Europa está a mudar? França torna mais difícil vender carros elétricos fabricados na China
França parece estar a encabeçar uma mudança na Europa, no mercado automóvel. O país revelou a sua lista de veículos elétricos elegíveis para receberem incentivos fiscais de até 7000 euros. Como esperado, os carros elétricos fabricados na China, incluindo o Modelo 3 da Tesla e o Dacia Spring, o elétrico mais barato do mercado, foram excluídos.
Não aos carros elétricos fabricados na China
O presidente francês Emmanuel Macron revelou os novos incentivos para desviar os compradores dos modelos chineses para os carros elétricos franceses e europeus, incluindo um novo esquema de leasing de 100 euros por mês para carros elétricos fabricados na Europa. O governo francês também anunciou um grande lançamento de incentivo para os compradores de veículos elétricos pela primeira vez, se comprarem carros fabricados na UE.
Este bónus verde, originalmente um incentivo monetário fixo de 5000 euros (7000 euros para famílias de baixos rendimentos) aplicável a todos os carros elétricos, tornou as suas regras mais rigorosas. Por um lado, um terço desses incentivos destinavam-se a veículos elétricos fabricados na China, pelo que os incentivos têm agora em conta a produção e o ciclo de vida do automóvel, congelando os automóveis chineses e estrangeiros com elevadas emissões de CO2 no seu processo de fabrico.
França deixa de fora as propostas mais vendidas
O Dacia Spring, fabricado na China, responsável por 1 em cada 10 carros elétricos vendidos em França, verá agora o seu preço aumentar de 15.800 euros para 20.800 euros sem bónus. Foi também banido da lista o MG 4, um carro elétrico de marca britânica, propriedade da chinesa SAIC Motor. Com um preço pré-bónus de 30.000 euros, o EV detém atualmente 61,4% do mercado francês em termos de registos desde o início deste ano.
Tal como nos EUA, o Modelo 3 da Tesla, fabricado na fábrica da Tesla em Xangai, também já não é elegível para incentivos fiscais federais. Porém, o Modelo Y, o EV mais popular do mundo, entrou na lista já que a sua montagem acontece na fábrica da Tesla na Alemanha.
Uma mudança que alastrará pela Europa em breve
Outros grandes sucessos incluem Atto 3 e Dolphin da BYD, que também não são mais elegíveis, mas o Niro da Kia, montado na Coreia do Sul, e o Kona da Hyundai, fabricado na República Checa, ainda são elegíveis para este bónus.
Esta medida faz parte de um esforço para incentivar os consumidores franceses a comprar à Europa, com maiores incentivos fiscais para automóveis de fabricantes franceses e europeus. Cerca de 500 modelos estavam na lista, com a agência ambiental francesa Ademe a supervisionar o processo de tomada de decisão. Cerca de 65% dos carros elétricos vendidos em França permaneceram na lista, incluindo 24 modelos da Stellantis e cinco da Renault.
Este artigo tem mais de um ano
A França está a mudar, isto porque a Alemanha está muito exposta ao mercado Chinês e se fizer isso a China faz o mesmo e não nos podemos esquecer que a Volkswagen, BMW, Mercedes tem fábricas na China ou vendem muitos carros para os chineses só a Volkswagen fez 3.2 milhões de carros na China.
Quando se dão fundos europeus a França no valor de milhões e milhões para ajudar as empresas auto, e cheques no valor de 7000€ as pessoas para comprar carros eléctricos não podemos depois acusar a China que eles subsidiam os carros por isso chegam cá mais baratos.
Mas 7000€ de ajuda se comprarem um carro que seja fabricado na Europa/França acho uma boa medida, pois já sabem que é a única maneira de competir com os preços Chineses.
Em Portugal podíamos fazer o mesmo para carros montados aqui (7000€), dessa forma ajudava a trazer mais indústria auto, o Brasil vai implementar algo mas em forma de imposto para carros importados dessa forma consegue que muitas marcas criem montadoras no Brasil como a BYD por exemplo.
Quando a globalização não interessa ás elites acaba de imediato.
Pior ainda: essas elites pensam que não vai haver resposta da China e que se houver resposta não os afecta.
O mercado Português é muito pequeno, mais depressa constroem em Espanha do que em Portugal.
Está certo. Carros elétricos só para ricos!
As empresas em França deslocalizam as produções para países onde a mão de obra é mais barata para aumentarem os lucros mas se quem compra começa comprar directamente ás empresas desses países tornam a compra inviável, grande moral sem dúvida…
E ainda assim o chinês continua mais barato… Triciclo elétrico agora.
Nem tudo é mau ainda se pode ter um Kona na França 🙂
França lol
O anti-globalismo dos globalistas 🙂
A perda de dinheiro faz qualquer idealista ficar sem ideais.
A China tornou-se arrogante, imperialista, agressiva e prepotente à conta de mão de obra barata. Somos os culpados, por querer produtos baratos. Impressionante quase tudo made in RPC. A dependência da China torna-nos prisioneiros. Aceito a decisão do Presidente Macron. Haja mais
Oh conde , epá, essa do arrogante, imperialista e prepotente é mesmo para a China? Não está a confundir com um outro país lá para o sul do Canadá?
“Porém, o Modelo Y, o EV mais popular do mundo, entrou na lista já que a sua montagem acontece na fábrica da Tesla na Alemanha.”
Atenção que este modelo sempre chegou e continua a chegar da China. Previa-se uma cota de 50% de model Y oriundos da China e os restantes 50% oriundos da Alemanha. No entanto a tesla reduziu a produção na Giga de Berlim , portanto serão mais os os Y comprados na UE que vêm da China do que os Y com origem na Giga de Berlim.
Depende da versão, só os que usam baterias LFP são fabricados na China.
Palpita me k as marcas francesas já debilitadas nos chinos vão sofrer mais…o para mim já estou a imaginar uma campanha dos chinos para comprarem carros da Tesla e marcas chinesas e a evitarem ainda mais as marcas europeias, a VW vai sofrer ainda mais :(:(:(