Morre mais uma funcionalidade do Windows 10! Microsoft vai acabar de vez com os Live Tiles
Ao longo dos anos a Microsoft tem conseguido criar novidades importantes para o seu sistema operativo. Coloca-as em áreas que o utilizador usa de forma diária e com o que se pensa ser um resultado positivo.
O Windows Phone 7 viu nascer os Live Tiles, que traziam mais informação aos ícones deste sistema. Estes foram sendo alargados a outros sistemas até chegarem ao Windows 10. A Microsoft parece agora determinada a acabar de vez com os Live Tiles e principalmente todas as informações que trazem.
Microsoft terá decretado o fim dos Live Tiles
Ao longo dos anos a Microsoft não tem mudado muito o seu conceito dos Live Tiles. Estes ícones animados conseguem dar aos utilizadores informações adicionais em tempo real sem que as apps estejam abertas. São uma montra para a apresentação de dados de forma dinâmica e até útil.
Claro que com o fim do Windows Mobile a Microsoft resolveu colocar um ponto final nesta tecnologia e deixou-a simplesmente abandonada e sem qualquer atualização. Este parece ser agora o cenário final desta tecnologia que muito em breve poderá simplesmente desaparecer.
Mais uma tecnologia removida do Windows 10
É ainda um rumor, mas tudo indica que muito em breve o Menu Iniciar do Windows 10 vai receber grandes alterações. Isso tem vindo a acontecer ao longo dos últimos meses, mas poderá tomar novas medidas dentro de pouco tempo.
A Microsoft quer tornar este componente ainda mais limpo e fontes próximas com os desenvolvimentos do Windows 10 revelaram que este é mesmo um elemento que vai desaparecer. Isso já se vê nos novos ícones apresentados e o próprio Windows 10X abandona por completo os Live Tiles.
Menu Iniciar vai novamente voltar a mudar
Esta tecnologia já teve o seu tempo e fazia sentido em plataformas móveis ou interfaces de tablets. A Microsoft percebeu isso e tem vindo a fazer desaparecer esta componente. Num desktop os Live Tiles perdem todo o sentido e deixam de ser uma necessidade.
O Menu Iniciar do Windows 10 parece estar eventualmente a preparar-se para receber mais uma mudança. A Microsoft tem, nos últimos anos, experimentado muito com este componente, não sendo totalmente do gosto dos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Uma pessoa habitua-se às coisas e depois é isto.Ó pá,fogo… 😐
Na minha opinião é a coisa mais inútil que existe no menu iniciar.
+1
+1
Nao sentirei falta nenhuma. De certeza que eles sabes que o utilizador pouco ou nada os usa.
Como sabe disso? Eu uso e quando falo com os amigos muitos usam.
É a sua opinião, eu não comungo da mesma, pois adoro esta função e uso-a desde sempre, sobretudo nos mosaicos de informação. Tenho-os divididos em pastas aqueles programas a que acedo frequentemente . Sabe que pode desligar não sabe? Se sabe está apenas a “ser do contra”, se não sabe fica a saber: em cima da “tile” carrega tecla direita do rato, opta por “mais” e depois em “desactivar mosaico dinâmico”. Quer mais simples? Acaba-se-lhe o “drama”!
E já vai tarde…
Ia responder exatamente isso
Menos uma porcaria a usar recursos … nunca percebi o conceito … nunca vi ninguém conseguir trabalhar ou jogar no PC e tirar proveito dos tiles ao mesmo tempo. Qualquer frescura adicionar no sistema operativo que não seja opcional (diga-se activada pelo utilizador) e que não possa ser utilizada durante o normal uso de um computador seja para trabalhar ou para fins recreativos devia ser removida.
Que disparate! Se aplicações para nos conduzir de imediato a um determinado programa por que não usar? Se a somar a isso nos dá informação rapidamente qual é o seu problema? Desligue. Tão simples como isso. Sabe que pode não optar por ter as apps? Sabe que pode desligar as dinâmicas? Não vejo então qual é o seu problema! O meu ´+e acabar com elas, fico com um sistema operativo igual à vulgaridade de tantos outros, para perder uma função que usar poucos recursos.
Em modo tablet, p.exº, no Surface, as Tiles são práticas e fazem sentido. Não sei o que aí vem mas …
É fácil o que aí vem, icons estáticos como usam outros sistemas e como devia ter sido sempre, um tablet android por exemplo, não precisa de live title a gastar recursos.
Isso é porque nunca tiveste um Windows Phone, porque aí os live tiles era úteis para ver notificações sem ter que andar a abrir apps ou deslizar menus.
Olha que tive, e gostava bastante dessa forma. Mas os recursos são essenciais nos equipamentos, e na verdade usavas bastante isso nos Lumia num PC eu até retiro por completo
Deveriam adaptar os live tiles para o Surface Duo. No mundo Android não há nada comparável (“ah e tal instala o Launcher 10” ao que a minha resposta seria “pois esse perde muito em estabilidade…”)
Quem usa/usou o Windows Phone/Mobile sabe bem o valor que aqueles live tiles tinham.
Quem não conhece, imaginem um widget muito mais avançado (e estou a ser muito benevolente para com os widgets 🙂 ).
No desktop, não faz muito sentido a não ser num Surface ou um tablet e em modo tablet.
Desde que na tile calendário apareça as cenas agendadas para o dia, que na tile mail apareça as mensagens mais recentes, que na tile weather apareça o tempo atual e dos prox dias e que na tile de Tasks apareça a lista de tarefas a fazer… Tranquilo.
Se não… É retrocesso, simplesmente.
Nem sabia que isso existia.
Na verdade os tiles são para o chão e não para a window, mas a Microsoft consegui fazer com que combinassem.
Agora fora de brincadeiras, e para os aficionados do Android, tanto os tiles como os widgets consomem recursos com uma pequena diferença, os tiles consomem menos recursos e dão mais informação.
A mim dava-me jeito ter lá a app de meteorologia. Enfim…
Estes comentários são uma anedota: compram PC´s octacore com gigas e gigas de ram e depois queixam-se dos “recursos” que uns miseros tiles consomem. Se vos causa tanta diferença, desliguem-nos. Sabem que dá para desligar, não sabem? Os tiles dão informação útil sem ter que estar a abrir certas apps (meteorologia, email, notícias, calendário, etc) e são bastante menos intrusivos que as notificações, essas sim irritantes. Não compreendo esta mania de adicionar/remover funcionalidades de forma permanente. Era tão mais fácil agradar a todos simplesmente com uma opção bem pensada nos settings para ligar/desligar… enfim, qualquer dia estamos novamente no Windows 3.1
Subscrevo em pleno
+1
Nem mais! è uma das características que mais gosto no sistema. Além disso daqueles que não tenho necessidade de manter activas desligo a função. Nada mais simples. Sou daqueles que prefere ter a opção de que não ter nada e ficar tudo igual à vulgaridade dos restantes.
Next, Xbox já estou a ver um servico de streming melhor para a PS.
O Windows Mobile, era demasiado avancado para os consumidores, mas quando a “ideia e boa” eles vao copiar (android e ios)……