O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
7º artigo da rubrica "O Windows desde... sempre!".
Aos 25 de Junho do ano de 1998 saiu para o mercado o Sistema Operativo sucessor do Windows 95: o Windows 98.
Este Windows veio recheado de novidades, principalmente ao nível multimédia e de Web.
Uma das situações mais caricatas que lhe diz respeito e que grande parte de nós conhece ou já ouviu falar foi o surgimento, em plena apresentação, do famoso Blue Screen Of Death (Ecrã Azul da Morte, «exemplo») ou BSOD. Esta situação aconteceu na apresentação oficial do Windows 98 em Abril de 1998, na COMDEX, enquanto era demonstrado o suporte do Plug & Play do Windows 98 ao ligar um scanner ao PC.
O aplauso e assobios da plateia foram enormes e, após um grande "encavacanço", Bill Gates sai-se com: "Este deve ser o porquê de ainda não estarmos a comercializar o Windows 98".
Ora veja:
Windows 98
O Windows 98 foi considerado mais estável e fiável que o seu antecessor. Como já foi dito, esta versão do Windows veio recheada de novidades. Uma das mais inovadoras foi o Active Desktop que permite configurar o ambiente de trabalho como uma página web pessoal, podendo conter links e conteúdo web. A nova versão do Internet Explorer suporta HTML 4.0, tem uma interface melhorada e está integrada no Explorador do Windows.
Este Windows suporta agora especificações OnNow na ACPI, tem utilitários de conversão das arquitecturas de ficheiros FAT, suporta múltiplos ecrãs (até um máximo de 8 monitores) e suporta tecnologia de ponta, da altura claro está, como os protocolos / interfaces de comunicação firewire, USB e AGP.
Foi a primeira versão a usar o standard Windows Driver Model (WDM) que nos é familiar nos controladores de alguns dispositivos que temos de instalar. Foi também a primeira versão a integrar ferramentas do sistema que conhecemos muito bem, tais como o MsConfig e o ScanReg.
Em aplicações as novidades foram muitas, mais viradas para o âmbito da Internet. Abaixo mostro o essencial que vem incluído no Menu Iniciar:
Neste Windows já era possível, nativamente, ver TV através da Internet. Talvez não o fosse em Portugal, mas que era possível, lá isso era. A aplicação que o permitia era o WebTV. Apareceu também uma ligação chamada "Channels" que não era mais que uma interface diferente do Internet Explorer com links para os sites mais importantes a nível nacional.
E o aspecto do Outlook de há 12 anos?
Quem diria... fantástico!
Os requisitos deste sistema operativo são:
- Processador Intel 486DX-2 66MHz ou superior
- 16MB de memória RAM
- Cerca de 250MB de espaço livre em disco
- Placa gráfica VGA ou superior
- Drive óptica
Nesta altura em que o meu PC tinha um processador Intel 486DX-2 66MHz, 8MB RAM, 530MB de disco e usava o Windows 95, fiz algumas tentativas para instalar o Windows 98, tentei 2 ou 3 versões diferentes, mas o resultado era sempre o mesmo: "No mínimo são necessários 16MB de memória RAM para poder instalar o Sistema Operativo". Foi a desilusão total! Hoje sei, graças à Internet, que era possível instalar o Windows 98 com o argumento "/im" que instalava sem verificar os requisitos de hardware! É pena só saber isso agora, já lá vão mais de 10 anos.
Windows 98 Second Edition
Existiu também uma segunda edição do Windows 98, Windows 98 Second Edition, talvez mais familiar a todos nós. Essa versão foi lançada a 5 de Maio de 1999 e as novidades centraram-se num suporte melhorado para dispositivos USB, upgrade do Internet Explorer para a versão 5.0 e suporte integrado para unidades DVD-ROM. Foi corrigido um bug curioso que provocava um overflow na memória e poderia fazer o sistema "crashar" se estivesse ininterruptamente a operar durante 49 dias, 17 horas, 2 minutos, 47 segundos e 296 milissegundos (o mesmo que 2³² milissegundos).
