Alemanha descobriu reservas de lítio suficientes para milhões de baterias
Para que a produção de baterias dos carros elétricos seja possível, um dos componentes essenciais é o lítio. Este reúne, além dos problemas relacionados com a sua exploração, preocupações relativamente ao seu fim de vida. Nesse sentido, a Alemanha quis desenvolver um processo que permitisse a extração sustentável do componente num depósito gigante encontrado.
Aparentemente, nos depósitos encontrados estima-se haver a quantidade de lítio suficiente para fabricar baterias para cerca de 400 milhões de carros elétricos.
Alemanha encontra enorme fonte de lítio
Há uns meses, a Alemanha confirmou que estava a desenvolver um processo que permitiria a extração económica e sustentável de lítio dos depósitos de água termal sob o rio Reno. Para o objetivo, as autoridades estudaram as reservas que existem no local e aperceberam-se que eram muito maiores do que o esperado.
Conforme expuseram, os depósitos encontrados sob o rio poderiam conter quantidades de lítio suficientes para fabricar baterias para cerca de 400 milhões de carros elétricos.
A saber, o lítio é fundido e retido dentro de fontes subterrâneas de água a ferver a milhares de metros de profundidade. Se as estimativas das autoridades alemãs quanto à dimensão do depósito estiverem corretas, este seria um dos maiores do mundo.
Nesse sentido, embora esteja perante muitos ‘ses’, se a extração do lítio fosse feita com sucesso, a Alemanha diminuiria a sua dependência e da Europa das importações do componente.
Empresa vai explorar um dos (supostos) maiores depósitos
Para além da extração eficiente do lítio, dois dos grandes problemas residem no impacto ambiental e na oposição dos habitantes locais ao processo. Se até agora os grandes depósitos se situavam em zonas remotas, a exploração em zonas habitadas da Alemanha poderá suscitar uma conversa diferente.
Ainda assim, a empresa Vulcan Energy não perdeu tempo e já confirmou o projeto de construção de centrais geotérmicas. Estas serão responsáveis pela extração do lítio e o investimento rondará, na primeira fase, os dois mil milhões de euros.
A empresa prevê que será possível extrair 15.000 toneladas de hidróxido de lítio por ano, em duas instalações, até 2024. Por sua vez, a segunda fase terá início em 2025 e implicará a construção de uma terceira instalação, bem como o aumento da capacidade para 40.000 toneladas.
Se as expectativas da Vulcan Energy forem correspondidas, só o depósito do rio Reno será capaz de extrair mais lítio do que a maioria dos depósitos do mundo.
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Fonte: Foro Coches Eléctricos
Neste artigo: alemanha, baterias de lítio, exploração, lítio
Basta fazer uma estimativa, da quantidade de carros vendidos anuais e ver que… afinal de contas não duram muitos anos!
Eles depois arranjam mais
Por isso é que a VW não vai investir no hidrogenio.
Não vai investir porque é atirar dinheiro ao rio.
A VW ja deu a razao que nao vai investir no hidrogenio, simplesmentes para automoveis os rendimentos nao fazem qualquer sentido. A propria Hyunday que e uma das pioneiras afirma o mesmo, podem ver uma entrevista do responsavel da Hynday na Peninsula Iberica ao Jornal de Negocios. Ira ter muitas aplicacoes, e por isso o desenvolvimento continua mas nao na industria automovel.
e o impacto ecológico desta extração ??? arranjem mas é uma solução para os (50000 !!!) navios (incluindo os de grande porte usados para o lazer) super poluentes e deixem as pessoas andar com os seus diesel tdi 😛
Atenção que já muitas novidades nos navios, já há navios a usar alternativas ao Óleo Diesel marítimo (bem mais poluente) um bom exemplo é o Viking Line na Finlândia gás natural liquidificado.
Se tiverem atentos e vão lendo que a legislação esta a mudar de tal ordem que os novos navios ferreis e rebocadores todos têm de cumprir os novos níveis de poluição.
https://products.damen.com/pt-pt/ranges/rotor-tug/art-80_32
Legislação já há …. Mas depois em aguas internacionais … Voltam a usar o mais poluente …
Ainda assim, tendo em conta que meia duzia dos maiores equivalem a praticamente o total dos carros das capitais europeias todos somados, mantém-se o ponto do zé da gafanha.
