O Windows desde… sempre! – Parte #11 (Win Vista/Server 2008)
12º (e último) artigo da rubrica "O Windows desde... sempre!".
Chegou a altura de falar da versão do Windows mais esperada de sempre por grande parte dos utilizadores, o Windows Vista, lançado a 30 de Janeiro de 2007.
Por ter sido a mais esperada não significa necessariamente que tenha sido a mais bem sucedida... muito pelo contrário (como se sabe). Foi considerada a mais esperada não só devido a todo o hype da altura em volta do nome de código Longhorn, que prometia grandes novidades, mas também devido a preceder o espaço mais longo entre o lançamento de versões destinadas a desktop, sendo lançado cerca de 5 anos após o lançamento da versão anterior, o Windows XP.
Windows Vista
Todos sabem um pouco acerca das controvérsias inerentes ao lançamento deste SO. Tal como foi possível ver no vídeo acima, o Vista (e mesmo o 7) está bem longe, em termos de design, do que seria esperado no verdadeiro Longhorn, fazendo isso parte dos tais 60% de código postos de lado, a mando de Bill Gates, já que o sistema estava imensamente pesado (assente no kernel do Windows XP) e o tempo estava a escassear cada vez mais. Todos estes detalhes já foram assunto de um artigo aqui no pplware, Os mistérios do Windows… Longhorn.
Foi então refeito todo o código e foi pedido auxílio à equipa de desenvolvimento da consola XBOX para adiantar o processo. Ao todo eram 3 equipas a trabalharem num só projecto. E em que é que deu isso? Coisa boa não poderia ser: milhares de linhas de código redundante, um sistema instável, "verde", pesado e com uma enorme taxa de incompatibilidade.
Embora pesado, um grande número de novas funcionalidades estava lá e com o passar dos meses a Microsoft continuou a trabalhar para tentar "salvar" o Windows Vista com recurso aos updates e, com isso, acabou por evoluir bastante, principalmente após o lançamento do Service Pack 1 (SP1), lançado a 4 de Fevereiro de 2008 (data coincidente com a RTM do Windows Server 2008).
O SP1 foi também um descalabro para uma elevada percentagem dos utilizadores que o instalaram em primeira mão, provocando reboots contínuos, inutilizando assim o computador. À custa disso, o update automático do SP1 teve de ser suspenso até o problema ser resolvido. O SP2 foi lançado a 28 de Abril de 2009, cerca de 3 meses antes da versão RTM do Windows 7, lançada a 22 de Julho de 2009.
O Windows Vista foi vendido em 6 diferentes edições, estando cada uma direccionada a um sector específico e com diversas restrições de funcionalidades associadas. Foram elas:
- Windows Vista Starter Edition
- Windows Vista Home Basic
- Windows Vista Home Premium
- Windows Vista Business
- Windows Vista Enterprise
- Windows Vista Ultimate.
A quantidade de novas funcionalidades e melhoramentos foi enorme:
- Windows Aero
- Windows Shell
- Instant Search
- Windows Sidebar
- Internet Explorer 7
- Windows Media Player 11
- Centro de backup e restauro
- Windows Mail
- Windows Calendar
- Galeria de fotos
- Windows DVD Maker
- Windows Media Center (nas edições Home Premium e Ultimate)
- Explorador de Jogos
- Centro de mobilidade do Windows
- Windows Meeting Space
- Shadow Copy
- Controlo parental
- Windows SlideShow
- Reconhecimento de voz
- Centro de problemas e soluções
- Ferramenta de avaliação do desempenho
- ReadyBoost
- ReadyDrive
- SuperFetch
- UAC (Controlo de Conta do Utilizador)
- ...
Grande parte destas funcionalidades permanecem praticamente inalteradas (visualmente) no Windows 7 mas, desta vez, de uma forma bem mais cuidada e optimizada.