Vamos aos testes!
Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se o ponto 8 do procedimento desse 1º artigo.
Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #1 (Windows 1.01)
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
- O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)
- O Windows desde… sempre! – Parte #11 (Win Vista/Server 2008)
Disco rígido virtual
Requisitos: Virtualbox
Download: Disco virtual do Windows 98 [82.3 MB] Password: pplware_trial30dias
Este artigo tem mais de um ano
O Blue Screen é fantástico, já conhecia, mas não deixo de me rir sempre que vejo este filme…
Este windows deu um grande salto para a informática. Foi um grande avanço em relação so Win95.
Só faltou falar quais as diferenças no Win98 SE.
Achas que não ia referir isso? Ora vê bem 🙂
Acabei agora por evidenciar mais com um título e uma imagem, para não passar despercebido como no teu caso.
Obrigado.
Este foi o “meu” primeiro Windows. Quando compraram-me o meu primeiro computador (e deixei de mexer nos PCs da escola) era este o sistema operativo que trazia.
Usei e abusei deste sistema operativo com um “topo de gama” da altura: P3 overclocked a 600 MHz; 15 GB HDD; Soundblaster+Kit Surround; RIVA TNT2 Ultra e 128 MB RAM (toda a gente dizia-me que 128 MB de RAM era um valor absurdo, bastavam 64 MB e que devia investir antes no processador a 650 MHz).
Os Blue Screen eram sempre uma possibilidade, isto quando o sistema não congelava simplesmente e o clássico do Wallpaper desaparecer e ser substituído por um ecrã branco com um aviso para restaurar o Active desktop! Foi esta instabilidade que me fez começar a experimentar depois sistemas operativos diferentes conforme eles surgiam: Windows 2000 que era um pouco pesado já na minha máquina; Windows ME (que para mim comportava-se da mesma forma que o 98 SE por isso acabei por o usar devido às pequenas novidades e interface que trazia), por fim utilizei o XP que tinha na primeira versão alguns Bugs como por exemplo nunca sabia se ao ligar um dispositivo USB ia congelar o sistema (tinha quase 50% de hipóteses disso acontecer) e hoje a máquina ainda continua com o XP SP3 mas a “ganhar pó”…
O que me lembro da altura era de uma grande indignação de todos contra a Microsoft e os seus produtos com fraca qualidade (sistemas operativos super instáveis e com arquitecturas mal projectadas), havia uma espécie de “ódio” geral contra o Windows. depois com o evoluir do XP e agora com o 7 parece que a maioria dos utilizadores já esqueceu e até cresceu o número de “Microsoft fanboys” (na altura do Windows 98 era uma “espécie” que não se encontrava em lado nenhum)
Passei a mesma experiência quando iniciei a sério, desde ter uma máquina com as mesmas caracteristicas e levar horas pregado a sofrer os mesmos sintomas das referidas versões de Windows. A minha atracção foi descobrir, explorar, tentar sempre resolver todos os problemas emergentes…Mhz, Kb, Chips, eram tudo chines para mim, toca de comprar manuais e revistas importadas. Fui o maior virus nas minhas máquinas, mas depois adorava reunir com o pessoal e podermos trocar informações das soluções para as coisas. A alegria era aparecer alguem com uma torre da idade da pedra a trabalhar ao dobro dos pc mais actuais e potentes da epoca, visto que tb tudo dependia do poder economico de cada um, bem, sempre baixito 🙂 Entao assim uns especializaram-se em software e outros em hardware, poucos seguiram para o Linux, devido a diversão pelos jogos no mercado serem canalizados para os Windows e, quase ninguem percebia uma letra de ingles, quanto mais escrever comandos no Linux. Lá se partilhavam cábulas, hehehe!!