Leu mal essa informação, isso refere-se apenas ao NOx, que vai acabar por ser libertado na mesma porque os navios usam como combustivel o residuo da refinação, ele tem de ir para algum lado.
Além disso não se esqueça que o petróleo é transportado por navios também.
António, atentos significa entender que a esmagadora maioria dos navios poluentes pertencem à América do Sul e Ásia (esmagadora maioria da China e Índia) os quais estão a marimbar-se para a poluição, importante para eles é ser barato.
Logo se a Europa usa meios verdes mas logo 80% das mercadorias vêm da China em navios gigantescos rascas e poluentes… pois aí daí não sais do sitio. É o mesmo que numa familia um fazer reciclagem e os outros 5 não…
Se queres evitar mais poluição, promove produtos “made in the EU” e não os produtos “made in China / PRC / Índia / … “
Maníaca, disseste-te tudo! Os produtos consumidos na Europa, deviam ser taxados pela sua pegada ecológica.
+1
Então e como anda de diesel se esses navios não transportarem a matéria prima ? Além disso o que depois fazem com o residuo da refinação de combustivel que é o combustivel desses navios ? Queimam ?
Vale lembrar que apenas 3 barcos desses poluentes que usam o pior combustível possível, poluem tanto como todos os veículos automóveis movidos a combustíveis fósseis do planeta a funcionar em simultâneo, e ainda há poucos anos era pelo menos mais de 20 mil barcos desses.
Pode até começar a haver legislação mas até reduzirem o número desses barcos a zero a poluição continuará a ser incrivelmente elevada!
Então mostre essa informação. Não se esqueça que muitos desses 20 mil barcos são petroleiros .
Além disso esses barcos consomem um residuo da refinação, que é o fuel-oleo, o que acha que iam fazer a ele se não fosse consumido pelos barcos ?
Mostre-me essa informação, porque no que toca a CO2 os navios (todos) emitem cerca de 10% aquilo que emitem (todo) o transporte terrestre, de qualquer forma sem navios não existia a economia que temos hoje, se era pior ou melhor não sei, mas como é não era de certeza.
Mesmo
No fim, quando eles andarem a fazer rios de dinheiro com este lítio, vamos andar a chorar com a nossa burocracia que nunca permitiu extrair lítio em quantidades suficientes por cá, quando temos uma das maiores reservas do mundo…
Pode ter razão eles vão estar a extrair lítio e nós ainda vamos andar em burocracias.
Mas tenha calma, das maiores do mundo? quanto muito das maiores da Europa.
A maior do mundo tem cerca de 2.7 milhões de toneladas a nossa até a data são cerca de 60mil toneladas.
Cumprimentos
Portugal tem a sexta maior reserva de lítio a nível mundial
Esta correta a informação.
https://greensavers.sapo.pt/ouro-branco-portugal-tem-uma-das-maiores-reservas-de-litio-do-mundo/
dizer que tem a sexta maior reserva não diz nada sobre o tamanho, e o seu impacto!
É como extrair ferro, zinco e outros metais, a malta faz muita confusão porque pensa que é litio puro, que nem sequer existe no planeta. Estes pelo menos disseram bem “hidroxido de litio”, muito abundante na água do mar, aliás a maior quantidade desse elemento está na água do mar.
60mil, tendo em conta que esta na Alemanha vai conseguir extrarir 40mil por ano, deixa de fazer sentido a nossa (porque certamente o aparecimento desta vai fazer o preço descer).
As reservas da Alemanha não muda em quase o preço! O Chile, Bolívia têm reservas imensamente maiores e com menores custos de extração e transformação.
Deixa lá, se vierem para cá explorar o nosso lítio, Portugal vai ser igual um qualquer país africano rico em petróleo e ou diamantes……
+1
+1 Tudo para o bolso de alguns de primeira e nada para os Portugueses de segunda
Ou seja, segundo a vossa teoria, ou traz dinheiro para todos ou não vale a pena… lolol por isso não se sai da cepa torta.