Os requisitos mínimos deste sistema operativo são:
- Processador 800 MHz ou superior
- Memória RAM de 512 MB
- Espaço mínimo em disco de 15 GB
- Placa gráfica compatível com DirectX 9.0
- Memória da placa gráfica de 32 MB
- Teclado e dispositivo apontador
- Drive DVD-ROM
Windows Server 2008
Cerca de um ano após o lançamento do Windows Vista, a 4 de Fevereiro de 2008 é lançado o Windows Server 2008, sucessor do Windows Server 2003 (lançado há 5 anos).
Esta versão, tal com a anterior, é especificamente direccionada a servidores e datacenters. Antes de ser baptizado de "Windows Server 2008" era conhecido também por Longhorn, mais propriamente "Windows Server Codename Longhorn". Este Windows herdou o código base e interface do Windows Vista, contendo por isso todos os acréscimos de segurança feitos para o Windows Vista.
Foi comercializado em 10 edições diferentes:
- Windows Server 2008 Standard
- Windows Server 2008 Enterprise
- Windows Server 2008 Datacenter
- Windows HPC Server 2008 (curiosidade: nome de código "Socrates")
- Windows Web Server 2008
- Windows Storage Server 2008
- Windows Small Business Server 2008
- Windows Essencial Business Server 2008
- Windows Server 2008 para sistemas baseados na arquitectura Itanium
- Windows Server 2008 Foundation
Os novidades foram também em larga escala, tornando-se num sistema bastante robusto e estável. Destacam-se:
- Server Core
- Active Directory roles
- Failover Clustering
- Windows PowerShell
- Self-healing NTFS
- Hyper-V
- Windows System Resource Manager
- Server Manager
- ...
Dada a elevada estabilidade deste sistema operativo e sendo baseado no Windows Vista, existem por esta internet fora alguns tutorials que explicam como converter um Windows Server 2008 num Windows Vista melhorado e muito mais estável. Um desses encontra-se aqui.
Em termos de Service Packs, este Windows não teve SP1 devido a ser baseado no kernel do Windows Vista SP1. Desta forma, o primeiro SP lançado foi o SP2, a 26 de Maio de 2009. Após isso, tal como aconteceu com o Windows Server 2003, foi feito outro lançamento apelidado de Windows Server 2008 R2, lançado a 22 de Outubro de 2009, coincidindo as suas datas de lançamento RTM e Retail com as mesmas datas do Windows 7.
Os requisitos mínimos destes sistemas operativos são:
E os testes?
Desta vez não preparei nenhum disco virtual com o Windows pré-instalado, principalmente devido ao elevado tamanho que iria ter a imagem. Fica ao critério de cada um pesquisar e fazer o download da instalação e aproveitar o trial para conhecer melhor estes Sistemas Operativos.
== FIM ==
Foi com muito gosto que escrevi estes 12 artigos, tocando em todas as versões do Microsoft Windows, tendo a primeira delas nascido há 25 anos! Fiquei bastante grato pela elevada adesão, em geral, e por todo o interesse demonstrado pelos leitores em aprender algo mais sobre o Windows desde... sempre!
É com este artigo que termino esta "temporada" e, quem sabe, lhe dê continuidade daqui a uns anos 🙂
Artigos relacionados:
- Os mistérios do Windows… Longhorn
- A história do Windows em recursos do sistema!
- O Windows desde… sempre! – Parte #0
- O Windows desde… sempre! – Parte #1 (Windows 1.01)
- O Windows desde… sempre! – Parte #2 (Windows 2.03)
- O Windows desde… sempre! – Parte #3 (Windows 3.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #4 (Windows 3.1x | NT 3.x)
- O Windows desde… sempre! – Parte #5 (Windows 95 | NT 4.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #6 (Windows 98)
- O Windows desde… sempre! – Parte #7 (Windows 2000 ou NT 5.0)
- O Windows desde… sempre! – Parte #8 (Windows Me)
- O Windows desde… sempre! – Parte #9 (Windows XP)
- O Windows desde… sempre! – Parte #10 (Windows Server 2003)
Este artigo tem mais de um ano
Creio que fazer um artigo sobre o Windows 7 não é descabido.
Sim tb concordo.
