O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
6º artigo da rubrica "O Windows desde... sempre!".
Aqui está a versão do Windows onde, pela primeira vez, apareceram algumas novidades que ainda hoje lidamos com elas e nos são extremamente úteis, mesmo no Windows 7. Esta versão inovadora, o Windows 95, foi lançada a 24 de Agosto de 1995 e, à semelhança do Windows NT 3.1, também este foi escrito na íntegra em / para arquitectura de 32-bit.
Windows 95
Foi aqui que apareceu, pela primeira vez, a famosa Taskbar ou Barra de Tarefas que tanto jeito nos dá. A par com isto, a interface do utilizador foi totalmente remodelada e melhorada. Apareceu também, aliado à Barra de Tarefas, o botão "Iniciar", a possibilidade de usar atalhos e uma ferramenta de pesquisa.
A arquitectura de 32-bit aqui presente permitia que este "ambiente de operação" tirasse partido completo da multi-tarefa, sistemas de ficheiros avançados, threading, redes e outros. Utilizei o termo "ambiente de operação" pois, à semelhança das versões anteriores, o MS-DOS (neste caso a versão 7.0) continua a ser a base na qual assenta o Windows 95.
Como curiosidade, esta versão do Windows vendeu 1 milhão de cópias em apenas 4 dias. Em 2 anos foram vendidas 110 milhões de cópias. Esta primeira compilação do Windows 95, além de existir à venda em CD, também foi comercializada num pack de 13 disquetes 3.5".
Relativamente a aplicações, o Windows 95 trouxe algumas novidades como o Microsoft Network, Microsoft Exchange, ferramentas para fax, Microsoft Media Player, ferramentas do sistema como desfragmentador de disco, Backup, ScanDisk, Monitor do Sistema, etc. Apareceu também a famosa reciclagem e a pasta dos documentos. Curiosamente, o atalho para o Internet Explorer 4 no ambiente trabalho tem o nome de "A Internet"!
Os requisitos mínimos desta versão do Windows são:
- Processador 386DX (80386) ou superior
- 4MB de memória RAM
- 50MB de espaço no disco rígido
- Drive de disquetes
- Placa gráfica VGA ou superior
Microsoft Bob
Não muito conhecida, esta aposta da Microsoft, o Microsoft Bob, foi lançado em 30 de Janeiro de 1995 e é uma interface gráfica alternativa criada com o objectivo de substituir o ambiente de trabalho do Windows 3.1 e, mais tarde, o do Windows 95 de modo a tornar a interface mais apelativa para quem não "dominava" tão bem um PC com Windows.
Como "nem tudo são rosas", esta aposta foi (e é) considerada como o maior fracasso de sempre da Microsoft. Algumas das razões que a levaram à falha foram um PC com elevadas características para a altura (486 com 8MB de RAM, superior às requeridas para o Windows 95), um preço demasiadamente alto numa altura que já se falava do Windows 95 (a sair 8 meses depois), entre outras.
Para os mais curiosos, abaixo deixo a ligação para uma imagem ISO do Microsoft Bob que pode ser montada na máquina virtual como um CD virtual, de modo a poder ser instalado.
Windows NT 4.0
No seguimento da série NT, foi lançada a 29 de Julho de 1996 a versão 4.0. Como já sabemos, este tipo de sistema é destinado a estações de trabalho e servidores.
Esta versão do Windows teve muita fama e reputação, sendo conhecido como um sistema muito estável e funcional. Foi vendido em 4 diferentes versões: Server, Server Enterprise Edition, Terminal Server e Workstation.
Tinha como interface de utilizador a mesma que foi usada no Windows 95. Foi a última versão a correr em processadores de tecnologia RISC como o DEC Alpha, MIPS e PowerPC. As versões seguintes usaram apenas hardware baseado em processadores x86 e IA-64. Foi classificado como um Sistema Operativo de Kernel Híbrido.
Curiosamente, uma das novidades neste sistema operativo para estações de trabalho foi o jogo Pinball! Quem não se lembra dele?
Os requisitos mínimos desta versão do Windows são:
- Processador 486DX (80486) ou superior
- 16MB de memória RAM
- 110MB de espaço no disco rígido
- Drive de disquetes
- Drive óptica
- Placa gráfica VGA ou superior
Vamos aos testes!
Como em todos os artigos, vamos usar o método já criado anteriormente no 1º artigo desta rubrica, O Windows desde… sempre! – Parte #0, e também desta vez não será necessário montar a disquete virtual. Portanto, ignora-se apenas a 2ª parte do ponto 8 do procedimento desse 1º artigo. Note-se que a 1ª parte desse mesmo ponto (referente à opção VT-x/AMD-V) continua a ser necessário para o Windows 95!
