O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
10º artigo da rubrica "O Windows desde... sempre!".
A 25 de Outubro de 2001 a Microsoft lança o Windows XP (XP de eXPerience). Foi um pequeno passo para o Homem mas um grande salto para a Humanidade.
Quem não conhece esta versão do Windows? Quem nunca a usou? Pois é, arrisco a dizer que não há ninguém que use computador que nunca tenha usado esta versão. Todos conhecemos um pouco deste Windows, as suas manhas e as suas virtudes, uns mais outros menos. Há também quem lhe guarde apenas memórias, desde Janeiro de 2007, com a saída da versão seguinte, ou recentemente com a saída do fantástico Windows 7.
Ainda assim... vamos conhecê-lo melhor?
Windows XP
Este Windows foi o sucessor do Windows 2000 (NT 5.0) e deu continuação à conceituada arquitectura NT, saindo na versão NT 5.1.
Foi desenhado essencialmente para uso doméstico e profissional (ficando de fora sistemas de produção, servidores, data-centers e afins). Como não poderia deixar de ser, veio recheado de novidades exclusivas e, de forma a não inutilizar software antigo, veio preparado para correr programas do antigo DOS e das anteriores versões do Windows. Sem dúvida que foi um sistema operativo para servir de transição para o que actualmente existe no mercado.
Foi lançado numa enorme variedade de versões, embora não tivessem sido lançadas todas em simultâneo. Foram elas Starter Edition, Home Edition (a versão mais usada), Professional, Edition N (consequente de uma acção judicial da comissão europeia), K e KN (consequente de outra acção judicial pela Coreia do Sul), Media Center Edition, Tablet PC Edition, Embedded, Professional x64 Edition e 64-bit Edition.
Apesar do enorme sucesso e de uma predominância como a versão do Windows mais actual desde 2001 até 2007, digamos que no Windows XP nem tudo "foram rosas". Como todos sabemos, na totalidade foram lançados três Service Pack (SP) para esta versão e no início, pelo menos antes do SP2, haviam graves problemas de estabilidade e funcionalidade. Foi também nesta versão que apareceram as vulnerabilidades a malware, viroses, cavalos-de-tróia e worms. Agora, após todas as actualizações e correcções, uma versão do Windows lançada há quase 9 anos é ainda competente e capaz de fazer todo o tipo de tarefas. De acordo com a política Life-Cycle da Microsoft, o suporte ao Windows XP expirará a 8 de Abril de 2014.
Nesta versão houve também uma melhoria significativa na interface do utilizador, melhoramentos do processo de início e hibernação, mudança rápida de utilizador, mecanismo de renderização ClearType, Ambiente de Trabalho Remoto, entre outros.
O menu Iniciar inclui os seguintes programas:
[ Acessibilidade ] [ Comunicações ] [ Entretenimento ] [ Ferramentas do Sistema ] [ Jogos ]
Os requisitos deste sistema operativo são:
- Processador 233MHz ou superior
- Memória RAM de 64 MB ou superior
- Espaço mínimo em disco de 1.5GB
- Placa gráfica com suporte SVGA
- Drive óptica
- Teclado e dispositivo apontador
Como curiosidades, até Abril passado este Windows foi o mais usado sistema operativo em todo o mundo com uma quota de mercado de 56.1%, atingindo um máximo de 76.1% em Janeiro de 2007 (coincidente data de lançamento do Windows Vista). Nesta versão também apareceu pela primeira vez um sistema de activação anti-pirataria.
Relativamente às acções judiciais levadas a cabo, já referidas acima, ambas deveram-se ao abuso de posição dominante por parte da Microsoft com a inclusão nativa de software como o Windows Media Player, Windows Movie Maker e Windows Messenger. A primeira delas na Europa, em Março de 2004, condenou a Microsoft ao pagamento de uma multa de 497 milhões de euros e obrigou ao lançamento de uma versão exclusiva para o mercado europeu, Edition N, agora sem o Windows Media Player e Windows Movie Maker onde havia apenas um link para download dessas aplicações. A outra acção judicial na Coreia do Sul, em Dezembro de 2005, aparentemente não levou ao pagamento de coimas por parte da Microsoft, mas tiveram de ser lançadas as versões K e KN, pondo de parte os programas Windows Media Player e Windows Messenger.