Realmente não o é, mas digamos que sabia melhor falar dele já com uma versão nova nas mãos, só assim se enquadrava perfeitamente nesta rubrica. Mas vamos ver, afinal há muitos leitores com essa mesma opinião 😉
Hugo… fantástico trabalho. Parabéns pela investigação e criação de um pedaço de história que aqui foi deixada.
Em relação a este sistema operativo…
Este foi o mais trabalhoso e complicado sistema operativo de sempre, que a Microsoft desenvolveu.
Depois de terem falhado a aposta do Longhorn, visto estarem a desenvolver sobre a estrutura do Windows XP, uma outra com milhares de novas linhas e alterações estruturais… aquilo deu “barraca” e foi necessário parar, chamar equipas de outros projectos da Microsoft, para desenhar de raiz um sistema operativo.
Os contratos com os clientes, onde refere, entre outras coisas, que a cada 3 anos a Microsoft tem de lançar um sistema operativo que acompanhe a evolução tecnológica, estava a castigar fortemente a Microsoft com compensações por incumprimento de contrato.
Era urgente lançar um sistema operativo depois do XP.
Essa pressa aliada a outros factores de má gestão do projecto, levou a que fossem investidos milhões de dólares num sistema que sairia cheio de problemas.
O Vista foi importante para o que a Microsoft tem hoje.
O Windows 7 é o Vista corrigido, onde foram limpas mais de 10 mil linhas de código, segundo o que li e ouvi na altura, a Microsoft gastou uma quantia igual à que a NASA gasta para mandar um Space Shuttle à Lua.
Mas o importante estava feito… estava lançado e depois foram gastos milhões em publicidade.
Meses mais tarde, da saída do Vista, começou-se a desenvolver o primeiro service pack… tantos eram os problemas em mãos.
Até aos dias de hoje, o Vista é visto como o mais problemático sistema operativo de sempre, tendo mesmo feito esquecer o Windows ME.
Mas teve e tem a sua importância estratégica.
100% de acordo!
Grande Post Hugo. Windows Server 2008 é um grande SO.
Hugo,
O trabalho que fizeste nesta “saga” “O Windows desde… sempre!” foi fantástico, mas acho que podias acabar em beleza com um último artigo sobre o Windows 7.
Parabéns!
Muito bom os seus artigos… Mas também gostava de ver um do Windows 7
Realmente fazeres um artigo para o Windows 7 faria sentido, afinal sempre é a versão mais recente… também colocar algumas luzes no futuro Windows 8 não seria má ideia.
Para quando algo similar a este tópico para MAC OS e Linux?
Eu também gostava… mas olha que é difícil isso do linux. No linux existem muitas distros. Se ainda fosse para o Ubuntu e Fedora (acho que são os mais utilizados) seria mais fácil… e espero que o façam :).
Cumps
Começando com Debian e acabando em Ubuntu, por exemplo, visto que Ubunto é uma distro de Linux baseado em Debian…
Era de louvar!! 🙂
Cumps
100% de acordo 🙂
Cumps
Parabéns ao Hugo pelo trabalho excelente que nos presenteou! De facto foi interessante ficar a conhecer mais sobre o historial do Windows.
Mas também subscrevo o pedido para acabar em beleza com o Windows 7 e ideias para o futuro.
Abraço 😉
Nunca tive problemas com o Vista. Antes de service packs, depois, etc. Vista desde o início, utilização a sério, com muita edição de vídeo, bases de dados (algumas até que corriam mal em XP) e toneladas de programas!
Ouço sempre muita gente reclamar do vista mas se me perguntarem é um sistema 100% !
Assim fica aqui uma opinião contrária ao que se diz no artigo e talvez à voz corrente.
Serve para verem que nunca um sistema é igual para todos e para todas as máquinas.
Experimenta seres um utilizador intensivo e verás…
Bruno M. parece que não leste o que escrevi!
Que raio de argumento é esse?
