Utilizadores dizem mal do Windows 11 e Microsoft acaba a elogiar o Linux
Os utilizadores estão insatisfeitos com os bugs e falhas do Windows 11. Além disso, estão a ser empurrados para esta proposta, fruto do fim do suporte da versão 10. As alternativas existem e o Linux é normalmente a escolha. Estas opiniões negativas não impede Brandon LeBlanc, responsável pelo Windows Insiders da Microsoft, de admitir que o seu favorito é o Fedora Linux.
Utilizadores queixam-se e dizem mal do Windows 11
Apesar da ampla utilização do Windows 11, um dos sistemas operativos mais usado no planeta, este recebe críticas frequentes. Agora, um executivo da Microsoft surpreendeu ao responder às queixas elogiando um dos seus rivais, o Linux.
Há alguns dias, um utilizador do X partilhou o seu descontentamento com o rumo que o sistema está a tomar . Disse que, desde o Windows 8, a experiência piorou. Reconheceu que o Windows 10 trouxe algumas melhorias, mas não hesitou em chamar horror ao Windows 11. Disse ainda que decidira migrar para o Fedora, uma das distribuições Linux mais utilizadas entre aqueles que procuravam uma alternativa estável.
O curioso é que Brandon LeBlanc, responsável pelo programa Windows Insider da Microsoft, não deixou de responder ao comentário. Agradeceu a partilha da opinião, lamentando a perda da confiança no Windows 11. Terminou a mensagem com uma frase que chamou a atenção de todos: "O Fedora é a minha distribuição Linux favorita, por isso é uma excelente escolha".
Thank you for sharing your deep urge. Sorry to hear we lost you with Windows 11. Hopefully in time we can bring you back to Windows. But Fedora is my favorite Linux distro so good choice.
— Brandon LeBlanc (@brandonleblanc) June 13, 2025
Microsoft responde e acaba a elogiar o Fedora Linux
É invulgar que alguém da equipa do Windows reconheça tão abertamente o valor de uma alternativa como o Fedora. Para além do tom cordial, a resposta de LeBlanc sugere algo claro. A Microsoft sabe que uma parte dos seus utilizadores não está satisfeita com o rumo do Windows 11.
Isto abre um novo cenário, com distribuições Linux como o Fedora, Lubuntu, Ubuntu e Linux Mint a ganharem destaque. São gratuitas, seguras, atualizadas com frequência e já não exigem conhecimentos avançados para começar. O que antes era território exclusivo de utilizadores avançados e programadores é agora uma opção real para quem quer retomar o controlo do seu sistema doméstico.
A resposta de Brandon LeBlanc pode ser vista como uma tentativa de chegar a uma comunidade que já não se sente ouvida. A Microsoft está a investir recursos em IA, serviços de cloud e novas experiências de utilizador , mas isso não impede a perda de confiança entre os utilizadores.
Deve ser por isso que toda a gente usa windows e ninguem usa linux! Nem office tem, nem adobe, nem jogos, nem nada!!!! Ainda usam linha de comandos para instalar coisas….como no ms dos
Como se o mundo fosse só Office, Adobe e quanto aos jogos estás enganado (até tem mais fps em Linux)
Sim o mundo é office, adobe…ve se mesmo que nunca trabalhaste! Em relacao aos jogos com o anti cheat boa sorte em jogar GTA V, league of legends, fifa….nada corre!
Trabalho numa empresa que só usa solucções opensource, Ubuntu LTS, Only Office e Nextcloud, e olha que funciona bastante bem e toda a gente trabalha e a empresa dá lucro:) Nem só da Mixrosoft vive o mundo. Quanto a jogos a situação do anti cheat é verdade mas de resto existe literalmente milhares de jogos disponiveis para Linux na steam.
Estranho.
Jogo GTAV e lol na boa.
Apenas deixou de funcionar o online no gtav por causa do anti cheat de treta. E lol deixou de funcionar o ano passado porque forçaram o anti cheat vanguard do valorant no lol.
Fora anti cheats de treta, tudo corre. Palworld, stellar blade, cs2, cyberpunk pela steam ou gog. World of war craft.
Basicamente tudo o que não tenha anti cheat habilitado em linux.
Os que têm anti cheat mas está habilitado, corre na boa.
Apex legends, war zone etc.
Por isso não faço ideia do que raio falas
Aprende de uma vez por todas que se o anti-cheat nao funciona a culpa não é do linux, é da produtora do jogo que não faz a versão de linux
toda a gente tem culpa menos a linuxa
Mais um a comentar copy/paste! ahahah são mesmo tristes.
