Condução autónoma da Tesla mais perto de Portugal? Tecnologia testada em Madrid
A Tesla tem andado a testar o seu sistema Full Self-Driving (FSD) Supervisionado pelas estradas da Europa e, recentemente, parece ter sido a vez de Madrid.
Apesar de ainda ser supervisionado, o FSD da Tesla faz parte da ambição da empresa de, no futuro, toda a sua gama ter um sistema de condução totalmente autónoma sem supervisão, em vários países.
Utilizada sobretudo em países como os Estados Unidos, a tecnologia tem vindo a ser testada nas estradas da Europa, nomeadamente em Paris, Roma e Berlim.
Entretanto, após mostrar o funcionamento da sua tecnologia noutras cidades europeias, a Tesla publicou um vídeo de um Model 3 a circular de forma autónoma pelas ruas de Madrid.
Esta é mais uma prova de que a empresa norte-americana continua a testar a sua tecnologia antes do próximo lançamento ao público - ainda sem data definitiva.
No vídeo, vê-se um Model 3 em ação. Trata-se de um modelo de produção equipado com o mesmo hardware que os modelos vendidos pela empresa, mudando apenas o software.
Como pez en el agua ...
FSD Supervised testing in Madrid, Spain
Pending regulatory approval pic.twitter.com/txTgoWseuA
— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) July 3, 2025
Conforme é sabido, para o FSD, a marca norte-americana utiliza uma arquitetura puramente visual "apoiada por redes neurais de ponta a ponta treinadas com milhares de milhões de casos de utilização reais", ao contrário de outras fabricantes, que utilizam sensores como o LiDAR.
Disponível em países como Estados Unidos, Canadá, China e México, a Tesla está a trabalhar com os reguladores competentes para conseguir a aprovação do FSD Supervisionado para o mercado europeu, segundo um comunicado, citado pela imprensa.
A Tesla está a trabalhar com os reguladores europeus para conseguir obter a aprovação do FSD Supervisionado dos reguladores europeus. Antes de lhe chamar supervisionado também não tinha obtido, por isso nunca foram vendidos Teslas com FSD na Europa.
Nos países referidos, como os EUA, conseguiu aprovação – mas de nível 2. Por isso, apesar do nome (FSD – Condução autónoma completa) o manual da Tesla exige que o condutor vá com as mãos no volante, com os olhos na estrada e pronto para intervir em qualquer momento.
O meu tesla tem FSD e foi comprado ca faz me a autoestrada toda sem problemas ultrapassa e tudo pede de vez em quando para por a mau no volante mas nada que um peso da decatlon não resolva
Importado primeiro dos EUA? De outro modo não vejo como é que seja possível, porque o FSD não está homologado na Europa.
Não diga disparate baste ver videos no youtube não faz tanto como nos EUA mas faz muita coisa
Outra hipótese é a Tesla poder vender carros na Europa com o pacote FSD incluído, mas com recursos desativados, até o FSD ser aprovado.
É o q fazem. Principalmente ingrupem aquela malta q já tem uma boa maquia acumulada em créditos de referrals.
O argumento usado é q o carro vai valorizar numa futura venda. A malta acredita e compra a actualização q positivamente não serve para nada.
@Gonçalo, e para ultrapassar? O peso da Decathlon tb carrega no botão do pisca?
Já tem havido outras notícias de pesos no volante para enganar o sistema de condução autónoma da Tesla:
“A polícia da cidade de Bamberg, no estado da Baviera, foi obrigada a parar um modelo não especificado da montadora depois de uma perseguição a 110 km/h na Autobahn, a famosa rodovia que possui trechos sem limite de velocidade.
O motorista de 45 anos apresentava sinais de consumo de drogas, revelou a polícia bávara, e usou um peso para enganar o piloto automático e fingir que estava com as mãos no volante, do contrário, o sistema seria desativado automaticamente.” (30/12/2022)
Ok, mas para ultrapassar, na UE, tem q ser o condutor a accionar o pisca, de contrário o carro não muda de faixa e portanto não ultrapassa.
Fui confirmar. Segundo o regulamento UNEC R79/DCAS – em autoestrada, as mudanças de faixa ou saídas de autoestrada devem ser iniciadas pelo condutor através de pisca. A Tesla foi obrigada a fazer ajustes no Autopilot ou outros sistemas de modo a que:
– após o pisca para mudança de faixa, pelo condutor, o sistema aguarda de 3 a 5 segundos para fazer a manobra automática; se não for possível desiste
– na saída de autoestrada o carro também não atua, precisa primeiro que o condutor ative o pisca manualmente.
Pelo menos diminui os perigos dos pesos no volante em autoestrada. Mas também li, em tempos, que a Tesla tinha acabado por criar um sistema que não se deixava iludir pelos pesos no volante.
Só tenho de carregar no botão do pisca mais nada
Em Portugal a horrível sinalização vertical e horizontal e falta de marcação faz com que nem os humanos saibam muito bem como é a situação, então a AI só vai provocar acidentes.
Embora não saias muito de casa, Portugal tem das melhores estradas da Europa
Princeless são mesmo os sinais tapados pela vegetação nas bermas.
Creio ser propositado para caçar mais umas multas…
Adiante:
-O problema maior deste FSD é q não lida bem com condições de visibilidade reduzida (noite, chuva, nevoeiro…)
Além de q é muito lento a iniciar a manobra de ultrapassagem, o q pode ser perigoso.
Bem como ser demasiado suscetível às travagem fantasma o que tbm pode ser perigoso.
Assim como é uma autêntica abécula a estacionar. Não é tão perigoso mas é muito confrangedor.
Musk está completamente choné, mas disse que criava o American Party (Partido da América) se a lei orçamental de Trump fosse aprovada pelo Congresso – e, ontem, dia 4, criou. Disse também que, nas eleições intercalares de 2026, ia apresentar candidatos contra todos os congressistas republicanos que aprovaram a lei. Se cumprir, vai ser curtido de ver.
O Texas é um dos Estados em que todos os lugares no Congresso vão a votos em 2026.
Dias antes dos robotáxis da Tesla começaram a circular em Austin, o Governador do Texas aprovou um regulamento que obriga os robotáxis a possuir nível 4 (como têm os Waymo) – mas que só entra em vigor em setembro. Com Musk a chatear, vai antecipar esse prazo? Em todo o caso, não se percebe como é que Musk vai conseguir que atribuam o nível 4 ao FSD até setembro. É certo que enquanto esteve no governo dos EUA conseguiu obter de Trump a nomeação de amigos para as agências federais. Mas esses têm mais receio de Trump do que amizade por ele. Do que se havia de lembrar – de criar um partido contra Trump. Não vai ser bom para os negócios.