Utilizador mais intensivo? Oh meu amigo não diga asneiras. Acho que fui claro… uso desde o seu início, produzo material web para muita gente consumir, edito vídeo qualidade digital, trabalho diariamente com 3 programas de base de dados pouco simpáticos com as máquinas, faço DTP, trabalho com 3 sistemas operativos diferentes no mesmo dia, em máquinas diferentes e em instituições diferentes, edição web, programação PHP, templates web, edição gráfica, fotografia, uso e abuso de produção web, etc, etc, etc. Não sou nenhum trabalhador das 9 às 5 nem passo o dia a tratar de amadoras!
Está a querer fazer um concurso a ver quem mi** mais longe?!
Não seja um evangelizador de sistemas operativos que nem os seus autores o são!
(e olhe que até comprei o meu primeiro MAC ainda muitos dos utilizadores deste site não eram nascido!)
Aceito perfeitamente que haja gente com problemas no sistema. Não disse que eram ignorantes ou incompetentes. A mim não me interessa explicar o motivo de para outros funcionar mal já que não sou da microsoft.
Do mesmo modo tem de aceitar que eu diga que o sistema “Para mim” funcionou sempre muito bem.
Porque será que há quem não aceite que as coisas corram bem para outros?
Se para mim corre bem para si não tem de correr bem.
Aceite. Esqueça e siga em frente. Viva a vida. Não tente rebaixar os outros pois não tem de ser culpa sua não funcionar bem!
Repito:
«Serve para verem que nunca um sistema é igual para todos e para todas as máquinas.»
Qual é o mal disto?
E também lhe posso dizer que gosto mais do 7 mas não achei assim uma tão grande evolução em relação ao Vista!
O artigo não reflecte uma opinião mas sim factos. De resto, o que dizes é verdade.
Eu que tinha o XP e o usava para internet, jogos, benchmarks e pouco mais (altura da boa vida), chegavam a passar 2 meses até que tinha de o repor/reinstalar dado o acumular de problemas que tornavam o sistema impraticável.
Com o Vista isso nunca aconteceu. Mesmo com todo o seu historial atribulado, foi um sistema que revolucionou a estabilidade, após a altura do SP1 claro está.
Mais um que não teve problemas de lentidão, estabilidade, segurança, etc, etc, etc, com o Windows Vista. Aliás, ainda continua a ser o SO do meu computador e, como é original (ao contrario do de muita gente) talvez não se justifique tanto o upgrade, mas estou a analisar. Isso sim, só uso o Vista desde pouco antes do SP1 e por isso não cheguei a conhecer o período crítico. Felizmente a Microsoft aprendeu a lição e acredito que os seus SOs serão mais perfeitos e melhor acabados.
eu cá nunca tive também nenhum problema com o vista só o desinstalei para experimentar o 7 e fiquei ai…., nao consigo voltar para o vista… não tem aero peek 😛
Concordo contigo, Paulo. Notei uma melhoria de performance enorme ao actualizar para o SP1, mas mesmo sem SP o meu Vista nunca me deu problemas e era perfeitamente estável. Agora uso 7, BTW…
Sim, eu tenho um amigo meu que também prefere usar o Vista. E para minha supresa tem razão em preferir; no PC dele corre melhor que o XP e o Win7.
Aleluia! até que enfim vão tirar o som dessas malditas vuvuzelas…
“Chegou a altura de falar da versão do Windows mais esperada de sempre por grande parte dos utilizadores, o Windows Vista”
Gostei principalmente desta frase 😀
Tanto foi esperado, que desiludiu a todo o tamanho, quando começa a haver muitos atrasos em software como este e muita expectativa dá o que dá:
E na minha opinião o que deu foi um sistema operativo mediocre e inacabado que nunca deveria ter sido lançado ao público. O 7 sim é que deveria ter sido lançado!
Cheio de bugs, pesado, não optimizado, um comilão de memória e bateria, chamem-lhe o que quiserem! O pior sistema operativo desde o windows millenium.
E mesmo o windows milenim tinha razao para ser instável, lembro que foi um, sistema a estrear um conjunto de tecnologias fundamentais, como o plug’n play. Teríamos desculpado o vista se fosse um marco na inovação.