Vamos aos testes!
Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se o ponto 8 do procedimento desse 1º artigo.
Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #1 (Windows 1.01)
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)
- O Windows desde… sempre! – Parte #11 (Win Vista/Server 2008)
Disco rígido virtual
Requisitos: Virtualbox
Download: Disco virtual do Windows XP [528 MB] Password: pplware_trial30dias
Este artigo tem mais de um ano
Bons dias!
Gostaria de felicitar quem teve a ideia destes tutoriais estão excelentes, a explicar a evolução dos sistemas operativos da M$.
Muito boa ideia é terem as VM para quem quizer “sacar” e testar.
Para quem gosta da àrea de sistemas pode pegar nas VM’s e começar uma rede com todo o material que aqui consta! sebem que é antiguinho. Vão chegar até ao 2008 R2?
PS: Para quando algo do género mas com a evolução do Office?
Fazer a evolução do Office também era engraçado.
A comentar isto dum Windows XP… Não vejo necessidade de mudar… Quando for mesmo preciso mudo…
Isso e pq nao usaste o win7! 🙂
Quem disse? tenho noutro computador… e prefiro o XP 🙂
2x
tenho 2 partiçoes no meu PC, e adivinhem la qual é a que mais uso? sim a do XP ^^
x2
cmps
Isso e pq nao usaste o win7! (x2) 😀
Isso é pq não usaste o win7!x3, ou melhor se usas o windows 7 num computador de 6 ou mais anos é obvio que vais usar mais o xp….
boas..
eu da MS também so uso xp, tenho o 7 profissional, mas …muito fraquinho, para o 7 prefiro o Ubuntu, bem melhor.
mas cada um usa aquilo que quer e gosta, ou que se sente mais avontade como é o meu caso.
cmps
Não necessariamente. A idade não é o único factor determinante do quão performante um computador é ou pode ser. O meu tem 7 anos neste momento e tem Windows 8 instalado. Já teve Windows 7 na maior parte da sua vida. Qualquer uma destas versões do Windows funciona melhor e de forma mais fluída do que o Windows XP, que neste momento já é um sistema operativo completamente ultrapassado e a entrar em decadência.
Foi o Windows com que eu mais gostei de trabalhar, para mim o mais estável.
Se7en rullez!
Para mim só se tornou algo de jeito após o SP2. Até lá deu-me mais problemas que todos os Windows juntos desde o 3.1 até ao ME. Continuava com ele instalado mais por teimosia do que por gostar muito de trabalhar com ele.
A partir do SP2 impecável, super-estável. Mas comparado às funcionalidades que o Vista e o 7 trazem não o acho nada de especial (também quando peguei no Vista foi numa máquina nova já mais de um ano depois deste ter saído para o mercado, por isso nunca sofri da lentidão de quem fez o upgrade de XP para Vista numa máquina já existente)
Ficou mesmo “Quase” perfeito foi com o SP3. Aí sim!!! Ficou super estável.
Na minha opinião.
Já agora parabéns por esta rubrica. A seguir bem pode vir uma sobre o Office
lento e sem grandes melhorias querews dizer, a la 7/vista
cmps
Voçês por acaso trabalham com o Windows XP <SP2 ? É que era um sistema operativo que por si só, pela minha experiência não era nada estável…
Queixavam-se do Vista que era mau, mas o problema é que muitos não se lembram do inicio do XP.
Para não dizer que foi o SO que mais formatei na vida devido a inúmeros problemas.
É um sistema operativo que muita gente continua a usar, por vezes até em máquinas que o SO nem aproveita nem metade do rendimento da mesma, não percebo porque. Ignorância talvez…
boas..
a questão da ignorancia é a mesma pela qual as pessoas não usam mais MAC, ou linux, quanto ao xp, foi o so mais limpo que saiu ate hoje, logo é normal que empresas e particulares o continuem a preferir.
Consome pouca ram, faz o mesmo que os outros fazem, talvez mais, tem um look classico e simples, sem mariquices a mais para distrair, tem tudo organizado e bem organizado, não como os sucessores, enfim, penso que as caracteristicas dele ditam porque é que as pessoas o continuam a usar, talvez o proximo windows seja aquele para o qual a malta de o salto a ver vamos.
vai é depender do arranjo da interface grafica e da recolocação das coisas outra vez, e se for um sistema consumista como os sucessores do xp, esta ditado ao fracasso.
in my opinion ofcourse
cmps
Excelente artigo, como todos os outros.