O primeiro pc que tive foi um ZX Spectrum 128K com leitor cassetes imbutido no teclado, os pais ficavam danados na altura pela ocupação da TV de casa, ouvia-se em todo o lado dizer “isso avaria as televisões”, lol. Uns 30 minutos para instalar um jogo num chimfrim sonoro hipnotico que já assobiavamos imitando quase de cor em gozos, “retire a cassete 1, coloque a cassete 2”, quando não encravava a fita…para passar de niveis, insira a cassete Z…a dada altura, no nivel 23 e troca o passo, não havia meio de entrar, estava o jogo viciado, toca de ir a loja trocar. Lá apareceu um que se lembrou de copiar as cassetes e fazer o homem da loja correr umas 50 do seu stock em devoluções e trocas, malandros dos rapazes viciados a estragar o negocio do homem…vá lá que era fotografo, senão tinha aberto falencia, coisas dos rapazes…
Boas,
Mais uma excelente rubrica continua!
Parece que foi ontem. fogo o tempo passa………….
Eu tive este win com um p3 500 mhz, o ram nao me recordo mas penso que era 256mb, disco nao me recordo, corria la o encarta e andava pela net a 56k 😛 bos velhos tempos
Ai está ele… o recordista dos BSODs….
De todos os Windows, desde o 3.1 ao Win7, acho que este foi o que mais problemas me deu… e aquelas barras pré-instaladas tiravam-me do sério…
De resto foi sem duvida o Windows que mais inovou perante os seus antecessores, mesmo comparado aos actuais…
o recordista de BSODs foi o ME!!
O Me usei pouco… se foi um ano foi muito, porque entretanto começaram a surgir Betas do XP e foquei-me mais nesse 😉
Já o 98 foram 2 anos…. daí ter sentido mais na pele os BSOD’s 😛
Esqueci foi referir os programas mais usados da Altura..
O Encarta que dava um jeitão, já que Googles e Wikipédias não havia.. .e saudades do CLIP “chato” do Office..! lol 😀
Há e longas horas também nos primeiros “Flight Simulator” da MS.
A série Flight Simulator começou em 1980 com o FS1 para Apple II.
Excelente, desconhecia!
Eu por acaso só o conheci mais tarde e penso que foi mais ou menos nesta altura que até andava muito na moda o Joystik Sidewinder…
Nem sabia que tinham feito para Mac…
Mais uma para juntar.. eeheh..
😀
“Foi corrigido um bug curioso que provocava um overflow na memória e poderia fazer o sistema “crashar” se estivesse ininterruptamente a operar durante 49 dias, 17 horas, 2 minutos, 47 segundos e 296 milissegundos (o mesmo que 2³² milissegundos).”
Ainda mais curioso é como é que é alguém conseguiu aguentar um computador com o win98 tanto tempo ligado sem crashar por outra razão qualquer.
Sem dúvida 😆
muito porreiro. keep on !
Deixo a sugestão para que se possível se façam posts similares a este, mas sobre outros SO’s, seria também bastante interessante! 🙂
Olá!
As saudades que eu tenho deste excelente Sistema Operativo, foi o primeiro que tive contacto em casa, mas já tinha usado outros antes já mais velhinhos. O meu primeiro computador tinha as seguintes características:
Processador: Intel Celeron 533 MHz
RAM: 32 MB
Disco: 4 GB
Gráfica: ATI Tech – Mach64 – Rage Pro
Som: SoundBlaster
Drive Óptica: 48x
E naquela altura já era considerado por alguns um bom PC.