NOTA: para fazer logon no Windows NT 4.0 é necessário premir Ctrl+Alt+Del. Não é possível fazê-lo directamente no teclado uma vez que estamos a usar uma máquina virtual e esse atalho é prioritário para o sistema (pelo menos em Windows). Portanto, há 2 formas de o fazer: premir Ctrl+Del ou ir ao menu "Máquina" da máquina virtual e escolher "Inserir Ctrl+Alt+Del". Não é necessário escrever nada na password.
Após fazer então todo o procedimento, basta iniciar a máquina virtual sem mais complicações. O arranque é automático.
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #1 (Windows 1.01)
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
- O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)
- O Windows desde… sempre! – Parte #11 (Win Vista/Server 2008)
Discos rígidos virtuais
Requisitos: Virtualbox
Download: Disco virtual do Windows 95 [23.1 MB]
Download: Imagem ISO do Microsoft Bob [22.7 MB]
Download: Disco virtual do Windows NT 4.0 [34.4 MB]
Password para todos os ficheiros: pplware_trial30dias
Este artigo tem mais de um ano
Bom post como sempre!
Na parte dos requisitos mínimos tens duas vezes “4MB de memória RAM”.
Mas eu acho que isso foi mesmo para reflectir 😀
4MB de memória RAM…. outros tempos 😉
O meu primeiro computador foi justamente um 4-40.
O meu primeiro PC vinha com o Win95. Foram os meus primeiros passos no mundo da informática (se não contarmos com o ZX Spectrum 128k). Os meus pais compraram-me um belo “maquinão”, um Pentium 166Mhz, com 16Mb de Ram, 120 Gb de disco, Cd-rom, placa de vídeo de 2Mb e placa de som Sound Blaster da Creative, isso sim, era uma máquina!
🙂
* 120 Mb de disco
Para fazer os trabalhos da escola, certo?
O windows pode ter muita coisa boa ou má, mas nem por isso, deixa de ser uma bela peça de software.
O meu primeiro PC vinha com o Windows 95… Adorava principalmente o PLUS que podíamos instalar para modificar completamente o ambiente de trabalho!! Nostalgia……….
Meu primeiro PC vinha com XP 😎
Off topic: Ubuntu tá quase a chegar 🙂
Ya, até pensei que fosse só amanha que saísse o novo Ubuntu mas tens razão. Aí está: https://wiki.ubuntu.com/LucidReleaseSchedule
Logo já deve estar disponível no darkstar 🙂
Sem dúvida um ponto de viragem nos sistemas operativos da Microsoft, o seu primeiro sistema operativo completamente gráfico.
Lembro-me da minha aflição nos primeiros dias de usar o 95, sempre a procura da linha de comnados para fazer isto ou aquilo, tal era a novidade, podemos dar graças ao 95 da inicial extinção da linha de comandos, e ainda bem, linha de comandos não está com nada. 🙂
Não é bem assim, para algumas pessoas a linha de comandos continua a ser absolutamente essencial 😉
A partir do Vista tornou-se mais difícil encontrar certos programas/recursos/funcionalidades no Windows, visto que estas estão cada vez mais “escondidas”, e a linha de comandos muitas vezes é mais prática e simples.
Os supra-sumos dizem que os GUI são para meninos… CLI Forever. Eu considero-me um pseudo-menino, uso o CLI mas tb o GUI.
Nota: CLI não é para anexar “tóris”, é de Command Line Interface e GUI não é para anexar “tarra”, é de Graphical User Interface.
Kudos 🙂
O meu primeiro PC vinha com win 95!
Na altura era mais do meu irmão do que meu, mas ainda me lembro das tardes e noites a jogar Duke Nukem 3d, ou Doom Hell on Earth. ou Elifoot 94 acho 😀
Bom Post 😉
Xiiii o elifoot…. que tempos…
Os meninos de hoje já nem sonham o que era o elifoot…. comprar um jogador de nível 50 era como comprar o cristiano ronaldo hoje em dia, lol… era demais!
True Story!
Mas mesmo o Elifoot ficou descaracterizado depois do 2002..
Relembro com bons olhos o tempo que se fazia 1 temporada em meia hora 😆
elifoot 98 já joguei no windows 7 e ainda jogo o elifoot 2012 versao paga no meu android xD
Já jogou brasfoot
è só impressão minha ou os links não estão a funcionar?