Mas fácilmente as pessoas descobriram que o Vista não trazia nada de novo que justificasse a sua adopção e ficaram pelo XP, tornando do Windows vista o maior flop de vendas dos tempos modernos da Microsoft. De facto as pessoas só compravam este sistema quando tinham que comprar um PC (porque diga-se já vem). Muitas ainda chegavam a casa e a primeira coisa que faziam era instalar o XP 😀
Foi também o principio do declinio do Windows e quando as pessoas começaram a olhar mais para as alternativas, Mac e Linux. Posso dizer que nunca vi tantas pessoas no forum a querer mudar para Ubuntu como na altura! E felizmente uma boa parte dos leitores deste site, já sabem das alternativas e isso é fantástico. Os outros sistemas operativos mostraram à microsoft que podem coexistir com ela e há mercado para todos.
Por isso vos digo se não fosse o Linux e os Mac, a Microsoft não teria concorrência e não se sentiria pressionada para fazer melhor e todos nós hoje teríamos ainda que gramar com o vista.
Estou de acordo em praticamente tudo o que dizes, excepto esta frase: “Teríamos desculpado o vista se fosse um marco na inovação.”
Na minha opinião (e dados os factos), se há coisa que o Vista teve foram inovações, inacabadas é certo mas foram inovações que fizeram do 7 o sistema que é actualmente. A lista das novidades que deixei acima está longe de ser completa e já assim é enorme, digamos que foi o Windows que mais inovações trouxe. Apenas, coitado, “passou por caminhos tristes” 🙂
Hugo inovações pode ter trazido.
Agora inovações que mudassem radicalmente a vida dos utilizadores, como a Microsoft nos tinha habituado…
Se de facto fossem inovações de tal forma absolutamente imprescindíveis, porque é que hoje ainda há mesmo no 7, uma massa de utilizadores fieis ao XP?
Como assim a Microsoft nos tinha habituado radicalmente a inovações? Só se foi do 3.1 para o 95. Do 98/ME para o XP diria que foram bem menos.
Há imensos motivos que levem a que os utilizadores permaneçam no XP, muitos mesmo. Cada utilizador (ainda) do XP terá os seus. Eu desde que comecei a usar o Vista não fui capaz de voltar ao XP.
Porquê? Porque tinha a licença do MSDNAA “gratuita”, sempre tive uma máquina decente e com memória que chegue e sobre para o correr, porque tinha compatibilidade com todo o hardware e software, porque não queria repor o Windows a cada 3/6 meses e porque, essencialmente, tinha novas funcionalidades que me agradavam.
Actualmente, não vejo um único motivo para um utilizador que compre (por exemplo) um PC novo com o Win 7 (ou mesmo o Vista) e vá instalar o XP, a não ser que seja mesmo por hábito, extrema necessidade ou teimosia.
Talvez para ti tenha trazido, cada pessoa é uma pessoa. Mas para mim de facto e muitos utilizadores não trouxe.
Para o 7 sim, já vale a pena o salto pela nova “taskbar” muito mais intuitiva, pela maior quantidade de temas. Enfim, está mais personalizável e com uma usabilidade muito maior.
Agora inovações ao nível da usabilidade para mim, o Windows vista não me trouxe nada que facilitasse a vida, só em trouxe isso sim problemas e utilização desnecessária de recursos.
A única coisa que admito que se possa argumentar que o vista é melhor que o XP é na segurança. Agora mesmo nesse campo, o UAC foi um flop monumental e fácilmente contornável por hackers como já foi demonstrado.
Mas lá está aceito, que as novas funcionalidades do Vista, te façam diferença a ti e a outros utilizadores. 😉
Na minha opinião, grande parte da instabilidade do Vista deveu-se a culpa de terceiros, por exemplo:
– empresas desenvolvedoras de software que não o actualizaram a tempo, porque a maioria das pessoas ainda estavam no XP -> resultado bugs, software incompatível, software a “crashar”;
– actualização de drivers -> as gráficas estavam sempre a crashar. A ati e nvidia estão numa constante luta pelos fps, e descuraram a compatibilidade com o vista. Todos os ecrãs azuis que apanhei no vista foram por culpa dos drivers da gráfica.
