PplWare Mobile

Efeito Windows 10? Linux está a crescer como nunca na Europa

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Anung says:

    Consequência da falta de testostetona das novas gerações

  2. Luis Henrique Silva says:

    Se não se metem a pau vão perder ainda mais, agora aos pouco está a ssr possivel jogar em linux seja com steamOS ou com outra distribuição graças ao proton, e pode se ter até melhor desempemho.
    Pelo que twnho visto a steamOS anda a virar tudo do avesso por causa disso.
    Acreditem se não fosse o office da microsoft que eu gosto mais do que as outras suites open source windows já era.

    • Profeta says:

      Usas o potencial do office a 100% ?

      • PeterJust says:

        Ninguém usa o potencial do office a 100%, da mesma maneira que vais ao supermercado e compras o que precisas, não compras uma coisa de tudo que eles lá tem. O grande problema é que se lidares profissionalmente com outras pessoas que usam o Office, és quase obrigado a usar também para não ter problemas com compatibilidades e exportações que nem sempre ficam perfeitas.

    • Manuel da Rocha says:

      O problema, dos jogos Steam, é que cada update são de 60gb a 5 terabytes. Mesmo com SSD de 330 Teras (420000 euros), a nível de tráfego online, é sempre acima de 10 terabytes mensais. O que vai dar que precisam de contas profissionais, com 600 teras, de tráfego incluído, que são 430 euros, mensais, nas versões mais baratas.

    • saposomapuhc says:

      linux + wine tens o office quase a 100%. Aliás, eu numa máquina já metei o Office 2013, 2017, 2021, todos eles lolol

      Tenta fazer isso no windows? Dá logo erro 😡

    • Vitor says:

      Ultimamente descobri o onlyoffice, o processador de texto é bom e grava em docx sem desformatar .
      A folha de cálculo com milhares de linhas é lenta e tem menos funções avançadas. Acho que o Excel e mais difícil de substituir.

  3. Ok says:

    O maior problema para as grandes empresas é a gestão centralizada dos Windows através dos Domain controllers da Microsoft.
    De momento a alternativa para Linux não é robusta o suficiente.

    • Zé Fonseca A. says:

      Já lá vão 25 anos, ainda tentaram com concorrer com Novell mas foi um tiro ao lado.
      Aqui na empresa todos os servidores Linux são domain joined e a gestão de acessos e permissões aos servidores Linux é feita através da AD. Também usamos XDR em todos os servidores Linux. Máquinas Windows e Linux são geridas da mesma forma em termos de segurança de controlo de acessos.

      • Mike says:

        É possível usar o Ubuntu como controlador AD, sem necessidade de usar um servidor Windows: https://documentation.ubuntu.com/server/how-to/samba/provision-samba-ad-controller/
        Na Alemanha, a cidade de Schleswig-Holstein, vai substituir o Windows pelo Linux, o MS Office por LibreOffice, o MS Exchange por Open-Xchange, o MS Outlook por Thunderbird, o MS SharePoint por NextCloud, o MS Teams pelo NextCloud Talk/Jitsi/OpenTalk, Telefone pelo Asterisk… vamos ver no que dá… se funcionar, de certeza que vai haver mais cidades a migrar para soluções open source…

  4. Manuel da Rocha says:

    A subida deveu-se a outra coisa: a desactivação do Firefox.
    Para aí 40%, desses dados, são de VPN, que passaram a usar a ID de linux, para 100% das ligações, portadas. Quando soube disso, bem aqui disse que Linux ia chegar aos 30%- 60% da Europa, em poucos meses. Aí está a primeira parte. Podem já colocar mais, pois, segundo dados de Junho, já vai nos 8,36% e já toca, nos 21%, na França. Ao mesmo tempo, os pagamentos, para usarem VPN dispararam 20000 milhões de euros, mensalmente, só na Europa. Mais engraçado, há pessoas a pagar 60 euros mensais, pela VPN, quando podiam usar um serviço de DNS free, que faz o mesmo que fazem, com a VPN.

  5. A Engenhocas says:

    Até eu , gostaria de experimentar o Linux, mas esbarra no meu Inglês. Uma distribuição Linux no nosso Português, este que é o problema!

    • Sail says:

      Todas as distros têm onde escolher a lingua mesmo após instalação.
      No Ubuntu 24 está no menu que se encontra quando clicas no simbolo, de seguida clicas em Language Support após um pequenino carregamento (2 segundos) clicas em Install/Remove Languages e selecionas Português. A maioria das distros permite instalar Português (Portugal) logo de inicio.

    • Alfie says:

      Pode-se proceder à instalação de Linux com todo o processo em português pt ou br. A escolha é feita logo no inicio. Além do Ubuntu há o Mintlinux e outros mais .

    • Marco says:

      Sou utilizador de Linux a anos em Português de Portugal. Minha esposa também utiliza. Windows aqui em casa só para jogar Mass Effect. Entrar em bancos no Windows nem pensar

    • Andrey says:

      Big Linux, tem em Português.

  6. PGomes says:

    Windows tem se tornado muito mau, com tantos bugs, spyware, bloatware e tanto lixo, que alternativas como Linux, ChromeOS e MacOS, são altertivas a considerar com atenção.