Só um reparo, onde diz:
“Este Windows foi o sucessor do Windows 2000 (NT 4.0) e deu continuação à conceituada arquitectura NT, saindo na versão NT 5.0.”
O Windows 2000 é o NT 5.0
Continuação do excelente trabalho que tens feito.
As pessoas podem não se aperceber, mas além de ter sido difícil arranjar as primeiras versões é preciso instalar na maquina virtual, verificar que funciona, fazer trabalho de pesquisa. . .
Enfim, dá trabalho.
Parabéns pelos artigos.
Só mais uma coisa.
Não estou a conseguir abrir o link de download. . .
Obrigado pelo reparo na numeração das versões… as madrugadas longas não perdoam estas pequenas gralhas!
Obrigado também pelo elogio. De facto tocaste em todos os pontos críticos na execução destes artigos. A maior dor de cabeça foi mesmo em conhecer as manhas e correr as versões mais antigas. Mas não é nada que uma boa dose de paciência não resolva 🙂
Quanto ao link, está a funcionar correctamente aqui.
Boas
Sem duvida o Windows que mais usei, comecei no win 3.11 + dos 6.22 e usei todos ate ao se7en excepto o me. A versão inicial estava cheia de bugs mas usei na mesma, por incrível que pareça, num p2@350 e 192mb de RAM a nível multimédia o pc era mais fluido que o win98se. No resto notava o peso do sistema mas era fluido suficiente, o sp1 foi o suficiente para o tornar +- fiável…
Já agora um reparo, o win2000 era nt5.0 e xp nt5.1. Apesar das enumeras diferenças, na sua essência o xp é um win2000 melhorado.
Cumps.
Ainda uso e abuso do XP. The best.
o XP perdeu a liderança dos SO´s em 2007? não me parece!
Não? Então? Pelo menos a nível doméstico (e quando digo doméstico não quero dizer dentro de casa) perdeu claramente a liderança.
Foi talvez a melhor versão até hoje!
o Win 7 parece estar muito bom, mas ainda é muito “jovem” para se tirarem conclusões a nível histórico.
O XP esteve vários anos no mercado e com sucesso.
Parecendo que não o Windows 7 já cá anda desde 2009.
Gostei muito do XP, mas só depois do service pack 2… Antes disso era só problema… O Windows 7 me fez esquecer rapidinho o XP.
Bom Post!
Excelente a partir do SP2 (que saiu em 2004 se não estou em erro, portanto vejam lá…) mas esteve tempo a mais no mercado. O Vista sofreu com isso e nem o 7 vai conseguir tirar a supremacia ao XP como SO mais usado no mundo. A Microsoft não vai repetir o mesmo erro…
O Grande e inesquecível… Aquela revolução Gráfica foi histórica! Foi o grande impulso para a informática dos dias de hoje…
Continuo a lamentar e a dizer que quem constrói uma casa tem direito a escolher as divisões que lá dentro coloca… Ninguem tem o direito de excluir ferramentas como o IE, ou o Media Player… Srs. dos Tribunais Europeus, Ganhem Juizo sff!
A maior eXPerience da história, Nada mais a dizer! 😀
Thumbs UP Sir….
se queres essas aplicaçoes estao la os links para download, se como eu e muitos outros achas k existem melhores nao tens de gramar com elas instaladas, sim porque elas vinham de raiz e nao davam para desisntalar, Foi isso que foi contestado em tribunal, o facto da microsoft impingir aos utilizadores os seus programas e quem os queria desinstalar nao podia. Por isso acho que te devias informar um pouco mais antes de dar a tua opiniao e dizer a alguem para ganhar juizo.
Eu nunca me preocupei em desinstalar o IE ou WMP. Simplesmente não os usava. Substituí-os pelo Mozilla Firefox e Media Player Classic.
Não percebo tanto problema por não se conseguir desinstalar!
É uma questao de principio e de liberdade individual se não gosto dos programas se não os uso não tenho de os ter a ocupar espaço(por muito ridiculo que seja) devo ter a opção de os remover tao simples quanto isso.