De referir também o péssimo desempenho pela creative nos drivers das placas de som. 5.1 cheio de problemas, crash nos sitemas. Uma vergonha autentica. Viva aos chips onboard da realtek!
Assim que o software e o drivers amadureceram o vista passou a ser um bom sistema. A versão x64 trouxe grandes melhorias para a versão x64 do XP. A meu ver o Vista actualmente é muito superior ao XP. Apenas sendo ultrapassado pelo 7, que é efectivamente o melhor sistema de sempre da microsoft.
É bem verdade. Recordo-me que a Microsoft anunciou passados uns meses do lançamento do Vista que, baseando-se nos relatórios de erros enviados, os drivers da Nvidia eram causadores de mais de 30% dos erros de ecrã azul…
O Vista foi um quase tropeçar para o Windows 7.
Windows 7?
– Nenhuma manutenção
– Sempre estavel
– Fiável
– Uma verdadeira maravilha e perola de performance.
Instalar e esquecer. Deixar funcionar até, por apenas mero aborrecimento quando der na telha, formatar.
Uma pérola de performance? LOL Tens de experimentar Linux ou Mac um dia destes.
Boas,
Muitos parabéns Hugo pelo excelente artigo mais uma vez e parabéns pelo trabalho realizado a fazer esta “rubrica”. Agora o que vem asseguir?? linux??
Fico a aguardar por mais rubricas tuas!
😉
Ainda bem que este tema foi do agrado de todos. Obrigado por participarem 🙂
AH! Apesar de não ter dito expressamente acho que o trabalho foi meritório e gostei muito. Agora lê todos os comentários e pensa na próxima maratona de SOs… aliás a rubrica podia-se chamar “Maratona de *SO* (substituindo o SO pelo respectivo SO) 🙂
Parabéns.
Cumps
Os requisitos deste sistema operativo são:
* Processador 800 MHz ou superior
* Memória RAM de 512 MB
Tentem usar o Vista num pc assim e demoram minutos a abrir cada menu.. upa upa
Eu já vi um caso desses
Tratam-se de requisitos mínimos de funcionamento… devias já ter a página aberta já umas horas ou então na cache, já que adicionei a palavra “mínimos” depois de almoço 😛
btw, foram também adicionados os requisitos mínimos das versões do Win Server 2008 já que, por lapso, esqueci de o mencionar.
Corre não corre?
Daí a ser o minimo xD
Se não tivesse lido o que disse, não tinha respondido ao seu comentário…
Produzir material web não é sinónimo de intensividade do SO mas sim dos programas que nele estão instalados, sejam eles quais forem..
Edição video, por exemplo, conversão de videos, etc.. isso sim, gasta recursos do sistema.. Instalar e programas, desinstalá-los, etc.. isso sim, estoura com o sistema.
Utilizador intensivo, refiro-me a instalar programas, desinstala-los, fazer transferências de ficheiros, levar a máquina ao seu limite…
Nunca mencionei em algum sitio da minha resposta ao seu comentário, que não aceito. (Aliás, até fui muito curto e directo, sem muitos detalhes no comentário que fiz.)
Exactamente: “Se para mim corre bem para si não tem de correr bem.”
“Esqueça e siga em frente. Viva a vida. Não tente rebaixar os outros pois não tem de ser culpa sua não funcionar bem!”
Esta não entendi, mas digo-lhe que já trabalhei quase 7 anos a arranjar computadores com windows e, para além destes 7 anos anteriormente já arranjava computadoes. Pela minha mão já passaram sistemas Windows desde o 3.11 até ao 7.
Dependendo da máquina que tem, pode ou não dar problemas, bem como e como já acima referi, a sua actualização. E mais uma vez friso, não é só instalar dois ou 3 programas e apenas usar esses, é testar e experimentar outros programas, instalar, desinstalar, correr dois ou tres programas, para ver a capacidade da máqina.