Os links para download não estão a funcionar. . .
Não sei bem o que se passa, mas já não é a primeira vez que não consigo colocar comentários.
Bom, tentei escrever um a dizer que os links não estavam a funcionar. . .
Hummm, isto ainda é mais estranho.
Talvez o problema esteja do meu lado.
Mas fiz refresh ao browser e continuava a ver 7 comentários.
Quando coloco o meu segundo post aparece 11.
Mostra que o firefox não actualizou a lista de posts no refresh. . .
Deve ser cache no teu browser.
De resto não vejo qualquer problema, mas vou ficara tento.
Quanto aos links ainda há minutos estava tudo ok, vou ver.
Acredito que seja da cache, mas já não é a primeira vez que esta situação me acontece, e por acaso ainda hoje tinha limpo a cache ao browser.
Em relação aos links, estou a obter
javascript: void(0);
tanto no ff ou no ie
heheheh ainda me lembro que instalei pela primeira vez o W95, heheheh tava com 130megas de disco e na altura só dava instalar uns dois joguitos no bicho, cada vez que era para um outro jogo toca a desinstalar um para meter o outro 😀 😀
Grande Windows. Esta versão revolucionou mt coisa.
boas,
realmente o win95 veio criar outra forma, não que ela ja não existisse, ja existia, eles não inventaram nada, mas vieram ajudar em grande escala a uma massificação do desktop e das gui´s,mas também tinha crashes que era um absurdo mesmo.
então quando estavamos a trabalhar no ofice e de repente “toma la morangos la foi tudo heaahhaaa”.
mas isso já quase, acabou a maioria dos problemas em windows com crashes menos mal, agora continua a haver outros.
Offtopic:
ja me estou a “grisar” todo, mas… o Ubuntu afinal sai ou quê?!!!
🙂
cumprimentos
Os links estavam de facto com um problema no código, peço desculpa. Agora estão todos corrigidos e funcionais. Desfrutem!
Nesta altura também andou a circular o OS2 Warp da IBM. Ainda o testei, mas aquilo precisava de grandes máquinas! Esse sim, eu considero o primeiro SO em ambiente gráfico. Chegou a ser publicitado nas TVs nacionais. Alguém se lembra?
Esta “rubrica” tem sido muito muito boa mesmo estou a adorar!
Windows 95 foi com o qual veio o meu primeiro computador =D
Parabéns pelo trabalho Hugo Cura!!
Obrigado Ricardo O. e a todos. É bom ver o trabalho apreciado. Para a semana há mais 🙂
Para mim o:
Windows 95
Windows XP
Windows Vista
Foram os 3 maiores “saltos” em termos de revolução gráfica que houve…
O 95 foi inesquecível, foi o primeiro Windows que usei seriamente e frequentemente… Para mim graças à estabilidade e às novidades que ele trouxe, ele é um dos melhores da história da informática. 😀
Concordo plenamente !
Eu aí substituía o Vista pelo 3.x 😛 de resto, concordo!
awesome!
Deixo-vos 3 easter eggs do Windows 95 para animar 🙂
Créditos da equipa:
-Clique com o botão direito no ambiente de trabalho
-Seleccionar “New” -> “Folder”
-Nomear a pasta com “and now, the moment you’ve all been waiting for” (sem aspas)
-Clicar com o botão direito nessa pasta, escolher “Rename” e escrever “we proudly present for your viewing pleasure”
-Mudar o nome novamente para “The Microsoft Windows 95 Product Team!”
-Abrir a pasta e aparecerão os créditos da equipa do Windows 95. Sempre que essa pasta for acedida, a janela dos créditos voltará a aparecer
A sombra sabe!
-Clicar no menu “Start” -> “Help”
-Clicar no separador “Find”
-Aparecerá um Wizard para configurar o Help. Basta clicar seguinte e terminar
-No separador “Find”, clicar em “Options”
-Na primeira opção deve estar escolhido “All the words you typed in order” e mais abaixo deve estar “begin with the characters you typed”. Clicar OK
-Na caixa de pesquisa, escrever “Who knows who built this tool?” (sem aspas)
-Premir as teclas Shift+Ctrl e simultaneamente clicar no botão “Clear”
-Clicar novamente em “Option” e trocar as opções para “At least one of the words you typed” e, mais abaixo, para “contain the characters you type”. Clicar OK
-Na caixa de pesquisa, escrever “The Shadow knows!”
-Premir novamente as teclas Shift+Crtl e simultaneamente clicar no botão “Clear”. A janela de créditos da ajuda aparecerá!