Maníaca, no nosso país, nunca se pode fazer nada. Só “estudos”. Somos um país de estudantes! eheheh
isto ^
Pessoal eu não quero ser o ambientalista chato, mas temos só que ser conscientes de algumas coisas…
1º Se não me engano, essas reservas estão situadas no Gerês. Zona protegida com 3 rios importantes e mais uma serie de pequenos ribeiros…
2º Lembrem-se que a exploração é um pouco invasiva e neste caso, pelo retorno que daria não acho que faça sentido destruir uma parte (embora que pequena) da nossa reserva mais autóctone do país para meter dinheiro em alguns bolsos…
3º Se fosse algo que realmente tivesse um peso gigante na economia do país, embora totalmente contra essas explorações, eu entendia perfeitamente. Seria ótimo para a nossa economia. Mas neste caso, seriam reservas para durar no máximo 3 ou 4 anos com uma exploração super baixa e possivelmente nem seriam os tugas a explorar. Como já fizemos com quase tudo, íamos acabar por vender essa exploração a algum país, em troca de dinheiro rápido e era possível que esse país visse com poucas intenções ecológicas e ambientais…
Mas corrijam-me se estiver errado
Parece ser mesmo isso.
Uma qualquer empresas estrangeira acaba a explorar o local, ou uma empresa portuguesa formada por políticos ou amiguinhos destes e o povo fica só com o prejuízo causado pela exploração que inevitavelmente vai criar problemas de poluição que ninguém irá solucionar porque pode nem ter solução ou ser demasiado dispendiosa para ser viável, e entretanto a empresa já fechou/ faliu… se forem para tribunal o processo prescreve ou não conseguem apanhar bens suficientes… já se sabe o que a casa gasta, é quase sempre a mesma coisa, mas o povo como um todo fica sem o recurso mas fica com os problemas, que eventualmente acabam por afectar a sua saúde e carteira.
Exacto, o melhor é ficar quieto e continuar a usufruir de fundos vindos da europa para os nossos filhos pagarem.
:S as pessoas não têm bem noção que extrair o lítio que temos não vai gerar rios de dinheiro!
O dinheiro está na transformação do minério em compostos de lítio e no fabrico de baterias, e mesmo assim não iríamos ganhar rios de dinheiro só com o lítio que temos cá – ao lado das grandes minas do mundo somos pequeninos, sendo que o nosso lítio dá menos rendimento.
Tudo dito.
Se a exploração de litio implicasse poluirem a zona à volta da tua habitação, terias tanta urgência em encher os bolsos de meia dúzia de boys com o litio?
Nesse caso tem de se perguntar o que acontece com outros sectores da economia, na minha zona extraem areia, calcário, mármores, argila, entre outros, tudo isso provoca poluição, vamos dizer não a isso, e que vão viver para as cavernas. Também se produz por aqui aves, e olhe que o cheiro é danado, portanto vamos viver para as cavernas e comer plantas e animais selvagens….
Extrair lítio para encher os bolsos do moço de brinco do PS, não! Atrair investimento estrangeiro para fazer a coisa como deve ser e refiná-lo cá para automotive grade, sim!
Mas vamos estragar o país a fazer mais buracos a céu aberto, para quê? Para 2 ou 3 meterem o dinheiro ao bolso e o resto do país continuar na mesma? Naa… deixa estar o lítio onde está. Essa conversa já é antiga e nunca mudou nada.
Igual aos buracos que fazem na minha zona para extrair areias, argilas, calcário e mármores ? Mais valia ir vivermos para as cavernas.
Então e os empregos que se criam ? não cria riqueza. ?
Lítio ainda se vai tornar no petróleo do século XXI.
Não vai. Seria preciso passar do petrodollar para litiodolar e isso não acontecerá porque o petróleo envolve muitas mais áreas das mega corporações do que somente veículos.
Não! O petróleo é um produto consumível não renovável ou reciclável, usado nas mais diversas indústrias. O lítio é apenas um metal com algumas aplicações, que é passível de ser reutilizado inúmeras vezes e reciclável. A dimensão da indústria de extração de lítio será sempre minúscula ao lado da indústria do petróleo, sendo que virá a ser bem mais fácil de substituir o lítio em baterias, do que o petróleo deixar de ser usado.
Algumas aplicações ??? veja bem as que tem, até para tomar o café da manhã e beber água por um copo é usado lítio. As pessoas é que associam apenas a baterias, mas até as ligas metálicas nos carros e em tudo o que nos circula tem lítio.
É verdade, o lítio cada vez é menos usado em baterias, pelo menos nos carros, tanto que nem se chamam de baterias de lítio, porque lítio têm apenas 2 a 3 %.
Não vai por existe muitas fontes, até de baterias velhas.