Essa das amadoras tem muito que se lhe diga pois também eu não passo das 9 as 5 a tratar de amadoras. As 20h ainda estou no trabalho e as 8.30 já estou eu no escritório. Não mande papaias para quem não conhece!!
E mais uma vez digo, vista só mesmo passado, 7 e xp, os melhores SO da M$, e Linux simplesmente o melhor SO em termos defiabilidade e estabilidade. O Único senão é mesmo os jogos e uns quantos programas que ainda (friso ainda) não existem.
Mais uma vez…É na utilização de CPU, RAM, Disco, rede, o próprio SO que se verifica a qualidade do SO. e Não apenas a fazer sempre a mesma coisa, com os mesmos programas.
Bruno M. Pensei que fosse fácil perceber a das “Amadoras” Afinal só se disser “amadoras todos os dias”? Ou qualquer coisa mais rebuscada? Para quem não percebeu é ver o link do perfil do bruno!
Papaias? E eu a pensar que ainda ia ter direito a uns melões!
O homem , o seu comentário inicial era despropositado. Parecia que não aceitava que a mais alguém o sistema funcione bem como se isso dissesse alguma coisa dessa pessoa ou das outras.
De mim nada sabe por isso não desvalorize a minha experiência, a diversidade dela, os programas que uso e quando é que os uso. Eu não comento se você tem ou não experiência, qual a razão de comentar a minha?
Mais lhe digo só para o acalmar: quanto a instalação e desinstalação de programas dificilmente poderia adivinhar mas acredite que experimento quase tudo o que existe ou e depois analiso, comparo, selecciono os melhores, crio manuais, e ainda por cima tenho pessoas em diferentes instituições, pelas quais sou responsável, que dependem dessas análises! Trabalho com muitos criadores de programas e sou beta tester de vários.
Reinstalação de sistema? Só quando me chateio e isso para mim significa uma média de dois a três por instalação de sistema operativo.
Sorte a minha com os sitemas? Pode ser, mas que é que você tem contra isso?
A terminar: para mim Vista é melhor que XP e 7 é melhor que Vista.
Você pode discordar que é seu direito!
Pois… eu percebi por isso comentei a parte das amadoras… Enfim..
“Experimenta seres um utilizador intensivo e verás… ”
Não vejo onde disse ou aonde parece que digo que não aceito isto e aquilo…
Aprendam a ler e analisar em vez de serem tendenciosos e a levarem as coisas por outro caminho.
“De mim nada sabe por isso não desvalorize a minha experiência, a diversidade dela, os programas que uso e quando é que os uso. Eu não comento se você tem ou não experiência, qual a razão de comentar a minha?”
O mesmo digo eu em relação a você..
em vez de andar a atirar papaias (ou meloes ou coisa que o valhe)
Só tenho pena que quando enviei o post só apareceu metade… enfim. :/
Amigo, se passou assim tanto tempo a arranjar computadores já devia ter aprendido umas coisinhas… O amigo Paulo tem muita razão no que diz. Instalar programas e transferir ficheiros (!) são a última coisa a levar a máquina ao limite… Edição de vídeo e bases de dados devem ser muito leves para a máquina, portanto… O anonimato da Internet permite que qualquer pessoa possa ser astronauta, coisa que se vê nos seus comentários.
Esqueci-me que transferir ficheiros e a conversão de video e até mesmo ripar nao usa recursos do sistema como cpu, memória e utilização do disco…
Peçam-me desculpa…
Quanto ao anonimato, não obrigado.
Parabéns Hugo!
Muito obrigado pelo seu empenho!
Grande rubrica! dava um livro!
Cumps,
Anonimo
Acabou com essa série, mais precisamos saber a história do Linux… por que não começa a faze um “Linux desde… sempre #1”?
Link para o passado do software
http://www.winworldpc.com/
Parabéns Hugo por este trabalho.
Podiam fazer do mac agora. O Mac… sempre :3