Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa em 2023
As vendas de carros elétricos têm estado a disparar em todos os mercados e a conquistar um espaço que muitos não consideravam ser possível. Depois de muitas provas de que uma mudança estava a caminho, surge agora uma das provas definitivas. A Tesla dominou o mercado e o Model Y foi o carro mais vendido na Europa em 2023.
Tesla já tem o carro mais vendido na Europa
A Tesla aposta numa política de preços muito agressiva e os resultados parecem estar agora a revelar-se de forma ainda mais avassaladora. A escolha dos consumidores foca-se de forma mais alargada no Model Y, um carro elétrico que a marca americana criou para renovar a sua linha.
Segundo informações recentes, o Model Y é já o carro que domina na Europa, com a primeira posição na lista de vendas. Este carro elétrico da Tesla não tem apenas esta posição e acumula com o primeiro carro de médio porte a terminar o ano como número 1, assim como primeiro veículo premium a terminar o ano como número 1. Além disso, será também o primeiro veículo não europeu da era moderna a completar o ano no topo dos rankings de vendas da Europa.
Posição | Modelo | Vendas 2023 | Vendas 2022 |
1 | Tesla Model Y | 254.822 | 137.608 |
2 | Dacia Sandero | 235.893 | 200.736 |
3 | VW T-Roc | 206.438 | 180.909 |
4 | Renault Clio | 202.942 | 143.293 |
5 | Peugeot 208 | 194.376 | 206.986 |
6 | Opel Corsa | 188.662 | 163.861 |
7 | VW Golf | 184.279 | 177.386 |
8 | Toyota Yaris Cross | 176.685 | 136.959 |
9 | VW Tiguan | 174.267 | 149.023 |
10 | Skoda Octavia | 161.784 | 112.776 |
11 | Ford Puma | 159.778 | 136.976 |
12 | Toyota Yaris | 158.838 | 175.562 |
13 | Hyundai Tucson | 158.831 | 150.728 |
14 | Peugeot 2008 | 158.571 | 140.826 |
15 | Dacia Duster | 156.556 | 149.323 |
16 | Kia Sportage | 152.342 | 137.378 |
17 | Citroen C3 | 146.008 | 143.467 |
18 | Nissan Qashqai | 145.476 | 115.980 |
19 | Renault Captur | 145.078 | 135.066 |
20 | VW Polo | 139.761 | 113.567 |
Model Y dominou face a toda a concorrência
O Tesla Model Y registou vendas de 254.822 unidades em 2023 na Europa. O Dacia Sandero, o segundo classificado nesta lista, apesar de ser oferecido por uma fração do preço do Modelo Y, vendeu umas respeitáveis 235.893 unidades. Com isso, o Model Y pode certamente reclamar vários recordes nesta área.
Um facto interessante que mostra a forma como este modelo da Tesla assumiu o domínio do mercado está na lista total. Este é inegavelmente o único veículo elétrico a bateria na lista dos 20 carros mais vendidos da Europa em 2023. Não existem outros modelos da marca americana ou de outros fabricantes.
This is the first time that the bestselling car in Europe - for a full year - is electric!
— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) January 18, 2024
Vendas resultam da política de preços da marca
No geral, o Modelo Y foi o carro mais vendido da Europa durante sete meses (fevereiro, março, maio, junho, agosto, setembro e dezembro) em 2023. O Dacia Sandero superou o modelo da Tesla em quatro meses (janeiro, abril, outubro e novembro) e o Volkswagen T-Roc tornou-se o veículo mais vendido da Europa em julho.
Durante 2023 a Tesla adotou uma série de estratégias agressivas na Europa, em especial no que toca ao preço deste modelo e de outros do seu catálogo. Esse esforço acabou por resultar e a funcionou certamente muito bem. A prova mais óbvia está nesta posição que agora conseguiu e no domínio que tem no topo dos mais vendidos de 2023.
O pessoal do sofá com a tremideira involuntária no dedo…
Agora deixando o anti Muskitas e falando sobre o assunto:
Em 2024 não sei se vai conseguir o mesmo porque a oferta de eléctricos aumentou consideravelmente, talvez se descer os preços anda mais , porque a Renault, VW, Peugeot, Dacia estão a apostar forte nos eléctricos e devem este ano ter ainda melhor resultados de vendas no segue memento dos eléctricos.
Oficial um model Y a arder na PVG
https ://24.sapo.pt/atualidade/artigos/carro-arde-na-ponte-vasco-da-gama
Tem sido uma constante…
Mentiroso, aqui está o vídeo do carro e como podem ver não é um Tesla.
https ://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-em-chamas-na-ponte-vasco-da-gama-em-lisboa-conidiciona-transito
Eu vi, era elétrico.
Não se engane, esse era outra ocorrência. O do dia 20 era mais um Tesla a arder!
Nota-se, a noticia é precisamente do dia 20… LOL
Boa, espero pelos usados por umas 20,000 mocas depois de 3 anos de lease ou PCP. Estou a considerar um como daily para substituir o V40 e manter em low milage X3 M40i que considero uma boa maquina.
“…assim como primeiro veículo premium a terminar o ano como número 1…
O Model Y é segmento premium? Desde quando?
Pelo preço e considerando o salário médio tuga, será sempre um premium.
Só se for pelo preço pq de premium aquilo não tem nada.
O consumidor votou com a sua carteira ao comprar Teslas para alta tecnologia e luxo premium. Como você pode ver, não há nenhum Mercedes, Audi e BMW LOW TECH na lista com maçanetas manuais inventadas há 100 anos e interiores de plástico pintados de prata palhaço com cristais no estilo Liberacy.
Sim muitos consideram premium, mas outros acham que premium é Lamborghini, depende sempre da carteira de cada um.
Para mim é premium.
Com o ordenado mínimo de 820€ para 2024 até um Dacia é luxo. Não acho que os Canais de automóveis do youtube que existem em Portugal na sua maioria estejam a ter em conta esta realidade. Vão ás prateleiras dos hipermercados ver os preços dos bens essenciais, vejam também o valor das rendas de casa e depois venham dizer se dá para comprar carros acima de 10000€ sem ficar empenhado até aos dentes. Acordem pessoal.
Querem impor mas não conseguem.
https ://sicnoticias.pt/programas/reporteres-do-mundo/2024-01-20-Porque-estao-as-empresas-a-recuar-na-compra-de-carros-eletricos–16351a16
+1
Titulo:
“Porque estão as empresas a recuar na compra de carros elétricos?”
Conteúdo:
Fala de empresas de rent-a-car e não das empresas em geral.
Críticos:
O mercado está a recuar!!
Realidade:
Os carregadores públicos estão sobrecarregados porque cada vez mais existem carros elétricos…
LOL