Se não gostas do Windows nem do que ele lá trás, podes sempre construir um SO e usa-lo, isso é que é Liberdade individual…
Gostavas de fazer um trabalho destinado ao mundo, e vir alguém dizer que nesse teu trabalho tens de fazer modificações que te prejudicam?
A Microsoft não é mãe de ninguem, é uma empresa que como todas quer ganhar dinheiro…
Tu podes muito bem fazer download das aplicações que queres, mas há quem não o faça… Muita gente na altura do Windows XP começou a utilizar o PC pela primeira vez em casa…
Muita gente mal sabia o que era um PC, quanto mais que podia usar outro leitor multimedia, ou outro browser… O antivirus da Microsoft só saiu agora mas já devia ter saido à muito…
Se me disseres, “podiam haver 2 versões, uma completa e outra livre para personalizar” aí sim concordo…
Tem que se pensar que o XP foi o grande inicio dos PC’s em casa, daí ter havido tantas versões especiais do mesmo…
😀
nao pareces nao entender eu posso gostar de um So isso nao implica que tenha de gostar de todas as aplicaçoes do fabricante do SO que ele mando de origem e me força pela garganta a baixo porque quer goste ou nao tenho de levar com elas e se nao as quiser utilizar tenho de as ter instaladas e “desliga-las baiscamente” isso sim quase ninguem sabe fazer hoje em dia quanto mais na altura. É injusto para as outras companhias se a microsoft se aproveita da sua posiçao maioritaria no mercado para nos seus SO nos forçar outras aplicaçoes suas que nao podes retirar. Eu tenho a liberdade de fazer um SO realmente tenho mas tambem tenho pela lei portuguesa a liberdade de fazer o que quiser com aquilo que compro. Coisa que nao acontecia no XP e outros SO. Se me der na real gana de desinstalar o IE e WMP tenho esse direito.
XP é “fixe”, tenho-o instalado no desktop em dual boot com o Seven para jogar Battlefield 2 e GTA IV apenas. Cada dor de cabeça que me deu, especialmente o bug que estoirava o explorer assim do nada de repente, o Hugo Cura lembra-se bem disso que ele também sofreu.
No portátil, tenho-o instalado também em dual boot para poder correr algumas ferramentas de trabalho incompatíveis com o 7.
Eu tenho no portatil para rolar o VB6 pk no 7 da muitos erros 😛
O Windows XP é o melhor Windows alguma vez vendido, na minha opinião.
É um sistema leve, intuitivo e rápido.
Além disso já vinha com o extraordinário Windows Movie Maker, um editor de vídeo muito simples mas que fazia o seu trabalho na perfeição.
Nunca tive problemas com instabilidade do XP… nem com Vista… nem com 7. Tenho muito cuidado com as aplicações que instalo…
Olha agora é que disseste tudo ‘jmtdstoc’!!
Aplicações (legais), drivers compatíveis com o sistema operativo, uma “etiqueta” correcta na internet e CLARO hardware em bom estado, dificilmente têem um problema!
A maioria os problemas são consequentes de discos e memorias em mau estado.
Digo isto como tecnico de informatica desde o Win98!
Só o desempenho do Vista instalado a longo prazo é a minha grande dor de cabeça, ui ui!
Mas sem duvida, o XP >SP1 e 7, as melhores versões do Windows.
Muito bom mais uma vez parabéns Hugo !
😉
Pois, vou deixar a primeira grande critica a este tema.
Quase ninguém sabe mas na prática o SP2 é um SO diferente do XP, pois mudou quase tudo menos o ambiente de trabalho. Aliás as mudanças entre o XP e o SP2 são maiores do que entre o 2000 e o XP.
“Quase ninguém sabe mas na prática o SP2 é um SO diferente do XP, pois mudou quase tudo menos o ambiente de trabalho.”
Por acaso, nao. As alteracoes foram apenas nas aplicacoes e configuracoes no XP. Nao houve, porque nem havia a necessidade, de alterar o SO. O problema estava em aplicacoes como o Internet Explorer, Outlook, Firewall, etc, terem sido configuradas para aceitar tudo e mais alguma coisa. O sistema operativo, consegue ser seguro, so’ precisa de ser configurado para tal.
