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Condução autónoma da Tesla mais perto de Portugal? Tecnologia testada em Madrid

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    A Tesla está a trabalhar com os reguladores europeus para conseguir obter a aprovação do FSD Supervisionado dos reguladores europeus. Antes de lhe chamar supervisionado também não tinha obtido, por isso nunca foram vendidos Teslas com FSD na Europa.
    Nos países referidos, como os EUA, conseguiu aprovação – mas de nível 2. Por isso, apesar do nome (FSD – Condução autónoma completa) o manual da Tesla exige que o condutor vá com as mãos no volante, com os olhos na estrada e pronto para intervir em qualquer momento.

    • Gonçalo says:

      O meu tesla tem FSD e foi comprado ca faz me a autoestrada toda sem problemas ultrapassa e tudo pede de vez em quando para por a mau no volante mas nada que um peso da decatlon não resolva

      • Max says:

        Importado primeiro dos EUA? De outro modo não vejo como é que seja possível, porque o FSD não está homologado na Europa.

      • Max says:

        Outra hipótese é a Tesla poder vender carros na Europa com o pacote FSD incluído, mas com recursos desativados, até o FSD ser aprovado.

        • Yamahia says:

          É o q fazem. Principalmente ingrupem aquela malta q já tem uma boa maquia acumulada em créditos de referrals.
          O argumento usado é q o carro vai valorizar numa futura venda. A malta acredita e compra a actualização q positivamente não serve para nada.

      • Yamahia says:

        @Gonçalo, e para ultrapassar? O peso da Decathlon tb carrega no botão do pisca?

        • Max says:

          Já tem havido outras notícias de pesos no volante para enganar o sistema de condução autónoma da Tesla:
          “A polícia da cidade de Bamberg, no estado da Baviera, foi obrigada a parar um modelo não especificado da montadora depois de uma perseguição a 110 km/h na Autobahn, a famosa rodovia que possui trechos sem limite de velocidade.
          O motorista de 45 anos apresentava sinais de consumo de drogas, revelou a polícia bávara, e usou um peso para enganar o piloto automático e fingir que estava com as mãos no volante, do contrário, o sistema seria desativado automaticamente.” (30/12/2022)

          • Yamahia says:

            Ok, mas para ultrapassar, na UE, tem q ser o condutor a accionar o pisca, de contrário o carro não muda de faixa e portanto não ultrapassa.

          • Max says:

            Fui confirmar. Segundo o regulamento UNEC R79/DCAS – em autoestrada, as mudanças de faixa ou saídas de autoestrada devem ser iniciadas pelo condutor através de pisca. A Tesla foi obrigada a fazer ajustes no Autopilot ou outros sistemas de modo a que:
            – após o pisca para mudança de faixa, pelo condutor, o sistema aguarda de 3 a 5 segundos para fazer a manobra automática; se não for possível desiste
            – na saída de autoestrada o carro também não atua, precisa primeiro que o condutor ative o pisca manualmente.
            Pelo menos diminui os perigos dos pesos no volante em autoestrada. Mas também li, em tempos, que a Tesla tinha acabado por criar um sistema que não se deixava iludir pelos pesos no volante.

        • Gonçalo says:

          Só tenho de carregar no botão do pisca mais nada

  2. Raiana says:

    Em Portugal a horrível sinalização vertical e horizontal e falta de marcação faz com que nem os humanos saibam muito bem como é a situação, então a AI só vai provocar acidentes.

    • Paulada na xarecax says:

      Embora não saias muito de casa, Portugal tem das melhores estradas da Europa

    • Yamahia says:

      Princeless são mesmo os sinais tapados pela vegetação nas bermas.
      Creio ser propositado para caçar mais umas multas…
      Adiante:
      -O problema maior deste FSD é q não lida bem com condições de visibilidade reduzida (noite, chuva, nevoeiro…)
      Além de q é muito lento a iniciar a manobra de ultrapassagem, o q pode ser perigoso.
      Bem como ser demasiado suscetível às travagem fantasma o que tbm pode ser perigoso.
      Assim como é uma autêntica abécula a estacionar. Não é tão perigoso mas é muito confrangedor.

  3. Max says:

    Musk está completamente choné, mas disse que criava o American Party (Partido da América) se a lei orçamental de Trump fosse aprovada pelo Congresso – e, ontem, dia 4, criou. Disse também que, nas eleições intercalares de 2026, ia apresentar candidatos contra todos os congressistas republicanos que aprovaram a lei. Se cumprir, vai ser curtido de ver.
    O Texas é um dos Estados em que todos os lugares no Congresso vão a votos em 2026.
    Dias antes dos robotáxis da Tesla começaram a circular em Austin, o Governador do Texas aprovou um regulamento que obriga os robotáxis a possuir nível 4 (como têm os Waymo) – mas que só entra em vigor em setembro. Com Musk a chatear, vai antecipar esse prazo? Em todo o caso, não se percebe como é que Musk vai conseguir que atribuam o nível 4 ao FSD até setembro. É certo que enquanto esteve no governo dos EUA conseguiu obter de Trump a nomeação de amigos para as agências federais. Mas esses têm mais receio de Trump do que amizade por ele. Do que se havia de lembrar – de criar um partido contra Trump. Não vai ser bom para os negócios.

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