O grande problema, veio com os jogos e os programas mais exigentes, pois o PC com apenas 4GB de disco não era lá muito flexível… De vez em quando lá andava eu a gravar os meus dados em disquetes. Ainda havia outro problema, é que quando o disco estava perigosamente cheio o Windows “esquecia-se” da drive óptica, e lá tinha eu de recorrer à disquete de instalação da drive (sim, era esquisito ter de fazer tal coisa). Dos PC’s que tenho, foi aquele que melhor se portou e com menos formatações levou em cima 🙂 já que ainda tem a formatação tal como quando foi comprado… E por altura da saída do Windows XP instalei-lhe o Catalyst da ATI e estava mesmo espectacular (tendo em conta que era um CRT e tinha uma resolução de 800×600) e raramente se recusava a executar fosse o que fosse. Verdade seja dita, também nunca o liguei à net, logo nunca levou com uma actualização por parte da Microsoft. Continua com a mesma fluidez de quando foi adquirido, mesmo com o disco atulhado ainda tem um desempenho razoável!
Cumps,
wolfytuga
Esqueci-me de referir um pormenor muito importante, já que em 4 ou 5 anos que usou esse PC com o Windows 98 nunca vi o famoso BSOD, na escola com o ME, sim vi bastantes, e quando adquiri um PC com o Windows XP não tardei a deparar-me com um, aliás tenho aqui um PC com Windows XP que é recordista em BSOD, faça o que fizer (vá lá, nos últimos meses já se acalmou, não aparece o BSOD mas empanca lol).
Aliás no Windows 98 instalava impressoras, scanners e tudo funcionava como deve ser.
Há outro factor no Windows 98 que aprecio, podemos ir às preferências das pastas e mudar o fundo da janela para essa pasta, o que era mesmo muito bom em termos de personalização. E o facto de ter as ferramentas do Office (penso que tinha o Office 2000) num segundo painel, quase que fazia lembrar uma Dock.
Cumps,
wolfytuga
Antes que seja corrigido por outros:
*usou → usei
Nesta altura por acaso tinha um Pentium II 333mhz com a famosa Voodoo Banshee da 3Dfx … grandes gráficos ela puxava na altura… e um disco de 4GB dava para muita coisa! 😆
PS: Modem 56K e o famoso som do dial-up.. para aceder à Internet e sacar uns filmes via IRC na Dalnet que demorava cerca de… 1 semana na melhor das hipoteses! lol
Sim concordo, 4GB dava para muita coisa, mas isso nos 2 anos seguintes, depois comecei a usar enciclopédias multimédia e parece que não ainda ocupava o seu espaço.
Quanto ao som do dial-up, tem razão, apesar de nunca o ter ligado à net, de vez em quando enganava-me nalguma opção e lá tentava aceder à net e ouvia o som do modem 🙂
Pena foi precisar de ferramentas cada vez mais exigentes e que precisavam de algum espaço de manobra, além de precisar das novas ferramentas que já vinham no Windows XP para trabalhar em casa para uma disciplina do secundário (ITI – Introdução às Tecnologias de Informação). Caso contrário ainda me teria aguentado mais um pouco no Windows 98. Grandes tempos estes! Para mim foi e continua a ser a melhor versão do Windows, era simples mas eficaz e não consumia muitos recursos (32MB de RAM, onde consiga isso agora?).
Levei uma noite aflito a cobrir a torre com um cobertor para abafar os sons do modem a estabelecer ligação a internet atraves de ligação directa a linha telefonica de casa…tantas da madrugada, hora do silencio, imagine, qualque ruido menor despertava a familia do sono, aquilo apanhou-me de surpresa que me deu um arrepio de morte “ai que vou apanhar um enxerto e me tiram isto daqui, nem pc nem nada!!” Ainda mais tendo os fios da tomada descarnados a darem nós torcidos com o cabo do modem, alicates, fita adesiva, tesoura…monte de ferramentas e lixo espalhados aquele cantinho mafioso da parede, aventuras 😀
Hugo,
parabéns pela rubrica e sua continuidade…mas o que eu me vou rir com o que vais sofrer para falar do próximo … 😛
o 98, pode até ter crashado na apresentação, podia até crashar todos os dias, mas trouxe também muita novidade. O Plug&Pray foi bom, e hoje evoluiu bastante.
Bom bom, vai ser falares do ME, o maior aborto da MS que quase conseguiu um irmão à altura com o Vista.