O Windows 2000 e XP nao diferem grande coisa, ate’ porque um e’ o NT 5.0 e o outro NT 5.1 (o .1 e’ apenas para simplificadade, nao significa o esforco). As versoes Server sao melhores em termos de seguranca porque sao mais restritivas do que as Home Edition. Em ambos, podes configurar um Administrador ao ponto de ser mais limitado do que o Utilizador Limitado/Normal. No Windows NT, os Administradores podem ter privilegios diferentes: ter uma pasta com ‘full control’ por todos os utilizadores pertencente ao grupo de Administradores, mas o Administrador Joao nao pode escreve ou mesmo aceder a essa pasta, nem com Take Ownership.
O XP so’ e’ o melhor sistema operativo da microsoft se esquecermos os varios problemas nas versoes ate’ ao SP2. Isto parece o Windows 98 SE que ninguem fala das anteriores como sendo o melhor, mas o sucessor como pior…?!?! 🙂 Mas os problemas que aconteceram ajudaram a Microsoft a configurar melhor o Windows, e essa e’ uma das razoes do Vista ser mais seguro (mesmo que tenha tido problemas ao nivel dos utilizadores…) do que o XP…
Novamente um excelente trabalho do Hugo Cura! Vai haver algo parecido para outros sistemas operativos, principalmente o Mac e Linux (este deve ser mais facil, pelo menos sem limite de 30 dias, rofl)?
Fiquem Bem!
Obrigado Ricardo 🙂
Não sei se irá haver o mesmo para Mac e Linux. Essas vertentes estão um bocado fora do meu domínio, mas acredito que sim, que alguém trate disso!
Por acaso não é assim, o kernel do XP SP2 foi quase todo refeito-
Exatamente!
Agora todos dizem que o windows xp é dos melhores mas esquecem-se que quando saiu era um cancro, os jogos do windows 98 não davam no xp, cheguei a ter dual boot do XP com o 98 porque o XP era bastante problemático em relação ao software e hardware que havia até à altura, depois é começaram a fazer tudo já com base no windows XP e por isso é que toda a gente hoje gosta. Acho que o windows 7 é provavelmente o melhor windows de sempre mesmo comparando com os outros windows quando saíram, depois talvez o windows 98 que era muito fiável e o XP em seguida porque agora é óptimo mas quando saiu não estava preparado para o que havia até a essa altura, tinha o Carmagedon cd original e o windows xp não o aceitava mesmo com os modos de compatibilidade.
Concordo contigo.
Usei o Xp desde a fase beta, e ao inicio foi uma grande dor de cabeça mesmo.
O pico alto do XP foi só a partir do SP2, aí sim, ficou mesmo robusto e isso é que se podia chamar um Sistema Operativo! (Antes era um Sistema “complicativo”…) 😀
Também tive problemas com o Carmageddon + Splat Pack no XP mas havia maneira de contornar sem ser preciso o Win98SE.
Sim até porque uma versão não original com crack já dava para jogar lol. Não era suposto ser ao contrario?
Lembro-me perfeitamente no ano 2001 o Windows XP ter sido um completo WOWWWWWW e de toda a gente o querer.
Hoje em dia está maduro.. e velho. tem 9 aninhos já.
Comecei a usar o XP antes do SP1 e não era nada estável, só o facto de ficar com medo de o sistema simplesmente reiniciar com um BSOD cada vez que ligava um dispositivo USB era um “trauma”.
Mesmo assim era melhor que as alternativas que tinha: Windows Me sem suporte a NTFS, inseguro e instável ou Windows 2k que também não era assim tão estável a nível do explorer, tinha muitas incompatibilidades e era pesado na minha máquina.
Depois do SP1 este e outros bugs foram corrigidos e o sistema ficou estável, também apareceram muitos drivers para hardware antigo e ficou o meu OS principal.
Ainda tenho o XP SP3 em dual boot que uso apenas para correr um jogo, mas em breve irá ser formatado que o Seven está a tornar-se o OS principal nessa máquina.
Basta acrescentar que grande parte do sucesso do XP deve-se à enorme quantidade de modificações que foram feitas em várias distribuições ilegais que permitiu instalar facilmente um sistema pirateado (licenças corporativas, cracks à ferramenta de validação, etc.)
Eu que utilizo Ubuntu, este é o único sistema operativo da Microsoft que utilizo como alternativa. É verdade que o Seven é muito bom, talvez o instale um dia destes.