Ainda este fim de semana, fui buscar uma máquina nova… Linux Mint instalado numa máquina que trazia o W11, que foi logo formatada para dar espaço ao novo S.O. Não tive que usar a linha de comandos uma única vez. Mas mesmo que tivesse que usar, qual o problema? O teu problema deve de ser, caso os ícones mudem de sítio ficares sem saber o que fazer. Que gente esta…
Boa e consegues correr um browser e nada mais…mais vale um ipad que ao menos corre tudo ao contrario do linux
Era porreiro a malta informar-se antes de dar rage bait.
Vai ler mais um bocado e depois comenta. Ou não escrevas de todo, que também não se perde nada…
Pois, logo para testar lá fui correr o Starfield (a máquina anterior tinha uma placa de vídeo fraquinha…) e… descobri o PortProton… e consegui correr sim, e sem grande trabalho… e tb experimentei outro jogo a seguir, não me lembro do nome, mas correu e eu não gostei do jogo… apaguei logo a seguir… e para tua informação, tb corri o Adobe Acrobat Pro, na máquina antiga com o Wine… Arranja lá outra desculpa, que as tuas já não funcionam. E já agora, o world of warcraft corria com mais FPS no linux do que no windows quando tinha os dois sistemas em paralelo.
Browser e nada mais?
Eu uso sistemas Linux nos meus computadores todos para estudar e até para a universidade, não sinto falta de nenhum app, pelo contrário tenho apps muito bons que só têm suporte a Linux.
Basta explorares os apps que tens no flathub.org, o repositório que a maioria das lojas de apps das distribuições buscam as aplicações. São tipo mais de 2 mil aplicações desde as mais famosas a mais específicas.
É óbvio usares um OS durante anos e ficares agarrados aos apps que tens para ele, o mesmo acontece para mim em sistemas Linux.
Sem contar que as novas ferramentas de desenvolvimento têmprimeiro suporte a sistemas Linux.
Tanta ignorância. Que tal experimentares antas de dizeres mal.
Mais um perdido na vida.
O office 365 corre em linux melhor que o windows via wine.
Jogos roda tudo menos os que têm anti cheat desabilitado em linux.
Rage bait de fraca qualidade
Ninguém usa Linux ? Santa ignorância.
Só como um exemplo. Usem o 7-zip no windows 7, 8 ou 10 com o botão direito para descompactar um arquivo.
Agora tentem usar ele no Windows 11. É bizarro de se pensar que temos 3 passos a mais para uma coisa simples que havia.
O cara Trolou e foram todos atrás, não perceberam que foi uma frase para vos provocar ?
Linux – Nerds obesos e sebosos com tiques de stalker!
MAC OS – Hipsters com a aparência em dia e contas em atraso
Windows- Dá para o que quero e consigo arranjar pirata!
Não tenho nenhuma conta em atraso nem tão pouco sou hipster
Contas em atraso? O Tim Cook riu se
Uso os 3 quase todos os dias, acho que estou lixado lol
Gostava de saber quanto recebem estes fanboys da Microsoft para fazer comentários de criança.
Linux usa quem quer, é grátis e legal. Pessoalmente faço tudo em Linux. Gosto mas não ando por aí a impingir Linux a ninguém. O único requisito que deveria ser obrigatório para usar open source deveria ser a noção…
Não ha fanboys, o linux existe ha 30 anos é gratis e ninguem o usa. Porque motivo as pessoas preferem pagar por windows ou mac se podem ter linux de borla? Porque não presta! Apenas os nerds não conseguem ver o obvio
A maioria das pessoas usa o Windows e o MacOS porque vem pré-instalado e não se querem dar ao trabalho de instalar outro sistema operativo.
A razão não é porque não presta. Qualquer distro, actualmente, é bastante user-friendly.
Todos os desktops de lojas como pcdiga, pccomponentes vem sem SO. A lprineira coisa que as pessoas fazem e instalar o windows, nao o linux.
É a sua opinião…
Uso linux há 6 meses… Respectivamente… Debian 13… Minha máquina boa depois q instalei o Linux… Bem diferente do win 10 q veio… Meu arrependimento foi não ter feito isso antes há quase 30 anos
Ninguém precisa de Linux, é só instalar o WSL e corre tudo do Linux de forma oficia no Windows. Já o contrário não é possível, pois usar Wine e similares é contra os termos de serviço de vários programas. Linux = Inútil
Linux não é alternativa ao Windows! Todos sabemos mas alguns não querem admitir…
Eu que odiava o Linux com todas as minhas entranhas e entretanto descobri que somente com ele é que consigo ter o meu Bitcoin a correr no meu node Lightning.
Aprendi a usar e foi o melhor que podia ter feito.