  7. Rui Almeida says:

    “Os números mais recentes sugerem que o Windows está em declínio e que 2025 pode tornar-se o ano do Linux.” Que falácia !! Só por ter aumentado a quota percentual agora o Linux vai ser “o salvador da pátria”. Por favor, poupem as pessoas.

  8. Malembe says:

    Atrevo-me a acrescentar o efeito Trump à lista das causas

  9. ManuelCoimbra says:

    Linux é melhor que Windows. Mais rápido, mais leve, mais seguro, mais personalizado. Use Linux!

  10. João Freitas says:

    Independentemente do teor e da relevancia dos assuntos tratados, é indesculpável a maneira como é tratada a lingua portuguesa da parte de quem era suposto ser profissional da escrita.

    • Vítor M. says:

      Estás a falar de quê? Onde está essa “indesculpável a maneira como é tratada a lingua portuguesa…” que tanto te incomodou (atenta, escreve-se língua)?

      Se tiver algum erro, diz, corrige-se, não vi nenhum.

  11. Mário says:

    A equipa do Linux Mint está de parabéns, meu OS preferidos no dia a dia.

  12. Ze says:

    A culpa é do w11, pois se o w10 mantivesse os patchs de seguranca o pessoal n mudava. O w11 é so um spyware nada mais.

  13. Pedro António says:

    Choro pelo Linux. O pessoal fica todo contente mas o Linux é tão mau tão mau que só cresce porque o W10 está a deixar de ter atualizações. O Linux cresce não por mérito, por ser melhor mas porque o w10 está no final. Fiquem babados Linux….mesmo assim preferia o W10….mas o pessoas são ansiosas….

    • Haha says:

      Má é a tua mãe pá:) haja paciência par vos aturar. Linux é TOP.

    • PeterJust says:

      O linux não tem é suporte dos fabricantes por ainda não ter muitos utilizadores mas isso já está a mudar, quando tiver obviamente vai dar 30 a zero ao Windows. Não porque o Windows fosse um mau sistema operativo, o XP, 7 e 10 são bons mas a M$ consegue fazer sempre m**** quando tenta copiar os outros, foi assim com o Zune, o Windows Phone ou o iOS com o W11. Podemos dizer que é a empresa mais valiosa mais mal gerida do mundo.

      • Nuno says:

        Meu caro, nao é por nao ter muitos users…. mas sim se tiver suporte dos fabricantes de hardware e software a fazerem tambem para Linux, o que acontece ao Windows?? morre no dia seguinte!!!

  14. KingSOL says:

    O Win11 é uma nódoa.

  15. Zé Fonseca A. says:

    Miúdos com pcs com 10 anos que não querem comprar um pc novo

    • Sail says:

      Deves achar que toda a gente tem dinheiro com fartura. Para se comprar um PC novo tem que se tirar de algum lado quando se tem os euros todos contados. Portanto seu ignóbil e ignorante pensa antes de por esses comentários de Fã do SO Buracos da Microsoft.

      • Zé Fonseca A. says:

        Não sou fã de nada, uso tudo o que tiver de usar, não tens de te queixar à Microsoft por querer avanços na segurança com requisitos de hardware, tens de te queixar aos fabricantes de hardware que lançavam PCs para o mercado sem esses componentes, por aqui já desde 2010 que não sei o que é um pc sem TPM nem um sem UEFI com secure boot, desde essa altura todas as empresas onde trabalhei já usavam full disk encryption e por isso CPU’s com AES-NI eram a escolha para não ficares com um pc seguro mas inutilizável de lento.

        • Rui Freitas says:

          querem segurança é so mudar para linux
          provalvelmente todos os paizes na parte da segurança usa linux
          basta fazer uma pesquiza
          eu prefiro o zorin depois seria o mint, ubunto
          lebrar que tem montes que nao testei

  16. Vitorianos says:

    Eu uso o Linux Ubuntu e estou muito satisfeito.

  17. Odeeiowin says:

    Morte ao Windows

  18. PJA says:

    Força Linux.

  19. AnosdeLuz says:

    Como sempre, já vão tarde. Até a Microsoft utiliza Linux. Só não vê quem não quer. https://github.com/microsoft/AzureLinux

  20. Jack Miagger says:

    Cresceu tanto que é quase imperceptível…

  21. Mike says:

    O problema para não haver maior aceitação do Linux é a segmentação: com centenas de distribuições Linux existentes, o ambiente grafico e configuração muda de umas para as outras, não sendo uniforme como no Windows ou MacOS… Deviam focar-se numa distribuição Linux e desenvolve-la para poder competir na vertente Desktop com o Windows em ambiente empresarial, em vez de dispersarem esforços por tantas distribuições Linux… depois acontece que temos muita escolha e pouca “qualidade/funcionalidade” para ambiente empresarial no que toca ao utilizador final e administração dos sistemas…

    • Profeta says:

      Nao ha problema nenhum com o linux. O que ha e falta de investimento necessario para que o linux chegue a todo o hardware e software.

    • Rui Freitas says:

      o que nao entendo é portugal, vai ser dos ultimos a mudar para linux, parece que somos ricos
      se as escolas aderirem a linus acabava o problema do office

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.