Utilizei o Windows ME Millenium Edition durante algum tempo e não tive muitos problemas de extraordinário (para o que era normal em Windows).
Para mim o pior SO que já utilizei foi sem dúvida o Vista…
Actualmente com dual boot entre Arch Linux e Win 7, e satisfeito com ambos 🙂
Maravilha todo o trabalho deste site e a forma como todos intervem e comentam, os meus parabens, que exemplo como poucos! Farei gosto em participar.
Coisas giras com o ME em relação ao 98, foi poder copiar quase todos os .exe da pasta Windows deste para substituir os do 98, e deixá-lo afinado, caso do regedit, notepad, word, defrag, etc.
Pela gestão da memória virtual, truque que ja fazia desde o 95, era criar uma partição exclusiva apenas para a mesma, na hora de configurar era pela formula de Y de memória fisica x 1.5 e pronto, os malditos reeiniciar por tudo e por nada para surtir efeito, lol.
95, 98 e ainda ME ficavam a bombar feito loucos com a actualização 4in1 da VIA com respeito aos chips baseados na Intel. Mais tarde, pela internet é que venho a aceder aos drivers “alterados” para as placas gráficas. Tinha piada as formatações de raiz pelas disquetes com comandos de ms-dos.
Também foi no ano 2000, pela transição entre 98 SE e XP feita pelo ME durante um ano, que surgiu um jogo fantastico Heavy Metall F.A.K.K.2 com a leiga artista Julie a dar vozes e corpo a boneca. Entrou o XP, tchau, nada!! Incompativel com o cd original. Venho a descobrir quase 5 anos mais tarde, que criando uma drive virtual do Jogo, este entrou lindamente, hehehe. Apesar de obrigar a umas alterações, pois estava protegido com 4 skulls info dada pelo clone cd, dando Bad sector erros a qualquer tentativa de cópia de segurança. Os desenvolvedores daquele jogo fugiram todos da Ritual Entertainment, devem ter-se dado mal, foram para melhor, também pudera, outros grupos proliferaram.
parece o windows 7
Bons velho tempos… Ainda tenho uma máquina digna de museu que o corre sem problemas.
Foi montada a partir de várias relíquias que me foram chegando ás mãos ao longo dos anos…
CPU: Pentium 166Mhz MMX
RAM: 96Mb
Placa Gráfica: S3 com 16Mb
Disco Rígido Principal: Seagate 10 Gb
Disco Rígido Secundário: Maxtor 8Gb
Drive Óptica: Philips CD-RW (A gravar cds de dados com o Nero)
Usei o SO durante bastante tempo, mesmo após o lançamento das primeiras versões do XP pois era bastante mais leve, estável, e, na altura, o suporte de hardware para Windows XP era muito fraco.
Quanto a BSOD, vi uns quantos, mas a maior parte deles não crashavam o sistema.
No geral era muito bom (na altura), mas bastante limitado…
A minha máquina da altura ainda lá está encostada, pronta a funcionar, com o fantástico Windows 98 SE ainda instalado no seu enorme disco.
CPU: Pentium 166Mhz MMX
RAM: 32Mb (16MB de origem + 16MB de um pc que encontrei na rua, lol)
Placa Gráfica: S3 com 8Mb
Disco Rígido: 2Gb
Drive Óptica: 32x.
Lembro-me de andar a fazer tweaks no windows, com o objectivo de fazer o sistema arrancar o mais rapidamente possível. Acho que o melhor que consegui foi cerca de 30segundos… Tudo para o meu PC parecer tão bom ou melhor que o dos meus amigos, que tinham computadores melhores que o meu… malvados…
usei 3 anos 98 e 7 anos XP. Estou no windows 7 à 9 meses.
Foi lançada alguma versão em PT-PT ou so PT-BR?
o Windows 98 SE tinha 1 Versão OEM em Mult-iLinguagem?