Minesweeper
-Clicar numa quadrícula qualquer para iniciar o jogo (e consequentemente o cronómetro)
-Premir o botão esquerdo e direito do rato, simultaneamente. Aparecerá um quadrado 3×3 centrado no cursor do rato
-Simultaneamente, premir a tecla “Escape”
-O cronómetro parou 🙂
Aonde foste buscar essa de “ambiente de operação”? Para o Windows 3.x da’s a indicacao de sistema operativo, mas para o Windows 95 chamas-lhe “ambiente de operacao”? Nao andas a trocar as coisas?
Neste e’ que podes usar ‘a vontade o termo ‘sistema operativo’. O facto de haver algum codigo que o Windows 95 usa para algumas operacoes a 16bits, e apenas por compatibilidade com Win 3.x e MSDOS, nao significa que o MS-DOS (INT 21h) esteja por baixo. Mas definitivamente o Windows fazia um bom servico em iludir os utilizadores que o MSDOS funciona por baixo. E alem disso, o MSDOS nao funciona em Protected Mode.
Obrigado pela inclusao do Windows NT. Nunca tinha usado, mas foi interessante experimenta’-lo pela primeira vez. Se a particao estivesse em NTFS seria melhor, mas deu para explorar as capacidades do NT, criando outro disco e formatando em NTFS. Agora vou ver as novidades no NT 4.0.
Fica bem e continua com o bom trabalho!
Embora eu não tenha corrigido esse artigo (do windows 3.x) no que a isso diz respeito, foi discutido nos comentários desse artigo que de facto o Windows 3.x assenta no MS-DOS. No entanto admiti que a designação de “Sistema Operativo” que lhe dei fosse desprezável.
Agora referiste, e ainda bem que o fizeste, que seria então correcto chamar o Windows 95 de Sistema Operativo. Eu tomei isso em consideração aquando da escrita do artigo e pesquisei acerca disso. Cheguei à conclusão que nem todas as fontes referem o mesmo: umas dizem que o MS-DOS serve apenas de arranque e, assim que o Windows 95 inicia, é totalmente deixado de parte; outras dizem que o Windows 95 assenta no MS-DOS e que é apenas um “ambiente de operação”. Será simples e rápido constatar o que digo.
Agora, tenho muito gosto em dar informações o mais verídicas possíveis, é sempre essa a minha intenção, mas não tenho conhecimentos suficientes para dizer com toda a certeza se o Windows 95 é ou não um Sistema Operativo real. Aparentemente, da forma como escreves, até saberás dizê-lo com mais convicção, mas tenho impressão que vou deixar como está 😛
Obrigado pelo teu comentário e incentivo!
Obrigado pela resposta.
PS:
O seguinte e’ apenas informativo. O artigo explica a funcionalidade do MS-DOS no Windows 95.
“What was the role of MS-DOS in Windows 95?”
http://blogs.msdn.com/oldnewthing/archive/2007/12/24/6849530.aspx
Fiquem Bem!
Windows 95 era fixe, corria o Need for Speed! 😀
Esta versão também trouxe os nomes de ficheiros compridos. Acabou-se o “docfinp3.doc” para passar a haver “Documento a apresentar nas finanças do Pedro.doc”. Só por isto já valia a pena.
Não consigo por o Microsoft Bob a funcionar com o VirtualBox. Alguém pode ajudar?
Cumps
cara qal é asenha pra descompactear o iso do bob??
Está escrito mesmo abaixo dos downloads:
Password para todos os ficheiros: pplware_trial30dias
parabéns! ótimo trabalho, agora eu tenho uma dúvida, eu posso gravar e dar boot nesta iso do BOB que vc disponibilizou para instalar direto do pc? e por que só 30 dias? ele tá em PT-BR?
posso instalar no win 7?
parabéns! ótimo trabalho, agora eu tenho uma dúvida, eu posso dar boot no BOB para instalar direto do pc? e por que só 30 dias?
O Bob é um add-on para o Windows 95, portanto necessita de ser instalado no Windows 95.
O trial de 30 dias diz respeito à política trial da Microsoft.
o BOB tem PT-BR? posso instalar no win7?
ele tem PT-BR? posso instalar no win7?
pena q o windows 95 não é em PT-BR (esta em ingles)
Boas estou a pensar em fazer vm de todas as versões do windows esta-me a faltar as isos windows 95 98 nt 2000 não consigo encontrar em nenhum site de torrent ou original alguém me pode facultar as mesmas sff
Eu estou procurando só o plus em português