres um ordenado como na ditadura Chinesa nem que o carro custe 5 mil euros com full extras, não vais conseguir comprar. China e Rússia é tão boom mas para quem quer imigrar continuam a querer ir de livre vontade para a Europa e para os US. Porque será?
Não há propriamente nada de novo. As taxas aduaneiras adicionais aprovadas pela Comissão Europeia dependem de negociações ainda a realizar com a China. Diz o “Expresso” (07/05/2024):
– Entrada em vigor das novas taxas se não houver acordo – as novas taxas provisórias entrarão em vigor a partir de 4 de julho, que poderão passar a definitivas quatro meses depois. Contudo, Bruxelas admite que as novas taxas só serão cobradas se e quando houver taxas definitivas, ou seja, não antes de novembro.
– Quais são as taxas suplementares a somar a taxa atual de 10%: BYD 17.4% (passa a 27,4%), Geely 20% (30%), SAIC 38,1% (48,1%). As outras marcas chinesas de veículos elétricos que tenham cooperado com a investigação da Comissão Europeia pagarão em média 21% (passa a 31%), enquanto as que não tenham cooperado estarão sujeitas a 38,1% (passa a 48,1%).
Um veículo de 30.000€ sem impostos, a 10% paga agora 3.000€, a 27,4% pagará 8.220€ (mais 5.220€) e a 48,1% pagará 14.430€ (mais mais 11.430€).
“Olha para o que eu penso e não para o que eu digo”!
Quem está a fazer mais pressão são os Franceses porque ninguém compra renaults na China ao contrário de BMW e Mercedes que vendem que nem pães quentinhos na China.
Se a Alemanha já anda mal, basta os chineses aplicarem um taxa a essas marcas e puff!
Os ricos chineses, que é coisa que lá não falta, vão continuar a comprar BMW e Mercedes. Até é bom para a ostentação dizer um preço mais caro.
Onde a China vai ripostar é nas taxas sobre a importação de carne de porco – por afetar muitos países e produtores europeus.
Já agora, por andam os milionários (património líquido de 1 milhão de dólares) e os bilionários (com 1.000 milhões dólares), em 2024:
– Milionários (47 milhões globalmente), em milhões: USA 24,5; China 6,2; Japão 3,4, UK 2,9; França 2,8; Alemanha 2,7; Canadá 2,3
– Bilionários (2.781 no total): USA 813; China 406; India 200; Alemanha 132; Rússia 120; Itália 73; Brasil 69
Afinal os comunas também sabem produzir bilionários 🙂
Shhh não diga isso, comunismo não tem milionarios, todos tem o mesmo! A islandia e comunista pois so existe classe media. Ja a capitalista RUSSIA e China esses sao bons, falam mal do ocidente mas passam ferias, estudam, mandam os filhos viver la e sempre que tem um problema de saude vao ao ocidente. O Senhor Putin no tempo do covid tomou a vacina da Pfizer…porque? A sputnik era tao boa que ele não a quis…
E eu sou o proximo
A Renault é a marca que mais vende na Europa pouco se importa com o mercado ocidente nunca venderam muito lá não é nada de agora
A VW tem parceria com a SAIC. SAIC, que faz carros das Marcas VW. O Lobbie está mais por aí… Existe um interesse/influencias
A Alemanha quer o melhor dos dois mundos:
– quer continuar a vender na China sem sofrer de retaliação fiscal
– quer continuar a vender na EU os carros produzidos na China sem impostos acrescidos…
A Alemanha parece aqueles homens que quer continuar casado mas a dormir por fora….assim queriam todos.
As políticas da UE têm que mudar, as crianças que a lideram têm de ser colocadas na rua.
O europeu tem de resolver tudo com os bolsos sob forma de imposto, desde carros a ambiente.
Primeiro fazem tomam medidas e depois é que pensam nas consequências.
O peditório do ambiente e clima para mim já acabou, se pago que se preocupem e resolvam por mim.
Os carros qualquer dia vai ser como Cuba, manter e restaurar os carros velhos o maior tempo possível.
Vão-se F com F muito grande.
Este pessoal aqui a queixar-se do papão da UE o é o mesmo que se queixa que já não se fabrica nada na Europa. Vê-se mesmo que se estão a cag** para os milhares e milhares de postos de trabalho directos e indirectos na indústria automóvel europeia. Mais uma indústria europeia deslocalizada para sítios em que os trabalhadores são mal pagos e explorados, mas o que interessa é que estes chico-espertos conseguiram comprar um VE mais barato.
A malta não se queixava se os maganatas que nos governam não fossem como são a encher bolsos aos amigos, e as massas a receber mal e porcamente naturalmente que se procura sempre ir para o barato…
A EU tem de olhar primeiro para criar riqueza e não acabar com tudo e depender dos outros, no final está agora a sofrer as consequências de tais ações…