Bom trabalho
(Este comentário é uma resposta ao comentário do the_doop_man a 27 de Maio de 2010 at 5:09 pm)
Sim concordo, mas acho que em vez de não virem instalados, eu acho melhor terem uma opção para desinstalar, aí sim, estou completamente de acordo… Não é justo não podermos definir o software depois de o comprar-mos…
Aos 59 segundos do segundo vídeo, quando o rapazinho faz parecer que o ecrã tem “touch” (na água), aparece a silhueta do algarismo “7” à direita da sua cabeça, nas folhas da árvore.
hehe, no que foste reparar! 😛 de facto nota-se perfeitamente o que referes mas naquela altura, no máximo pensava-se nas “Vista”s.
🙂 O meu desktop não consegue arrancar a partir do disco do 7, por isso continuo no xp, parece que será possível arrancar a partir do vista e mudar para o disco do 7 durante a instalação, mas não tenho pressa.
Tenho o 7 e o Linux Mint no portátil e práticamente nunca uso o 7, sim, é bonito, mas bah, não é nada de especial.
Suponho que quem jogue esteja agarrado à Microsoft, por enquanto pelo menos (Steam no Mac e Linux… cuidado Bill)
E acredito que ainda continue por mais uns anos, o mercado de jogos é basicamente para PC (windows -> DirectX). Mas com o crescimento da Apple acredito que em breve mais comece a assistir-se a uma gradual aposta das grandes produtoras de jogos na plataforma Mac (OpenGL), a Valve ter apostado no Mac revela que está a se tornar uma plataforma rentável.
Quanto ao Windows XP já foi mencionado, mas vale a pena mencionar novamente os grandes problemas que ele teve com alguns exploits que foram descobertos. Na altura (talvez 2002) foram afectadas muitas máquinas (não me lembro agora do nome do problema em questão).
Óptimo artigo, contudo o link não funciona.
Acabei de testa e está a funciona !!
Pode ser que sim, mas quando tento baixar o disco virtual do xp, diz o seguinte “Ups! O Google Chrome não conseguiu localizar pplware.weblivehq.net”
Sim, de facto neste preciso momento está indisponível. Mas encontra-se lá, na janela de download, uma nota bem explícita. Os problemas de indisponibilidade temporária são-nos alheios e a única solução será mesmo voltar a tentar mais tarde.
Eu usei os windows todos a partir do 98 e o XP foi que me fez dizer “WOOOOW” mas ao principio foi uma carga de trabalhos para aquilo funcionar bem, ms a partir do SP2 ficou máquina.
Mudei para o vista porque a pesquisa de ficheiros era mais acessivel, quero dizer vao aparecendo os resultados conforme se vai escrevendo e eu uso a pesquisa para abrir todos os ficheiros que uso e como tinha um CPU quad core e gráfica DX10 dava-me jeito o vista.
Mas o win7 para um sistema operativo ainda sem nenhum SP está ao nivel do XP em termos de estabilidade (no meu pc está mais estável) e raparei também que nao vai ficando mais lento com o passar do tempo como acontecia no XP e também no vista (nota que tenho muito cuidado com os programas que instalo e tenho o pc sempre limpo e desfragmentado)
Mas o XP a partir do SP2 foi um grande SO
Grande XP ainda vai ser usado por muito tempo, quando inventam um SO compativel com todos os programas? Ai passo a usar outros.
Só para responder ao Samc, Blaster e Sasser.
Sem incluir o windows 7 porque ainda é novinho (embora prometa), para mim este é o melhor SO da M$. Certo que antes do SP1 deu dores de cabeça a muita gente, e mesmo depois surgiram os “exploits” que referi e era ver o pessoal a formatar máquinas. Pelos comentários que tenho lido nenhum dos windows que são considerados SO’s ficou bom sem um service pack (parece que a excepção é o 7).
já agora vejam um video muito fixe que alguem que teve a paciencia de fazer upgrade desde windows 1.0 até windows 8.
claro que isto só funciona em instalações limpas… nunca vi um upgrade a correr bem por isso…
https://www.youtube.com/watch?v=eY-UHdswFkg
eu ainda uso, ainda hoje!
cara meu primeiro pc que tinha windows xp era um
intel celeron d 3.00ghz
1gb de ram
uma placa de 128mb dedicado
e um gabinetizinho nossa, como era bom e rapido